Biodiversidade

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
:lol: Estou a ver que tens medo de aranhas... eu só me faz impressão as grandes e peludas! :hehe:

Medo, não, que sei que são inofensivas. Mas repulsa, sim. Tudo o que tenha muitas patas e pêlo, faz-me impressão. Gafanhotos, Louvas-a-Deus, aranhas, baratas, grilos, etc. Yikes! Mas não faço mal. Nem moscas, mato. Enxoto-as. Só mato melgas e mosquitos porque não consigo convencê-los a não me perturbarem. Logo, sou obrigada a ir buscar o Raid.
 


João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Um outro interesse meu é fotografar as aranhas da família Salticidae, que são fáceis de conhecer pois saltam e têm dois grandes olhos. Deixo-vos aqui esta que fotografei em Fevereiro deste ano:

Jumping spider by Guilherme Silva, on Flickr
Ok, esta é gira, quase fofinha, tenho de admitir... :lol: A foto está fantástica, grande macro! :w00t::thumbsup: Pena não ser umas daquelas aranhas-pavão! :D
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Obrigado pela partilha, João Pedro!

Há uns atrás encontrei algo verdadeiramente impressionante.. Posso dizer que eram centenas ou mais destes bicharocos todos no chão e em cima de bancos de jardim, talvez numa espécie de reunião para acasalamento, não sei.. Bem, eram mais de 50 bichos / metro quadrado.

Quando me apercebi, já andava em cima de alguns "pisados sem querer"! Lembro-me das antenas e patas compridas, e de uma barriga longa e gorda às listas pretas com amarelo esverdeado. O comportamento deles era muito estranho, mexiam-se lentamente, sem fugir. Tirei 2 fotos e afastei-me do local, pois não era lá muito agradável!!

Eu sabia que teria de ser grilo ou gafanhoto ou esperança, mas desisti de tentar identificar, pois as fotos do telemóvel não eram as melhores.

Local onde encontrei: Casal da Fraga (São Vicente da Beira, Castelo Branco) junto à capela da Senhora da Orada.

GPS: https://www.google.pt/maps/@40.0611...4!1sRbkyubWmPMt1wCxL32PW4A!2e0!7i13312!8i6656

A subespécie que encontrei é muito idêntica, à que encontrei neste video do youtube (pesquisa: Ephippiger ephippiger), em especial a partir dos 35 segundos:

https://www.youtube.com/watch?v=s7OHvZXUSLc&t=2s
De nada Paulo! Grato em saber que ajudei! :)
Não conheço muito do comportamento da espécie, mas isso que descreves quase que parece um cenário de Hitchcock, "The Crickets" em vez de "The Birds"... :lol:

Mas os gafanhotos e as cigarras fazem isso, por isso, eventualmente, será algo que estes também farão, em condições especiais.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
GRIFO DE 22 ANOS SURPREENDE NATURALISTAS NO VALE DO RIO DOURO

Os conservacionistas que gerem campos de alimentação para aves necrófagas no vale do Douro ficaram fascinados e surpreendidos ao avistar um grifo de 22 anos de idade. Esta observação foi revelada a 3 de Outubro.

O grifo (
Gyps fulvus) foi captado duas vezes, nos dias 10 e 19 de Setembro, pelas câmaras de foto-armadilhagem colocadas pelos técnicos de monitorização de fauna selvagem da Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural num campo de alimentação (CAAN) no concelho de Bragança.

“O mesmo animal visitou ainda os CAAN geridos pela Palombar, nos concelhos de Mogadouro e Alfândega da Fé, em 2016, por três vezes, nos meses de Agosto, Outubro e Novembro”, refere a Palombar em comunicado enviado à Wilder.


Gypsfulvus151-1_.jpg


https://www.wilder.pt/historias/grifo-22-anos-surpreende-naturalistas-vale-rio-douro/
 

Cinza

Cumulus
Registo
19 Set 2017
Mensagens
276
Local
Vila do Conde
Acho que ainda não tinham publicado aqui este artigo.

QUEM MATOU A LINCE KAYAK?

Uma fêmea com dois anos foi libertada, em Mértola, pelo ICNF. Mas Kayak durou pouco mais de duas semanas na natureza e provou-se que foi envenenada. O i foi ao Tribunal de Beja consultar o inquérito à morte do lince, para saber por que razão não houve culpados.

Só últimos dez anos, foram investidos mais de sete milhões de euros na reintrodução da espécie no território nacional. O lince-ibérico é o carnívoro mais ameaçado na Europa e o felino mais ameaçado do mundo. Esta é a história de Kayak, uma fêmea criada em Silves, em cativeiro, e libertada há mais de três anos nos arredores de Mértola por biólogos do ICNF. Foi envenenada com estricnina e o crime não teve castigo.

https://ionline.sapo.pt/especiais/quem-matou-a-lince-kayak/
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Acho que ainda não tinham publicado aqui este artigo.

QUEM MATOU A LINCE KAYAK?

Uma fêmea com dois anos foi libertada, em Mértola, pelo ICNF. Mas Kayak durou pouco mais de duas semanas na natureza e provou-se que foi envenenada. O i foi ao Tribunal de Beja consultar o inquérito à morte do lince, para saber por que razão não houve culpados.

