Biodiversidade

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Ontem durante uma das minhas voltas por trilhos rurais, encontrei um pinheiro bravo que deveria ter uns 12 metros de altura que estava seco á relativamente pouco tempo, ao aproximar-me do mesmo observei que a casca do seu tronco estava totalmente picada/esburacada, desde o chão até quase ao topo. Os buracos eram pequenos, talvez tivessem 1 cm, mas eram centenas de buracos a toda á volta do tronco.
Ao mesmo tempo fiquei curioso para saber o que lhe teria provocado a morte precoce, nao sei se já alguem observou algo parecido...

pode o escaravelho do pinheiro entrou a alguns anos pelo porto de Sines em madeira contaminada e tem avançado país fora, é um topico que tem estado meio esquecido mas tem dado muito prejuízo e tem levado muitos silvicultores a mudar para o eucalipto, é tipo o quem tem atacado as palmeiras os tratamentos tem de ser árvore a árvore ou abatendo uma certa área desde o foco e queimar a madeira, só frio abaixo de zero durante bastante tempo pode controlar a população
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Há uma semana passei por uma aldeia chamada Brotas, fui de carro ao Algarve pela nacional como é costume, para ir vendo as aldeias...

Ora Brotas é muito interessante do ponto de vista botânico, aliás todas as aldeias daquela zona o são pois têm em redor manchas de carvalho-cerquinho e restos de galerias ripícolas. Outra zona com este tipo de vegetação é o Litoral Alentejano e a Costa Vicentina, aliás a melhor galeria ripícola que vi até hoje esta perto de Odemira e deveria ser floresta nacional com protecção total como a Mata da Albergaria.

Adiante.

Antes de chegar a Brotas constatei que um ou vários proprietários fizeram uma limpeza da ribeira à boa maneira portuguesa. Foram à vida freixos, choupos ou amieiros, alguns de grandes dimensões. Salvaram-se alguns carvalhos à beira da nacional, resta saber por quanto tempo pois as autoridades têm agora o mau hábito de arrancar as árvores que crescem nas valas à beira das estradas, como já vi no Alentejo.

A presença das árvores não prejudicaria a actividade agrícola de subsistência daquelas nesgas de terra do pequeno vale... e também foram abatidos sobreiros...

É um facto que o negócio da lenha com a crise voltou a expandir-se em algumas zonas, as lareiras a lenha estão na moda, é mais barato aquecer fornos de pão com lenha, os churrascos no quintas estão na moda e isso aumenta o consumo de carvão... e quem sofre são normalmente as azinheiras, os carvalhos ou as árvores ripícolas, pois a madeira de pinheiro ou de eucalipto estala muito quando arde e o consumidor assusta-se e não gosta...

Quando vierem cheias aquelas margens da ribeira de Brotas serão arrastadas pois já lá não estão as raízes das árvores para segurar o solo.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Quercus alerta para novo loteamento turístico junto da Lagoa de Óbidos

Obras estão a destruir dunas e floresta de protecção na orla costeira

Fal%C3%A9sias.JPG

A Quercus teve conhecimento, através de denúncias, do avanço das obras de construção do projecto “Conjunto Turístico Falésias D’ El Rey”, numa área de 240 hectares, na zona do Bom Sucesso, entre a Lagoa de Óbidos e a linha de costa no concelho de Óbidos, o qual arrasou uma extensa área dunar e de floresta de protecção à orla costeira, desfigurando uma paisagem única e de grande sensibilidade ambiental.

O projeto do empreendimento Falésias D'El Rey, prevê a construção de um hotel de cinco estrelas, um boutique hotel, 475 apartamentos, moradias de luxo, piscinas, campos de ténis e um campo de golfe com 18 buracos, aumentando ainda mais a carga urbanística sobre esta área do litoral.

De salientar que este novo empreendimento foi classificado como projecto de Potencial Interesse Nacional (PIN), teve Declaração de Impacte Ambiental favorável condicionada em 2009, pelo então Secretário de Estado do Ambiente Humberto Rosa e foi licenciado pela Câmara Municipal de Óbidos, sem que tenham sido avaliados os impactes cumulativos com os outros empreendimentos, nomeadamente o Royal Óbidos, o último ainda em execução e que lhe está adjacente.


Destrui%C3%A7%C3%A3o_pinhal.JPG
Obras_2.JPG


O facto do dono da obra promotor ser uma empresa insolvente, Massa Insolvente Crissier, S.A. revela um grande risco da obra não ser concluída e deixar um passivo ambiental.

