Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boas.

Hoje estive a olhar para dentro do meu RS, e reparei que por dentro fica perfeitamente claro e não às escuras. Mas uma coisa tenho a certeza, essa claridade que se vê lá dentro não passa pelos pratos mas sim pelo espaço entre eles...

Alguma coisa de mal ? Ou posso continuar com ele assim ;)
 


joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Equaciona a hipótese de teres ultrapassado o limite de espaço considerado padrão entre pratos! Se a luz do dia já não repassa através deles, só vejo para já esta hipótese.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Equaciona a hipótese de teres ultrapassado o limite de espaço considerado padrão entre pratos! Se a luz do dia já não repassa através deles, só vejo para já esta hipótese.

O espaço entre eles é cerca de 1.3cm, penso que não seja por 3mm que fique logo mal, depois há aquela duvida de o ar não passar facilmente.

Obrigado JoseOliveira ;)
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Saber se utilizar pratos mais pequenos para um RS compromete ou não a eficácia do mesmo? A menos que me esteja a escapar alguma coisa, não vejo qual o problema em fazê-lo desde que sejam minimamente respeitadas as normas básicas para se obterem valores minimamente credíveis.
Este tópico está bastante completo e serve de grande ajuda mesmo para quem está pouco ou nada habituado a este tipo de trabalhos manuais.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Este tópico está bastante completo e serve de grande ajuda mesmo para quem está pouco ou nada habituado a este tipo de trabalhos manuais.

A quem o dizes :thumbsup:
Eu que estava com preguiça de fazer o meu...:rolleyes:
 

panda

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2010
Mensagens
2,125
Local
Tortosendo(Bairro do Cabeço), Covilhã: [557m/alt]
Saber se utilizar pratos mais pequenos para um RS compromete ou não a eficácia do mesmo? A menos que me esteja a escapar alguma coisa, não vejo qual o problema em fazê-lo desde que sejam minimamente respeitadas as normas básicas para se obterem valores minimamente credíveis.
Este tópico está bastante completo e serve de grande ajuda mesmo para quem está pouco ou nada habituado a este tipo de trabalhos manuais.

obrigado:thumbsup: vou deitar maos a obra e logo se ve como fica:D
sempre tive temperaturas fiáveis pois tinha a estação meteorológica a sombra mas como mudei de residência, vai estar ao sol e la vou que ter de construir uma RS. tenho duvidas se os pratos de plastico nao fazem efeito de estufa :calor:
Ainda bem qe tenho mais sensores para depois comparar os valores:rolleyes:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
tenho duvidas se os pratos de plastico nao fazem efeito de estufa :calor:

Primeiro, todos os RS têm de ser de plástico, preferencialmente de melamina, pois é um plástico resistente e opaco. Não faria sentido um RS ser de metal pois o mesmo iria aquecer em dias de forte radiação.

Em relação ao "efeito de estufa", o teu RS só irá sentir esse efeito se não estiver num local bem arejado ou os pratos estiverem muitos juntos.

Boa sorte :thumbsup:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Em relação ao "efeito de estufa", o teu RS só irá sentir esse efeito se não estiver num local bem arejado ou os pratos estiverem muitos juntos.

Não há nenhum problema com pratos muito juntos. Mais vale juntos a demasiado separados. O ar consegue sempre circular e quanto menor for a entrada de radiação, tanto melhor para as correctas leituras no interior.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Não há nenhum problema com pratos muito juntos. Mais vale juntos a demasiado separados. O ar consegue sempre circular e quanto menor for a entrada de radiação, tanto melhor para as correctas leituras no interior.

Digo isto porque já vi um caso em que os pratos estavam a cerca de 1cm de distancia e de noite costumava dar temperatura superior à realidade. Eis que ontem retiraram o prato de cima e a mínima já foi correcta :unsure:
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Mas também podia ser a sério, aconteceu-me a mim também e testei por dois dias. Depois desisti, acho que foi precipitado. Agora tenho 1cm e parece que dá temps superiores ao real já com o RS pintado e os pratos opacos. Porquê? Consigo ver o sensor lá dentro.
Irei precisar de os aproximar de novo, talvez. Amanhã testo.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Mas também podia ser a sério, aconteceu-me a mim também e testei por dois dias. Depois desisti, acho que foi precipitado. Agora tenho 1cm e parece que dá temps superiores ao real já com o RS pintado e os pratos opacos. Porquê? Consigo ver o sensor lá dentro.
Irei precisar de os aproximar de novo, talvez. Amanhã testo.

É realmente muito estranho acontecer isso com uma distância de 1cm entre pratos, logicamente se pensaria que alguma coisa não ficou nas devidas condições!

Bom, desde há pouco mais de uma semana que a minha estação sofreu um acidente e por isso apenas posso referi-la pelos bons resultados antes do mesmo ter acontecido. O sensor permanece onde sempre esteve e dadas as suas características encontrava-se muito bem protegido por um RS manual cujos passos da sua execução e imagens se encontram neste tópico.

Se conseguimos ver o sensor no interior com essa distância entre pratos, devem ser pratos muito rasos e isso não convém que aconteça! Isso significaria protecção talvez apenas para a chuva...:p
Estão aí óptimos dias para fazer testes de protecção como aos níveis de radiação.