Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
DMartins eu no espaço entre pratos meti tubo pvc das instalações eléctricas cortados todos há mesma medida,só usei anilhas e parafusos nas pontas para dar aperto.
É mais fácil por aquilo tudo certinho com os tubos todos cortados pela mesma medida do que os parafusos

Tenho 2 RS caseiros e fica mais barato em vez de levar tantos parafusos.




;)Excelente ideia!

Só explicaste isso hoje???:disgust:



:D um abraço




z z z z z z z z z z z z z

Está referenciado neste tópico,é só andar uma página para trás.:thumbsup:

Ao referir parafusos queri dizer porcas.
 


joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
olá gurus das RS's... :D

Apesar de há já algum tempo andar por cá, penso que o bichinho de ter uma protecção eficaz para o meu sensor thermo/hygro está muito irrequieto e impossível de aturar! :mad:

Desde que tenho esta estação as anomalias detectadas têm sido nulas, o que tem sido muito bom, simplesmente ando constantemente às turras com os efeitos da radiação porque condiciona bastante a credibilidade dos registos durante o dia conferindo-lhe valores desajustados na ordem dos 8ºC a mais e de igual valor em HR.
Desde o final de cada dia até ao início do seguinte, os registos apurados têm demonstrado ser bastante fiáveis o que é óptimo.

Há dias atrás construí um abrigo em forma de caixa com Floormate (para quem não sabe é o isolador à base de polestireno usado nas caixas de ar entre paredes na construção), além de ser duro é um óptimo isolante e com base numa sugestão por aqui apresentada pensei que seria um dos materiais apropriados para o que pretendia, também utilizei 4 respiradouros tipo persiana, 2 em cada lado mas voltados para que o ar fizesse este percurso: /\ para garantir boa ventilação e também impedir ao máximo a entrada de luz.

Fui bem sucedido nos registos a apresentar durante a noite mas de dia, pois...
o Floormate não isolou do que pretendia! :(

Após tanta relutância queria então criar um RS. :o
Vagueei pelo tópico e verifiquei muitos pormenores interessantes, a menos que se tenha descoberto algo ainda mais eficaz, gostaria de perguntar:

- Comfirma-se a distância máxima entre pratos de 1cm?
- É necessário colocar cerca de 2 pratos de maior diâmetro no topo?
- Nos pratos com abertura, esta tem que ter um diâmetro específico?
- É essencial pintar os pratos com tinta branca? (visto que não percebi o ponto quando se referiram ao nível de transparência do plástico)

Para já é só.

Peço-vos então ajuda para que o "estrunfe engenhocas" que tenho cá dentro comece a trabalhar o quanto antes! obr_ :cool:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Após tanta relutância queria então criar um RS. :o
Vagueei pelo tópico e verifiquei muitos pormenores interessantes, a menos que se tenha descoberto algo ainda mais eficaz, gostaria de perguntar:

- Comfirma-se a distância máxima entre pratos de 1cm?
- É necessário colocar cerca de 2 pratos de maior diâmetro no topo?
- Nos pratos com abertura, esta tem que ter um diâmetro específico?
- É essencial pintar os pratos com tinta branca? (visto que não percebi o ponto quando se referiram ao nível de transparência do plástico)

1. Sim, deve utilizar-se uma distância-padrão entre pratos de 1 cm. O arejamento é mais que suficiente.

2. Não, a questão desses pratos é meramente pessoal, pois a sua relevância para a eficiência do abrigo não é clara, pois a sua dimensão em nada influencia os pratos de baixo. Normalmente 8 a 10 pratos, todos da mesma dimensão são suficientes.

3. Não, é o diâmetro que se achar necessário, aproveitando o máximo possível de área do prato. Os primeiros 3 a 4 pratos a contar de cima não devem ser abertos, pois irão pôr em causa a devida protecção do sensor. Apenas se abrem os pratos desde o 2º a contar de baixo até ao 4º ou 5º, inclusivé, geralmente.