O estatuto dos projetos de Potencial Interesse Nacional, referem que os mesmos “possuam comprovada viabilidade económica e reconhecida idoneidade e credibilidade do respectivo promotor”, e que “sejam susceptíveis de adequada sustentabilidade ambiental e territorial”, o que neste caso não acontece.

O projecto está em parte na área de protecção do Plano de Ordenamento da Orla Costeira – POOC Alcobaça-Mafra, incluindo a construção de infra-estruturas do loteamento em dunas a menos de 200 metros do mar, destruindo uma área com centenas de hectares de floresta no litoral, dominado por pinhal-bravo e matagais arborescentes do zimbro, Sabina-das-praiasJuniperus turbinata – sem ter em consideração o previsível recuo da linha de costa, provocado pela acentuada erosão.

Entretanto foi criada a Plataforma Defender o Bom Sucesso, movimento cívico para alerta dos impactes do projecto Falésias D'El Rey, com o qual somos solidários.

A Quercus considera que não estão reunidas as condições para que este projecto avance de acordo com os pressupostos reunidos quando foi efectuada a avaliação de impacte ambiental, pelo que apela às autoridades para que seja de imediato efectuada uma fiscalização exaustiva ao cumprimento das condicionantes estabelecidas, e em caso de incumprimento, proceder ao embargo das obras.

http://www.quercus.pt/comunicados/2...loteamento-turistico-junto-da-lagoa-de-obidos
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Mais um pin , essa invenção amiga dos grandes grupos econômicos que , a par do fantástico plano nacional de barragens, criados pelo governo anterior, patrocinaram / patrocinam alguns dos maiores atentados ambientais das ultimas décadas ( e depois este governo e que não tem politica ambiental ).

Já estive nesta zona e considero lamentável como se destrói um ecossistema numa zona tao sensível . Próprio de um pais terceiro - mundista .
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Tomara o nosso país encher as vagas do hoteis que estao construidos, acho que nao será necessário construir mais hotéis ou campos de golfe para depois estarem "ás moscas".
E o desperdício de água usada para regar esse campo de golfe, seria muito melhor usar essa água para produzir legumes, regar árvores de fruto...
Isto já para nao falar nao destruiçao que irá causar, mesmo que a construçao não prossiga, o que já nao é o primeiro caso, e infelizmente nem será o último, como tem acontecido também com autoestradas, nomeadamente uma que tenho conhecimento no Alentejo, em que fizeram as terraplanagens, construção de pilares para viadutos, e agora está lá tudo abandonado, se proveito de ninguem, nem do antigo dono, que ficaram com propriedades cortadas ao meio. Os nossos filhos e netos depois querem fazer um piquenique á sombra de uma árvore de uma grande azinheira, passear pela floresta, que possivelmente irá estar despida, ou queimada, ou essa azinheira provavelmente vou cortada para lenha.
Somo uma geração muito egoísta, nao pensamos nas gerações vindouras.
Como se costuma dizer quando se planta um sobreiro, faz-se a pensar nos nossos filhos e netos, porque no tempo deles é que o sobreiro estará no seu auge.
Com os eucaliptos, o interesse económico a curto prazo fala mais alto, é precisamente o contrário, basta esperar uns 7 anos e pronto é só cortar.


Nova ameaça à integridade paisagística do Património da Humanidade
Parque Eólico de Torre de Moncorvo afecta espécies protegidas, população e a paisagem do Alto Douro Vinhateiro – Património Mundial

O novo projecto do Parque Eólico de Torre de Moncorvo prevê a instalação de 30 aerogeradores com uma capacidade instalada de 60 MW (cerca de 1,2% da capacidade eólica instalada total), estando previsto para os concelhos de Torre de Moncorvo e Carrazeda de Ansiães, afectando a Zona Especial de Protecção do Alto Douto Vinhateiro, classificado como Património Mundial pela UNESCO.

Os maiores impactes ao nível dos habitats são a afectação de zimbrais, habitat 9560* prioritário – Floresta endémica de Juniperus spp; gilbardeira e narcisos com estatuto de conservação. Também existem vastas áreas de sobreirais e mais de 30% do aerogeradores estão previstos em áreas de média/alta densidade de sobreiros. O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) refere que as zonas com maior densidade são a noroeste e este da localidade de Pinheiro do Douro, contudo, é omisso a afectação de áreas de povoamento definidas na regulamentação legal. O mesmo acontece com o azinhal em que 5 aerogeradores estão previstos em áreas de média/alta densidade de azinheira, mas os povoamentos não foram cartografados, não permitindo uma avaliação que cumpra a legislação de protecção da azinheira e do sobreiro.

http://www.quercus.pt/comunicados/2...dade-paisagistica-do-patrimonio-da-humanidade
 
Última edição:

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Esses PINs estão falidos, no Algarve não faltam empreendimentos falidos.

