Biodiversidade

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Gravações comprovam que algumas plantas guincham quando têm sede ou são cortadas

GettyImages-910226634-1024x683.jpg


Cientistas israelitas registaram ruídos ultrassónicos emitidos por plantas em situações de stress

Já descobrimos árvores que andam, arbustos que veem e flores que cheiram outras. Sabemos que as plantas podem mudar de cor e de formato, ou emitir químicos específicos para se defenderem de diferentes agressores. Mas, até agora, o reino vegetal foi sempre entendido como um mundo silencioso. Um estudo da Universidade de Telavive, em Israel, vem alterar essa perceção, comprovando que algumas plantas emitem sons ultrasónicos na frequência entre os 20 e os 100 KHz quando sentem falta de água ou quando um dos seus caules é cortado.

Estes sons, em frequências muito altas e não detetáveis pelo ouvido humano, são muito agudos, assemelhando-se a guinchos, descrevem os cientistas, para quem esta descoberta poderá abrir um novo campo na gestão das produções agrícolas, aumentando a precisão da rega necessária, por exemplo, quando se ouvirem as plantas com sede. A poupança de água será crucial à medida que as alterações climáticas forem expondo mais regiões do planeta à seca.

https://visao.sapo.pt/atualidade/20...YkkjMDhbDSmGw6WdSHIz4XqHyDhBUFXX4jbZMeRCo2aeI
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Ora, se plantas guincham, é certo e sabido que até os vegans vão passar mau bocado, certamente a fome será uma triste realidade para eles.
Os movimentos ambientalistas não vão deixar passar esta em claro!
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Ora, se plantas guincham, é certo e sabido que até os vegans vão passar mau bocado, certamente a fome será uma triste realidade para eles.
Os movimentos ambientalistas não vão deixar passar esta em claro!

Não querendo entrar em defesa ou a favor de qualquer tipo/hábito alimentar, neste estudo quando se diz que as plantas "guincham", quer dizer que emitem sons, que não são audíveis ao ouvido humano, é sim um estudo que não devemos menosprezar, pois o que é certo é que existem "comunicação" entre cada árvore que existe numa floresta, pois trata-se de todo um conjunto em que se auxiliam mutuamente, mas falo numa floresta autóctone é claro, não de uma plantação em monocultura.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Ora, se plantas guincham, é certo e sabido que até os vegans vão passar mau bocado, certamente a fome será uma triste realidade para eles.
Os movimentos ambientalistas não vão deixar passar esta em claro!
Estamos tramados! :lol: Eu já pouca carne como, não me digam que agora também vou ter de deixar de comer as plantas... :D
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
E ao fim de algumas tentativas, depois de há meses não tentar, lá consegui uma foto macro, obtida com o anel inversor, minimamente decente para postar aqui :D
Está tremida porque esta marota não parava quieta! :lol:

É uma aranha-saltadora que vive nos meus pés de espinafres e que de vez em quando se lembra de aparecer. É muito pequena, está em cima do manípulo do tripé nesta foto. Deve ter uns 0,5 cm.

Jumping Spider. Porto, 06-12-2019
by JoãoP74, on Flickr
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Estamos tramados! :lol: Eu já pouca carne como, não me digam que agora também vou ter de deixar de comer as plantas... :D
Nada disso, eu não partilhei este estudo, com o intuito de mudar os hábitos alimentares de ninguém, mas sim sobre toda a relação que as árvore tem quando coabitam em perfeitas de condições, quando se trata de um verdadeiro bosque, como ainda existem alguns principalmente na Serra do Geres.
Este tema a mim, não me vem dizer nada de novo, que eu não soubesse, pois eu ando a investigar todas estas relações, e o mesmo se passa quando se efectua podas nas árvores.
Se nós humando também faz parte da nossa relação em comunidade, que é convívio e partilha em pessoas, acredito que com as árvores a situação é igual, é a mesma coisa que plantar uma árvore num descampado, sem mais companhia, num raio de vário metros e sujeitas a todas as condições atmosféricas.
O vento tem muita dificuldade em derrubar árvores dentro de uma floresta fechada, pois elas ajudam-se mutuamente entre copas, e o mesmo se passa em relação ás raízes, pois destribuem as forças, por todas, e não apenas numa, que dificilmente aguentaria uma forte tempestade.
Por acaso estou quase a acabar de ler este livro, que retrata todas estas situações, descritas por um silvicultor, é um livro que recomendo, há muito tempo, que já andava para o ler.

