Crise sismo-vulcânica São Jorge (Açores) 2022

Sim esse eu sei, estava a falar era por exemplo de um feed RS por exemplo.

Da página do ipma não é muito fácil extrair dados, para "alimentar" um gráfico por exemplo.

Veremos o Site novo do CIVISA que saía hoje!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Sim esse eu sei, estava a falar era por exemplo de um feed RS por exemplo.

Da página do ipma não é muito fácil extrair dados, para "alimentar" um gráfico por exemplo.
É um facto. Mas do ipma é o que há...

Mas não houve interdição das viagens aéreas, ou seja, não houve por exemplo companhias aéreas a cancelar voos. Foi apenas desincentivado viagens (para São Jorge) não essenciais. A SATA até vai reforçar voos para quem quer sair, o que significa que há também mais capacidade para quem quer entrar (material, técnicos, etc)

Por enquanto ainda não e esperemos que não!
A ilha não pode ficar isolada do mundo pelo pânico sensacionalista que se está a criar à volta desta crise!
Ou achas que iriam igualmente desaconselhar viagens para São Miguel ou Terceira em caso de uma erupção vulcânica?
São Miguel concentra mais da metade de toda a economia dos Açores, logo nunca iriam fechar a ilha em caso de uma erupção vulcânica, o máximo seria retirar as pessoas dos locais mais sinistrados.
Passou se o mesmo também no Covid. Enquanto algumas freguesias rurais e concelhos mais distantes de Ponta Delgada tiveram cercas sanitárias por meses , Ponta Delgada esteve repleta de Covid e no entanto nunca fechou.
Se parasse a economia parava igualmente!
La Palma na sua ultima erupção não ficou fechada ao mundo!
Enfim, jogos políticos que favorecem uns e lixam os outros..

O problema em Portugal é que as erupcoes sao tao infrequentes, que o povo compreende mal o vulcanismo, ao contrario doutros povos como a Islandia, bem mais preparados e pragmaticos.

A crise actual nos Acores tem grande probabilidade de resultar numa erupcao de fissura centrada no Pico da Boa Esperanca, afectando uma boa quantidade da populacao local.

Em minha opiniao, eu preparava a serio o cenario de evacuacao da metade ocidental da ilha nos proximos dias, visto que uma erupcao pode ocorrer numa questao de dias (talvez dentro de 1-2 semanas). Se nao ocorrer, entao provavelmente, a crise nao vai dar em nada. Mas acho que esta crise vai resultar numa erupcao.

Neste momento o magma ainda nao se encontra perto da superficie. Mas o magma pode subir os ultimos 10-12km, ao longo da proxima semana, e se isso ocorrer, vai causar sismos ainda mais notorios. Nao penso que uma erupcao va ocorrer nos proximos 2-3 dias.

Tenho experiencia de vulcanismo na Islandia de 12 anos, portanto tenho uma boa ideia face a estas coisas, que ainda assim sao dificeis de prever.

Recordo tambem que Sao Miguel ja experienciou erupcoes de intensidade muito elevada (VEI5) ha uns 500 anos atras. Esse genero de erupcoes teria que incluir a evacuacao da maioria da ilha de Sao Miguel, se um dia acontecer.

Vamos ser pragmaticos. Essa é a realidade dos Acores. As erupcoes sao infrequentes mas ocorrem, e em ocasioes raras, podem ser catastroficas.
Mas nao vamos pintar cenarios pouco provaveis.

Esta erupcao em Sao Jorge, a acontecer, vai ser provavelmente ligeira, mais efusiva, mas ainda assim com potenciais fluidos piroclasticos (numa fase explosiva inicial?), que podem ser destrutivos para as populacoes nas encostas abaixo. Nao é boa ideia estar nessa zona, quando a erupcao comecar, caso inicie em fase explosiva.

Última edição:
E no caso de uma erupção vamos viver do quê? Do ar?
Isso para ti é fácil de dizer porque vives num país onde em qualquer cidade tens acesso a qualquer bem essencial e logístico em caso de catástrofe.
Os Açores são ilhas vulcânicas! A descontinuidade territorial existe!
Na crise de 2005 houve pessoas que dormiram até em campos de futebol e ao relento com medo que as casas lhes caíssem em cima e que o vulcão acordasse. Ninguém se lembrou nessa altura de tomar medidas! Se o vulcão tivesse despertado, mais uma vez quem iria se responsabilizar pela catástrofe?
Por isso acho muito bem que comecem agora a evacuar a população da zona de risco. Mas por favor não podemos fechar a ilha numa redoma nem desaconselhar viagens. Isto só aumenta o pânico e o receio de viajarem para a ilha.

Boa noite a todos!
Sou novo no fórum apesar de acompanhar há tempos e tenho que concordar em absoluto com o que é dito!!
Eu vivi a crise em São miguel de 2005. Ninguém se lembrou de nós.
Eu fui um dos que dormiu ao relento na minha freguesia.
Não houve nada que pudesse salvaguardar a vida dos micaelenses.
Hoje somos todos jorgenses e naquela altura éramos todos 150.000 "japoneses" como alguns em tom depreciativo nos gostam de chamar lançados à sua sorte e destino.
Pena que nessa altura ninguém se tivesse lembrado de serem todos micaelenses igualmente.

Três mil pessoas aconselhadas a deixar casas em São Jorge.​

Hoje às 21:22.

Alguns moradores já saíram dos locais onde vivem. Governo Regional dos Açores diz que se mantém hipótese de uma erupção na ilha. Deformação da crosta terrestre visível por satélite.

O Governo Regional dos Açores está a aconselhar as três mil pessoas que vivem nas freguesias de Velas, Manadas e Urzelina, em São Jorge, a saírem das respetivas localidades e a dirigirem-se para a outra ponta do território ou, mesmo, para outras ilhas onde tenham habitação ou familiares.

O conselho foi deixado depois de, na quarta-feira, o nível de alerta vulcânico ter subido para V4 (num total de cinco possíveis), o que significa que existe hipótese de erupção. Alguns moradores já estão a usar a via marítima para deixar a ilha.

Fonte da Secretaria Regional da Saúde, que tutela a Proteção Civil, adiantou ao JN a existência de "alguns indicadores preocupantes, que mostram que a tendência será mais para o magma sair do que para acalmar".

A essa informação junta-se "a cadência dos sismos e uma deformação na crosta terrestre, que é visível por satélite". O conjunto de dados levou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) a elevar para V4 o nível de alerta vulcânico. O V5 só pode ser acionado em caso de erupção. Desde sábado, mais de 2000 sismos já foram analisados pelo CIVISA, dos quais 160 foram sentidos pela população.

Ninguém quer saber de SJ (gostos, etc) :D

Mais a sério, o governo não afugenta a malta. Os sismos sim.

E não se pode defender a evacuação de metade da ilha e ao mesmo tempo manter a 'normalidade'. O único acesso aéreo e o principal porto estão na zona 'vermelha'.

Mais grave seria o governo incentivar viagens (ou nada dizer) e depois montar tendas nos pastos porque não houve suficiente planeamento ou capacidade de socorro.

Última edição:
Mais grave seria o governo incentivar viagens (ou nada dizer) e depois montar tendas nos pastos porque não houve suficiente planeamento ou capacidade de socorro.

Filmagens improvisadas de queixosos com vacas a mugir ao lado não interessam a ninguém.

3xec12X.png