Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
e às vezes às 23horas ainda ando no telhado;)

Sem mentira nenhuma, eu chego a ir ao telhado às 2h da manhã :brucelee:

E também já cheguei a estar no terraço, por volta da meia noite sob chuva moderada a forte (mas com o guarda chuva) com o pluviometro desmontado e com as chaves na mão a calibra-lo :maluco:

:lmao:
 


filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Já tinha perguntado isso mais acima para o meu.

Isto é mais ou menos assim, imagine-se um carro (RS) num sol de verão (sem ar condicionado, claro:lmao::lmao:), sem qualquer vento, vidros abertos, claro, tambem irá aquecer mais que a realidade....dava jeito uma ventoinha para ventilar o interior, ventilar o interior só? talvez não seja boa ideia, forçar o ar para o interior? forçar o ar do interior para fora? nestes dois casos haverá diferença?:huh:
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Isto é mais ou menos assim, imagine-se um carro (RS) num sol de verão (sem ar condicionado, claro:lmao::lmao:), sem qualquer vento, vidros abertos, claro, tambem irá aquecer mais que a realidade....dava jeito uma ventoinha para ventilar o interior, ventilar o interior só? talvez não seja boa ideia, forçar o ar para o interior? forçar o ar do interior para fora? nestes dois casos haverá diferença?:huh:
Forçar o ar para o interior iria secar o sensor e o ambiente lá dentro, forçar para fora iria aumentar a circulação de ar, uma coisa assim. :unsure:
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Sem mentira nenhuma, eu chego a ir ao telhado às 2h da manhã :brucelee:

E também já cheguei a estar no terraço, por volta da meia noite sob chuva moderada a forte (mas com o guarda chuva) com o pluviometro desmontado e com as chaves na mão a calibra-lo :maluco:

:lmao:

Marotos, mas sois rapazes novos, a mim já me doem as dobradiças:lmao::lmao:
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Forçar o ar para o interior iria secar o sensor e o ambiente lá dentro, forçar para fora iria aumentar a circulação de ar, uma coisa assim. :unsure:

Sim mas ao forçar para fora, tambem "força" a entrada de ar para dentro;) já que o RS não iria ficar sem ar...penso eu de que;)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Marotos, mas sois rapazes novos, a mim já me doem as dobradiças:lmao::lmao:
:hehe:

Já agora, para o pessoal que fique naquela " então mas se ele estava a manusear o pluviometro e estava a chover no momento, como é que sabe quanto choveu ?"

RE:. Tinha o pluviometro artesanal :thumbsup:
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Eu já não faço nada dessas maluqueiras :D

Concentrem-se no título do tópico. Estas divagações não contribuem em nada para o que deve ser discutido aqui.

Um RS é simples e é complicado.

Simples, porque tem que deixar circular o ar e proteger totalmente da radiação solar.

Complicado é o como atingir esse objectivo.

Por experiência própria, existem vários cenários que já foram aqui discutidos e podem ser retiradas as seguintes conclusões:

1 - Os pratos devem ser obrigatoriamente brancos (de origem ou pintados).
2 - Os pratos não podem deixar passar nenhuma luz, devem ser completamente opacos, nem que para isso se tenha que aplicar tinta.
3 - Devem ficar próximos uns dos outros (< 1 cm). A teoria de que não deixa circular bem o ar é um "mito urbano".
4 - O espaço onde fica o sensor deve ser suficiente para o ar circular. O sensor deve ficar o mais centrado possível nesse espaço (nem fixo no prato superior, nem no inferior).

Tão ou mais importante que isto tudo é onde fica instalado. Num local arejado o mais longe possível de fontes de calor (chaminés, paredes, etc...)

Posto isto, puxem pela imaginação.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Eu já não faço nada dessas maluqueiras :D

Concentrem-se no título do tópico. Estas divagações não contribuem em nada para o que deve ser discutido aqui.

Um RS é simples e é complicado.

Simples, porque tem que deixar circular o ar e proteger totalmente da radiação solar.

Complicado é o como atingir esse objectivo.

Por experiência própria, existem vários cenários que já foram aqui discutidos e podem ser retiradas as seguintes conclusões:

1 - Os pratos devem ser obrigatoriamente brancos (de origem ou pintados).
2 - Os pratos não podem deixar passar nenhuma luz, devem ser completamente opacos, nem que para isso se tenha que aplicar tinta.
3 - Devem ficar próximos uns dos outros (< 1 cm). A teoria de que não deixa circular bem o ar é um "mito urbano".
4 - O espaço onde fica o sensor deve ser suficiente para o ar circular. O sensor deve ficar o mais centrado possível nesse espaço (nem fixo no prato superior, nem no inferior).

Tão ou mais importante que isto tudo é onde fica instalado. Num local arejado o mais longe possível de fontes de calor (chaminés, paredes, etc...)

Posto isto, puxem pela imaginação.

Sem duvida, está aqui o resumo do tópico;):thumbsup:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
3 - Devem ficar próximos uns dos outros (< 1 cm). A teoria de que não deixa circular bem o ar é um "mito urbano".

Eu ha uns dias, por volta das 22h tinha 13.1ºC e 68%HR.
Fui ao telhado tirar o prato de baixo para entrar um pouco de mais ar, assim que vim cá a baixo tinha 11.6ºC e 76%HR :S
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
No caso do RS aspirados, a ventoinha deve estar sempre o topo e a extrair o ar de dentro do RS

Quando vêm extractores num edifício, porque estão eles no tecto e não no chão? Pois...o principio é o mesmo, extrair o ar mais quente que se acumula no topo da câmara dos sensores.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
No caso do RS aspirados, a ventoinha deve estar sempre o topo e a extrair o ar de dentro do RS

Quando vêm extractores num edifício, porque estão eles no tecto e não no chão? Pois...o principio é o mesmo, extrair o ar mais quente que se acumula no topo da câmara dos sensores.

Sim, mas esses acho que a maior vantagem é aproveitar o vento para extrair....
Já aqueles extractores que temos na nossas cozinhas, já forçam do interior para fora....
Mas ambos com intenção de extrair;)
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Eu ha uns dias, por volta das 22h tinha 13.1ºC e 68%HR.
Fui ao telhado tirar o prato de baixo para entrar um pouco de mais ar, assim que vim cá a baixo tinha 11.6ºC e 76%HR :S

Isso faz-me lembrar os primeiros RS que o pessoal fez.

Os sensores das Oregon968 tinha um protecção tipo "capacete" que deveria ser retirada quando o sensor era colocado dentro do RS.

Por exemplo as Davis têm o sensor muito exposto porque vêm de origem dentro de um RS. A própria localização do sensor em si, dentro da caixa que o protege, não beneficia em nada a fiabilidade dos sensores dentro dos RS.

Mais um teste a fazer...
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Só mais uma achega.
Nada de ventiladores com muita velocidade/força, pois o ar forçado é mais frio e daí mentir a verdadeira temperatura ;)
 
Última edição:

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Isso faz-me lembrar os primeiros RS que o pessoal fez.

Os sensores das Oregon968 tinha um protecção tipo "capacete" que deveria ser retirada quando o sensor era colocado dentro do RS.

Por exemplo as Davis têm o sensor muito exposto porque vêm de origem dentro de um RS. A própria localização do sensor em si, dentro da caixa que o protege, não beneficia em nada a fiabilidade dos sensores dentro dos RS.

Mais um teste a fazer...

Mas agora que me lembro, antes de ontem fiz o mesmo e a temperatura continuou a descer normalmente... humm... tenho de ver isto!

Já agora, falando na opacidade dos pratos, há aqueles que ao apontarmos para o sol se nota facilmente a passagem de radiação. Nos meus, isso não acontece de maneira alguma. Mas, se encostar uma lanterna aos pratos, nalguns deles nota-se do outro lado um bocadinho de luz :mad:

Mas até agora, até estou satisfeito com os resultados :D

Bem eu comprei uns que havia no AKI, Parecido a estes Estes parecem me melhor que os que vi no continente. Não parecem muito opacos vou aplicar umas camadas de tinta para ficar mais opaco.

Foi esses que eu vi também, e só não os comprei porque ao apontar para a luz notei logo a mesma a atravessar por eles ;)
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Já agora, falando na opacidade dos pratos, há aqueles que ao apontarmos para o sol se nota facilmente a passagem de radiação. Nos meus, isso não acontece de maneira alguma. Mas, se encostar uma lanterna aos pratos, nalguns deles nota-se do outro lado um bocadinho de luz :mad:
Sim a mim também, tenho a dúvida se isto vai influenciar muito?