4. Devem pintar-se os pratos de branco quando estes não são originalmente brancos ou quando são pouco espessos, de modo a torná-los mais opacos e a criar uma melhor protecção para o sensor.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
3. Não, é o diâmetro que se achar necessário, aproveitando o máximo possível de área do prato. Os primeiros 3 a 4 pratos a contar de cima não devem ser abertos, pois irão pôr em causa a devida protecção do sensor. Apenas se abrem os pratos desde o 2º a contar de baixo até ao 4º ou 5º, inclusivé, geralmente.

Daniel, obrigado desde já... ;)

Destaquei o ponto quando referes a abertura de pratos desde o 2º a contar de baixo; prevejo colocar a "obra-de-arte" num tubo que já suporta 2 antenas, todos do vizinho do lado e onde já tive também uma antena.

Quero com isto dizer que a distância que existirá entre o RS (posição possível no tubo) e o pátio (metade meu) é de cerca de 2,50m, à partida parece boa mas como o mesmo é muito claro (mármore branco) deduzo que colocar o sensor no 1º prato em baixo (a menos que o pinte por baixo) poderá receber a radiação que o pátio emite, não? Daí que penso que o melhor talvez seria atribuir a base do sensor ao 2º prato, portanto abrir a partir do 3º inclusive!
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Quero com isto dizer que a distância que existirá entre o RS (posição possível no tubo) e o pátio (metade meu) é de cerca de 2,50m, à partida parece boa mas como o mesmo é muito claro (mármore branco) deduzo que colocar o sensor no 1º prato em baixo (a menos que o pinte por baixo) poderá receber a radiação que o pátio emite, não? Daí que penso que o melhor talvez seria atribuir a base do sensor ao 2º prato, portanto abrir a partir do 3º inclusive!

A influência será mínima, mas se o pretendes fazer, óptimo.

Mas continua a deixar por abrir os últimos 3 a 4 pratos superiores do RS.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Mas continua a deixar por abrir os últimos 3 a 4 pratos superiores do RS.

Sim, ficou registado. :thumbsup:

Já tenho boa parte do que preciso: 12 pratos, barras s/fim, porcas, tubo em alumínio a ser medido e cortado como medidor da distância entre pratos, falta a tinta e o suporte para aplicar ao tubo no exterior.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Fui bem sucedido nos registos a apresentar durante a noite mas de dia, pois...
o Floormate não isolou do que pretendia! :(

Só um aparte, até para quem pretenda construir um abrigo simples, nunca utilizem este material. Eu já tentei e os resultados foram desastrosos. A ideia que em dá é que o material protege muito bem da radiação solar até certo ponto, mas a partir de determinado ponto deixa de o fazer e cria-se uma espécie de estufa. No meu caso verifiquei que uma simples caixa de cartão consegue melhores resultados que esse material pelo que não recomendo de todo ;)
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Só um aparte, até para quem pretenda construir um abrigo simples, nunca utilizem este material. Eu já tentei e os resultados foram desastrosos. A ideia que em dá é que o material protege muito bem da radiação solar até certo ponto, mas a partir de determinado ponto deixa de o fazer e cria-se uma espécie de estufa. No meu caso verifiquei que uma simples caixa de cartão consegue melhores resultados que esse material pelo que não recomendo de todo ;)

Eu fiz um abrigo usando material desse e funciona muito bem. Os dados são muito mais viáveis do que esperava, mas como é óbvio, coloquei-o à sombra, no mesmo local onde dantes eu tinha o sensor sem estar abrigado.

Usar este tipo de materiais, para servir de abrigo não há problema! Mas quando esse abrigo é pensado para ser colocado ao Sol e sem ventilação forçada lá dentro, o caso muda de figura.
No meu caso, todos os finais de tardes (agora de Verão) tenho radiação solar a bater directamente no abrigo e mesmo com a ventilação no interior, é suficiente para subir 0,2ºC ou até mesmo 0,5ºC (mas se pintar tudo de branco estou confiante de que essa diferença acaba por diminuir).

Seja como for, mete-me alguma confusão construir-se abrigos (como os RS) para serem expostos durante todo o dia ao Sol.
Em dias em que ainda passa uma brisa, até acredito que dê dados correctos. Mas quando penso naqueles dias de verdadeiro calor (dias que de manhã até há tarde, não vê um único pássaro no ar), em que não passa brisa alguma fico um pouco céptico no que toca à viabilidade dos dados.

