Ciclogénese explosiva - Depressão "Gong" - 19 de janeiro de 2013

kelinha

Cumulus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
211
Local
Miraflores, Oeiras
Boa noite.
Após quase 72h, a Guia e arredores continuam sem luz, telefones ou telemóveis.

Finalmente, um vídeo decente que demonstra o que se passou na minha zona,porque realmente não há palavras que cheguem para descrever.

Vídeo encontrado no youtube, na autoria de Micael P.

 
Editado por um moderador:


Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Re: Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2013

DSC_0515rd.jpg


Rio Douro a galgar as margens em Avintes

Perante esta imagem significativa e o que sucedeu nas margens de outros rios, como por exemplo no Mondego na zona de Coimbra, penso tratar-se também de sobrelevação das águas devido à baixa significativa da pressão atmosférica. Embora tenha ocorrido precipitação significativa, durante este episódio, não me parece suficiente para justificar a ocorrência destas cheias.
 

ferreirinha47

Cumulus
Registo
12 Jan 2009
Mensagens
212
Local
figueiras 179m / Leiria
Boa noite!

À cerca de 2 horas, e após 85 horas, foi reposta a luz! Espero que o mesmo tenha acontecido aos colegas que ainda não tinham luz!

Por aqui e 72 horas depois fez-se luz também, mas apesar da tempestade que foi, é muito tempo na minha modesta opinião, se foi assim no eixo Aveiro/leiria, imaginemos se fosse pelo país todo. Estes eventos sao raros todos nós sabemos, mas a capacidade de resposta de certas entidades (EDP/PT)foi muito fraquinha meus amigos.
Desculpem o off topic.
 

kelinha

Cumulus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
211
Local
Miraflores, Oeiras
Por aqui e 72 horas depois fez-se luz também, mas apesar da tempestade que foi, é muito tempo na minha modesta opinião, se foi assim no eixo Aveiro/leiria, imaginemos se fosse pelo país todo. Estes eventos sao raros todos nós sabemos, mas a capacidade de resposta de certas entidades (EDP/PT)foi muito fraquinha meus amigos.
Desculpem o off topic.


Guia e arredores continuam sem luz, telefones ou rede de telemóvel. Tudo na mesma. A EDP aponta o restabelecimento da luz para sexta feira ou sábado. A PT tinha apontado para quarta, mas já não sei se será, porque ainda há muitos cabos telefónicos por repor.
 

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
Na tarde de 18 de janeiro uma depressão centrada às 12UTC a cerca de 1200km a oeste da Corunha, com um valor mínimo de pressão de cerca 996hPa, deslocou-se rapidamente para oeste, a cerca de 85km/h, centrando-se, às 06UTC do dia 19, no litoral junto a Viana do Castelo. Neste período de tempo, a depressão registou uma descida excepcional da pressão (28hPa em 19 horas), característico de um processo de cavamento designado por ciclogénese explosiva.

O valor mais baixo de pressão atmosférica foi registado às 06:50 UTC do dia 19, em Viana do Castelo, com um valor de 968.2hPa. Seguidamente, a depressão infletiu para sul para a região do Porto, atravessando a região Centro durante a manhã de sábado, vindo a centrar-se, às 12UTC, na região de Castelo Branco, deslocando-se, durante a tarde de sábado, para Espanha.

Na aproximação e passagem pelo Continente, a depressão provocou vento intenso, precipitação forte em todo o território e ondulação marítima forte no litoral oeste.

Salientam-se os seguintes valores máximos da rajada: 140km/h no Cabo Carvoeiro às 08:10UTC, 139.7km/h no Cabo Raso, às 09:20UTC,. 128.5km/h na Fóia às 09:30UTC. Destacam-se também os seguintes valores em algumas cidades: 116.3km/h às 11:10UTC no Porto (Pedras Rubras), 102.6km/h, em Coimbra às 13:00UTC, 104.4km/h em Lisboa (Gago Coutinho) às 09:30UTC.

Registaram-se ainda valores elevados de precipitação acumulada entre as 18 UTC do dia 18 e as 06UTC do dia 19, salientando-se: 68mm no Cabril, 40mm em Vila Real e 44mm em Penhas Douradas, onde se registou queda de neve.

Os dados apresentados constituem uma análise preliminar da situação meteorológica, que está a ser analisada em detalhe no IPMA.


fonte: http://www.ipma.pt/pt/media/noticia...t/media/noticias/textos/depressao.192013.html
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Por aqui hoje de manha já tinhamos agua e internet :) As coisas começam a regressar á normalidade.
Deixo aqui alguns registos da zona depois do "ATAQUE"

Os passaros abrigados durante a tempestade


Leiria - Rio Lis




Barosa - Rio Lena


Barosa


Barosa - Sobreiro com mais de 100 anos :(






Embra - Marinha Grande
A policia nao me deixou parar, mas de um grande pinhal só estavam de pé 10/20 arvores
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Temporal no Continente no dia 19 de janeiro de 2013
2013-01-22 (IPMA)

Na tarde de 18 de janeiro uma depressão centrada às 12UTC a cerca de 1200km a oeste da Corunha, com um valor mínimo de pressão de cerca 996hPa, deslocou-se rapidamente para leste, a cerca de 85km/h, centrando-se, às 06UTC do dia 19, no litoral junto a Viana do Castelo. Neste período de tempo, a depressão registou uma descida excepcional da pressão (28hPa em 19 horas), característica de um processo de cavamento designado por ciclogénese explosiva.

