Biodiversidade



Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Dou os meus parabéns aos habitantes do concelho de Arcos de Valdevez por esta vitória da cidadania. Só por isto irei lá em breve deixar alguns euros como turista para ver o vale salvo.

É verdade, neste caso a persistência de toda a população, valeu mesmo a pena, nao se pode "baixar os braços" e deixar que os governantes estraguem o pouco que nos resta, no seu estado selvagem, tudo pela ganancia de votos e de alguns "trocos".
Todos nós unidos temos mais força do que muita gente possa pensar...
Resta-nos preservar o nosso tibete português, onde o Homem consegui arranjar solução para a praticar a sua agricultura, escavando os terrenos com elevado declive, formando assim os socalcos, tal como na região do Douro, o que de outra forma era impraticável a agricultura.

 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Ha outro caso paradigmatico a uns anos atras , onde autarquias e populacoes uniram - se para evitar , com sucesso , a destruicao do rio Minho com a construcao de uma barragem . Por vezes ha boas noticias .E , por falar em Arcos de Valdevez , hoje , ao percorrer a A28 , fiquei surpeendido com um cartaz de promocao turistica da Camara dos Arcos , classificando o concelho de capital da biodiversidade com a foto de um lobo . O lobo como uma mais valia turistica ? Podera ser o inicio de uma nova mentalidade ?
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Quercus preocupada com a infestação de jacintos de água no estuário do rio Cávado

jacintos.jpg


A Quercus está preocupada com a grande quantidade de jacintos de água que está a invadir as margens do rio Cávado. Esta não é a primeira vez que este rio é atacado por esta espécie, o que se traduz em graves consequências para a qualidade da água e para a flora e fauna local.

Os jacintos de água são caracterizados por apresentarem um crescimento rápido quando se reúnem as condições adequadas e podem até duplicar a sua população em poucos dias. Outra das características que favorecem a invasão é a facilidade como se reproduzem quer por via vegetativa quer por via seminal.
Esta planta não é autóctone, sendo originária da América do Sul e foi introduzida na Europa por questões ornamentais tendo aparecido em Portugal nos anos 30. A sua beleza escondia os seus malefícios, e prova disso é a sua larga proliferação no rio Cávado, que compromete a sobrevivência da restante flora e fauna.
Estas plantas invasoras criam uma forma de tapete que muitas vezes cobre totalmente a superfície da água. Esse tapete faz com que a luz incidente seja reduzida, diminuindo assim a qualidade da vida aquática, levando em muitos casos à eutrofização.

Para além do impacte no ecossistema, causam ainda impedimento à navegação e o entupimento de canais, dificultando o uso piscícola e recreativo do rio.
A invasão no rio pode ser justificada pelo calor que se fez sentir nestes últimos meses, pois permitiu que as condições ideias de crescimento se proporcionassem, e daí a planta se ter desenvolvido de forma tão eficaz e rápida.


Esposende.jpg
Barcelos_2.jpg
F%C3%A3o_2.jpg


A Quercus lembra que o controlo de espécies exóticas invasoras, como o jacinto de água, exige uma gestão bem planeada, onde se inclua a determinação da área invadida, a avaliação dos impactes e a definição das prioridades de intervenção. A contínua monitorização é fundamental, de forma a verificar a eficácia e a recuperação da área intervencionada.

Assim, a Quercus solicita ao Ministério do Ambiente e ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas que preceda a ações de combate continuadas para a erradicação desta infestante.

http://www.quercus.pt/comunicados/2...de-jacintos-de-agua-no-estuario-do-rio-cavado
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
DUAS ÁGUIAS-DE-BONELLI LIBERTADAS ESTE ANO EM MADRID ESTIVERAM EM PORTUGAL

Turón e Marne são duas águias-de-bonelli (Aquila fasciata) juvenis, libertadas este ano na Comunidade de Madrid no âmbito do projecto LIFE que quer recuperar esta espécie ameaçada em Espanha. Graças a emissores GPS sabe-se que estiveram em Portugal.

Estas são apenas duas das várias águias marcadas este ano e libertadas na Comunidade de Madrid. São animais que começaram a voar em Julho. Agora entraram na fase de dispersão juvenil. “A sua principal preocupação é selecionar áreas com alimento abundante onde vão aperfeiçoar as suas técnicas de caça. Dentro de alguns anos escolherão uma área onde se instalar para se reproduzir”, explicam os responsáveis do projecto LIFE Bonelli.

Turón fez uma grande viagem por Portugal. Acumulou centenas de quilómetros e agora está perto de Sevilha.

Marne chegou a Portugal pelo Tejo Internacional a 4 de Setembro. Depois de dois dias em terras lusas, regressou a Espanha e a 9 de Setembro estava de volta à Comunidade de Madrid.

A recuperação desta espécie passa pelo reforço das populações de Madrid, Navara e Alava e pela reintrodução na região de Mallorca.

Em Portugal, a águia-de-bonelli é uma espécie classificada Em Perigo de extinção pelo Livro Vermelho dos Vertebrados.

http://www.wilder.pt/monitor/duas-a...das-este-ano-em-madrid-estiveram-em-portugal/
 
  • Gosto
Reactions: frederico

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Fábrica de reciclagem está a ser construída em zona de reserva ecológica em Guimarães

Há um caso que está a deixar a Câmara de Guimarães debaixo de fortes suspeitas de favorecimento a uma empresa de reciclagem de plásticos.



Uma fábrica que está a ser construída num terreno que agora faz parte de uma zona de reserva ecológica da cidade berço.

Um grupo de cidadãos queixou-se deste polémico licenciamento ao Ministério Público e o caso está a ser investigado.

O Sexta às 9 investigou as origens desta fábrica e descobriu que a sua primeira unidade, em Famalicão, já motivou queixas para o Ministério do Ambiente.

http://www.rtp.pt/noticias/pais/fab...ona-de-reserva-ecologica-em-guimaraes_v861268
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Paul do Boquilobo tenta manter galardão de Reserva da Biosfera


Foi entregue esta semana na UNESCO o documento que prova a adaptação às novas exigências da classificação, diferentes das que vigoravam em 1981, quando a reserva foi distinguida.


A maior colónia de garças da Península Ibérica está no Boquilobo

O Paul do Boquilobo, primeira Reserva da Biosfera reconhecida pela UNESCO em Portugal, concluiu esta semana o processo para manter o galardão, apesar da poluição do rio Almonda, que atravessa aquela área protegida partilhada entre os concelhos da Golegã e de Torres Novas.

O presidente da reserva, Mário Antunes, que é também presidente da organização não-governamental de ambiente ONGATejo – líder do conselho executivo que desde 2014 gere esta Reserva da Biosfera no distrito de Santarém –, disse nesta quinta-feira à Lusa que foi entregue esta semana na Comissão Nacional da UNESCO o documento que atesta a adaptação às novas exigências do programa MaB (Homem e Biosfera), bem diferentes das que vigoravam em 1981, quando a reserva foi distinguida.

Em 2013, a UNESCO recomendou que a Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo passasse a ter um órgão próprio – até aqui era gerida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) –, que integrasse os agentes locais na gestão e que os seus limites (até agora coincidentes com os da Reserva Natural) abrangessem outras componentes para além da conservação da natureza, como a valorização dos recursos endógenos, a investigação, a sensibilização ambiental, o desenvolvimento sustentável.

Mário Antunes afirmou que as duas primeiras recomendações foram satisfeitas em 2014 com a criação do novo modelo de gestão "inovador" – com um conselho executivo que integra a ONGATejo, o ICNF e os municípios da Golegã e de Torres Novas, e uma comissão de acompanhamento onde têm assento os agentes económicos mais relevantes no território (52 entidades) –, tendo sido agora concluída a terceira.