Pode parecer estupidez minha e algo óbvio para vocês, mas para mim mete-me alguma confusão!


Abraço:thumbsup:
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Seja como for, mete-me alguma confusão construir-se abrigos (como os RS) para serem expostos durante todo o dia ao Sol.
Em dias em que ainda passa uma brisa, até acredito que dê dados correctos. Mas quando penso naqueles dias de verdadeiro calor (dias que de manhã até há tarde, não vê um único pássaro no ar), em que não passa brisa alguma fico um pouco céptico no que toca à viabilidade dos dados.

Pode meter confusão, mas é uma das formas oficiais de proteger sensores.

A mim o que me mete confusão é como os RS ao sol, desde que bem construídos, consegues dados tão fiáveis.

Um RS ao sol, é o melhor que podemos ter para obtermos os dados de temperatura e humidade certinhos.

O resto são engenhocas e desenrascansos.

Já agora, recomendar os melhores pratos no mercado para fazer um bom RS. Pratos Domplex Brancos que se encontram no Modelo/Continente. Opacos, Brancos e em plástico. 5*
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
...

Já agora, recomendar os melhores pratos no mercado para fazer um bom RS. Pratos Domplex Brancos que se encontram no Modelo/Continente. Opacos, Brancos e em plástico. 5*



Pois, esses foram os que eu utilizei na construção do meu RS, conforme tinha indicado aqui nest post: http://www.meteopt.com/forum/instru...eld-abrigo-faca-voce-mesmo-729.html#post30474

Eles NÂO são 100% opacos...quem puder dar uma pintura (basta pelo interior) vai beneficiar com isso...mas foram de todos os que na altura procurei, aqueles que entendi serem os melhores para construir um RS.


:thumbsup:




PS: Infelizmente as imagens da fase de construção desaparecerem desse post :(
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Pode meter confusão, mas é uma das formas oficiais de proteger sensores.

A mim o que me mete confusão é como os RS ao sol, desde que bem construídos, consegues dados tão fiáveis.

Mete-me confusão, mas acredito, ou quero acreditar, que os dados são de confiança!


O resto são engenhocas e desenrascansos.

Exacto...
Não passam disso! Porém temos de admitir que o mundo não avança se não houver "engenhocas e desenrascansos", pois todos os instrumentos que hoje utilizamos e confiamos, foram em tempos simples "engenhocas". Um exemplo disso é o sensor electrónico de temperatura...

Eu preferia ter algo deste género (ver aqui), mas como não tenho, prefiro ter o sensor assim, do que como o tinha antes (aqui) por que como já mostrei noutro tópico, as diferenças são bem significativas (aqui). Sendo a estação do IM mais próxima a de Castelo branco, pode ver aqui os gráficos dos últimos 5 dias, assim como os meus registos no igual período de tempo, registos esses que não se desviam assim tanto (há desvios e é normal! Eu não vivo em Castelo Branco...).
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Exacto...
Não passam disso! Porém temos de admitir que o mundo não avança se não houver "engenhocas e desenrascansos", pois todos os instrumentos que hoje utilizamos e confiamos, foram em tempos simples "engenhocas". Um exemplo disso é o sensor electrónico de temperatura...

Eu preferia ter algo deste género (ver aqui), mas como não tenho, prefiro ter o sensor assim, do que como o tinha antes (aqui) por que como já mostrei noutro tópico, as diferenças são bem significativas (aqui). Sendo a estação do IM mais próxima a de Castelo branco, pode ver aqui os gráficos dos últimos 5 dias, assim como os meus registos no igual período de tempo, registos esses que não se desviam assim tanto (há desvios e é normal! Eu não vivo em Castelo Branco...).

Não quis de alguma forma por a tua "engenhoca" em causa. Aliás, quando estava a responder nem te estava a associar aos post's que fizeste, de grande valor na minha opinião, sobre o teu abrigo.

Mete-me confusão, mas acredito, ou quero acreditar, que os dados são de confiança!