Só últimos dez anos, foram investidos mais de sete milhões de euros na reintrodução da espécie no território nacional. O lince-ibérico é o carnívoro mais ameaçado na Europa e o felino mais ameaçado do mundo. Esta é a história de Kayak, uma fêmea criada em Silves, em cativeiro, e libertada há mais de três anos nos arredores de Mértola por biólogos do ICNF. Foi envenenada com estricnina e o crime não teve castigo.

https://ionline.sapo.pt/especiais/quem-matou-a-lince-kayak/

Mais uma vez a culpa morreu solteiro, seria assim muito complicado investigar quem teria comprado esse tipo de veneno, concerteza que não, mas pronto, o nosso país é assim mesmo, a justiça, está como está, quem é apanhado a roubado, mesmo que seja em flagrante, no dia seguinte já está em liberdade.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Partilho aqui algumas da fotos tiradas ontem dia 7, na Reserva Natural do Paúl do Boquilobo, durante uma sessão de anilhagem de aves, e também observadas a partir dos observatórios existentes, a actividade estava inserida no Eurobirdwatch 18.
A época das migrações das aves já está aí, e como sinal encontra-mos algumas aves que vem passar cá o outono/inverno a Portugal.







 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Partilho aqui algumas da fotos tiradas ontem dia 7, na Reserva Natural do Paúl do Boquilobo, durante uma sessão de anilhagem de aves, e também observadas a partir dos observatórios existentes, a actividade estava inserida no Eurobirdwatch 18.
A época das migrações das aves já está aí, e como sinal encontra-mos algumas aves que vem passar cá o outono/inverno a Portugal.








As trepadeiras são fantásticas! :) Aqui há pouco tempo vi uma, já não sei onde, a trepar por uma árvore acima toda contente :D
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
As trepadeiras são fantásticas! :) Aqui há pouco tempo vi uma, já não sei onde, a trepar por uma árvore acima toda contente :D

É verdade e eu vi directamente as diferenças entre a trepadeira que sobe as árvores e a que desce, uma das diferenças é a que a que sobe tem as penas da cauda muito macias, e a trepadeira que desce os troncos tem as penas rijas, para funcionar como um travão, isto dito pelo biólogo que fez a anilhagem, e até a curvatura do bico, é diferente entre as espécies.
 
Última edição:

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
É verdade e eu vi directamente as diferenças entre a trepadeira que sobe as árvores e a que desce, uma das diferenças é a que a que sobe tem as penas da cauda muito macias, e a trepadeira que desce os troncos tem as penas rijas, para funcionar como um travão, isto dito pelo biólogo que fez a anilhagem, e até a curvatura do bico, é diferente entre as espécies.
Opá... :lmao:não fazia ideia que umas só descem e outras só sobem! :lol: Fica a pergunta então: o que acontece às que só sobem quando querem descer, e como é que chegam lá acima as que só descem? Têm ataques de pânico e fazem birra, respetivamente? :intrigante::lol:

Provavelmente voam, será a resposta :D
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Opá... :lmao:não fazia ideia que umas só descem e outras só sobem! :lol: Fica a pergunta então: o que acontece às que só sobem quando querem descer, e como é que chegam lá acima as que só descem? Têm ataques de pânico e fazem birra, respetivamente? :intrigante::lol:

Provavelmente voam, será a resposta :D

Pelo que me foi dito ambas as espécies podem coabitar em conjunto até mesmo na própria árvore, porque não competem pelo mesmo alimento, acho que elas assim que pousam nas árvores, uma segue sempre para cima, e a outrá irá seguir na direcção oposto, e até se alimentam de larvas que vão retirando das cavidades das árvores.
 
  • Gosto
Reactions: Cinza e João Pedro

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Investigadores dataram oliveira com 3.350 anos como a mais velha de Portugal
(...)
Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) identificaram a “oliveira do Mouchão”, em Abrantes, como a mais velha em Portugal com 3.350 anos, uma árvore que continua a produzir azeitonas.

Imagem ilustrativa Pixabay

José Luís Louzada, investigador UTAD, lidera uma equipa que criou um método científico capaz de datar oliveiras antigas e que, desde 2011, já datou cerca de 200 árvores com cerca de 2.000 anos em Portugal e no estrangeiro.

Segundo o responsável, a academia transmontana, em cooperação com a empresa Oliveiras Milenares, identificou aquela que é, até ao momento, considerada a oliveira mais velha do país, ao ser classificada com a idade de 3.350 anos.

Esta árvore situa-se no concelho de Abrantes, onde é conhecida como a “Oliveira do Mouchão”.

Notícia completa aqui.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Investigadores dataram oliveira com 3.350 anos como a mais velha de Portugal
(...)
Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) identificaram a “oliveira do Mouchão”, em Abrantes, como a mais velha em Portugal com 3.350 anos, uma árvore que continua a produzir azeitonas.

Imagem ilustrativa Pixabay

José Luís Louzada, investigador UTAD, lidera uma equipa que criou um método científico capaz de datar oliveiras antigas e que, desde 2011, já datou cerca de 200 árvores com cerca de 2.000 anos em Portugal e no estrangeiro.

Segundo o responsável, a academia transmontana, em cooperação com a empresa Oliveiras Milenares, identificou aquela que é, até ao momento, considerada a oliveira mais velha do país, ao ser classificada com a idade de 3.350 anos.

Esta árvore situa-se no concelho de Abrantes, onde é conhecida como a “Oliveira do Mouchão”.

Notícia completa aqui.

Essa oliveira é mesmo um excelente exemplar, que esperemos que assim permaneça intacta por mais uns quantos anos valentes, tenho aqui uma oliveira, enxertada em zambujeiro, em que é preciso mais de 6 pessoas para abraçar o seu tronco, eu diria assim por alto, que deve ultrapassar os 1000 anos. O próximo projecto que tenho em mente, é mesmo contactar a UTAD, para que eles possam avaliar a sua idade com exactidão.