Biodiversidade

Tópico em 'Biosfera e Atmosfera' iniciado por psm 15 Nov 2008 às 20:50.

1. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Obrigado pessoal, assim sendo está identificado. :thumbsup:

Collapse Signature Expandir Assinatura
    luismeteo3, João Pedro e remember gostaram disto.
  2. João Pedro

João Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jun 2009
    Local:
    Porto, Campo Alegre (50m)
    São enormes, também fiquei surpreendidíssimo quando vi o "meu" :D Nunca tinha visto nenhum antes nem voltei a ver.

luismeteo3, jonas_87 e remember gostaram disto.
  3. João Pedro

João Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jun 2009
    Local:
  4. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    João Pedro, remember e luismeteo3 gostaram disto.
  5. João Pedro

João Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jun 2009
    Local:
    Que me lembre, este também foi o que vi em melhor estado. Estava com um ar bastante saudável :)

luismeteo3, Pedro1993 e remember gostaram disto.
  6. Cinza

Cinza
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    19 Set 2017
    Local:
    Vila do Conde
    Se este não for o local para postar esta noticia peço à administração que o mude para o local certo.

Mosquito portador de vírus zika e da febre-amarela aproxima-se de Portugal
    Ministério da Saúde espanhol anunciou que a presença do chamado “mosquito dos pântanos” foi detectada, pela primeira vez, em dois municípios da Extremadura.

A presença do mosquito tigre asiático, portador de vírus como o zika e outros que provocam doenças como a febre-amarela, foi detectada esta quarta-feira em dois municípios da Extremadura espanhola, região que faz fronteira com o Alentejo e a Beira Baixa. O alerta feito pelas autoridades espanholas não especifica, porém, quais são os municípios. Explicaram que a detecção do perigoso insecto foi confirmada por investigadores da Universidade da Extremadura no decorrer do projecto “Vigilância do mosquito tigre e análise da possível circulação do vírus do Nilo ocidental na Extremadura” que está a ser realizado por aquela instituição académica.

Este tipo mosquito (Aedes albopictus) chegou pela primeira vez à Península Ibérica, a um município da região da Catalunha, no Verão de 2004, supõe-se que através da importação de pneus usados vindos da Ásia. Uma década depois, já tinha invadido quase toda a costa espanhola no Mediterrâneo.

https://www.publico.pt/2018/09/29/s...a-febreamarela-aproximase-de-portugal-1845567

7. Dan

Dan
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (675m)
  8. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    É de facto uma belíssima aranha, tenho por aqui uma igua, que por cada noite também apanha, muitos insectos, e deixa-se observar com muita faclidade, e num local muito movimentado, chega a fazer uma teia com mais de de 10 metros, e é de facto magnífico, ve-la a percorrer essa teia tão longo, que até se parece com uma "corda bamba". Os seus hábitos são principalmente nocturnos, ela de dia permanece escondida na parte inferior das folhas do meu limoeiro, mas chega-se a ver já ao final do dia, a fazer o seu "trabalho".

9. camrov8

camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Set 2008
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    são bem conhecidas, tenho um pedaço de terra e quando chega o outono elas aparecem por todo o lado

10. João Pedro

João Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jun 2009
    Local:
    Ai ai... "aranhinhas"... não sei se gosto ou se odeio... mixed feelings all the way... :nugget::lol:

Metem-me algum nojo, verdade, mas também é um facto que me fascinam ao mesmo tempo... :wacko:

E esta que "apanhaste" é uma das mais "esquisitas" que conheço. Aquele abdómen é bastante invulgar. É uma Argiope lobata, uma das três espécies de Argiope que se podem encontrar em Portugal. O lobata refere-se aos lóbulos do abdómen, não a uma qualquer relação com lobos :D

Mais fotos e info aqui:
    http://naturdata.com/Argiope-lobata-13037.htm

11. João Pedro

João Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jun 2009
    Local:
    Tal como referi há uns dias, há cerca de dois anos fotografei uma rapina de média dimensão nos arredores de Bragança sem saber o que era. Há uns dias, depois de tratar a foto, descobri que se tratava de um bonito milhafre-real. Estava bastante longe — logo a foto não é das melhores — mas o padrão das asas e o rabo de bacalhau são inconfundíveis — isto agora que já os sei identificar, claro :D
    Red Kite (Milvus milvus). Bragança, 08-11-2016
    by JoãoP74, on Flickr

RStorm, remember, Thomar e 7 outras pessoas gostaram disto.
  12. guimeixen

guimeixen
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Jun 2013
    Local:
    Real, Braga 105m
    Um outro interesse meu é fotografar as aranhas da família Salticidae, que são fáceis de conhecer pois saltam e têm dois grandes olhos. Deixo-vos aqui esta que fotografei em Fevereiro deste ano:

[​IMG]Jumping spider by Guilherme Silva, on Flickr

RStorm, remember, WHORTAS e 7 outras pessoas gostaram disto.
  13. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Este tópico é para estômagos fortes. :scared:

14. luismeteo3

luismeteo3
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    14 Dez 2015
    Local:
    Fatima (320m)
    :lol: Estou a ver que tens medo de aranhas... eu só me faz impressão as grandes e peludas! :hehe:

remember e ClaudiaRM gostaram disto.
  15. Paulo H

Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Jan 2008
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Obrigado pela partilha, João Pedro!

Há uns atrás encontrei algo verdadeiramente impressionante.. Posso dizer que eram centenas ou mais destes bicharocos todos no chão e em cima de bancos de jardim, talvez numa espécie de reunião para acasalamento, não sei.. Bem, eram mais de 50 bichos / metro quadrado.

Quando me apercebi, já andava em cima de alguns "pisados sem querer"! Lembro-me das antenas e patas compridas, e de uma barriga longa e gorda às listas pretas com amarelo esverdeado. O comportamento deles era muito estranho, mexiam-se lentamente, sem fugir. Tirei 2 fotos e afastei-me do local, pois não era lá muito agradável!!

Eu sabia que teria de ser grilo ou gafanhoto ou esperança, mas desisti de tentar identificar, pois as fotos do telemóvel não eram as melhores.

Local onde encontrei: Casal da Fraga (São Vicente da Beira, Castelo Branco) junto à capela da Senhora da Orada.

GPS: https://www.google.pt/maps/@40.0611...4!1sRbkyubWmPMt1wCxL32PW4A!2e0!7i13312!8i6656

A subespécie que encontrei é muito idêntica, à que encontrei neste video do youtube (pesquisa: Ephippiger ephippiger), em especial a partir dos 35 segundos:

https://www.youtube.com/watch?v=s7OHvZXUSLc&t=2s

Partilhar esta Página