A-Vida-Secreta-das-Arvores.jpg


https://www.fnac.pt/A-Vida-Secreta-...kxRI922G9-8cqvVhQfRoCuHoQAvD_BwE&gclsrc=aw.ds
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
E ao fim de algumas tentativas, depois de há meses não tentar, lá consegui uma foto macro, obtida com o anel inversor, minimamente decente para postar aqui :D
Está tremida porque esta marota não parava quieta! :lol:

É uma aranha-saltadora que vive nos meus pés de espinafres e que de vez em quando se lembra de aparecer. É muito pequena, está em cima do manípulo do tripé nesta foto. Deve ter uns 0,5 cm.

Jumping Spider. Porto, 06-12-2019
by JoãoP74, on Flickr

Mais uma belíssima foto, como já nos vens habituando, consegue-se ver detalhadamente principalmente os olhos da aranha, se ela habita nos teus espinafres, está a fazer o seu trabalho no controle, talvez de algum tipo de ácaros, ou pulgões.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Nada disso, eu não partilhei este estudo, com o intuito de mudar os hábitos alimentares de ninguém, mas sim sobre toda a relação que as árvore tem quando coabitam em perfeitas de condições, quando se trata de um verdadeiro bosque, como ainda existem alguns principalmente na Serra do Geres.
Este tema a mim, não me vem dizer nada de novo, que eu não soubesse, pois eu ando a investigar todas estas relações, e o mesmo se passa quando se efectua podas nas árvores.
Se nós humando também faz parte da nossa relação em comunidade, que é convívio e partilha em pessoas, acredito que com as árvores a situação é igual, é a mesma coisa que plantar uma árvore num descampado, sem mais companhia, num raio de vário metros e sujeitas a todas as condições atmosféricas.
O vento tem muita dificuldade em derrubar árvores dentro de uma floresta fechada, pois elas ajudam-se mutuamente entre copas, e o mesmo se passa em relação ás raízes, pois destribuem as forças, por todas, e não apenas numa, que dificilmente aguentaria uma forte tempestade.
Por acaso estou quase a acabar de ler este livro, que retrata todas estas situações, descritas por um silvicultor, é um livro que recomendo, há muito tempo, que já andava para o ler.

A-Vida-Secreta-das-Arvores.jpg


https://www.fnac.pt/A-Vida-Secreta-...kxRI922G9-8cqvVhQfRoCuHoQAvD_BwE&gclsrc=aw.ds
Não percebeste o que quis dizer Pedro, eu disse que deixava de comer plantas porque a partir do momento em que me dizem que elas "se queixam" quando têm sede ou quando as cortam começo a associá-las a seres sencientes e logo não comestíveis :D
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Mais uma belíssima foto, como já nos vens habituando, consegue-se ver detalhadamente principalmente os olhos da aranha, se ela habita nos teus espinafres, está a fazer o seu trabalho no controle, talvez de algum tipo de ácaros, ou pulgões.
Espero que sim! :D A plantação anterior ficou cheia deles e de cochonilha também... :rolleyes:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Não percebeste o que quis dizer Pedro, eu disse que deixava de comer plantas porque a partir do momento em que me dizem que elas "se queixam" quando têm sede ou quando as cortam começo a associá-las a seres sencientes e logo não comestíveis :D

Eu percebi, mas era só para deixar esclarecido, pois sei que para muitas pessoas o seu hábito alimentar é um tema um pouco sensível, e eu ao publicar isto podia gerar alguma confusão, era só mesmo para não deixar ninguém com dúvidas na sua alimentação.
Muito mais poderia-se dizer sobre o assunto, e até ser discutido se as plantas tem sentimento, quando são cortadas, e por aí fora, mas deixo essas partes para os mais entendidos no assunto.

Espero que sim! :D A plantação anterior ficou cheia deles e de cochonilha também... :rolleyes:

Dá-lhe tempo, que ela se tiver ái comida á descrição não se vai embora, pode ser é que ela não consiga dar conta do recado sozinha, e tenha de chamar mais algumas "irmãs".
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
LISTA VERMELHA: COELHOS PASSAM A ESTAR EM PERIGO DE EXTINÇÃO

A situação dos coelhos-europeus (Oryctolagus cuniculus) foi revista para pior pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), no âmbito da última revisão da Lista Vermelha.

“Um novo surto da doença hemorrágica viral dos coelhos causou declínios estimados da população que chegam aos 70 por cento”, justifica a UICN, num comunicado divulgado esta terça-feira.

Desde 2008 e até à mais recente revisão da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, que foi agora publicada pela UICN, este mamífero estava classificado como Quase Ameaçado de extinção. Ou seja, considerava-se que estava próximo de uma situação de ameaça ou que ficaria ameaçado, se não fossem tomadas medidas adicionais de conservação.