Esta permitiu o "acréscimo significativo" da área abrangida, que passou dos 550 hectares da reserva natural para os 5900 hectares.

O Paul do Boquilobo é uma zona húmida com elevada biodiversidade, com destaque para uma importante colónia de garças e de colhereiros, sendo ponto importante nas migrações outonais de aves. Mas a reserva é atravessada pelo rio Almonda, que é ainda alvo de descargas ilegais sobretudo no concelho de Torres Novas

http://www.publico.pt/local/noticia...anter-galardao-de-reserva-da-biosfera-1708889

Venha conhecer as aves do paul do Boquilobo - Anilhagem e observação (EuroBirdwatch15)

Organização (entidades parceiras): Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas/Departamento de Conservação da Natureza e Florestas de Lisboa e Vale do Tejo - Reserva Natural do Paul do Boquilobo
(NOTA: atividade da inteira responsabilidade da entidade organizadora)

Parceiros: Quercus - Núcleo do Ribatejo e Estremadura, ONGATEJO

Local da atividade: Reserva Natural do Paul do Boquilobo (concelhos de Torres Novas e Golegã)
Descrição: No dia 3 de outubro a Reserva Natural do Paul do Boquilobo convida-o a participar numa sessão de anilhagem de aves ou, em alternativa num passeio de oservação de aves da reserva.

Anilhagem (atividade 1)

Horários e pontos de encontro:
» início: às 06h30 Centro de interpretação da Reserva Natural
» final às 20h00 no mesmo local

http://www.spea.pt/calendario/?year=2015&month=10&id=1222
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic e Thomar

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Marinha apreende duas toneladas de tubarão ao largo do Algarve

A Marinha portuguesa anunciou esta sexta-feira que apreendeu, na quinta-feira, cerca de duas toneladas de tubarão, numa fiscalização realizada a bordo de uma embarcação que se encontrava 50 milhas a sul do cabo de São Vicente, no Algarve.

FOTO: MARINHA PORTUGUESA
Tubarões apreendidos



ng4807995.jpg



A fiscalização foi realizada pela lancha "Cassiopeia", que intercetou "um navio fábrica nacional, licenciado para pesca de espécies de profundidade, contendo a bordo cerca de 2.000 quilogramas de tubarão, que foi integralmente apreendido", referiu a Marinha num comunicado.

"As espécies apreendidas encontravam-se evisceradas, descabeçadas e sem barbatanas, sendo que é proibida a remoção das barbatanas de tubarão a bordo dos navios", destacou a mesma fonte.

A Marinha alertou para a "forma decisiva" como esta prática contribui para a mortalidade excessiva dos tubarões e provoca "uma progressiva depauperação do número de unidades populacionais", tornando-se numa ameaça à sua sustentabilidade.

"O processo contraordenacional será entregue na Capitania de Peniche para as diligências processuais tidas por atinentes", acrescentou a Marinha.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Justica/Interior.aspx?content_id=4812663
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Não só concordo como acho que a serra precisa de uma limpeza! Os edifícios no planalto central deveriam ser demolidos, alguns até estão abandonados! Em Espanha nas serras irmãs da Cordilheira Central (Gata, Francia, Gredos) nunca vi estradas para o cume dos montes.

O presidente da Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela (ASE) considerou hoje que a estrada de acesso à Torre, na Serra da Estrela, é um "atentado" ambiental e propõe o seu encerramento.
"A estrada da Torre é o maior atentado ao ambiente e à conservação da Serra da Estrela", afirmou hoje José Maria Saraiva, dirigente da associação cívica e ambientalista ASE, com sede em Manteigas, durante uma sessão realizada no auditório do Centro Cívico daquela vila, sobre "Turismo de Montanha".

