Thomar
Cumulonimbus
Isto está muito fraquinho a nível de libelinhas e libélulas este ano quase sem observações. 

Confirmo aqui também, mas apesar disso não há tantos mosquitos. E estranho ainda mais a quase ausência de andorinhas!Isto está muito fraquinho a nível de libelinhas e libélulas este ano quase sem observações.![]()
Fugazmente parece-me que a avistei, também não consigo foto. A última vez foi nas dunas da Praia da Rainha, há cerca de uma semana, único avistamento deste ano.Nos últimos 3 dias tenho visto um exemplar desta espécie de borboleta por aqui
Gonepteryx cleopatra - Museu Virtual Biodiversidade https://share.google/HOmUQFz8VvJ51V0Wn
Não a consigo fotografar com o tlm, é muito fugidia.
Aqui por Cabanas, não existem andorinhas, mas existem andorinhões, julgo que dos beirais.Confirmo aqui também, mas apesar disso não há tantos mosquitos. E estranho ainda mais a quase ausência de andorinhas!
Será que faltam as presas destas espécies?
Muito comum por aqui é o Melro preto
Melro-preto (Turdus merula) – Aves de Portugal https://share.google/7Bz4fNfnxzTVv4NHX
Oiço isto todos os dias várias vezes
Pintassilgos
Duas espécies com grande presença cá pelo bairro, e não só, claro.Melro preto
Uma das coisas que me chamou a atenção hoje, ao fazer a viagem entre Albufeira e a Covilhã, foi reparar que, a norte de Portalegre, os carvalhos-negrais já estão em stress hídrico e já ativaram as defesas, entrando em modo outonal. Quase todas as manchas de carvalhal, visíveis do IP2, apresentavam as árvores com as folhas amarelas, como se fosse outono. Esta perda antecipada das folhas permite, obviamente, evitar perdas por transpiração...
É um fenómeno comum, em verões mais quentes ou em anos em que a disponibilidade hídrica é menor, devido a invernos/primaveras com pouca precipitação.
O que me chamou a atenção, sendo hoje o primeiro dia de agosto, é este processo ter começado ainda em julho.
Fiz esta viagem durante muitos anos, em finais de julho, e não tenho memória de ver tantos carvalhos já num estado tão avançado de perda de folha e isto num ano que até foi bem chuvoso...
Por aqui, mais a norte, na Cova da Beira, o normal, nos anos em que ocorre essa perda de folhas, é começar na segunda quinzena de agosto. Pelo menos, junto à A23, entre o Fundão e a Covilhã, os carvalhos ainda estão verdinhos, mas no final da próxima semana, com o calor que vem por aí, estou curioso para ver se alguns começam já a ficar com as folhas amarelas.
Tudo isto para dizer que com o progressivo aquecimento do nosso clima, a azinheira vai começar a ocupar alguns habitats de carvalho -negral. O mesmo ocorrerá, obviamente, com muitas outras espécies...
Tenho um carvalho aqui mesmo em casa, e também já está assim, com as folhas amareladas e a cair... E isto não é um ano isolado, já tenho reparado que alguns carvalhos, mudam logo de cor e as folhas a cair às vezes mesmo a meio de Julho...