European-Rabbit-%C2%A9-Mathias-Appel-CC-1.0-Universal-CC0-1.0-Public-Domain-Dedication.jpg


https://www.wilder.pt/historias/lis...6CG9qO-YhBNck5fpmHVQDpf56sXy7iX_c6IYDH36BwREs
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e luismeteo3

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
LISTA VERMELHA: COELHOS PASSAM A ESTAR EM PERIGO DE EXTINÇÃO

A situação dos coelhos-europeus (Oryctolagus cuniculus) foi revista para pior pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), no âmbito da última revisão da Lista Vermelha.

“Um novo surto da doença hemorrágica viral dos coelhos causou declínios estimados da população que chegam aos 70 por cento”, justifica a UICN, num comunicado divulgado esta terça-feira.

Desde 2008 e até à mais recente revisão da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, que foi agora publicada pela UICN, este mamífero estava classificado como Quase Ameaçado de extinção. Ou seja, considerava-se que estava próximo de uma situação de ameaça ou que ficaria ameaçado, se não fossem tomadas medidas adicionais de conservação.


European-Rabbit-%C2%A9-Mathias-Appel-CC-1.0-Universal-CC0-1.0-Public-Domain-Dedication.jpg


https://www.wilder.pt/historias/lis...6CG9qO-YhBNck5fpmHVQDpf56sXy7iX_c6IYDH36BwREs

O coelho é uma espécie muito importante na base de muitas cadeias tróficas europeias, seja na Europa Mediterrânea seja na Europa Temperada. Urge por isso investigar mais sobre as doenças que colocaram as populações em situação precária, principalmente a hemorrágica viral e a mixomatose. Aqui entre nós se queremos ter linces temos que ter coelhos, muitos coelhos.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
O coelho é uma espécie muito importante na base de muitas cadeias tróficas europeias, seja na Europa Mediterrânea seja na Europa Temperada. Urge por isso investigar mais sobre as doenças que colocaram as populações em situação precária, principalmente a hemorrágica viral e a mixomatose. Aqui entre nós se queremos ter linces temos que ter coelhos, muitos coelhos.
Aqui na Serra D'Aire são importantíssimos para manter as raposas... com o declínio que se tem sentido deixei de os ver e é engraçado que aumentaram os ataques das raposas aos galinheiros aqui à volta...
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
O coelho é uma espécie muito importante na base de muitas cadeias tróficas europeias, seja na Europa Mediterrânea seja na Europa Temperada. Urge por isso investigar mais sobre as doenças que colocaram as populações em situação precária, principalmente a hemorrágica viral e a mixomatose. Aqui entre nós se queremos ter linces temos que ter coelhos, muitos coelhos.

Sim, é verdade, para existir linces, e para eles mesmo se reproduzirem, e povoarem o território é imprescindível existir muitos coelhos,

Aqui na Serra D'Aire são importantíssimos para manter as raposas... com o declínio que se tem sentido deixei de os ver e é engraçado que aumentaram os ataques das raposas aos galinheiros aqui à volta...

Pois, isso acontece sempre quando falta presas para as raposas, ou para qualquer outro animal que comam os coelhos, pois não tendo com que alimentar, elas já fazem isso por instinto, daí começam logo a atacar os galinheiros, dentro das aldeias.
A águia de asa redonda (Buteo Buteo), é outra espécie por exemplo que tem o coelho como uma presa peferível.
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
LISTA VERMELHA: COELHOS PASSAM A ESTAR EM PERIGO DE EXTINÇÃO

A situação dos coelhos-europeus (Oryctolagus cuniculus) foi revista para pior pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), no âmbito da última revisão da Lista Vermelha.

“Um novo surto da doença hemorrágica viral dos coelhos causou declínios estimados da população que chegam aos 70 por cento”, justifica a UICN, num comunicado divulgado esta terça-feira.

Desde 2008 e até à mais recente revisão da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, que foi agora publicada pela UICN, este mamífero estava classificado como Quase Ameaçado de extinção. Ou seja, considerava-se que estava próximo de uma situação de ameaça ou que ficaria ameaçado, se não fossem tomadas medidas adicionais de conservação.


European-Rabbit-%C2%A9-Mathias-Appel-CC-1.0-Universal-CC0-1.0-Public-Domain-Dedication.jpg


https://www.wilder.pt/historias/lis...6CG9qO-YhBNck5fpmHVQDpf56sXy7iX_c6IYDH36BwREs

Há 10-15 anos atrás ainda me lembro de passar nas estradas do Alentejo e ver coelhos com alguma regularidade nas bermas e nos campos. É incrível a diminuição do número de avistamentos desta espécie hoje em dia. Aqui na zona apenas conheço um local onde os vejo com regularidade, numa zona de mata. Mas hoje em dia é possível fazer um dia inteiro de viagem de carro no Alentejo sem ver um único coelho...