Ciclogénese explosiva - Depressão "Gong" - 19 de janeiro de 2013

FJC

Cumulus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
324
Local
Marinha Grande
Re: Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2013

Bom dia, (esperemos nós)..
Que fim semana agitado este! Isto continua muito muito complicado por aqui! A minha ausência (e acredito que a de mais foristas) deve-se ao facto de há mais de 48 horas não haver electricidade, redes moveis, agua, telefone, internet!

Na passada sexta feira a noite desloquei-me junto ao mar, para presenciar este evento que já apelidado de "Histórico" pela tal intensidade e duração do vento e da chuva.
Foi muito complicado regressar de madrugada já havia estradas intrasitáveis o que me obrigou a fazer desvios enormes no meio da escuridão e de chuva torrencial.
Não existem quaisquer fotos ou videos que possa ter que mostrem tal intensidade. Houve sempre aquele sentimento de segurança que mais que nunca tinha de procurar em mim.
À minha volta o cenário é como já falado pelos colegas do forum residentes no distrito de Leiria "desolador". A minha garagem perdeu totalmente o telhado. Logo ai perco a vontade em postar as fotos do que quer que seja!
Lamento e tenho a apontar a falta de apoio que dentro do possivel podia ter sido feito!
Prioridades mal geridas, no que toca à reposição de energia através de geradores! É certo que é nas vilas e cidades que se encontram mais pessoas e serviços mas e as aldeias? Há ainda zonas do distrito de Leiria sem Luz! É preciso ter isso em conta. Edp, nem vê-la, combustíveis esgotados, supermercados a meio gás. Estradas algumas ainda intrasitáveis, valha-nos as nossas mãos, porque se esperarmos de alguém muito dificilmente chegará ajuda, uma vez que para bombeiros, EDP ninguem consegue fazer chamadas.
De realcar a débil e deficiente cobertura na comunicação social face a algumas zonas do País! Tanto na Tv, como nas rádios locais de quem as pessoas esperam alguma informação! Falhas nas emissoras durante horas?! Rádios locais (NazaréFm) a passar marchas de carnaval enquanto a própria vila é inundada pelas tamanhas ondas do mar?
Valeu a grande parte da população do concelho de Alcobaça as informações prestadas na Rádio da Marinha Grande.
Onde está a união, quando agora, mais que nunca precisamos uns dos outros?! Fechada em casa, à espera de melhoras?
E as romarias aos estragos em toda a zona envolvente ao pinhal de Leiria?! Tem muito que ver, agora fazer...
É mesmo caso para dizer "salve-se quem puder".
Que grande teste que neste fim de semana a mãe natureza nos deu!

Desculpem o desabafo, mas não conheço nenhum sitio (infelizmente) onde as minhas palavras façam alguma leitura e sentido.

Neste momento, céu nublado.
Temp. nos 10.2º
Humidade 57%
Vento de NO --
Esperemos que até breve.


Bom dia!

Concordo 100%! Esperemos que este evento possa servir para preparar melhor as equipas de intervensão no pós-evento, e no alerta que antecede! Pessoalmente, não acredito!

A verdade é que, desde sábado às 8 da manhã que estou sem luz! Previsões..... falam lá para quinta ou sexta!!! Vivo na Garcia, junto à Marinha grande! Na cidade ainda ontem novo apagão em algumas zonas (zona do Inter), devido a quebra de um PT!!
Para não falar no prejuizo do que se estraga nas arcas, ainda ando a comprar comida fora todos os dias! Passar roupa.... 5 à sec!!! Pois infelizmente a familia da minha mulher é da Garcia e estão na mesma situação!!!
Em casa tenho tudo electrico! E para ter água quente é por caldeira aquecida a lenha, que precisa de energia para circular água, ou por..... paineis solares :)
Isto para dizer, que além dos prejuizos directos, temos de contabilizar os indirectos, que no meu caso já são bem superiores!!!

Para complicar os trabalhos de limpeza e arranjo, chuva, chuva.......
Cumprimentos a todos
(escrevo do local de trabalho)
 


kelinha

Cumulus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
211
Local
Miraflores, Oeiras
Hoje de manhã conseguiram disponibilizar meios para desimpedir a minha rua.
Ou seja, tal como a minha, ainda haverá muitas por desimpedir.

