Biodiversidade

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Sardões com meio metro (cauda incluída) são grandes, mas longe do potencial da espécie.

Esta espécie pode atingir 80/90cm ou possivelmente até mais,
O maior que vi foi na serra da Freita há uns dois ou três anos, a atravessar a estrada à frente do meu carro. Era enorme, tinha certamente mais de 60 cm.
 


João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Já deixei no seguimento, mas fica também por aqui; uma pequenina caravela-portuguesa (Physalia physalis), avistada hoje ao final do dia na Praia do Aterro:
rSxoS9S.jpg


tGADv21.jpg


Avistamento já comunicado ao IPMA :)
 

Cinza

Cumulus
Registo
19 Set 2017
Mensagens
276
Local
Vila do Conde
Não sei se é o sítio certo de fazer este post, mas cá vai.


Encontrei este vídeo e achei fantástico, não me parece que foi uma árvore a nascer dentro de outra, parece-me mais elas terem crescido demasiado juntas. O mais interessante é ver uma enrolada literalmente na outra, incrível nunca tinha visto nada parecido, a forma como ela se enrolou fantástico:eek:

Para ver a partir do minuto 04:35, a partir do minuto 07:03 vê-se perfeitamente a união das duas

 
Última edição:

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Não sei se é o sítio certo de fazer este post, mas cá vai.


Encontrei este vídeo e achei fantástico, não me parece que foi uma árvore a nascer dentro de outra, parece-me mais elas terem crescido demasiado juntas. O mais interessante é ver uma enrolada literalmente na outra, incrível nunca tinha visto nada parecido, a forma como ela se enrolou fantástico:eek:

Para ver a partir do minuto 04:35, a partir do minuto 07:03 vê-se perfeitamente a união das duas


E se eu te disser que o "abraço" é mortal, ainda acharás assim tão fantástico? :D Pois é, é uma figueira estranguladora, há várias espécies, e a palmeira tem os dias contados, acabará por ser estrangulada até à morte.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
E se eu te disser que o "abraço" é mortal, ainda acharás assim tão fantástico? :D Pois é, é uma figueira estranguladora, há várias espécies, e a palmeira tem os dias contados, acabará por ser estrangulada até à morte.

Pois, o mesmo acontece com alguns tipos de heras, que usam árvores de grande porte, como carvalhos, e agarram-se ao seu tronco, e vão se entrelaçando até chegar á sua copa, e de certa forma acaba por asfixiar a árvore em questão.
É bonito de ver esta relação entre duas plantas completamente diferentes, mas que habitam no mesmo sistema, isto ocorre normalmente em locais de vales encaixados, onde o sol praticamente não entra.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Se acham que só em Portugal é que existe mau planeamento na gestão das florestas, vejam o exemplo de Espanha, mais concretamente do Sul de Espanha, e comparem.
Sabem por que razão os espanhóis não cumprem os acordos sobre a água do Tejo, em alturas de seca? Não é só porque querem. A agricultura espanhola está a sofrer um crescimento excessivo, e milhões de pessoas dependem dos transvases para trabalhar. O clima do Leste de Espanha está a tornar-se desértico, e por isso cada vez mais a água é necessária.
A maior parte dos Portugueses não tem a noção, mas o Alentejo, comparado com os campos de cultivo da Andaluzia, é a ponta do iceberg. Entre Alcalá de Guadaira e Loja são mais de 200 km, e entre estas duas localidades só existem campos de cultivo intensivo, muitos dos quais olivais intensivos. :facepalm:
Se não fosse a Cooperativa do Rocio, Doñana não existiria nos dias de hoje. Se não fosse a pressão dos municípios do Estreito de Gibraltar, o Parque Natural do Estreito teria sido também invadido pela agricultura.

