Biodiversidade

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Bicho digamos daninho que tem aumentado nas últimas décadas por ter perdido os seus predadores naturais, especialmente o lince-ibérico.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,318
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bicho digamos daninho que tem aumentado nas últimas décadas por ter perdido os seus predadores naturais, especialmente o lince-ibérico.

Estes avistamentos foram aqui na serra de Sintra. O habitat do lince também se estendia até esta zona? Ou provavelmente esta espécie avistada esteja a proliferar e a estender-se a todo o território.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Ele anda a proliferar.

Nem é de cá. Veio do Norte de África. Há umas décadas estava mais presente nas serras algarvias ou no interior alentejano. Mas tem estado a proliferar, devido ao abandono da agricultura e à ausência de predadores, linces, águias, lobos...
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
não esta sozinho muita coisa veio do norte de África tal como o ginete e a consequência de se estar tão perto. este senhor que é um mangusto tem muitos nomes dados pelo povo. Não acho daninho vem ocupar um nicho deixado vago por várias espécies como gatos bravos e o famoso lince que erradicamos e nos faziam um grande favor ao eliminar roedores coelhos e lebres, daninhos são os lagostins do Luisiana e os siluros que já invadiram vários rios ibéricos
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
As cobras , esse animal tao odiado e que existe cada vez em menor numero , também são uns dos principais controladores de roedores .

O camaleão também veio do Norte de Africa , no inicio do seculo xx e agora e uma especie protegida .

Essa do camaleão é muito polémica. Há novos dados que já foram postos aqui em tempos e indicam que a sua origem está aqui e é antiga.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Portugal perde 3 mil milhões de euros por ano com falta de gestão florestal

São 3 mil milhões de euros que escapam ao PIB nacional. Uma investigação Sexta às 9 detetou que a falta de investimento numa gestão florestal eficaz está a fazer perder negócios e a desviar indústrias que vivem da madeira para os Estados Unidos.



É o caso dos pellets. São cada vez mais utilizados na Europa do Norte, tanto para uso doméstico como industrial.

Mas em Portugal, continuamos a importar carvão e exportamos este recurso 100% natural e 100% português que advém exclusivamente da floresta.

Ao fim de uma década, em que já arderam mais de um milhão de hectares, o Estado continua a investir o mesmo na floresta e até cortou os benefícios fiscais dados a quem utilizava esta energia alternativa.

Neste quadro, os empresários de pellets decidiram expandir para fora do país, enquanto por cá lhes apontam o dedo como sendo os possíveis criminosos que lucram com os grandes incêndios.

http://www.rtp.pt/noticias/pais/por...por-ano-com-falta-de-gestao-florestal_v859405
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Vila do Bispo rasga arriba fóssil com 250 milhões de anos para facilitar acesso à praia


Geomonumento da praia do Telheiro na Costa Vicentina, considerado exemplar único no mundo, pode vir estar em perigo devido à massificação turística.


979394


Em Sagres, a Câmara Municipal de Vila do Bispo terraplanou uma arriba fóssil quaternária para facilitar o acesso à praia do Telheiro, um dos muitos locais da Costa Vicentina que ainda está em estado natural. Consequências? Os geólogos receiam que a abertura do caminho seja o primeiro passo para colocar em perigo o geomonumento do Praia do Telheiro, considerado pelo geólogo Galopim de Carvalho “muito mais importante do que o internacionalmente conhecido Siccar Point, na Escócia”, e que figura em tudo o que é manual de geologia por esse mundo fora.

Carla Cabrita, guia da natureza, foi a primeira a insurgir-se contra esta intervenção. Ao toque de alarme, dado há um mês, respondeu de imediato a comunidade científica. Galopim de Carvalho, na sua página do Facebook, destacou a importância do geomonumento, deixando um alerta: “Urge defendê-lo do camartelo do progresso, que o desinteresse, quase sempre fruto da ignorância de quem decide, põe em risco”.

No mesmo sentido manifesta-se, em resposta ao PÚBLICO, Ana Ramos Pereira, da Universidade de Lisboa: “Está ali um monumento que não se vê em mais lado nenhum em Portugal, e é muito raro encontrar mesmo na Europa”.
O presidente da Câmara de Vila do Bispo, Adelino Soares, desvalorizou estas críticas: “Só fizemos melhoramentos num caminho pré-existente”. Porém, neste caso, trata-se de uma zona sensível, situada na área do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Por conseguinte, a Inspecção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT), no passado dia 15, determinou a “necessidade de suspender qualquer intervenção na área enquanto não for devidamente comprovada a legalidade das intervenções em causa”. Uma “medida preventiva” já comunicada ao município.

Entretanto, a IGAMAOT, interpelado pela PÚBLICO, adiantou que foram efectuadas “diligências junto do ICNF” [Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas], dando nota de que tais acções “poderão consubstanciar a violação dos planos especiais incidentes sobre a área”.

