Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Mas como "quem não pede, não ouve Deus", não será possível facultar-me esse manual em espanhol ou em françês ?
Antecipadamente grato

Até hoje ainda só encontrei manuais para Davis em Inglês. Numa rápida pesquisa no google, cheguei à conclusão que vai ser difícil encontrar noutra língua.
 


zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Olá

Com essa informação, desisto de algum dia adquirir uma Davis..........
Eu ainda sou do tempo que, o inglês não era obrigatório nas ex escolas industriais/comerciais,.......:disgust::disgust::disgust:
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Olá

Com essa informação, desisto de algum dia adquirir uma Davis..........
Eu ainda sou do tempo que, o inglês não era obrigatório nas ex escolas industriais/comerciais,.......:disgust::disgust::disgust:

Se for vendida em Portugal, deve trazer um manual em Português, imagino eu. Referi-me só à dificuldade de encontrar um manual noutra língua na Internet.

Mas pensando bem, até comprava um Davis com manual em chinês :p

Se tiveres alguma dúvida com o manual em Inglês coloca aqui que alguém dá umas dicas. :thumbsup:
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Com essa informação, desisto de algum dia adquirir uma Davis..........
Eu ainda sou do tempo que, o inglês não era obrigatório...:disgust::disgust::disgust:

Olá zejorge! Desistir é um termo muito forte dadas as razões apresentadas; referiu que "...depois de velho...", bom, entendo que a idade não é um posto e muito menos um desgosto mas sim um acumular de experiências, porque vivemos delas e para elas e o que se encontra no topo do nosso corpo, mantê-lo é que é importante :rolleyes:, portanto vamos lá mudar o discurso :D porque havendo vontade, ela supera muitas dificuldades, quiçá essa poderá ser a sua próxima aquisição! ;)
No meu caso, jamais direi que não irei ter mais tarde um equipamento desses só porque tenho um feito manualmente, mas digo que para já é algo que não está nos meus planos!

O meu Radiation Shield sofreu uma remodelação já prevista a qual já explanei em posts anteriores e desde o início da noite que voltou ao activo.
Deixo alguns registos, os possíveis através da webcam, que em qualidade de imagem valem o que valem e ainda sob iluminação artificial que piora um pouco as coisas, mas para já não pode ser melhor. :(

Objectivo da remodelação: eliminar ao máximo quaisquer vestígios de radiação no interior do RS.
interiorescuro.png


Um dos muitos métodos de suporte do RS.
suporte.png


Terminada a remodelação.
A prato em cima e maior (opcional) é de cor "verde" apenas ligeiramente escuro e que aqui ficou muito escuro! :rolleyes:
novaversopronta.png


Escurecimento visível.
porbaixo.png


Agora é só testar e registar... :D
 
Última edição:

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Ola JoséOliveira

Muito sinceramente, acho que o RS está espectacular :thumbsup::thumbsup:.

A "inveja" que tenho, tem fundamentalmente a ver com a simetria dos pratos,
pois por mais esforços que tenha feito não consegui esse efeito, será que tem a ver com a qualidade dos pratos, ou com a qualidade das mãos, ou as duas coisas juntas.......?? :huh::huh::huh:
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Obrigado zejorge
Se há coisas nas quais sou muito exigente, esta é uma delas! :D

Ao falar da simetria dos pratos deduzo que se refira ao alinhamento vertical dos mesmos, não?

A qualidade dos pratos é logicamente importante mas não creio que um bom alinhamento destes dependa da sua qualidade. Quando os compramos vêm num pack (no meu caso era de 6), à partida todos apresentam igual formato e ao virem empilhados só contribui para que não fiquem ligeiramente ondulados. "A qualidade das mãos…", sinceramente sou da opinião que vai da forma como medimos as peças para que todas fiquem exactamente iguais, porque neste caso basta que algum dos furos nos pratos, por pura distracção, fique deslocado nem que seja um milímetro, cria assimetrias; é o suficiente para que o resultado final não seja o desejado.

Como os pratos são redondos e todos iguais, cortei em círculo um pedaço de papel com o tamanho da base deles, criei duas linhas perpendiculares em papel quadriculado, obviamente a esquadria já estava delineada e foi só traçar.
As 4 extremidades dessas duas linhas determinaram os 4 pontos a assinalar nos pratos onde colocar os furos. Se seguirmos ao milímetro a colocação destes pontos nos pratos, obviamente que um bom alinhamento na vertical está garantido! ;)
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Olá amigo

Efectivamente a qualidade dos pratos tem muita influência, pois os que comprei nunca acertaram bem uns com os outros. Para além disso, e tal como eu disse as mãos também contam muito, e porquê ?
Eu não tive a paciência que o meu amigo teve, e vai daí marquei o local dos furos num prato, coloquei os outros empilhados por debaixo, e toca a furar.
Resultado.......não digo a palavra porque sou educado.....
Um dia destes, volto a comprar mais 10 pratos (de qualidade) e efectuo a furação um a um.
Qualquer dia vendo RS(s) com defeito......:lol::lol::lol::lol:
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
:D :D :D :lmao:

Ora acima de tudo haja boa disposição e que se encare isto não como uma tarefa mas uma brincadeira; é meio caminho andado para tudo correr bem! :lol:

O zejorge possivelmente teve azar com os pratos que comprou e além disso usar um prato como modelo para os restantes, não é mesmo a melhor opção pelo simples facto de que quando estão empilhados tendem a desalinhar.
A menos que tenha algo que impeça que isto aconteça, algum género de suportes, o melhor a fazer é assinalar e fazer os furos em cada prato individualmente.

