Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Boas pesoal.

Estou com ideias em colocar algo para ventilar o meu RS 24 horas ou 12 horas isso depois tenho de ver.

Será que um motor DC aguenta?

É que um cooler de pc já precisa de mais potencia e eu só vou por dois paineis solares pequenos.:huh:

Os coolers de pc trabalham com 12 v e os paineis vao fornecer uns 2v no máximo.

obrigado!
 


filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Boas pesoal.

Estou com ideias em colocar algo para ventilar o meu RS 24 horas ou 12 horas isso depois tenho de ver.

Será que um motor DC aguenta?

É que um cooler de pc já precisa de mais potencia e eu só vou por dois paineis solares pequenos.:huh:

Os coolers de pc trabalham com 12 v e os paineis vao fornecer uns 2v no máximo.

obrigado!


Boas
Eu tive 3 pequenos paineis com total de 3v e mexia bem uma fan de 8cms de um pc, claro que a fan era usada, novas é complicada pelo atrito!!!!
No novo upgrade, a mesma fan aguenta com um "painel verdadeiro" (12v) que em horas de ponta vai aos 23v....aí ouve-se a fan a dezenas de metros;)
Edit
Mas a intenção futura é o upgrade para 24horas....
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Obrigado ;)

O meu tambem é para ficar 24 horas... vou usar aquelas lamternas que metem nos jardins a solar... só vou fazer umas modificações para ficar a trabalhar 24 horas...

Numa loja de informática sou capaz de encontrar coolers já velhitos né?

PS: Tenho um motor que era de um rádio e parece a ter bastamte resistencia nao sei... só que tem escovas e nao vai durar muito tempo né?

Por exemplo na Davis o motor que ventila o RS é um motor DC com escovas... e está sempre a trabalhar 24horas por dia depende dos motores... e se o motor aquece com muita facelidade ou nao.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Obrigado ;)

O meu tambem é para ficar 24 horas... vou usar aquelas lamternas que metem nos jardins a solar... só vou fazer umas modificações para ficar a trabalhar 24 horas...

Numa loja de informática sou capaz de encontrar coolers já velhitos né?

PS: Tenho um motor que era de um rádio e parece a ter bastamte resistencia nao sei... só que tem escovas e nao vai durar muito tempo né?

Por exemplo na Davis o motor que ventila o RS é um motor DC com escovas... e está sempre a trabalhar 24horas por dia depende dos motores... e se o motor aquece com muita facelidade ou nao.

Boas
Para usar a 24H já tem que ser um bom painel, tipo o que tenho, para ventilar e armazenar de dia;) mas ainda não avancei para a bateria....
A minha fan era da fonte de alimentação do meu PC que queimou, mas a fan está para as curvas....;)
Mesmo com paineis fracotes, foge dos motores com escovas, mesmo os mais resistentes (os motores de video)...ao fim de um mês já estão em mau estado.
Admira-me a Davis ainda ter motores com escovas, alem de aquecerem, aquilo ao fim de um tempo fazem bem barulho...:) os melhores sem duvida são as fans de PC:D
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Boas.

Sim eu vou comprar um painel melhor.

Mas por exemplo vai estar o painel solar a alimentar o cooler durante o dia e a carregar a bateria.

Mas o cooler depois vai começar a tirar energia do painel e da bateria... entao no é verdade?

E eu que quero por um led aceso só durante a noite nao dá porque vai ficar durante o dia ligado tambem porque o painel vai estar a fornecer energia a beteria...

isto é uma confusao:shocking:
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Boas.

Sim eu vou comprar um painel melhor.

Mas por exemplo vai estar o painel solar a alimentar o cooler durante o dia e a carregar a bateria.

Mas o cooler depois vai começar a tirar energia do painel e da bateria... entao no é verdade?

E eu que quero por um led aceso só durante a noite nao dá porque vai ficar durante o dia ligado tambem porque o painel vai estar a fornecer energia a beteria...

isto é uma confusao:shocking:

Boas
Pois para isso tens que usar diodos, até para não queimar o painel, embora estes já venham com eles como protecção....
Quanto ao led para funcionar de noite tens que utilizar um LDR...
Eu uma das razões que não tenho avançado para esta engenhoca, é que depois o meu varão pareça um laboratório:lmao::lmao: e claro, cada vez mais pesado;)
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Isso do led é mais brincadeira se calhar até fica sempre aceso aquilo nunca queima.

Mas por exemplo estive a pensar e nem há grande problema porque o painel solar vai estar a carregar as pilhas e o motor vai estar a gastar por isso o painel acaba sempre por estar a compensar a energia que é gastada com o motor, depois a noite já tem energia armazenada na bateria para gastar.

Tive foi uma ideia usar essa tal bateria para fornecer energia a estação meteorológica não haverá problema pois não?

Vou usar duas ou três pilhas recarregáveis AA e a estação gasta muito pouca energia por isso...

Mas o painel vai ser de 12v estar a carregar baterias de 3 v não haverá problema pois nao?

Obrigado!

