Biodiversidade



Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,177
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Mas que belo ouriço, aliás já tenho saudades de ver um assim cheio de vida, porque ás vezes vejo-os mas já no fim de terem sido atropelados ao atravessarem as estradas.
Que me lembre, este também foi o que vi em melhor estado. Estava com um ar bastante saudável :)
 

Cinza

Cumulus
Registo
19 Set 2017
Mensagens
276
Local
Vila do Conde
Se este não for o local para postar esta noticia peço à administração que o mude para o local certo.

Mosquito portador de vírus zika e da febre-amarela aproxima-se de Portugal
Ministério da Saúde espanhol anunciou que a presença do chamado “mosquito dos pântanos” foi detectada, pela primeira vez, em dois municípios da Extremadura.


A presença do mosquito tigre asiático, portador de vírus como o zika e outros que provocam doenças como a febre-amarela, foi detectada esta quarta-feira em dois municípios da Extremadura espanhola, região que faz fronteira com o Alentejo e a Beira Baixa. O alerta feito pelas autoridades espanholas não especifica, porém, quais são os municípios. Explicaram que a detecção do perigoso insecto foi confirmada por investigadores da Universidade da Extremadura no decorrer do projecto “Vigilância do mosquito tigre e análise da possível circulação do vírus do Nilo ocidental na Extremadura” que está a ser realizado por aquela instituição académica.

Este tipo mosquito (Aedes albopictus) chegou pela primeira vez à Península Ibérica, a um município da região da Catalunha, no Verão de 2004, supõe-se que através da importação de pneus usados vindos da Ásia. Uma década depois, já tinha invadido quase toda a costa espanhola no Mediterrâneo.

https://www.publico.pt/2018/09/29/s...a-febreamarela-aproximase-de-portugal-1845567
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Ontem de tarde "apanhei" esta aranha que tinha capturado uma vespa.
21186729_FzMls.jpeg

Rio Sabor - Santo Antão da Barca.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Ontem de tarde "apanhei" esta aranha que tinha capturado uma vespa.
21186729_FzMls.jpeg

Rio Sabor - Santo Antão da Barca.

É de facto uma belíssima aranha, tenho por aqui uma igua, que por cada noite também apanha, muitos insectos, e deixa-se observar com muita faclidade, e num local muito movimentado, chega a fazer uma teia com mais de de 10 metros, e é de facto magnífico, ve-la a percorrer essa teia tão longo, que até se parece com uma "corda bamba". Os seus hábitos são principalmente nocturnos, ela de dia permanece escondida na parte inferior das folhas do meu limoeiro, mas chega-se a ver já ao final do dia, a fazer o seu "trabalho".
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,177
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Ontem de tarde "apanhei" esta aranha que tinha capturado uma vespa.
21186729_FzMls.jpeg

Rio Sabor - Santo Antão da Barca.
Ai ai... "aranhinhas"... não sei se gosto ou se odeio... mixed feelings all the way... :nugget::lol:

Metem-me algum nojo, verdade, mas também é um facto que me fascinam ao mesmo tempo... :wacko:

E esta que "apanhaste" é uma das mais "esquisitas" que conheço. Aquele abdómen é bastante invulgar. É uma Argiope lobata, uma das três espécies de Argiope que se podem encontrar em Portugal. O lobata refere-se aos lóbulos do abdómen, não a uma qualquer relação com lobos :D

Mais fotos e info aqui:
http://naturdata.com/Argiope-lobata-13037.htm
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,177
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Tal como referi há uns dias, há cerca de dois anos fotografei uma rapina de média dimensão nos arredores de Bragança sem saber o que era. Há uns dias, depois de tratar a foto, descobri que se tratava de um bonito milhafre-real. Estava bastante longe — logo a foto não é das melhores — mas o padrão das asas e o rabo de bacalhau são inconfundíveis — isto agora que já os sei identificar, claro :D

Red Kite (Milvus milvus). Bragança, 08-11-2016
by JoãoP74, on Flickr
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Um outro interesse meu é fotografar as aranhas da família Salticidae, que são fáceis de conhecer pois saltam e têm dois grandes olhos. Deixo-vos aqui esta que fotografei em Fevereiro deste ano:

Jumping spider by Guilherme Silva, on Flickr
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)

Obrigado pela partilha, João Pedro!

Há uns atrás encontrei algo verdadeiramente impressionante.. Posso dizer que eram centenas ou mais destes bicharocos todos no chão e em cima de bancos de jardim, talvez numa espécie de reunião para acasalamento, não sei.. Bem, eram mais de 50 bichos / metro quadrado.

Quando me apercebi, já andava em cima de alguns "pisados sem querer"! Lembro-me das antenas e patas compridas, e de uma barriga longa e gorda às listas pretas com amarelo esverdeado. O comportamento deles era muito estranho, mexiam-se lentamente, sem fugir. Tirei 2 fotos e afastei-me do local, pois não era lá muito agradável!!

Eu sabia que teria de ser grilo ou gafanhoto ou esperança, mas desisti de tentar identificar, pois as fotos do telemóvel não eram as melhores.

Local onde encontrei: Casal da Fraga (São Vicente da Beira, Castelo Branco) junto à capela da Senhora da Orada.

GPS: https://www.google.pt/maps/@40.0611...4!1sRbkyubWmPMt1wCxL32PW4A!2e0!7i13312!8i6656

A subespécie que encontrei é muito idêntica, à que encontrei neste video do youtube (pesquisa: Ephippiger ephippiger), em especial a partir dos 35 segundos:

https://www.youtube.com/watch?v=s7OHvZXUSLc&t=2s