Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Cá está o meu.

Pratos DOMPLEX BRANCOS com ventilador.

Terminado há 15min e colocado num local provisório (exterior) para teste.

Penso que ficou robusto mas ainda com algumas "arestas a limar".

1-4.jpg


2-3.jpg


3-2.jpg


4.jpg


;);)
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Parece-me óptimo, mas mais 2 pratos não lhe fazia mal nenhum. :p

Costumo dizer que entre 8 a 10 pratos é o ideal, se colocares mais 2 ainda estás dentro disso.

Podias ter-lhes dado uma pintura por dentro para ficarem mais opacos, mas ainda assim não devem desiludir.

Agora o mais importante é a instalação; com minúcia e bom aproveitamento do espaço terás bons resultados, não esquecer as alturas mínimas. ;)

Parabéns pela realização do RS.
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Parece-me óptimo, mas mais 2 pratos não lhe fazia mal nenhum. :p

Costumo dizer que entre 8 a 10 pratos é o ideal, se colocares mais 2 ainda estás dentro disso.

Podias ter-lhes dado uma pintura por dentro para ficarem mais opacos, mas ainda assim não devem desiludir.

Agora o mais importante é a instalação; com minúcia e bom aproveitamento do espaço terás bons resultados, não esquecer as alturas mínimas. ;)

Parabéns pela realização do RS.

:thumbsup:
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Qual é a distância entre pratos ?

Já sei que me vais dar na cabeça :D estão a cerca de 1,3cm porque aquilo com que cortei o tubo tinha a face a 1,3cm da lamina e assim não necessitei de usar marcações.

Vá dá lá na cabeça :lmao:.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Já sei que me vais dar na cabeça :D estão a cerca de 1,3cm porque aquilo com que cortei o tubo tinha a face a 1,3cm da lamina e assim não necessitei de usar marcações.

Vá dá lá na cabeça :lmao:.

O ideal é 1 cm, mas até 1,5 cm é aceitável e eficiente e pela qualidade dos pratos não deverás ter problemas.

Não sou assim tão mau. :p

Parabéns pelo engenho. ;)
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Ora toda a gente sabe que não és mau :D.

Bem o fiscal nº1 já aprovou :lol: agora resta-me esperar pela vistoria de outro :lol:.

STAY ;)

olá_

Não colocas a hipótese de alterares a distância entre pratos de no máximo 1cm?
Tudo isto até pode parecer muito teórico; será assim tanto?

Não desfazendo o que o Daniel referiu, durante a construção do meu tinha comprado um primeiro tubo em alumínio para colocar no intervalo entre pratos.
Fiz uns cortes que por azar não ficaram muito uniformes (entre 1,00 e 1,30cm), mas mesmo assim utilizei-os para um primeiro teste que durou umas 4/5h. Anotei os valores a cada hora para posteriormente comparar com os que anotaria colocando a referida distância de 1cm.

Intuitivamente decidi que a mesma seria de 0.9 mm! Concluí que foi o melhor que poderia ter feito! Já agora o meu tem 12 pratos que além de serem iguais a esses são pintados para maior opacidade e 4 barras sem fim.

Reparei também que as “barras sem fim” estão dispostas entre si com distâncias diferentes; se optaste por colocar apenas 3 e essa colocação não forma um triângulo equilátero (lado iguais, portanto distâncias iguais), visto que os pratos são em plástico e redondos, poderás correr algum risco de que os mesmos possam vir a ficar, mesmo que ligeiramente, ondulados sobretudo no espaço de maior distância entre barras e poderá comprometer o devido efeito de protecção do RS.

Não, não sou fiscal, perfeccionista o suficiente, o que em muitos casos tem sido benéfico! :D :lol:
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
olá_

Não colocas a hipótese de alterares a distância entre pratos de no máximo 1cm?
Tudo isto até pode parecer muito teórico; será assim tanto?

Não desfazendo o que o Daniel referiu, durante a construção do meu tinha comprado um primeiro tubo em alumínio para colocar no intervalo entre pratos.
Fiz uns cortes que por azar não ficaram muito uniformes (entre 1,00 e 1,30cm), mas mesmo assim utilizei-os para um primeiro teste que durou umas 4/5h. Anotei os valores a cada hora para posteriormente comparar com os que anotaria colocando a referida distância de 1cm.

Intuitivamente decidi que a mesma seria de 0.9 mm! Concluí que foi o melhor que poderia ter feito! Já agora o meu tem 12 pratos que além de serem iguais a esses são pintados para maior opacidade e 4 barras sem fim.

Reparei também que as “barras sem fim” estão dispostas entre si com distâncias diferentes; se optaste por colocar apenas 3 e essa colocação não forma um triângulo equilátero (lado iguais, portanto distâncias iguais), visto que os pratos são em plástico e redondos, poderás correr algum risco de que os mesmos possam vir a ficar, mesmo que ligeiramente, ondulados sobretudo no espaço de maior distância entre barras e poderá comprometer o devido efeito de protecção do RS.

Não, não sou fiscal, perfeccionista o suficiente, o que em muitos casos tem sido benéfico! :D :lol:

Os pratos são duros e não há diferença na abertura do lado que não tem a barra.
O facto de colocar assim as barras tem a ver com o local onde o pretendo fixar mais tarde...;)
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
:lol:
Espero que sim... desta quero ver se fica tudo bem;)

No meu caso, as condições de instalação do RS infelizmente não são 100% desejáveis; nem sei quando o serão...:(

por isso,

Se tens óptimas condições e perfeita noção delas, busca sempre o escalão máximo de perfeição que não te arrependerás! Boa sorte. ;)
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Infelizmente, em casa tinha boas condições para o instalar, mas agora no quarto que aluguei (a universidade a isso o obriga) as condições são muito fracas.

Eu apenas o posso por para Este ou Oeste. Neste momento tenho-o virado para Oeste, o que é muito mau.
Para Este não é perfeito, mas devo ter um pouco mais de exactidão.
Quanto ao ir mete-lo no telhado, não posso porque o sinal não chegaria até há estação.

Assim estou mal de qualquer forma... :sad:.

Tenho de estudar as redondezas e talvez o coloque na rua :rolleyes:.


Abraço;)
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Pois é Dave, a busca de perfeitas condições para a nossa "obra de arte" muitas vezes fica pelo caminho porque chegamos a um ponto como limite e daí não podemos passar! :(

Mudei de casa há dias (a cerca de 2 km da anterior) e as condições da actual morada, insólitamente são iguais. Continuo a ter apenas uma fachada a Este e outra a Sul...:rolleyes:, apenas difere na altitude (segundo o google.maps 120m e na anterior andava pelos 100m).

Tenho um pátio virado a Este e coloquei o RS no cimo de um tubo em inox (cedido por um vizinho) colocado no gradeamento (a 1,50m do solo).
Noto que os resultados nas medições não melhoraram muito face às condições anteriores! Continuo um pouco refém do calor que se acumula neste espaço o que se reflecte um pouco sobretudo no valor mínimo de hr.
Acho que preciso de estudar a forma de como fazer circular o ar no interior do RS principalmente nos períodos mais secos e quentes do dia cuja redução no valor nestas circunstâncias anda pelos 5 a 7%; algo que preciso corrigir!