O valor mais baixo de pressão atmosférica foi registado às 06:50 UTC do dia 19, em Viana do Castelo, com um valor de 968.2hPa. Seguidamente, a depressão infletiu para sul para a região do Porto, atravessando a região Centro durante a manhã de sábado, vindo a centrar-se, às 12UTC, na região de Castelo Branco, deslocando-se, durante a tarde de sábado, para Espanha.

Na aproximação e passagem pelo Continente, a depressão provocou vento intenso, precipitação forte em todo o território e ondulação marítima forte no litoral oeste.

Salientam-se os seguintes valores máximos da rajada: 140km/h no Cabo Carvoeiro às 08:10UTC, 139.7km/h no Cabo Raso, às 09:20UTC,. 128.5km/h na Fóia às 09:30UTC. Destacam-se também os seguintes valores em algumas cidades: 116.3km/h às 11:10UTC no Porto (Pedras Rubras), 102.6km/h, em Coimbra às 13:00UTC, 104.4km/h em Lisboa (Gago Coutinho) às 09:30UTC.

Registaram-se ainda valores elevados de precipitação acumulada entre as 18 UTC do dia 18 e as 06UTC do dia 19, salientando-se: 68mm no Cabril, 40mm em Vila Real e 44mm em Penhas Douradas, onde se registou queda de neve.

Os dados apresentados constituem uma análise preliminar da situação meteorológica, que está a ser analisada em detalhe no IPMA.

IPMA
 

kelinha

Cumulus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
211
Local
Miraflores, Oeiras
E já vamos nas 96 horas sem luz, água, telefones ou telemóveis.
Agora nem Pombal (cidade) apanha rede vodafone.

A propósito disso, vi esta notícia:

10 MIL CASAS AINDA SEM LUZ E ÁGUA

Quatro dias após a passagem da ciclogénese explosiva (nome científico do temporal de sábado), ontem ainda estavam sem luz dez mil casas, a maioria no concelho de Pombal, de acordo com a EDP Distribuição. Devido à falta de energia elétrica, que impedia o funcionamento das estações elevatórias, um número idêntico de casas permanecia sem água, sendo que a maioria localizava-se nos concelhos de Pombal, Leiria, Batalha e Marinha Grande. A falta de água levou autarquias, como Pombal e Marinha Grande, a abrir balneários públicos para a população poder tomar banho.

O tempo necessário pela EDP para repor a eletricidade levou o presidente da Câmara de Pombal, Narciso Mota, a afirmar que a empresa tinha uma "profunda impreparação para acudir a situações de emergência". O presidente da Câmara de Penacova, Humberto Oliveira, exigiu à EDP "soluções para a população" afetada pelas falhas.


Fonte: Correio da Manhã
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Impressionantes registos. :eek:

O distrito de Leiria foi aparentemente onde o Gong causou mais e maiores estragos, terá havido algum outro fenómeno associado à ciclogenese do Gong que terá potenciado esta destruição? :huh:
 

ATORRES

Cirrus
Registo
23 Jan 2013
Mensagens
1
Local
Lisboa
Boa tarde. Por forma a accionar um seguro da casa, questionaram-me sobre qual a velocidade do vento no Meco no dia 19/01 - dia de verdadeiro vendaval! Conseguem indicar-me onde posso obter esta informação bem como imagens de eventos ocorridos (árvores caídas e outros) na zona do Meco - Sesimbra? Obrigada.
 

Edward

Cumulus
Registo
21 Jul 2012
Mensagens
100
Local
Torres Vedras
Os disparates que se ouvem pela comunicação social não têm limites. Agora andam a dramatizar as consequências do temporal de sábado, dizendo que os custos já superam os do tornado no Algarve. Provavelmente estavam à espera que um temporal que causou estragos em quase todo o país tivesse menos prejuízo que um tornado que afectou no máximo dois concelhos!! :lmao:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Boa tarde. Por forma a accionar um seguro da casa, questionaram-me sobre qual a velocidade do vento no Meco no dia 19/01 - dia de verdadeiro vendaval! Conseguem indicar-me onde posso obter esta informação bem como imagens de eventos ocorridos (árvores caídas e outros) na zona do Meco - Sesimbra? Obrigada.

Não tenho a certeza absoluta do que vou dizer porque nunca tive de accionar um seguro por condições atmosféricas mas penso que tens de pedir essa informação validada ao IPMA. Existe uma estação digamos próxima no catálogo do IPMA e que pode aproximar valores (Almada - Praia da Rainha) mas é um pedido que tem de ser pago porque os dados que eles disponibilizam em aberto não são absolutos.

A questão das fotos é mais confusa. Em princípio estarás a accionar um seguro portanto deves ser capaz de documentar danos na tua propriedade. Isso é uma zona com pinhal bastante exposta portanto árvores partidas deve-as haver.

http://www.ipma.pt/pt/produtoseservicos/index.jsp?page=dados.xml