Durante o encontro, que contou com a presença de autarcas, ambientalistas, agentes de turismo e da proteção civil, o responsável falou de alternativas para o atual sistema de ligações viárias da região da Serra da Estrela e lançou o desafio à comunidade académica para que estude o assunto e proponha alternativas à atual estrada de acesso à Torre.

"Temos que ter um grande equilíbrio na questão das acessibilidades", referiu o dirigente, denunciando que o tipo de turismo hoje praticado na região é o mesmo que foi criado nos finais dos anos de 1950.

Referiu que a construção da estrada que faz a ligação com o ponto mais alto da serra, a Torre, com uma extensão de 15 quilómetros, que encerra quando neva em grandes quantidades, originou "custos brutais com os consumos de combustíveis e questões de segurança".

Alertou que no estrangeiro não existem "estradas a passar na ‘careca' dos montes", como em Portugal, daí a razão para o fecho das vias quando neva em abundância.

José Maria Saraiva sugere o fecho da estrada "durante todo o ano", mas antes de tal acontecer propõe alternativas.

O responsável propõe que a ligação rodoviária entre Covilhã e Seia seja feita a partir da estrada do Tortosendo (Covilhã) e que seja equacionada a construção de dois túneis entre Unhais da Serra (Covilhã), Alvoco da Serra e Loriga (em Seia).

Defende também a construção de um teleférico para colocar pessoas na Torre, a partir do local conhecido por Covão da Mulher.

"Nós defendemos isto, mas não somos técnicos", ressalvou José Maria Saraiva.

Após ouvir a sugestão da ASE, o professor de esqui e ex-autarca de Vale Formoso (Covilhã), Arménio Matias, que estava na assistência, sugeriu a construção de um funicular para transporte dos visitantes para o ponto mais alto da Serra da Estrela.

"A única solução é apenas um funicular e acabou. Não pensem em mais nada", disse.

Diário Digital com Lusa

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=756939
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Não só concordo como acho que a serra precisa de uma limpeza! Os edifícios no planalto central deveriam ser demolidos, alguns até estão abandonados! Em Espanha nas serras irmãs da Cordilheira Central (Gata, Francia, Gredos) nunca vi estradas para o cume dos montes.

O presidente da Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela (ASE) considerou hoje que a estrada de acesso à Torre, na Serra da Estrela, é um "atentado" ambiental e propõe o seu encerramento.
"A estrada da Torre é o maior atentado ao ambiente e à conservação da Serra da Estrela", afirmou hoje José Maria Saraiva, dirigente da associação cívica e ambientalista ASE, com sede em Manteigas, durante uma sessão realizada no auditório do Centro Cívico daquela vila, sobre "Turismo de Montanha".

Durante o encontro, que contou com a presença de autarcas, ambientalistas, agentes de turismo e da proteção civil, o responsável falou de alternativas para o atual sistema de ligações viárias da região da Serra da Estrela e lançou o desafio à comunidade académica para que estude o assunto e proponha alternativas à atual estrada de acesso à Torre.

"Temos que ter um grande equilíbrio na questão das acessibilidades", referiu o dirigente, denunciando que o tipo de turismo hoje praticado na região é o mesmo que foi criado nos finais dos anos de 1950.

Referiu que a construção da estrada que faz a ligação com o ponto mais alto da serra, a Torre, com uma extensão de 15 quilómetros, que encerra quando neva em grandes quantidades, originou "custos brutais com os consumos de combustíveis e questões de segurança".

Alertou que no estrangeiro não existem "estradas a passar na ‘careca' dos montes", como em Portugal, daí a razão para o fecho das vias quando neva em abundância.

José Maria Saraiva sugere o fecho da estrada "durante todo o ano", mas antes de tal acontecer propõe alternativas.

O responsável propõe que a ligação rodoviária entre Covilhã e Seia seja feita a partir da estrada do Tortosendo (Covilhã) e que seja equacionada a construção de dois túneis entre Unhais da Serra (Covilhã), Alvoco da Serra e Loriga (em Seia).

