Biodiversidade

• Thread starter Thread starter psm
  • Data de início Data de início
Há um inseto que , em determinados anos, deixa os carvalhos-alvarinhos com as folhas todas castanhas no Verão, trata-se da Altica quercetorum, conhecida como pulga--dos-carvalhos. Há uns anos, na zona de Viseu, em agosto precisamente, eram manchas e manchas de carvalhos com as folhas totalmente castanhas, não daquele castanho/amarelo outonal, mas daquele tom de castanho que associamos automaticamente a folhas secas.
Nunca mais observei o fenómeno em tão larga escala, mas o inseto não desapareceu certamente, apenas estará mais ou menos ativo consoante as condições ambientais e a presença, ou não, de eventuais predadores.
O que eu estranho é referires que são os carvalhos-negrais a apresentar a folhagem com esse aspecto, pois tinha ideia de que estes eram menos suscetíveis, ou até imunes, à dita pulga .
Claro que há a hipótese de não se tratar deste inseto e ser outro o problema...
Nos carvalhos-alvarinho aqui por onde vivo é o inseto que referi em cima, Corythucha arcuata, não esse que mencionaste.
Para não bastar isso começa-se a ver alguns já a com folhas secas devido à falta de água.
Ainda ontem e hoje andei entre Vila Verde e Terras de Bouro e já começo a ver vários assim, principalmente os mais pequenos, parece-me que em zonas com solos mais pobres.
Com o clima a ficar mais quente e seco, talvez os carvalhos comecem a ser empurrados mais para baixo nos vales, não?
Há outra espécie deste inseto que afeta os plátanos. Lembro-me de os ver todos os anos, este ano igual, em vários lados por aqui uma desgraça, mas lá vão crescendo.

Ele é assim:

corythucha_arcuata_1-scaled.webp

Algumas fotos junto ao rio Cávado no passado sábado. Uns estão melhores que outros, mas veem-se vários todos laranja.

DSC04436.webp

DSC04437.webp

DSC04447.webp

DSC04450.webp

DSC04452.webp

DSC04459.webp

Quem conhece aqui por Braga ao ir pela variante até Vila Verde, vê-se grande parte dos carvalhos todos assim.
As câmaras do meu telemóvel já não funcionam muito bem, mas deixo esta por essa estrada:

PXL_20250811_130117528.webp

Quanto aos negrais apostaria mais na falta de água? Até que vários dos que vi parecem crescer em sítios com solos mais pobres.
O ano passado, quando andava no site WikiLoc a ver trilhos, reparei neste feito em setembro para os lados de Pitões das Júnias.
Naquele vale vê-se ainda vários verdes, não sei se são todos negrais ou não, mas na maioria do percurso já estavam com cor de outono nessa altura.

115070694Master.webp

115070712Master.webp

115070717Master.webp

115073174Master.webp

115075460Master.webp

115075486Master.webp

Última edição:
  • Triste
Reactions: Aine e Thomar