Uma tia minha já apanhou um bocadinho de rede de telemóvel de manhã, mas por pouco tempo. Pode ser que ainda hoje volte a rede. Tenho amigos que vivem fora a ligar-me, preocupados, porque ainda não conseguiram falar com os seus pais.

A falta de luz e telefone mantém-se e prevê-se que continue indefinidamente...
 
Registo
25 Out 2007
Mensagens
6
Local
Praia Da Vagueira

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,218
Local
Coimbra
Mau tempo na cidade de Coimbra, fotos do Diário As Beiras:

Rio Mondego:

MAU-TEMPO-COIMBRA-04-CJM.jpg


MAU-TEMPO-COIMBRA-05-CJM.jpg


MAU-TEMPO-COIMBRA-07-CJM.jpg


MAU-TEMPO-COIMBRA-06-CJM.jpg


MAU-TEMPO-COIMBRA-10-CJM.jpg


Igreja de Ribeira de Frades:

MAU-TEMPO-COIMBRA-01-CJM.jpg


MAU-TEMPO-COIMBRA-12-AA.jpg


Avenida Inês de Castro:

MAU-TEMPO-COIMBRA-15-AA.jpg


MAU-TEMPO-COIMBRA-13-AA.jpg


Via Rápida de Taveiro:

MAU-TEMPO-COIMBRA-24-AA.jpg


Estádio Universitário:

MAU-TEMPO-COIMBRA-22-AA.jpg


MAU-TEMPO-COIMBRA-21-AA.jpg


MAU-TEMPO-COIMBRA-23-AA.jpg


Avenida Urbano Duarte:

MAU-TEMPO-COIMBRA-14-AA.jpg


Casais:

MAU-TEMPO-COIMBRA-30-RO.jpg


Ribeira de Frades:

MAU-TEMPO-COIMBRA-31-RO.jpg


Rua Gomes Freire:

MAU-TEMPO-COIMBRA-17-DR.jpg


MAU-TEMPO-COIMBRA-18-DR.jpg


Hospital Sobral Cid:

MAU-TEMPO-COIMBRA-34-LO.jpg


MAU-TEMPO-COIMBRA-35-LO.jpg


Ceira:

MAU-TEMPO-COIMBRA-32-LO.jpg


MAU-TEMPO-COIMBRA-38-DR.jpg
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Ontem a minha central registou um acumulado de 133mm!:shocking: na zona da Zambujeira - Lourinhã. Parece-me muito mesmo, visto que o acumulado teve esse valor das 00hrs às 10hrs. De facto caiu mta chuva forte, e também granizo com intensidade. Chegou-se a atingir por momentos uma rate de 100mm! Será possível?? Ou a central ficou baralhada com tanta chuva (PCE-FWS 20)??:rain:

By the way, também acabei por sofrer estragos uma vez que as rajadas de vento conseguiram mandar a chaminé da casa ao chão :angry:

Muito Provavelmente foi o vento que provocou esse valor exagerado de precipitação. O pluviómetro não deve estar bem preso e por isso abanou e as conchas movimentaram-se mais.
Aconteceu-me isso também a mim ;)

------------------------------------------------------

Na vila de São Mamede (concelho da Batalha), não há eletricidade nem abastecimento de água desde a noite de Sexta/madrugada de Sábado :surprise: , além da queda de árvores, há também linhas de alta tensão no chão.
Segundo a junta, a eletricidade deverá ser reabastecida já esta noite :thumbsup:

Houve também estragos no Santuário de Fátima: Temporal Causa Estrgos no Santuário de Fátima
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
É sempre triste ver os nossos parques e jardins assim. Parece que na Pena foi ainda bem pior, estima-se que tenham caído 2000 árvores. :(

A natureza é assim, não sei qual é o drama, pra nascer novo tem que ir abaixo o velho ou o fraco, assim não cabíamos cá todos se não houvesse selecção natural em tudo. Desde o nascimento do universo que as coisas são assim.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Por aqui só hoje é que foram repostos alguns dos sinais arrancados durante a tempestade. Há um sem conta de árvores tombadas e caídas. Uma das partes da zona industrial segundo sei ainda não tem electricidade...
 

FJC

Cumulus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
324
Local
Marinha Grande
Boa noite!

À cerca de 2 horas, e após 85 horas, foi reposta a luz! Espero que o mesmo tenha acontecido aos colegas que ainda não tinham luz!