Defende também a construção de um teleférico para colocar pessoas na Torre, a partir do local conhecido por Covão da Mulher.

"Nós defendemos isto, mas não somos técnicos", ressalvou José Maria Saraiva.

Após ouvir a sugestão da ASE, o professor de esqui e ex-autarca de Vale Formoso (Covilhã), Arménio Matias, que estava na assistência, sugeriu a construção de um funicular para transporte dos visitantes para o ponto mais alto da Serra da Estrela.

"A única solução é apenas um funicular e acabou. Não pensem em mais nada", disse.

Diário Digital com Lusa

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=756939


A ideia é muito boa, mas é muito difícil de colocar em prática, devido aos interesses instalados. No passado, já houveram outras tentativas, mas sempre sem sucesso.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e frederico

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O turismo de neve na Estrela é uma ilusão. Não há condições ambientais para o que imaginaram que poderiam fazer. Aquilo não é nem nunca será os Alpes.

A pobre da serra teve a infelicidade de ser a mais alta de Portugal. Se fosse espanhola, não teria certamente estradas no Maciço Central nem projectos de túneis a atravessá-la nem de auto-estradas à porta.

Quiserem fazer o mesmo no Gerês nos anos 70, mas felizmente o projecto, por milagre, ficou na gaveta... senão hoje teríamos o maciço central do Parque Nacional cortado com estradas...
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Estive recentemente no parque de natureza de Noudar, perto de Barrancos. A situação em algumas áreas entre Moura e Barrancos é dantesca, há áreas onde as árvores desapareceram todas com a doença do sobreiro. Uma pessoa que trabalha na herdade disse-me que o problema começou há dois anos e estão muito assustados, pois a situação está descontrolada. Têm dezenas de pedidos de autorização para abate de árvores mortas, e vastas áreas estarão perdidas em breve! Perguntei por que motivo do outro lado da fronteira não há praticamente doença e eles não têm uma explicação. Com milhares de quilómetros ao fim-de-semana pelo país, posso afirmar que estamos perante uma catástrofe ambiental e económica, das maiores das últimas décadas, e ninguém fala disto! Caramba, o que andam a fazer proprietários, Governo, associações ambientalista, caçadores?
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Estive recentemente no parque de natureza de Noudar, perto de Barrancos. A situação em algumas áreas entre Moura e Barrancos é dantesca, há áreas onde as árvores desapareceram todas com a doença do sobreiro. Uma pessoa que trabalha na herdade disse-me que o problema começou há dois anos e estão muito assustados, pois a situação está descontrolada. Têm dezenas de pedidos de autorização para abate de árvores mortas, e vastas áreas estarão perdidas em breve! Perguntei por que motivo do outro lado da fronteira não há praticamente doença e eles não têm uma explicação. Com milhares de quilómetros ao fim-de-semana pelo país, posso afirmar que estamos perante uma catástrofe ambiental e económica, das maiores das últimas décadas, e ninguém fala disto! Caramba, o que andam a fazer proprietários, Governo, associações ambientalista, caçadores?

Um problema de facto e de difícil solução já que o problema está no solo, lugar onde reside o fungo que provoca a mortalidade das árvores. O problema parece maior no Interior Sul do Alentejo.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Thomar

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Pelo que li num estudo e confirmei no terreno o problema é mais grave nos solos de xisto-grauvaque.

Alguns pontos negros:

Serra do Caldeirão nos concelhos de Alcoutim, Castro Marim, Tavira, Loulé, São Brás, Silves

serras a Sul de Odemira, até Monchique

peneplanície a norte das serras de Mértola

peneplanície de Almodôvar e serra do Mu

serras de Portel e da Vidigueira

serra de Serpa

entorno da barragem do Alqueva

Moura-Barrancos

comarca de El Andévalo, a sul da serra de Aracena, e comarca Costa Occidental de Huelva