Queres acreditar que os RS são fiáveis? Como é que tu sabes que o teu abrigo é fiável? É por comparares com a Estação de Castelo Branco que .....usa um Radiation Shield? :p

Radiation Shield é a protecção "oficial". Se tens dúvidas sobre eles, tens que ter dúvidas sobre qualquer tipo de abrigo para sensores de temperatura.

A tua estação de sonho (ver aqui), e a de todos nós utiliza o que? Nem mais, Radiation Shield.
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Queres acreditar que os RS são fiáveis? Como é que tu sabes que o teu abrigo é fiável? É por comparares com a Estação de Castelo Branco que .....usa um Radiation Shield? :p

Radiation Shield é a protecção "oficial". Se tens dúvidas sobre eles, tens que ter dúvidas sobre qualquer tipo de abrigo para sensores de temperatura.

A tua estação de sonho (ver aqui), e a de todos nós utiliza o que? Nem mais, Radiation Shield.

Quando estava a escrever isto estava a pensar no filme dos "x-files" ("I want to believe") :D.
O que quis dizer é que embora cá dentro me meta alguma confusão (algo que não controlo) eu quero acreditar que isso funciona mesmo!
Aliás, nestas questões de meteorologia, se o amigo HotSpot me disse-se que granizo são pedras congeladas que caem do céu, eu ia acreditar :lol:, pois quando uma "autoridade" (de certeza que ainda eu não sabia o que era a meteorologia, já o HotSpot comia tornados ao pequeno-almoço...) num determinado assunto nos diz algo, é logo meio caminho andado para que uma pessoas acredite nisso.


Abraço;)
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Olá a todos!

Vou tentar ser conciso!

Usar este tipo de materiais, para servir de abrigo não há problema! Mas quando esse abrigo é pensado para ser colocado ao Sol e sem ventilação forçada lá dentro, o caso muda de figura.
No meu caso, todos os finais de tardes (agora de Verão) tenho radiação solar a bater directamente no abrigo e mesmo com a ventilação no interior, é suficiente para subir 0,2ºC ou até mesmo 0,5ºC (mas se pintar tudo de branco estou confiante de que essa diferença acaba por diminuir).

*Dave*
O meu abrigo era azul muito claro, quase branco (penso que por si só não haveria diferença significativa pelo facto de não ser branco)!
Apanhava sol de manhã (cerca de 4h - sem alternativa), mas até à sombra, durante o resto do dia (muitos brancos à volta), os resultados não eram animadores...

Um RS ao sol, é o melhor que podemos ter para obtermos os dados de temperatura e humidade certinhos.

Já agora, recomendar os melhores pratos no mercado para fazer um bom RS. Pratos Domplex Brancos que se encontram no Modelo/Continente. Opacos, Brancos e em plástico. 5*

HotSpot, terminei a 1ª fase do RS, foi mais rápido e fácil do que previa por não ter as ferramentas desejadas; falta pintar os pratos de branco e arranjar um suporte para aplicar no mastro.
Não resisti a esperar mais e como 1ª experiência coloquei no exterior há cerca de 1h atrás.
Estando ainda por finalizar, o local não sendo o ideal e não aguardando tempo suficiente na adaptação do sensor, devo dizer que estou mais animado com as diferenças até agora!

A ideia que em dá é que o material protege muito bem da radiação solar até certo ponto, mas a partir de determinado ponto deixa de o fazer e cria-se uma espécie de estufa. No meu caso verifiquei que uma simples caixa de cartão consegue melhores resultados que esse material pelo que não recomendo de todo ;)

vitamos, é o efeito de estufa para além de existir no planeta também permanecia no meu abrigo! Este material pelos vistos tem forte tendência para aquecer mesmo à sombra, havendo superfícies brancas em redor.

Pois, esses foram os que eu utilizei na construção do meu RS.

Eles NÂO são 100% opacos...quem puder dar uma pintura (basta pelo interior) vai beneficiar com isso...mas foram de todos os que na altura procurei, aqueles que entendi serem os melhores

Kraliv, também comprei desses Domplex brancos (12) e notei que realmente falta-lhes opacidade suficiente. Terei que os pintar!