Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)
Bom dia
Já construí o Radiation Shield para a ws3600, depois do primeiro teste fiquei desanimado, já que WS3600 com o radiation Shield ao sol apresentava +/- 3ºC acima da ws2355 sem radiation Shield à sombra. Onde terei errado, tentei escolher os pratos brancos mais opacos que encontrei.
O que dizem?
Olá,
Acardoso.
Reconheço que não é fácil fazer um RS eficiente, eu também tive algumas dificuldades até acertar com ele, mas tenta fazer um que tenha:
1. Um conjunto de 8 a 10 pratos, mas recomendo-te 10, que acho ser o ideal;
2. Instalação num local arejado, longe de paredes que apanhem sol;
3. Apanhe vento de todos os quadrantes e esteja colocado num local o mais ventoso possível;
4. A distância entre os pratos deve ser de 1 cm e nunca mais do que isso, para não afectar as máximas por excesso;
5. Deve estar pelo menos 1,50m acima do chão ou de um telhado;
6. O mais longe possível de obstáculos ao vento e objectos que façam muita reflexão de radiação, como paredes, chão em pedra, entre outros;
7. Deve ser instalado o mais longe possível de chaminés e outras fontes de calor artificial que possam interferir nas (correctas) leituras;
Se continuares a ter máximas muito altas, aumenta o número de pratos do RS ou coloca-lhe uma ventoinha para ventilar o seu interior, alimentada por uma placa solar, como eu coloquei no RS que fiz há uns tempos.
Essa montagem está descrita acima e hoje esse RS já não se encontra assim, pois pertence agora ao
Mário, pois na situação dele os 11 pratos que constituiam o RS e a sua ventilação eram um exagero, pois ele vive numa zona bastante ventosa, e por isso decidi retirar esses componentes.
Se tiveres mais dúvidas, não hesites em comunicá-las.