Fantástico!! A banda sonora ajuda em muito à intensidade do acto... Adorava assistir a isto ao vivo... n Gerês, Montalegre, Montesinho... etc etc...
Deixo aqui mais um exerto de "El hombre y la Tierra" de Felix Rodríguez de la Fuente. Um cabrito montês a ser caçado e transportado por uma impressionante águia real na Sierra de Cazorla em Espanha.
Cabras selvagens na Serra do Gerês ( por Rui C. Barbosa, em "Blog dos Carris"- http://carris-geres.blogspot.com/): <object width="640" height="390"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/nECBK3Dwlec&hl=pt_PT&feature=player_embedded&version=3"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowScriptAccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/nECBK3Dwlec&hl=pt_PT&feature=player_embedded&version=3" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="640" height="390"></embed></object>
Que espectáculo de vídeos Johnny , só é pena estarem muito tremidos. O Gerês já parece o Serengeti com manadas de milhares de gnus. Aqui ainda não serão milhares, mas já umas boas centenas de cabras montês. Como será que se dá a dispersão de indivíduos nesta espécie? De certeza que aquele grupo teria tanto machos como fêmeas, por isso não será como noutras espécies onde um macho controla um harém e todos os outros têm de dispersar por outras áreas. Não sei quantos grupos diferentes há no PNPG, mas tinha impressão de haver pelo menos um grupo na Serra Amarela e talvez dois no Gerês (Portela do Homem e Pitões das Junias). Pelo que se percebe no vídeo, este grupo tem mais que uma centena de animais, o que parece indicar que esta espécie ocorre em poucas populações, tendo estas uma grande densidade. Bem diferente da situação do corço por exemplo, onde temos animais solitários espalhados por uma grande extensão, mas com baixa densidade de efectivos. Diferentes espécies, diferentes formas de organização.
Alguém tem dados se a Cabra já passou para o lado do PNPG, mas no concelho de Montalegre? Será interessante perceber para onde se irá dar a expansão desta população, uma vez que a sua presença está directamente associada aos afloramentos rochosos de altitude. Como é na Galiza o padrão de distribuição em função do habita?
Sim, há indicações de um grupo em Pitões das Junias, extremidade do PNPG do lado de Montalegre. Na Galiza penso que esta espécie apenas se encontra no Xurês (a mesma população portuguesa) e no parque do Invernadeiro, que fica a uns 20 km do Montesinho. Ainda não consegui tirar a dúvida se no Invernadeiro os animais estão apenas em cercados ou se também há populações em liberdade (já vi as duas indicações).
Já se sabia que esta espécie também não ia escapar à caça furtiva. http://www.laregion.es/noticia/114761/lobios/parque/natural/xures/geres/hallazgo/animales/muertos/ Um ponto curioso nesta notícia é o crânio de muflão que também foi encontrado. De onde será que veio? Há muflões no lado espanhol do Gerês? Nunca tinha encontrado nenhuma indicação disso.
As diferentes espécies de cabra que existem no mundo. Neste momento só existem duas espécies nativas da Europa, a nossa pyrenaica e a ibex dos Alpes. A cabra doméstica que se espalhou por todo o mundo tem origem na espécie aegagrus da Pérsia.
http://80.172.226.68/NR/rdonlyres/C...EB9CC1BAD6/0/Est_popul_cabras_assilv_PNPG.pdf Não conhecia este problema. Penso que a eliminação dos machos seria suficiente para resolver a situação em pouco tempo. Sem reprodução e com lobos por perto, esses rebanhos desapareceriam sem grande dificuldades.
http://terrasbouro.blogspot.com/2011/02/eram-75-e-agora-ja-sao-450-cabras-do.html As últimas contagens de 2009 falavam de um número entre 300 e 400. Pelos vistos continuam a aumentar. Um pormenor importante é que existem 3 núcleos bem distintos. É importante quando se fala de uma população ainda com tão poucos elementos, um surto de qualquer doença podia eliminar toda a população de uma só vez...
Aqui está um depoimento engraçado, mas ao mesmo tempo triste sobre as atitudes de pessoas com responsabilidades nesta área. http://passaarao.blogspot.com/ PS: "Engraçado" no sentido de nos provar uma suspeita que já tínhamos. Se depender de Portugal, nada será feito. Pode ser que a história se repita com a camurça.