O autarca, socialista, diz não compreender o “fundamentalismo” com que o assunto está a ser encarado. “Só pretendemos melhorar o acesso à praia do Telheiro [não vigiada], permitindo o acesso aos veículos de socorro em caso de acidente”, justifica. Mas, de seguida, passa ao contra-ataque: “Criticam, mas não sabem do que falam, porque não foram ao local, só viram fotografias”.


http://www.publico.pt/local/noticia...de-anos-para-facilitar-acesso-a-praia-1708256

O que é se pode dizer, quando as Camaras municipais deviam de ser um órgão que devia de incentivar a preservação da dita arrábida, e não o contrário... Estão mais interessados em abrir caminho para os turistas, visitantes em massificar mais um local que devia de permanecer intacto e belo, tal como a natureza o construiu.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,171
Local
Belas
já sabia que as formigas conseguiam carregar coisas mais pesadas que o seu próprio peso, mas acho que nunca tinha visto uma carga destas.. :D além do insecto "tesoura" que carrega, ainda vem por acréscimo um bocadinho de musgo em cima.. e mal parou para a foto.. :lol:


Size doesn´t matter..
by Marcelo Antunes, no Flickr
Elas têm trabalho o Verão todo, são sem dúvida animais muito trabalhadores e esforçados!
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Um relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) revela que a desflorestação abrandou nos últimos anos, sobretudo, devido à progressão das novas florestas plantadas, mas a área total de floresta continua a recuar.

Praticamente 129 milhões de hectares de floresta foram perdidos desde 1990, o que leva a que a superfície florestal mundial tenha recuado de 31,6% para 30,6%.

O relatório apresentado em Durban (África do Sul), a 7 de setembro, refere que em África com 2,8 milhões de hectares e na América do Sul com 2 milhões de hectares, em que o problema é mais grave no último ano.

Facto positivo é que nos últimos 25 anos a taxa de florestação baixou 50%. No período de 2010 a 2015 a taxa é de 0,08%, enquanto nos anos 90 era de 0,18%.

Desde 1990, a quantidade de carbono em stock na biomassa nas florestas mundiais diminuiu cerca de 17,4 giga toneladas, principalmente devido à afeação da área florestal para a agricultura.

Entretanto, o aumento da área florestal plantada está em crescimento, sendo que está em aumento de 3,1 milhões de hectares por ano.

A maior utilização da madeira das florestas é para queimar. As extrações de madeira, que em 1990 eram de 2,8 mil milhões de m3, dos quais 41% era para queimar, em 2011 atingiram os 3 mil milhões de m3, com 49% para queimar.

Para terminar, a FAO estima que o setor florestal ocupe 1,7% da mão-de-obra mundial, da qual 0,4% trabalha diretamente na floresta.

http://www.agronegocios.eu/noticias/desflorestacao-abranda-e-plantacao-de-novas-florestas-aumenta/
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Isso que sucedeu em Vila do Bispo é um crime ambiental grave e denota a falta de poder que têm os parques naturais em Portugal.

As praias da Costa Vicentina com bons acessos não ficam sobrelotadas no Verão. Por que motivo são necessários mais acessos para outras praias? A Costa Vicentina é local de nidificação de aves. Portanto tem de haver zonas costeiras sem presença humana. É chocante a quantidade de estradas abertas à beira das falésias pelas autarquias. Não se pode ter uma área protegida e estradas para todo o lado, e praias concessionadas em toda a extensão da costa. Alguém terá de moderar os ímpetos de destruição dos autarcas e renaturalizar algumas áreas. Ou isto ou daqui a 10 ou 20 não haverá valores naturais nenhuns para proteger.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Governo dá parecer desfavorável a mini-hídrica em Arcos de Valdevez

A Câmara de Arcos de Valdevez anunciou hoje que a Secretaria de Estado do Ambiente deu parecer desfavorável à construção de uma barragem no rio Vez, em Sistelo, pelo impacte negativo que o projeto provocaria. Em comunicado, aquela autarquia disse que a decisão da Secretaria de Estado do Ambiente foi sustentada num parecer emitido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

"De uma maneira geral, é considerado que os impactes negativos decorrentes da implantação do projeto ultrapassam em muito os impactes positivos", lê-se naquela nota, citando o parecer emitido pela APA. Contactada pela Lusa, a APA não prestou esclarecimento sobre este assunto. No parecer, divulgado hoje pela Câmara local, a APA afirmou que "uma forte contestação" do projeto "é o que emerge da análise dos pareceres recebidos".

"Esta posição, unanimemente defendida por cidadãos, autarquias, organizações não-governamentais de ambiente, associações e outros representantes da sociedade civil é corroborada pelo facto de não terem sido identificadas (...) mais-valias significativas que justificassem os impactes negativos relevantes, significativos e irreversíveis decorrentes da implantação do projeto", acrescentou a APA. -

Bom, no meio de tantos "atentados" cometidos contra a natureza, o que resulta na destruição neste caso de um sítio, talvez único no mundo..

http://www.rtp.pt/noticias/economia...idrica-em-arcos-de-valdevez-autarquia_n860269

A mini-hídrica existente a montante do Santuário da Peneda encontra-se bastante camuflada na Natureza, não causando portanto um impacto ambiental e visual relevante. Para alem disso dá origem a uma albufeira muito bonita e que se enquadra perfeitamente com o meio. Relembro que o único acesso ao local é por trilho e portanto unicamente pedonal. Para que esta mini-hídrica volte a produzir energia eléctrica terá de ser reconstruida em betão, e implica a instalação de tubagens, linha eléctrica e ao que parece um edifício para instalação de máquinas com cerca de 40 metros quadrados. Para a sua construção será necessária a movimentação de terras, o acesso de maquinas e camiões, logo será necessário a construção de uma estrada com pelo menos 3 kms. Tudo isto em pleno PNPG, como é possível????





https://www.facebook.com/salvarsistelo
 
Última edição: