Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

Bem... po-la do lado de dentro da persiana nao dá mesmo... fiz agora a experincia, do lado de fora ela marcava 16,8ºC... passei para o lado de dentro, ficando entre o vidro e a persiana... a temperatura começou logo a subir chegando aos 19ºC ! :unsure: Passei-a para fora outra vez :D
Tenho que ver se invento um mini radiation shield para pessoas que moram em apartamentos e so tem peitoris pequeninos ! :D:lol:
 


dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

Ora bem penso que ja resolvi o meu problema da luz feflectida no predio em frente e do sol matinal que me fazia aumentar a temperatura do sensor, pois ontem por esta hora a temperatura nao parava de subir hoje ja desce, graças a minha engenhoca !

Ora ca vai...
Peguei num suporte de cd's...



Cortei aquele 'mastro'...:D



E o resultado final foi este...







Eu penso que funciona ! :D
 

The_simpson

Cumulus
Registo
4 Fev 2008
Mensagens
145
Local
Pico de Regalados - Vila Verde (169m)
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

E é que funcionou mesmo...
Pelo menos agora as temperaturas coincidem com a minha estação a 3,5km da tua.

engenhosa essa protecção, agora tens de me ajudar a fazer uma Radiation Shield em condições para mim que eu tenho espaço :D
 

Turista

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
464
Local
Peniche
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

que grande engenhocas...
:thumbsup: desde que esteja a funcionar é o que interessa!! ;)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

Hoje tirei o dia para fazer umas melhorias no meu fan-aspirated radiation shield.
Desmontei tudo e reconstruí, colocando os pratos numa disposição diferente e adicionando mais pratos de uma dimensão menor, colocando-os a uma distância mínima uns dos outros.
Ao todo, 11 pratos constituem agora o fan-aspirated radiation shield.



Processo de montagem:



























Tentei fazê-lo à imagem do FARS das Davis 6153 e 6163.
Dêem a vossa opinião. :)
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

Boa tarde,
Se alguem me souber responder a esta pergunta, agradecia ! :)

Um radiation shield tem que ser fechado em baixo, o primeiro prato (o de baixo) tem que ser fechado ? Se sim, porque ? ;)

Cumprimentos !
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

Boa tarde,
Se alguem me souber responder a esta pergunta, agradecia ! :)

Um radiation shield tem que ser fechado em baixo, o primeiro prato (o de baixo) tem que ser fechado ? Se sim, porque ? ;)

Cumprimentos !

Tem que ser fechado por causa da radiação reflectida pelo chão. O melhor Radiation Shield é o que tem os pratos mais juntos e o sensor mais protegido. Outra coisa importante é ter pratos que não deixem passar nenhuma luz.

Mesmo quem tenha um sensor debaixo de um telheiro ou noutro local à sombra está sujeito à radiação difusa.

Este RS do Daniel é um exemplo de como fazer um, ainda por cima com ventoinha para estrair o ar. Pena a localização perto de uma parede que ajuda a ele ter quase sempre +0,5ºC a 1ºC em relação à Davis.
 

Acardoso

Cumulus
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
251
Local
Sobreiro-Bustos (Aveiro)
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

uma duvida...alguem me sabe dizer qual a distancia media entre os pratos?? tou a perguntar pois vou fazer um RS pa uma ws 3600.
um abraço
 

Acardoso

Cumulus
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
251
Local
Sobreiro-Bustos (Aveiro)
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

Bom dia

Já construí o Radiation Shield para a ws3600, depois do primeiro teste fiquei desanimado, já que WS3600 com o radiation Shield ao sol apresentava +/- 3ºC acima da ws2355 sem radiation Shield à sombra. Onde terei errado, tentei escolher os pratos brancos mais opacos que encontrei.
O que dizem?
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

Bom dia

Já construí o Radiation Shield para a ws3600, depois do primeiro teste fiquei desanimado, já que WS3600 com o radiation Shield ao sol apresentava +/- 3ºC acima da ws2355 sem radiation Shield à sombra. Onde terei errado, tentei escolher os pratos brancos mais opacos que encontrei.
O que dizem?

Olá, Acardoso. ;)


Reconheço que não é fácil fazer um RS eficiente, eu também tive algumas dificuldades até acertar com ele, mas tenta fazer um que tenha:


1. Um conjunto de 8 a 10 pratos, mas recomendo-te 10, que acho ser o ideal;

2. Instalação num local arejado, longe de paredes que apanhem sol;

3. Apanhe vento de todos os quadrantes e esteja colocado num local o mais ventoso possível;

4. A distância entre os pratos deve ser de 1 cm e nunca mais do que isso, para não afectar as máximas por excesso;

5. Deve estar pelo menos 1,50m acima do chão ou de um telhado;

6. O mais longe possível de obstáculos ao vento e objectos que façam muita reflexão de radiação, como paredes, chão em pedra, entre outros;

7. Deve ser instalado o mais longe possível de chaminés e outras fontes de calor artificial que possam interferir nas (correctas) leituras;


Se continuares a ter máximas muito altas, aumenta o número de pratos do RS ou coloca-lhe uma ventoinha para ventilar o seu interior, alimentada por uma placa solar, como eu coloquei no RS que fiz há uns tempos.
Essa montagem está descrita acima e hoje esse RS já não se encontra assim, pois pertence agora ao Mário, pois na situação dele os 11 pratos que constituiam o RS e a sua ventilação eram um exagero, pois ele vive numa zona bastante ventosa, e por isso decidi retirar esses componentes.

Se tiveres mais dúvidas, não hesites em comunicá-las. ;)
 
Última edição:

Acardoso

Cumulus
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
251
Local
Sobreiro-Bustos (Aveiro)
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

ola Daniel, obrigado pela tua resposta.

falhei em dois promenores que referiste entre elas, a distancia entre os pratos, coloquei uma distancia de 1.5cm e o outro foi a proximidade de uma parede branca, menos de meio metro.
terei que fazer um novo teste,desta vez mais longe de uma parede deixando para ja a distancia entre os pratos.
ja agora,qual foi o criterio de escolha dos pratos??:huh:

um abraço
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

ja agora,qual foi o criterio de escolha dos pratos??:huh:

um abraço

Nenhum em especial; apenas têm de ser brancos e muito espessos, o mais possível, para darem os melhores resultados.
A partir daí o que conta é a disposição dos pratos e a instalação final.
Esperamos essas fotos depois da obra feita ! ;)
 

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

Nenhum em especial; apenas têm de ser brancos e muito espessos, o mais possível, para darem os melhores resultados.
A partir daí o que conta é a disposição dos pratos e a instalação final.
Esperamos essas fotos depois da obra feita ! ;)

Boas Daniel eu tambem tenho andado em guerra com os meus RS não estou gostar das minhas máximas, por sinal o FS passado tinha já os pratos preparados para subts RS que tinha 5 anos mas deixei entre pratos 2cm e o outro RS que tem 1 ano está com 1.5cm entre pratos.
Achas 1cm é sufiente ,fica bem arejado?Já agora os RS um está do solo a 3m e o outro está a 12m.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

Boas Daniel eu tambem tenho andado em guerra com os meus RS não estou gostar das minhas máximas, por sinal o FS passado tinha já os pratos preparados para subts RS que tinha 5 anos mas deixei entre pratos 2cm e o outro RS que tem 1 ano está com 1.5cm entre pratos.
Achas 1cm é sufiente ,fica bem arejado?Já agora os RS um está do solo a 3m e o outro está a 12m.

No teu caso não há problema estar com um espaçamento de 1,5 a 2,0 cm, pois dizes que um deles está a 12 m de altura.
A 12 m corre muito vento e o RS fica muito bem arejado e por isso as máximas serão muito mais fiáveis do que num ambiente sem vento, pois os RSs caseiros irão pecar a esse nível se faltar arejamento.

Eu acho que o espaçamento ideal na maioria dos RSs é de 1,0 a 1,5 cm pois mais do que isso irá provavelmente reflectir-se nas máximas, com a entrada de alguma radiação para o interior do abrigo. ;)


Nota: Eu acho os teus dados extremamente fiáveis, mesmo assim achas que as tuas máximas andam demasiado altas ?

Tenho consultado os dados de Castelo Branco e os teus dados coincidem sempre com os da estação oficial; se estás mesmo na cidade de Castelo Branco isso é bom sinal e significa que os teus dados revelam fiabilidade. ;)
 

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Re: Estação Meteorológica: Construção Radiation Shield (faça você mesmo)

No teu caso não há problema estar com um espaçamento de 1,5 a 2,0 cm, pois dizes que um deles está a 12 m de altura.
A 12 m corre muito vento e o RS fica muito bem arejado e por isso as máximas serão muito mais fiáveis do que num ambiente sem vento, pois os RSs caseiros irão pecar a esse nível se faltar arejamento.

Eu acho que o espaçamento ideal na maioria dos RSs é de 1,0 a 1,5 cm pois mais do que isso irá provavelmente reflectir-se nas máximas, com a entrada de alguma radiação para o interior do abrigo. ;)


Nota: Eu acho os teus dados extremamente fiáveis, mesmo assim achas que as tuas máximas andam demasiado altas ?

Tenho consultado os dados de Castelo Branco e os teus dados coincidem sempre com os da estação oficial; se estás mesmo na cidade de Castelo Branco isso é bom sinal e significa que os teus dados revelam fiabilidade. ;)

Daniel tenho sempre uma diferença 1 e 1.5ºc em dias de sol e quentes.
Eu moro num bairro nos limites da cidade virado para sul e a estação do IM fica virada para norte com vista para serra e num alto com um campo de visão de meter inveja e fora da cidade e tem um espaço enorme com residencias para os funcionários.
Mesmo assim ao proximo FS ainda vou por aquilo a 1cm para ver a diferença:thumbsup: