Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)



Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
A instalação está ótima, agora é esperar por dias de radiação solar mais forte para testar ;)

Os pratos é que me parecem de fraca opacidade, ou estarei errado? :huh:

Parabéns mais uma vez, pelo trabalho conseguido com a Auriol :w00t:
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
A instalação está ótima, agora é esperar por dias de radiação solar mais forte para testar ;)

Os pratos é que me parecem de fraca opacidade, ou estarei errado? :huh:

Parabéns mais uma vez, pelo trabalho conseguido com a Auriol :w00t:

Sim, os pratos tem uma opacidade fraca foi por isso mesmo que os primeiros dois pratos estao reforçados com com uns subrepostos...

E ainda nao tenho notado muita diferença na temperatura nem na humidade até tem andado rasoavel.
Vamos a ver no Verão.

Abraço!
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Com ventilação é outra coisa, a parte metalica que protege o sensor é que não sei se não terá influencia:huh:
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Com ventilação é outra coisa, a parte metalica que protege o sensor é que não sei se não terá influencia:huh:

Por em quanto a parte metalica nao tem tido muita influencia ou pode ter nas minimas? serem muito baixas? é que isso hoje aconteceu ter uma minima ou bocado baixa. Mas como tá protegido pelo RS...

E ventilaçao acho que nao será necessário porque nesta zona existe uma grande circulaçao do ar. Por me encontrar bastante perto do mar.
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Por em quanto a parte metalica nao tem tido muita influencia ou pode ter nas minimas? serem muito baixas? é que isso hoje aconteceu ter uma minima ou bocado baixa. Mas como tá protegido pelo RS...

E ventilaçao acho que nao será necessário porque nesta zona existe uma grande circulaçao do ar. Por me encontrar bastante perto do mar.

A ventilação é necessária nos casos de locais pouco susceptíveis de circulação de ar e no caso de um abrigo com fraca proteção solar (que é o teu caso). Não vale a pena gastares mais dinheiro no abrigo, tenta colocar ventilação para o sensor.

O ideal seria um abrigo com "pratos" com densidade material que permitissem evitar aquecimento junto do sensor, mas tal não se encontra no mercado.
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
MAs agora fiquei com uma duvidas...

Entao tem mal a caixa onde o sensores se encontram ser em metal? faz com que a minimas sejam mais baixas é? É que tenho tido minimas mais baixas em relaçao as outras estaçoes.

E à problema em o RS abanar um pouco com o vento??


Obrigado!
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
MAs agora fiquei com uma duvidas...

Entao tem mal a caixa onde o sensores se encontram ser em metal? faz com que a minimas sejam mais baixas é? É que tenho tido minimas mais baixas em relaçao as outras estaçoes.

E à problema em o RS abanar um pouco com o vento??


Obrigado!

A caixa em metal irá ter influencia quer em baixas quer nas altas, aumentando-as...penso eu de que;)
Quanto mais o RS abanar melhor,mais ventila:lol:
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Aumenta entao as minimas e as maximas??

Mas nas maximas tenho tido muita pouca diferença em relaçao as outras estaçoes meteorologicas por perto agora nas mínimas é que registo mais baixo do que elas costumam registar.

Nao sei porque será... Mas no instituto de meteorologia dá para ver as minimas e as maximas diárias e a minima registada no instituto de meteorologia foi de 5,3ºC e eu registei 4,2ºC mas a estaçao do instituto de meteorologia encontra-se mais ou menos a 8km da minha. e eu encontro-me mais proximo do mar.

Abraço!
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Boas

E em relação à outra estação da Gaf. Nazaré, que está online no wunderground? Qual a discrepância de valores?
É que comparar com a que está na UA é comparar regiões meteorológicas diferentes. Esta última fica à beira ria, e a ria acumula muita energia (capacidade térmica mássica da água). Eu noto bem em dias frios, quando passo pela A25 na zona entre a Friopesca e a saída para o centro de Aveiro a temperatura sobe 1 ou 2°C no termómetro do carro (não é muito fiável, mas também não falha por muito, resolução de 1°C).

Cumprimentos
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Boas

E em relação à outra estação da Gaf. Nazaré, que está online no wunderground? Qual a discrepância de valores?
É que comparar com a que está na UA é comparar regiões meteorológicas diferentes. Esta última fica à beira ria, e a ria acumula muita energia (capacidade térmica mássica da água). Eu noto bem em dias frios, quando passo pela A25 na zona entre a Friopesca e a saída para o centro de Aveiro a temperatura sobe 1 ou 2°C no termómetro do carro (não é muito fiável, mas também não falha por muito, resolução de 1°C).

Cumprimentos

Boa Noite.

Por exemplo hoje a mínima foi de 4,3ºC registado pela Auriol, e na da Gafanha da Nazaré (wunderground) registou 7,5ºC. Mas a minha tem uma zona sem casas a volta e a humidade tem tendencia a baixar mais logo arrefece mais, e na da Gafanha da Nazaré(wunderground) tem casas a volta e pinheiros e mais uma coisa, ela nao tem um devido abrigo para o termometro e para o higrometro pelo menos nao o veijo e se tivesse devia de estar opé do anemometro para estar esposto a todos os quadrantes.
E a estaçao meteorológica da Gafanha da Nazaré é uma Lacrosse e já tem uns 5 anos é claro que nao vai dar dados muito fiaveis já.

A estaçao meteorológica de Aveiro do wunderground registou 5,8ºC

Abraço!
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Eu posso não ter percebido bem, mas pelo que estou aqui a ler, os pratos do RS não devem aquecer... mas em dias de muito calor os pratos obviamente vão estar mornos, pois até o material que está à sobra fica morno com a temperatura elevada, não vejo qualquer problema nos pratos aquecerem em dias quentes. ;)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Ás vezes penso que nestas coisas das instalações nem tanto ao mar nem tanto à terra...

Que quero com isto dizer: Às vezes observa-se cada aberração no que diz respeito à aquisição de temperaturas, que todo o esforço de melhoria de condições deve ser valorizado... Obviamente que todos os conselhos são bem vindos :)

Em resumo: Pelas fotos em si é dificil avaliar mas:

- Se os pratos forem suficientemente opacos
- Se os pratos tiverem a distância suficiente para permitir a entrada de ar, sem entrada de radiação (e neste caso pode ser dispensável a circulação forçada, embora esta fosse um incremento á fiabilidade)
- Se a placa metálica permitir o livre acesso do ar aos sensores (uma vez que se esta se encontrar devidamente protegida da radiação e convenientemente afastada dos sensores, não transmitirá calor por condução) e, mais importante, não receber qualquer radiação estando NO MÁXIMO à temperatura ambiente.
- Se toda a estrutura estiver relativamente desimpedida de todos os quadrantes.

Então teremos um registo já com um bom grau de fiabilidade.

Estamos a falar de uma pessoa que, com o material que tem, fez um esforço para melhorar a instalação de modo a obter dados fiáveis. Tomara todos aqueles que têm estações com dados públicos fazerem o mesmo... Penso que isto deve ser valorizado.

O conselho que te dou EstaçãoSP é: Olhar para a instalação in loco e com sentido crítico ver o que ainda pode ser potencialmente melhorado, e tentar seguir os comentários que aqui forem sendo ditos.
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
scaled.php


Como podes ver nesta foto a caixa metalica deixa passar a vontade o ar, só meti aquela rede devido as aranhas e isso. E sim nao tenho os sensores a tocar em qualquer parte da caixa. se tocasse durante a noite tinha temperaturas mais baixas devido ao ferro ter uma capacidade termica baixa. Entao aquelas temperaturas baixas que tenho sao normais certo? Eu acho é que a estaçao meteorologica da Gafanha da Nazaré que está no wunderground é que nao tem um devido RS.

E tenho o RS a 1,60 metros do telhado da casa acho que está tudo bem montado. O Problema é nos pratos deviam ser mais opacos, mas sou capaz de os pintar no verão depois.

e aqui podes ver mais umas fotos http://www.meteopt.com/forum/instrumentos-meteorologicos/auriol-weather-station-4173-66.html

Obrigado pelas dicas ;)
Abraços!
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Hoje foi dia de testar a humidade nesta minha nova versão de RS com ventilação, e a saida dos 99% é bem mais rapida do que anteriormente, que durava umas horitas em condições climatericas identicas;)