guimeixen
Cumulonimbus
Nos carvalhos-alvarinho aqui por onde vivo é o inseto que referi em cima, Corythucha arcuata, não esse que mencionaste.Há um inseto que , em determinados anos, deixa os carvalhos-alvarinhos com as folhas todas castanhas no Verão, trata-se da Altica quercetorum, conhecida como pulga--dos-carvalhos. Há uns anos, na zona de Viseu, em agosto precisamente, eram manchas e manchas de carvalhos com as folhas totalmente castanhas, não daquele castanho/amarelo outonal, mas daquele tom de castanho que associamos automaticamente a folhas secas.
Nunca mais observei o fenómeno em tão larga escala, mas o inseto não desapareceu certamente, apenas estará mais ou menos ativo consoante as condições ambientais e a presença, ou não, de eventuais predadores.
O que eu estranho é referires que são os carvalhos-negrais a apresentar a folhagem com esse aspecto, pois tinha ideia de que estes eram menos suscetíveis, ou até imunes, à dita pulga .
Claro que há a hipótese de não se tratar deste inseto e ser outro o problema...
Para não bastar isso começa-se a ver alguns já a com folhas secas devido à falta de água.
Ainda ontem e hoje andei entre Vila Verde e Terras de Bouro e já começo a ver vários assim, principalmente os mais pequenos, parece-me que em zonas com solos mais pobres.
Com o clima a ficar mais quente e seco, talvez os carvalhos comecem a ser empurrados mais para baixo nos vales, não?
Há outra espécie deste inseto que afeta os plátanos. Lembro-me de os ver todos os anos, este ano igual, em vários lados por aqui uma desgraça, mas lá vão crescendo.
Ele é assim:
Algumas fotos junto ao rio Cávado no passado sábado. Uns estão melhores que outros, mas veem-se vários todos laranja.
Quem conhece aqui por Braga ao ir pela variante até Vila Verde, vê-se grande parte dos carvalhos todos assim.
As câmaras do meu telemóvel já não funcionam muito bem, mas deixo esta por essa estrada:
Quanto aos negrais apostaria mais na falta de água? Até que vários dos que vi parecem crescer em sítios com solos mais pobres.
O ano passado, quando andava no site WikiLoc a ver trilhos, reparei neste feito em setembro para os lados de Pitões das Júnias.
Naquele vale vê-se ainda vários verdes, não sei se são todos negrais ou não, mas na maioria do percurso já estavam com cor de outono nessa altura.
Última edição: