Como achei engraçada a ideia vi o tópico e participei no "concurso" (não sei as regras a ideia é só participar) já agora; qual o significado de penalidade? Obrigado!
Eu não tive mesmo tempo de apostar, mas esta reviravolta no marcador antes da meia noite, parece-me que está a salvar o pescoço a muita gente que foi lixada com inversões térmicas que não aconteceram na madrugada passada Está a ser um final de dia emocionante para os apostadores
Explicação no primeiro post: Basicamente, quem aposta primeiro tem desvantagem sobre quem aposta em último lugar. Isto porque os mais tardios têm acesso às previsões mais exactas. À partida, a previsão é mais exacta se for para o dia de amanhã, do que se for para daí a 3 ou 4 dias. Daí as penalizações para os mais tardios, para que possam todos estar em pé de igualdade.
Pois, e eu que até tinha visto bem a "coisa" para a noite passada, estou a perder o benefício todo. Aljezur -3,4ºC Figueira da Foz vai com -0,8ºC, pode também bater os cerca de -1ºC da noite passada
Aqui na minha região, quase todas as estações têm neste momento, temperaturas mais baixas, comparativamente à mesma hora de ontem.
Bem vindo de novo por estas paragens caro Santos, praticamente um dos fundadores desta comunidade, esperemos que na 2ª quinzena do mês tenhamos algum bom evento de neve para ti pelo Oeste (não sei porquê, mas eu estou bastante esperançado para os finais de Fevereiro), pois sabemos que é isso que tu e a maioria de nós gostamos. Como o André explicou, trata-se de penalizar previsões mais tardias, pois quanto mais próximo do evento, mais acertados estarão, em teoria, os modelos. Estes concursos são sobretudo didácticos, com o objectivo de ajudar a compreender as dificuldades de previsão do tempo, obrigam a estudar o comportamento de determinados locais e respectivos micro-climas em determinadas condições atmosféricas. Tudo previsões que podem ser muito complexas em cenários como o actual, em que o vento por exemplo, pode ter efeitos enormes no que se tenta prever. E também ajudam a lidar com o incerteza conforme as horas que faltam. Ou seja, lidar com a incerteza nos modelos, em que cada um pode arriscar ou não, sacrificar a sua previsão para ter outputs de modelos mais recentes, ou não arriscar porque se tem muita confiança em determinado cenário. É daí que vem as penalizações. É um simples jogo, cujo único objectivo é todos aprendermos a conhecer as diversas realidades do país do ponto de vista meteorológico, de como se comporta a atmosfera de local para local.
Obrigado Vince! O tempo tim sido muito pouco, no entanto é sempre um prazer ver este fórum com toda esta vivacidade. Estão todos de parabéns pela organização, dedicação e sobretudo empenho dedicado a esta comunidade, se tudo fosse assim neste país talvez as coisas fossem d'outra forma! Pois é, era engraçado e todos mereciamos um evento branco, estou contigo acho que talvez sim, a NAO talvez ajude e o n/amigo AA também, cá estaremos para umas noitadas!!!! O concurso está 5 ***** ainda agora se estão a "bater" mínimas do dia, melhor seria impensável !
Com -1,2ºC a Meteofontes livra-me de maiores discrepâncias. O problema maior foi as tmax, um autêntico desastre (nem com algum vento Portugal arrefece). EDIT: Meteofontes - -1,6ºC (23H56)
Temperaturas mínimas registadas dia 4: Portel: -4,3ºC Montalegre: -7,7ºC Sítio das Fontes: -1,7ºC Torres Vedras: nd Porto: nd Tomar: -5,7ºC Miranda do Douro: -10,2ºC Aljezur: -4,8ºC Figueira da Foz: -1,8ºC Alvalade: -6,0ºC Penhas Douradas: -8,3ºC Carrazeda de Ansiães: -10,2ºC
Apenas para dizer que tanto Aljezur (aí uns -7ºC a olho) como Portel (-6ºC) devem ter batido mínimos históricos... A estação do ecobcg foi uma festa também: -4,0ºC Basicamente domingo já fui...
A olho, parece-me que as mínimas serão as seguintes (e não há qualquer risco de serem batidas na próxima noite: Portel: -7ºC Montalegre: -2,5ºC Sítio das Fontes: -4,1ºC (exacta) Tomar: -5,7ºC (exacta) Miranda do Douro: -7ºC Aljezur: -7,5C Figueira da Foz: -3,5ºC Alvalade: -5,5ºC Penhas Douradas: -1,5ºC Carrazeda de Ansiães: -6ºC Nota-se claramente a inversão térmica, as EMAs menos frias são as que se situam a maior altitude. Isto hoje, deverá ser um descalabro.
Completamente! Ontem, com Aljezur e o Sitio das Fontes a estabelecerem novas mínimas até à meia-noite, as coisas acabaram por correr bem para o meu lado. Mas esse "bem" de ontem, foi o descalabro de hoje. Já fiz mais pontuação agora com as mínimas, do que ontem com a soma das máximas e mínimas.