Biodiversidade



MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Boas

Só para partilhar que no dia 1 de Maio vi um sacarabos na serra de Santo António, Alcanena.
Confesso que apanhámos um susto, pois apareceu e desapareceu rapidamente no mato.
Já ontem vi um licranço e um sardão na serra de Sintra.

Aqui na minha zona do Ribatejo são muito frequentes, o ultimo que eu vi estava a passar a estrada por volta das 8h30 da manhã em Abril (não me recordo do dia), na estrada entre Benavente e o Biscainho.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boas

Só para partilhar que no dia 1 de Maio vi um sacarabos na serra de Santo António, Alcanena.
Confesso que apanhámos um susto, pois apareceu e desapareceu rapidamente no mato.
Já ontem vi um licranço e um sardão na serra de Sintra.

Ainda á cerca de 1 mes, vi um sacarrabos, a cerca de 10 metros á minha frente, e ele nem se aprecebeu da minha presença, e isto foi pela hora de almoço, eles tem aqui um verdadeiro "hotel", com uma enormes galerias, numa encosta de carrascos, aqui bem próximo de casa.
A sua pelagem, quando exposta ao sol, até brilha.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Pois bem, eu já andei por muitos sítios, áreas protegidas, campo, e nunca encontrei nenhum magusto natural. :lol:
Dizem que é o predador mais fácil de encontrar no Interior, mas mesmo esse eu nunca vi. :huh:
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,810
Local
Menorca
Veta la Palma (Sevilha) hoje.


Essa área é nos arredores de Doñana, mas não dentro do Parque Nacional, mas o Parque Natural. Uma maravilha.


E algo da minha casa com o pintarroxo comum como protagonista:

 

cool

Cumulus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
139
Local
Grândola
Boas.
Aqui no monte onde vivo, na Serra de Grândola, costuma aparecer à noite uma doninha, que sobe para o telhado para caçar pardais através de uma buganvília que está encostada à casa.
Como o tecto é de madeira ouço as suas movimentações durante as caçadas....
Esta semana também apareceram os javalis mesmo junto à habitação e "lavraram" uma área extensa....talvez aproveite para plantar qualquer coisinha....;)!
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Nestas últimas semanas encontrei algumas espécies interessantes:
KWEkvj0.jpg

w6AlZpo.jpg

4I50fmO.jpg

PqvciOT.jpg

5kRdSWK.jpg

8OScMf2.jpg

ZKazsMX.jpg


Desculpem o tamanho das imagens e o facto de uma ou outra estar um pouco desfocada. O telemóvel é assim e visualizar as imagens nele também não é a melhor opção.
Encontrei também uma pequena cobra numa curso de água, cerca de 60-70 cm, fina, com algumas riscas e cor entre o creme\cinza-claro. Não deu para fotografar mas tirei-a da levada funda onde estava pois parecia não conseguir sair de lá - estava enrolada num ramo e água com corrente rápida.
Outras espécies andam por aí, desde falconídeos vários, pássaros vários e muitos outros fugidios.
Belos registos! :) Os anfíbios são os meus preferidos, adoro-os, não sei bem porquê. Devo ter sido um anfíbio noutra vida... :o:lol:
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,810
Local
Menorca

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Boas.
Aqui no monte onde vivo, na Serra de Grândola, costuma aparecer à noite uma doninha, que sobe para o telhado para caçar pardais através de uma buganvília que está encostada à casa.
Como o tecto é de madeira ouço as suas movimentações durante as caçadas....
Esta semana também apareceram os javalis mesmo junto à habitação e "lavraram" uma área extensa....talvez aproveite para plantar qualquer coisinha....;)!

É uma maravilha viver no campo e ter contacto frequente com a fauna! :thumbsup:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Boas.
Aqui no monte onde vivo, na Serra de Grândola, costuma aparecer à noite uma doninha, que sobe para o telhado para caçar pardais através de uma buganvília que está encostada à casa.
Como o tecto é de madeira ouço as suas movimentações durante as caçadas....
Esta semana também apareceram os javalis mesmo junto à habitação e "lavraram" uma área extensa....talvez aproveite para plantar qualquer coisinha....;)!

É também uma zona boa para anfíbios e cogumelos:

http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4889/1/ulfc092719_tm_ana_pereira.pdf

http://naturlink.pt/article.aspx?menuid=15&cid=89262&bl=1&viewall=true

https://www.apcor.pt/montado/biodiversidade/flora/
 

cool

Cumulus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
139
Local
Grândola

Muito obrigado pelos links....muito interessantes ;)!
Vivo na zona da Herdade da Ribeira Abaixo...talvez a uns 3 km..... há uns anos estiveram aqui no monte vários alunos do pólo Universitário que faziam pesquisa para as teses de mestrado, num açude que existe aqui no monte.
Segundo penso estava relacionado com os lagostins de água doce e a razão pela qual não existem nesta área.
Também esteve há uns anos um amigo (o Sr.Noémio) que colaborava na altura com o Aquário Vasco da Gama e que era apaixonado por anfíbios.
Ele é que me ensinou os nomes de muitos espécimes de Salamandras, Pleurodeles....etc que vinha para cá estudar nas noites húmidas e amenas de Outubro e Novembro ;)!
 
  • Gosto
Reactions: belem e MSantos

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Mandioca, milho e cana-de-açúcar: cápsulas de café da Delta dizem adeus ao plástico

A Delta Q anunciou o lançamento de cápsulas de café 100% biodegradáveis, sem plásticos, que devem chegar ao mercado já no início do segundo semestre.

José Volta e Pinto
16 de Maio de 2019, 13:36
Numa altura em que o problema do plástico atrai cada vez mais a atenção da sociedade, a Delta Q apresentou uma nova cápsula de café com “0% plásticos, 0% microplásticos e 0% alumínio”. Feitas à base de cana-de-açúcar, mandioca e milho, um composto chamado BioPBS, foram desenvolvidas no Centro de Inovação do Grupo Nabeiro, “em conjunto com parceiros externos e centros de investigação nacionais”, pode ler-se em comunicado da Delta enviado ao P3. A ideia de cápsulas sem plástico não é nova, mas a iniciativa é a primeira em Portugal.


Estas cápsulas vão começar a ser utilizadas no segundo semestre do ano. Por ser totalmente biodegradável, o produto terá uma validade de apenas 90 dias. Os cafés embalados nesta cápsula vão cumprir a tripla certificação de sustentabilidade (conservação da biodiversidade, agricultura sustentável e produção biológica) e as embalagens em cartão do produto vão ser amigas do ambiente — totalmente recicláveis e impressas com tintas biológicas.

https://www.publico.pt/2019/05/16/p...hHZ5olcpcJcDSMiqXVhxKfvk4Kuu8xaXPC8P8SD1R-ekQ