Isto explica também o caso do Julen e do poço. Não estou a dizer que os portugueses são os maiores, mas este caso de sub-regiões serem completamente destruídas já não é novidade, mesmo na Europa. :(

campo-de-dalias-estufas-de-almeria_002.jpg


vermultimedia.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Se acham que só em Portugal é que existe mau planeamento na gestão das florestas, vejam o exemplo de Espanha, mais concretamente do Sul de Espanha, e comparem.
Sabem por que razão os espanhóis não cumprem os acordos sobre a água do Tejo, em alturas de seca? Não é só porque querem. A agricultura espanhola está a sofrer um crescimento excessivo, e milhões de pessoas dependem dos transvases para trabalhar. O clima do Leste de Espanha está a tornar-se desértico, e por isso cada vez mais a água é necessária.
A maior parte dos Portugueses não tem a noção, mas o Alentejo, comparado com os campos de cultivo da Andaluzia, é a ponta do iceberg. Entre Alcalá de Guadaira e Loja são mais de 200 km, e entre estas duas localidades só existem campos de cultivo intensivo, muitos dos quais olivais intensivos. :facepalm:
Se não fosse a Cooperativa do Rocio, Doñana não existiria nos dias de hoje. Se não fosse a pressão dos municípios do Estreito de Gibraltar, o Parque Natural do Estreito teria sido também invadido pela agricultura.

Isto explica também o caso do Julen e do poço. Não estou a dizer que os portugueses são os maiores, mas este caso de sub-regiões serem completamente destruídas já não é novidade, mesmo na Europa. :(

campo-de-dalias-estufas-de-almeria_002.jpg


vermultimedia.jpg

Pois, toda esta zona em Espanha, teve um enorme desenvolvimento em termos de agricultura intensiva, creio que esta área seja a concentra tantas estufas que até é possivel ve-las dos espaço.
Só que na altura, em que tudo isto foi transformado, ainda não se falava nestas questões da biodiversidade, e nas espécies autóctones, daí se falar tanto no que se passa ultimamente em redor do Alqueva, mas também é preciso saber racionar a sua água, ainda à pouco tempo saiu uma notícia, que dizia que se o panorama climático continuasse, só tinha água até 2070.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Dois sardões juvenis, ontem, no Sistelo.
21462686_kjMqD.jpeg
21462687_dzyv1.jpeg

Qual é o réptil, que não gosta de estar em cima de uma pedra fresca, mas ao mesmo tempo receber algum calor, expondo-se assim dessa forma ao sol.
É de facto um bonito exemplar.
 
  • Gosto
Reactions: Dan e RStorm

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Só que na altura, em que tudo isto foi transformado, ainda não se falava nestas questões da biodiversidade, e nas espécies autóctones, daí se falar tanto no que se passa ultimamente em redor do Alqueva, mas também é preciso saber racionar a sua água, ainda à pouco tempo saiu uma notícia, que dizia que se o panorama climático continuasse, só tinha água até 2070.

O problema é que foi há 30 anos e está a ser agora novamente. Há o dobro das estufas em 2019 que havia em 2010, e há mais olivais intensivos agora na Andaluzia do que havia na Espanha toda em 2000. :( As regiões de Alicante/Múrcia e Cádis/Sevilha/Huelva estão a ter um crescimento explosivo da população, essencialmente por causa do aumento da agricultura e da necessidade de mão-de-obra marroquina e argelina. Até têm programas de imigração, em que são proibidos de deixar o país, sendo que depois são quase escravizados, muitos vivem nas chamadas "cañadas reales" e outros vivem na própria quinta. Daí a população aumentar 4 milhões até 2050.

Se a agricultura fosse somente um problema antigo, não teria dado o exemplo de Espanha. :nono:
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
O problema é que foi há 30 anos e está a ser agora novamente. Há o dobro das estufas em 2019 que havia em 2010, e há mais olivais intensivos agora na Andaluzia do que havia na Espanha toda em 2000. :( As regiões de Alicante/Múrcia e Cádis/Sevilha/Huelva estão a ter um crescimento explosivo da população, essencialmente por causa do aumento da agricultura e da necessidade de mão-de-obra marroquina e argelina. Até têm programas de imigração, em que são proibidos de deixar o país, sendo que depois são quase escravizados, muitos vivem nas chamadas "cañadas reales" e outros vivem na própria quinta. Daí a população aumentar 4 milhões até 2050.

Se a agricultura fosse somente um problema antigo, não teria dado o exemplo de Espanha. :nono:

Não é um problema antigo, é actual, mas o seu inicio foi como à algumas décadas atrás, o problema da falta de mão de obra é generalizado, um pouco por todo o lado, mesmo com a agricultura cada vez mais evoluída, com o uso de tecnologia, e de maquinaria, mas existe culturas, que exigem sempre a colheita manual, por serem frutos muito sensíveis.
Com o aumento da população mundial, vai crescer ainda mais a desflorestação, pois serão necessários mais hectares para cultivar.
Existe já localidades no nosso país em que a população triplica em meses de colheitas, e em que não existe sequer casas com dignidade para as pessoas habitarem, ficando por vezes em barracões, ou anexos agrícolas sem condições de vida.
Tudo isto depois acaca por gerar muitos problemas, em várias cadeias.

Eu posso dar o meu exemplo, em que tenho cerca de 3 hectares, sobre a minha gestação, e todo traballho é familiar, e existe sempre trabalho ao longo do ano, e em época mais intensas, começa até ficar difícil.
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
No último dia 20 de Maio, fiz uma viagem relâmpago aos arredores de Montemor-o-Novo e gostaria de deixar aqui umas observações que penso que podem ter algum interesse:
O pára-brisas do carro, ficou cheio de insetos esmagados.
Tive tempo para ainda dar um salto à Ecovia dos Percursos de Monfurado e por curiosidade, escavei debaixo de um sobreiro, e havia uma humidade que não esperava encontrar, logo após uns 10 cms.
Vi pereiras-bravas e neste percurso (mais à frente) existiam núcleos de carvalho-negral, tendo aqui a distribuição mais meridional, conhecida em Portugal.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
No último dia 20 de Maio, fiz uma viagem relâmpago aos arredores de Montemor-o-Novo e gostaria de deixar aqui umas observações que penso que podem ter algum interesse:
O pára-brisas do carro, ficou cheio de insetos esmagados.
Tive tempo para ainda dar um salto à Ecovia dos Percursos de Monfurado e por curiosidade, escavei debaixo de um sobreiro, e havia uma humidade que não esperava encontrar, logo após uns 10 cms.
Vi pereiras-bravas e neste percurso (mais à frente) existiam núcleos de carvalho-negral, tendo aqui a distribuição mais meridional, conhecida em Portugal.

Pois é cada vez se menos menos insectos esmagados no pára-brisas, eu lembro-me de á cerca de uns 10 ou 15 anos atrás, ver os carrros quase com o vidro todo coberto por insectos, é uma grande diferença em tão pouco tempo.
Eu estive esta semana a colocar palha que já estava amontoada á quase 1 ano, e já tinha quase virado matéria organica, e a humidade era muita, e a pilha não tinha mais do que 50 a 60 cm de altura, muita vida existia lá dentro, até um licranço.
Por isso não me admira, que em locais sombrios dentro da floresta, onde se encontra com facilidade locais com mais de 50 cm de húmus, que retem muita humidade.
Observei um local á pouco tempo, que consegui meter a mão toda até ao cotovelo, só dentro de folhagem e de húmus, isto debaixo de um carrasco.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
No último dia 20 de Maio, fiz uma viagem relâmpago aos arredores de Montemor-o-Novo e gostaria de deixar aqui umas observações que penso que podem ter algum interesse:
O pára-brisas do carro, ficou cheio de insetos esmagados.
Tive tempo para ainda dar um salto à Ecovia dos Percursos de Monfurado e por curiosidade, escavei debaixo de um sobreiro, e havia uma humidade que não esperava encontrar, logo após uns 10 cms.
Vi pereiras-bravas e neste percurso (mais à frente) existiam núcleos de carvalho-negral, tendo aqui a distribuição mais meridional, conhecida em Portugal.

O Monfurado tem vestígios dos antigos carvalhais marcescentes do Alentejo. É das poucas zonas do Sul onde ainda vês carvalhos-cerquinho, especialmente a Sul de Montemor.