Na Praia Verde iam fazer o Verde Lago mas já passaram mais de 10 anos, e a paisagem ficou destruída, com uma cratera brutal, parece que caiu ali uma bomba ou um meteorito.

Eu pergunto quem vai comprar tanta casa, a população portuguesa vai cair para pouco mais de 8 milhões de habitantes, no futuro as pensões darão apenas para as despesas do dia e não haverá margem para dívidas de segunda habitação, e os estrangeiros na sua maioria já pagam IMIs altíssimos ou impostos municipais altos nos seus países, antigamente compensava comprar casa por cá, nos tempos do escudo, agora com o euro a conversa é outra e tendo em conta que a tendência futura do euro será a valorização face à libra então ainda menos compensará comprar casa em Portugal. As novas gerações gostam de estar sempre a conhecer novos destinos, antigamente é que se comprava casa para a vida e se ia décadas sempre para a mesma praia.

No Algarve está ao lado do rio Guadiana um mega empreendimento falido, o Verde Lago não passou de uma mega cratera, do Monte Rei não se sabe o destino, a Quinta das Oliveiras a norte de Tavira nunca avançou, enfim, absolutamente nenhum PIN ou mega empreendimento no sotavento conseguiu vingar, e no Barlavento também não faltam exemplos.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
deixem lá pode ser que quando a floresta crescer se tornem ruínas e ainda podem dar muito jeito a alguns animais, como corujas das torres e não só

Temos de ver o lado positivo da borrada que se faz.

Lembro-me perfeitamente do campo de golfe que fizeram na zona de Marvão e que já está à uns anos ao abandono. Se não me engano pertencia ao último governador de Macau que não me lembro do nome.
Deve ter sido por volta de do ano 2000 que fiz uma visita de estudo e apenas o campo de Golfe funcionava.

12 anos depois voltei lá quando comecei a trabalhar no Marvão e já estava ao abandono. Todo o campo de golfe é um belo pasto para as ovelhas que tratam de manter o o mato limpo ahahahahaha.

A natureza aos pouco vai tomando aquilo que já lhe pertenceu.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Temos de ver o lado positivo da borrada que se faz.

Lembro-me perfeitamente do campo de golfe que fizeram na zona de Marvão e que já está à uns anos ao abandono. Se não me engano pertencia ao último governador de Macau que não me lembro do nome.
Deve ter sido por volta de do ano 2000 que fiz uma visita de estudo e apenas o campo de Golfe funcionava.

12 anos depois voltei lá quando comecei a trabalhar no Marvão e já estava ao abandono. Todo o campo de golfe é um belo pasto para as ovelhas que tratam de manter o o mato limpo ahahahahaha.

A natureza aos pouco vai tomando aquilo que já lhe pertenceu.

Se chernobil se esta a curar muita coisas abandonada neste país vai voltar ao estado onde pertence, eu sei que a desertificação populacional do interior é um drama mas tem a parte positiva de aliviar a pressão sobre alguns habitats
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Apanhados a roubar 14 toneladas de cortiça

Militares do Núcleo de Investigação Criminal do Montijo da GNR detiveram ontem em flagrante delito, três homens quando estes furtavam 14.200 quilos de cortiça, cujo valor ascende a 11 860 euros, avançou esta força de segurança em comunicado.

A detenção ocorreu logo após os militares terem sido alertados para a presença de pessoas estranhas no interior de uma propriedade privada, a carregarem cortiça com maquinaria pesada, tendo os indivíduos sido surpreendidos em flagrante delito.

Para além de terem recuperado a cortiça, os militares apreenderam um veículo pesado de mercadorias e 7 600 euros em numerário.

Os suspeitos foram notificados para primeiro interrogatório judicial.


http://sol.pt/noticia/411143/Apanhados-a-roubar-14-toneladas-de-cortica-
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Bem, esta manhã aconteceu-me algo insólito, ia eu de bicicleta tranquilo, quando do nada, ainda longe, avisto algo na estrada parecido a um cão, ao aproximar-me vejo que era um Sacarrabos (Herpestes ichneumon) enorme, estático a olhar para mim, segundos depois mete-se no mato.
Por aquilo que pesquisei trata-se de uma especie rara nesta zona, ou estarei a dizer asneira?

Local: Estrada do Pisão, Alcabideche (Cascais)

Basicamente o que eu vi foi isto:

aqnrt2Q.jpg


http://fotos.sapo.pt/greenbit/fotos/?uid=NbjTos6ZbFcWnU20ZK1z

@belem o que dizes ? Normal ter-me cruzado com esta especie?
 
Última edição: