Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
secalhar é preferivel comprar daquelas luzes que se mete no jardim para ai umas 6 e já dá para fazer um painel solar a minha moda no achas? e estao preparados para ficar a chuva. e tem tambem placa eletronica...

O que achas? que seria melhor?

Um cooler trabalhar na mesma com uns 5v né?

Só experimentando, pode ser que funcione;)
 


Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Pois.. tipo cada lanterna dessas leva uma pilha de 1,2v, por isso o painel solar deve de ser de 1 volte por volta disso né?

Eu acho que dá resultado então são painéis solares como os outros só os vou ligar uns aos outros para ter mais energia.

Tenho de experimentar fazer testes e depois ligar tudo quando tiver tudo a funcionar.

Obrigado!
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Pois.. tipo cada lanterna dessas leva uma pilha de 1,2v, por isso o painel solar deve de ser de 1 volte por volta disso né?

Eu acho que dá resultado então são painéis solares como os outros só os vou ligar uns aos outros para ter mais energia.

Tenho de experimentar fazer testes e depois ligar tudo quando tiver tudo a funcionar.

Obrigado!

E então, novidades?
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Será que isto funciona?

Sempre se poupava energia.

http://youtu.be/7PDeK6rprA4

A principio ainda dei alguma oportunidade pois o video esta muito bem feito (para enganar o pessoal). Primeiro nada é "free" ali a energia é magnética não é "free". E depois para haver rotação, o campo magnético (os ímans de neodimium dos discos) teria que rodar, caso contrário a ventoinha ficaria completamente e obrigatoriamente (por acção do campo magnético) estática.

Edit: 1316J

Bem, já não digo nada. Parece que a evolução tecnológica está a seguir a um ritmo bem acelerado. Estes ímans de neodimium estão a ressuscitar conceitos como a máquina de movimento perpétuo.

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=zqG-TL0WnjE"]Evolution of Perpetual Motion, WORKING Free Energy Generator.mp4 - YouTube[/ame]
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
A principio ainda dei alguma oportunidade pois o video esta muito bem feito (para enganar o pessoal). Primeiro nada é "free" ali a energia é magnética não é "free". E depois para haver rotação, o campo magnético (os ímans de neodimium dos discos) teria que rodar, caso contrário a ventoinha ficaria completamente e obrigatoriamente (por acção do campo magnético) estática.

[/url]

Estranho também eu achei. Mas existindo uma energia inicial para começar a rodar, depois poderia manter-se por repulsão magnética.

Pouco a pouco começamos a descobrir que é uma farça, sem ter de experimentar.
 

rjgeo

Cirrus
Registo
13 Mar 2008
Mensagens
4
Local
Penafiel
Boa tarde, desculpem a minha ignorância mas estou a instalar na minha escola uma estação meteorológica (oregon WMR928NX). Descobri que não posso colocar o termohigrometro sem um radiation shield, para tal andei por aqui e cuscar e descobri alguns modelos interessantes de se fazer. As minhas perguntas são as seguintes: O RS é fechado por cima e por baixo? Necessito mesmo duma ventoinha? Onde devo colocar o RS com o sensor (derecionado a Norte)? Que programa devo usar para registar os meus dados mm com o computador desligado?

Desculpem o eu ser tenrinho mas é um projecto que quero abraçar com muita força uma vez que na minha cidade (Penafiel) não existe nenhuma estação e na escola os miúdos vibram só por verem os instrumentos e, já que temos o material seria um desperdício tê-lo arrumado quando podemos prestar tb um serviço à comunidade.
Obrigado
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bem vindo Rjgeo:thumbsup:

Um RS é essencial para obter valores mais fidedignos de temperatura. E se ventilado, melhor. Isto porque, um RS sem ventilação eficaz pode levar como que a um efeito de "estufa" e, assim, aumentar os valores da temperatura do ar.

Respondendo em concreto às perguntas:
- O RS deve ser fechado tanto em cima como em baixo, tanto para evitar a entrada de chuva\neve, deposição de orvalho no sensor.
- A ventoínha não é obrigatória, embora seja preferível se tal for possível, e desde que o sensor esteja em local bem ventilado\arejado.
- A localização do sensor, virada a norte ou para outro quadrante não é muito importante; importante, sim, é dispor de um local arejado, afastado de possíveis fontes de calor com telhados, paredes ou outros que podem potenciar o fenómeno "ilha de calor" e, com isso, inflacionar os valores de temperatura.
- Desde que a estação base disponha de um "data logger", ou capacidade de aquisição e gravação dos dados dos sensores disponíveis, pode-se ter o computador desligado por um certo período. Quanto ao software instalado no computador que irá receber os dados e posteriormente transmitir os mesmos para determinado sítio da internet há várias opções, desde o que vem com a estação, até outros interessantes que são utilizados pela comunidade meteo. Eu utilizo o Cumulus, depois de experimentar o software que vem com a estação e o WSDL.
Mais dúvidas, colocar aqui neste espaço ou nalgum tópico existente: http://www.meteopt.com/forum/instrumentos-meteorologicos/24/
 

rjgeo

Cirrus
Registo
13 Mar 2008
Mensagens
4
Local
Penafiel
Obrigado Aristocrata, estou mais elucidado. Darei notícias a partir de Penafiel daqui por uns dias.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Obrigado Aristocrata, estou mais elucidado. Darei notícias a partir de Penafiel daqui por uns dias.

Boa sorte e há sempre ajuda se precisares. Temos tópicos para tirar dúvidas...;)
 

jorgex

Cirrus
Registo
18 Set 2012
Mensagens
1
Local
Maia
Construção Radiation Shield - Auriol

olá a todos,

Sou novo no Fórum e vou aproveitar para partilhar a minha fugaz incursão pela meteorologia.
Em agosto último comprei no Lidl a estação AURIOL. :)
Como queria construir um RS antes de a montar, só em novembro é que foi possível.
Depois de montada e após uma semana de funcionamento, a consola interior da estação, avariou.:huh:
Fui ao Lidl trocar, mas devolveram o $$$..... “The End”
Para a história fica a construção do RS. (Pf ver fotos)

kZMxN.jpg

LIeVx.jpg