PS: Na tua estação meteorológica tens algum painel a fornecer-lhe energia ou só tens as pilhas?
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde;)

Eu no meu caso tenho um painel de 12V (vai até perto dos 20V...) e 5W de potência, que alimenta uma Ventoinha de PC com 8 cm.
Trabalha bem a malandra.
O que já tentei foi que o painel alimentasse tanto a ventoinha como as baterias de 12V (2 baterias de 6V em série). O painel lá carrega as baterias mas não alimenta a ventoinha ao mesmo tempo que carrega as baterias...:(
Penso que lhe falta potência.
Não sei se a amperagem do painel é insuficiente (0,295A) já que a ventoinha precisa de quase 0,2A - ainda pensava que a restante amperagem fosse utilizada para carregar as baterias mas não acontece.
O painel é de 5W, mas a ventoinha não sei que consumo tem.:huh:
No meu caso atual a ventoinha só trabalha a partir do momento em que o sol está situado num ângulo quase incidente ao painel; ao início da manhã o sol incide no RS mas a ventoínha não trabalha, apenas entre as 10h e as 18h (ao final da tarde o sol encontra-se encondido pela casa e não precisa de ventilação activa).
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Boa tarde;)

Eu no meu caso tenho um painel de 12V (vai até perto dos 20V...) e 5W de potência, que alimenta uma Ventoinha de PC com 8 cm.
Trabalha bem a malandra.
O que já tentei foi que o painel alimentasse tanto a ventoinha como as baterias de 12V (2 baterias de 6V em série). O painel lá carrega as baterias mas não alimenta a ventoinha ao mesmo tempo que carrega as baterias...:(
Penso que lhe falta potência.
Não sei se a amperagem do painel é insuficiente (0,295A) já que a ventoinha precisa de quase 0,2A - ainda pensava que a restante amperagem fosse utilizada para carregar as baterias mas não acontece.
O painel é de 5W, mas a ventoinha não sei que consumo tem.:huh:
No meu caso atual a ventoinha só trabalha a partir do momento em que o sol está situado num ângulo quase incidente ao painel; ao início da manhã o sol incide no RS mas a ventoínha não trabalha, apenas entre as 10h e as 18h (ao final da tarde o sol encontra-se encondido pela casa e não precisa de ventilação activa).


Boas
O meu painel é um 12V - 10W - Monocristalino e vai aos 23,xxV, sei que aguentava bem a fan e a bateria.
A minha fan, basta nevoeiro (sem sol visivel) e já mexe e com sol basta uma pequena inclinação em relação à superficie do painel (apontado para sul), nestes dias começa à 7h30....;)

No entanto é uma grande mais valia...
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Isso do led é mais brincadeira se calhar até fica sempre aceso aquilo nunca queima.

Mas por exemplo estive a pensar e nem há grande problema porque o painel solar vai estar a carregar as pilhas e o motor vai estar a gastar por isso o painel acaba sempre por estar a compensar a energia que é gastada com o motor, depois a noite já tem energia armazenada na bateria para gastar.

Tive foi uma ideia usar essa tal bateria para fornecer energia a estação meteorológica não haverá problema pois não?

Vou usar duas ou três pilhas recarregáveis AA e a estação gasta muito pouca energia por isso...

Mas o painel vai ser de 12v estar a carregar baterias de 3 v não haverá problema pois nao?

Obrigado!

PS: Na tua estação meteorológica tens algum painel a fornecer-lhe energia ou só tens as pilhas?

Boas
A bateria tambem tem que ser 12v;)
Na EM tem baterias litio (2x1,5V), não gosto de misturar as energias;)
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Tem mesmo de ter uma bateria de 12 voltes?

É que depois vai ter de alimentar o cooler e vai ter de carregar uma bateria que eu queria que fosse no máximo de 4,5v, há algum problema de ser uma bateria só de 4,5 voltes?

O painel que irei comprar será este
http://www.izibuild.com/bricolage/electricidade/painel-solar-p-carga-166x6x484-cm.html

Boas
Isso deve ser para uso interno, junto a uma janela;)
O meu http://www.agges.net/loja/product_info.php?cPath=54_63&products_id=16
:thumbsup:
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Depois eu faço algumas alterações se for preciso...

Mas gostava de alimentar a estação meteorológica e o cooler.

Será que não dá para fazer isso e por uma bateria de 4,5v?

Obrigado!
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Depois eu faço algumas alterações se for preciso...

Mas gostava de alimentar a estação meteorológica e o cooler.

Será que não dá para fazer isso e por uma bateria de 4,5v?

Obrigado!


Se o painel é de 12v penso que a bateria tambem tem que ser;) e a EM tambem tem que ser de 12v;)
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
secalhar é preferivel comprar daquelas luzes que se mete no jardim para ai umas 6 e já dá para fazer um painel solar a minha moda no achas? e estao preparados para ficar a chuva. e tem tambem placa eletronica...

O que achas? que seria melhor?

Um cooler trabalhar na mesma com uns 5v né?