Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)



joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
e só vou por 8 pratos. 2 tapados em baixo, 3 abertos ao meio e 3 tapados em cima deve ser suficiente já vi vários modelos de RS e muitos so tem 8

À partida não há problema, só um pormenor que a médio prazo vais sentir necessidade de alterar, é que os pratos não sendo brancos na área exposta ao sol, a tinta com que foram cobertos em pouco tempo começa a sair e o resultado não é nada bom! Pratos brancos é o ideal.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Só para informar que ao fim de 3 meses, o motor do RS....está cansado...toca a substituir...mas em busca de soluções melhores;)
O existente/lutador...
rspce190373.jpg


Tendo em conta que um suposto mais resistente durou uma semana, o seu trabalhar ouvia-se a mais de 100 metros....

Sugestões para um motor de 1 a 3 Volts, mais resistente;)
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Só para informar que ao fim de 3 meses, o motor do RS....está cansado...toca a substituir...mas em busca de soluções melhores;)
O existente/lutador...
rspce190373.jpg


Tendo em conta que um suposto mais resistente durou uma semana, o seu trabalhar ouvia-se a mais de 100 metros....

Sugestões para um motor de 1 a 3 Volts, mais resistente;)

Um bom português é desenrascado. ;)

No meu caso utilizei um simples "fun" de PC.

Como fonte de alimentação utilizei um carregador de telemóvel (5V).
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Um bom português é desenrascado. ;)

No meu caso utilizei um simples "fun" de PC.

Como fonte de alimentação utilizei um carregador de telemóvel (5V).

Boas
As fans de PC devem ser mais resistentes...;)
Para o seu funcionamento há que recorrer a mais energia, e eu para o caso não queria ter que aumentar muito o numero de paineis...prefiro uma coisa mais ecologica do que a energia electrica de casa:cool:
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Boas
As fans de PC devem ser mais resistentes...;)
Para o seu funcionamento há que recorrer a mais energia, e eu para o caso não queria ter que aumentar muito o numero de paineis...prefiro uma coisa mais ecologica do que a energia electrica de casa:cool:

as "fun" dos PC trabalham com a energia que recebem. Se alimentação for apenas de 2V, ela trabalhará da mesma forma, apenas com menos rotação.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
as "fun" dos PC trabalham com a energia que recebem. Se alimentação for apenas de 2V, ela trabalhará da mesma forma, apenas com menos rotação.


Ai é, não sabia vou experimentar com uma em casa....;)
Agora tenho os paineis em paralelo....
 

panda

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2010
Mensagens
2,125
Local
Tortosendo(Bairro do Cabeço), Covilhã: [557m/alt]
À partida não há problema, só um pormenor que a médio prazo vais sentir necessidade de alterar, é que os pratos não sendo brancos na área exposta ao sol, a tinta com que foram cobertos em pouco tempo começa a sair e o resultado não é nada bom! Pratos brancos é o ideal.

se levar primeiro um primário a tinta já não salta :thumbsup:
os pratos ficaram muito bonitos e o material deles parece ser bom.
espero ter bons resultados de temperaturas.eu depois vou comparando com outros sensores que eu tenho. Ate tenho um laser para medir a temperatura:D
 

panda

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2010
Mensagens
2,125
Local
Tortosendo(Bairro do Cabeço), Covilhã: [557m/alt]
Panda á uns no Continente da Domplex muito bons, escoam bem a água e opacos :thumbsup:

os meus que comprei tambem sao opacos e com a tinta ainda mais:p
de temperaturas percebo eu:D:thumbsup:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
A tinta dos meus pratos está a saltar em algumas partes :unsure:

Mas penso que seja de eu andar constantemente a desmontar parcialmente o RS e de ter pintado muitas vezes, o que fez desagarrar a tinta já existente.
 

panda

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2010
Mensagens
2,125
Local
Tortosendo(Bairro do Cabeço), Covilhã: [557m/alt]
A tinta dos meus pratos está a saltar em algumas partes :unsure:

Mas penso que seja de eu andar constantemente a desmontar parcialmente o RS e de ter pintado muitas vezes, o que fez desagarrar a tinta já existente.

sim pode ser.mas Antes de pintar aplicaste um primario? mas como ja estao pintados talves aplicares um verniz talvez resolva:thumbsup:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
sim pode ser.mas Antes de pintar aplicaste um primario? mas como ja estao pintados talves aplicares um verniz talvez resolva:thumbsup:

Eu quando tiver tempo volto a dar mais uma de mão :thumbsup:

Já agora, qual é a importância de um radiation shield ter de estar ao Sol ?