Biodiversidade

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Ontem á noite, salvei este escarvelho rinoceronte de morrer atropelado, pois estava já a atravessar a estrada.
A qualidade de imagem não é a melhor, pois a camara do telemóvel não está nas melhores condições.
Levei-o á "boleia" do meu chinelo, até ao meu canteiro de permacultura, onde tem uma boa camada de matéria organica, isto a 10 metros do local de onde o salvei.

14twi28.jpg


2cmsrgm.png
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Olá. Precisava que alguém me identificasse esta espécie de cobra. Comeu uns pássaros a um amigo meu e fiquei curioso com a espécie
2d4775440a59990eadb27782e1294ce1.jpg


Enviado do meu A0001 através do Tapatalk

É uma cobra-de-escada (Rhinechis scalaris).;)
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Sim, e o ferrar de que falavas, deve ser porque as patas podem dar a leve impressão de picar, pois têm alguns ganchos que permitem a estes escaravelhos agarrarem-se a várias superfícies (estes insectos não têm mandíbulas que lhes permitam morder propriamente).
Sim, é das patas. Aqui há um dia ou dois afastei um com a mão com alguma força e atordoei-o(a). Fiquei cheio de remorsos... :o e deixei-o agarrar-se a um dedo por algum tempo até recuperar e voar dali pra fora :D Foi mesmo junto ao mar este, e as ondas podiam levá-lo.
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Estive a pesquisar e já anda por lá há uns dois anos, acho que foi mesmo o PNSC que colocou. Tive a feliz coincidência de me cruzar, ia eu de bike tranquilo as 8.30 da manhã.

Excelente iniciativa do PNSC Grande companhia João, são uns animais muito simpáticos,fantástico Olha tens conhecimento de quantos membros foram colocados à solta , e se já se conhece algum acasalamento? Parece.me ser uma fêmea ainda muito novinha! Depois do sucesso da implementação dos Javalis na Arrábida, acho que o PNA deveria pensar numa medida idêntica Afinal de contas no passado já foi assim

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: RStorm e jonas_87

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Excelente iniciativa do PNSC Grande companhia João, são uns animais muito simpáticos,fantástico Olha tens conhecimento de quantos membros foram colocados à solta , e se já se conhece algum acasalamento? Parece.me ser uma fêmea ainda muito novinha! Depois do sucesso da implementação dos Javalis na Arrábida, acho que o PNA deveria pensar numa medida idêntica Afinal de contas no passado já foi assim

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

O javalis na Arrábida não foi uma introdução intencional e estão já a causar enormes problemas ao nível da flora do Parque Natural, nomeadamente nas orquídeas silvestres.

Atenção às introduções, ou reintroduções de espécies em habitats que não têm predadores naturais, pode parecer muito giro no início e vir a tornar-se um grande problema dentro de alguns anos...
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
O javalis na Arrábida não foi uma introdução intencional e estão já a causar enormes problemas ao nível da flora do Parque Natural, nomeadamente nas orquídeas silvestres.

Atenção às introduções, ou reintroduções de espécies em habitats que não têm predadores naturais, pode parecer muito giro no início e vir a tornar-se um grande problema dentro de alguns anos...
Aqui na Serra D'Aire introduziram o esquilo... é um ver se te avias ás nozes, pinhões e avelãs da área...
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
O javalis na Arrábida não foi uma introdução intencional e estão já a causar enormes problemas ao nível da flora do Parque Natural, nomeadamente nas orquídeas silvestres.

Atenção às introduções, ou reintroduções de espécies em habitats que não têm predadores naturais, pode parecer muito giro no início e vir a tornar-se um grande problema dentro de alguns anos...

Totalmente de acordo Mario, e de facto eu não me expressei da melhor forma em relação ao javalis na Arrábida! Tornaram.se de facto uma praga perante a falta de um predador natural, mas posso afiançar.te que a sua introdução foi intencional sim, embora as entidades responsáveis o façam ver (agora) que não , e o motivo esse tem a ver com quem fez essa mesma introdução! Uma pessoa muito influente em Azeitão, e dentro da antiga Direção do PNA! Depois existe o resto, que mais uma vez as autoridades competentes não estão isentas de culpas! Nomeadamente a Câmara municipal de Setúbal! Já foi defendido várias vezes a introdução da caça ao mesmo de uma forma controlada e explorada de forma a reverter para o parque , e tornar um prato típico da região! ( eu não concordo, mas aquilo que se anda a fazer aos bichos pela penumbra da noite pelos caçadores com cães , ao menos que lhe consigam dar uma morte sem sofrimento, e assim conseguir controlar a praga dos bicharocos na região! Depois a colocação de mais baldes para o lixo, uma das coisas que atrai mais os javalis é o lixo ! enfim uma série de factores que não favorece ninguém! numa das reuniões que já existiram ,o atual director da Tapada de Mafra também esteve presente para ajudar, infelizmente contínua tudo por fazer!
 
Última edição:

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
"E ontem iniciámos as nossas actividades do Ciência Viva no Verão de 2018 com o "Aqui há Aves!" no Jardim das Rosas em Torres Novas onde conseguimos observar 18 espécies diferentes de aves
1f603.png
:D entre elas: rabirruivo preto, verdilhão, pintassilgo, andorinhão preto, pintarroxo, melro preto, pisco de peito ruivo, chamariz, e a estrela da manhã a Sra. poupa
1f642.png
:) , etc.

Poderão consultar a lista das espécies observadas aqui:"
https://ebird.org/portugal/view/checklist/S47217171

Texto retirado de Trinta Por Uma Linha








Ontem estive presente neste acção de observação de aves, e recomendo, pois foi uma manhã bem passada a observar vários tipos de espécies, em meio urbano, tivemos a sorte de ser maravilhados, por uma poupa, que se pode dizer que fez de guia, para nós, pois em qualquer rua, onde parávamos, ou em qualquer ramo de árvore, a verdade é que ela aparecia logo á nossa frente para nos maravilhar.