Quando chegar a casa também irei ver os resultados do que fiz e até nem foi um dia tão mau para testes! :hehe: :D
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
olá

Após a remodelação no meu Radiation Shield, elaborado manualmente há poucos dias, que apesar de não ter sofrido alterações de fundo, dei-lhe um Look realmente Dark ao seu interior.

Obviamente que as condições meteorológicas desde aí, para efeitos de teste, com apenas cerca de 1 dia em que se verificou um valor percentual de HR relativamente baixo, visto que pretendia com esta operação tentar de alguma forma corrigir os seus frequentes défices em dias mais secos, permitiu na medida do possível um resultado com uma alteração que apesar de não ter sido muito significativa, em termos de comparação de valores com o que sucedia em dias semelhantes posso para já adiantar que não foi um trabalho em vão! :)

Claro que irei precisar de mais tempo para o confirmar, mas à partida penso que esta foi a melhor opção!
Um requisito fundamental que me falta ainda preencher é de facto a localização do equipamento que desejava com um grau de exposição bem melhor o qual seria determinante na obtenção de valores ainda mais credíveis; quiçá num futuro próximo! Pelo menos para já penso que se pode considerar que possuo razoáveis condições. ;)
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Boa tarde

Congratulo-me com as melhorias conseguidas, com a nova versão do seu RS.
Nos novos dados colhidos, refere-se apenas à humidade e nada diz referente à temperatura, que para mim é o calcanhar de Aquiles.
Na verdade continuo intrigado com as variações do valor da temperatura, sempre que o RS está a receber radiações directas do sol, que chega a variar 1º a 2º, o que não me parece nada normal.
Para além disto, tenho feito comparações com os dados de um termómetro de mercúrio de máxima/minimas, colocado numa parede virada a norte, e que me apresenta valores inferiores em cerca de 3º durante o dia com sol. Naturalmante que durante a noite os valores aproximam-se chegando a ser coincidentes, o que me leva a crer que os valores do RS não serão crediveis.
Será que esta minha análise é correcta ???

Cumprimentos
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
(...) refere-se apenas à humidade e nada diz referente à temperatura, que para mim é o calcanhar de Aquiles.

(...) sempre que o RS está a receber radiações directas do sol, que chega a variar 1º a 2º, o que não me parece nada normal.

(...) tenho feito comparações com os dados de um termómetro de mercúrio de máxima/minimas, colocado numa parede virada a norte, e que me apresenta valores inferiores em cerca de 3º durante o dia com sol.

(...) durante a noite os valores aproximam-se chegando a ser coincidentes, o que me leva a crer que os valores do RS não serão crediveis.
Será que esta minha análise é correcta ???

olá zejorge,

Os valores da temperatura, dadas as devidas distâncias entre o local da minha estação e a mais próxima: http://portuguese.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ILISBON2 situada a uma cota que a grosso modo é de valor próximo ao do local onde resido e que costumo consultar para verificar possíveis discrepâncias, mas por vezes até esta é traiçoeira, porque tal como já referi antes, a minha casa situa-se numa zona que meteorológicamente não é muito estável devido a posicionar-se numa área de convergência de influências distintas (de Oeste e de Este), contudo digo que a temperatura não tem sido o motivo da minha preocupação, já a Humidade relativa nos dias mais secos, tem sido o meu calcanhar de Aquiles. :D Verei então com a continuação de acordo com esta alteração se ganhei pontos a favor!

zejorge, 1 ou 2, ainda que 3ºC, não parece ser um valor digno de muita atenção visto que compara os dados de um equipamento exposto ao sol com outro à sombra, para além de diferentes! É óbvio que dadas as circunstâncias em que possui o seu RS (segundo relatou) com alguns requisitos por preencher na sua concepção, devido aos "malvados" efeitos da radiação que pelos vistos não foram totalmente erradicados, não poderá obter valores mais ajustados, mas continuo a dizer que não parecem muito desajustados!
Durante a noite essa anomalia não se verifica o que leva a crer que o problema reside na forma como o Radiation Shield está construído e ele próprio protegido da radiação no seu interior!

Se o zejorje manter a intenção de seguir para a frente com este método manual de proteger o sensor que possui, precisa ter em atenção estes pormenores que são fundamentais. Se o desejar, o qual aconselho, analise este assunto desde os post's anteriores para verificar eventuais falhas que tenham surgido e determinar as correcções a efectuar. Entretanto sempre que me for possível ou até outros membros pudermos ajudar em tudo o necessário, mais uma vez disponha! ;)
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Boa tarde JoséOliveira

Depois da dica que me deu, relativamente aos pratos que utilizou, não perdi tempo, e já hoje ficou em fase de testes o meu RS reformulado.
Claro que nada tem a ver com o que tinha, pois a qualidade dos pratos e a forma como procedi à sua furação, melhorou-o significativamente.
Agora estou curioso para ver os resultados....

Cumprimentos
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Claro que nada tem a ver com o que tinha, pois a qualidade dos pratos e a forma como procedi à sua furação, melhorou-o significativamente.
Agora estou curioso para ver os resultados....

Viva zejorje!

E eu também estou curioso por ver a sua última obra.

Assim que possa deixe por aqui alguma(s) imagem(s) que a mostrem. ;)
 

Vini Lucyrio

Cirrus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
16
Local
Matão/SP - Brasil
Tenho um abrigo de pratos de plástico, mas para neutralizar toda e qualquer diferença com a realidade, estou pensando em instalar um cooler na parte de baixo (que está aberta).
Seria uma boa?
Se for, seria melhor ventilar o sensor ou aspirar ar do abrigo?