Desejos / Previsões para Verão 2008!!

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
euT2mSea.gif

:shocking::shocking::shocking::shocking::shocking: :huhlmao:

Segundo esse mapa o dito Verão e resto do ano vão ser frescos não só cá como em quase todo o resto da Europa e afins.

Mas tu queres ver que inseriram as variáveis correctas nos modelos :lmao::lmao::lmao:
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Não deixa de ser curioso! Mas atenção a algo: isto não exclui ondas de calor nem nada do género (isto se a tendência se confirmar) uma vez que se tratam de médias por periodos... Mas de qualquer forma é uma previsão surpreendente, ou será que nem tanto... ? ...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Não deixa de ser curioso! Mas atenção a algo: isto não exclui ondas de calor nem nada do género (isto se a tendência se confirmar) uma vez que se tratam de médias por periodos... Mas de qualquer forma é uma previsão surpreendente, ou será que nem tanto... ? ...

Nem que fosse 50% fiável já ficava contente :D o problema é que não é.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
:shocking::shocking::shocking::shocking::shocking: :huhlmao:

Segundo esse mapa o dito Verão e resto do ano vão ser frescos não só cá como em quase todo o resto da Europa e afins.

Mas tu queres ver que inseriram as variáveis correctas nos modelos :lmao::lmao::lmao:

Não sei onde viste isso nos mapas. Neste tipo de mapas a anomalia de +-0,5ºC (o azul e o creme clarinho) significam temperaturas na média ou ligeiramente abaixo ou acima da média de forma irrelevante. A única frescura digna de referência nesta previsão seria em Agosto que poderia ser de 1ºC. Mas claro que para muitas pessoas temperaturas na média significam tempo desagradável e fresco porque estão habituadas ou querem verões quentes e escaldantes para ir para a praia.


Não deixa de ser curioso! Mas atenção a algo: isto não exclui ondas de calor nem nada do género (isto se a tendência se confirmar) uma vez que se tratam de médias por periodos... Mas de qualquer forma é uma previsão surpreendente, ou será que nem tanto... ? ...

Em baixo meti a previsão mensal e o comparativo com a previsão de há 2 semanas atrás pois é bastante interessante irmos vendo a evolução da previsão. E como podemos ver a previsão do Wanqiu Wang/CPC para um Verão ameno ou com temperaturas ligeiramente abaixo da média consolidou-se ainda mais.


prev.gif



Eu pessoalmente desejava que assim fosse pois detesto Verões muito quentes, mas quando a esmola é muita o pobre desconfia, e se o ano passado muitas previsões apontavam para um Verão quente se calhar este ano ainda prevêm um Verão na média ou ligeiramente abaixo da média e ainda apanhamos é com umas ondas de calor que nos lixamos. Mas tendo a confiar neste cenário pelo que se tem passado recentemente.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Bons dias a todos,

Ora aí está o Verão (onde mesmo? :lmao:). Como não pesco nada disto estou na mesma situação do Vince e penso exactamente o mesmo que ele. O Verão será a meu ver semelhante ao do ano passado mas penso que teremos este ano em Junho o Setembro do ano passado, sendo que penso existirem hipóteses para um Junho mais quente este anoe um Setembro à imagem do Junho do ano passado. De resto, um Julho seco com uma ou outra DANA pelo meio e um Agosto em que o 1º de Agosto representará o 1º de Inverno como se diz no ditado popular. Agosto terá também dias de calor mas penso que no final teremos média negativa em relação aos valores normais.

Cumprimentos
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
O meu desejo é de um Verão quente. Máximas entre 35 e 40ºC e minimas superiores a 20ºC :p

E claro céu limpo e muito sol.

Este é o meu desejo já que prognósticos só no fim...
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Ahh! Gostava tanto que este verão fosse como o do ano passado,esse é que foi:D, grandes células a aproximarem-se:shocking:,mas enfim não tou com esperança nenhuma de este ano ser igual:disgust:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Quanto aos meus desejos, o Verão ideal para mim seria aquele que fosse muito quente.
Temperaturas máximas a rondar os 40 ºC, com dias em que passava disso, para acabar o mês com uma anomalia positiva, e mínimas acima dos 20 ºC.
Tenho saudades de um Verão com muito sol e muito calor, como o de 2003, que será sempre relembrado.
Não perco a esperança de voltar a ver Verões desses, pode ser que este ano o calor venha em força, já que pode vir todo de uma só vez, a partir de Junho.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Um verão morno com uma onda de calor no máximo duas a primeira e espero que unica na 2ª quinzena de julho...e algumas trovoadas:hehe: é o meu desejo e previsão para este verão;)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,451
Local
Olhão (24 m)
Só uma nota, na precipitação acertei mais ou menos na média, tirando o mês de Abril que foi mais chuvoso ainda do que eu pensava,agora nas temperaturas falhei redondamente no mês de Maio na minha previsão de Primavera de 2008.:D

Previsão Verão 2008

Será um Verão ameno e com precipitação nos meses de Junho e Agosto (principalmente convectiva) e uma atenção especial ao mês de Julho onde prevejo que ocorra uma a duas ondas de calor e que poderá ser considerado calor extremo no extremo sudeste de Portugal (na zona do Sotavento Algarvio e Baixo Alentejo).

Junho: Mês com temperaturas na média ou superior à média e precipitação acima da média.

TemperaturaS: anomalia entre 0.5ºC e os 1.1ºC

Precipitação: 50 mm (Noroeste de Portugal) e 20 mm (Algarve).

Julho: Mês com temperaturas acima da média, quanto à precipitação será a abaixo da média.

Temperaturas: anomalia entre 1ºC e os 2.3ºC (Sotavento Algarvio).

Precipitação: 0 mm e os 10 mm

Agosto: Mês com temperaturas na média ou abaixo da média e precipitação acima da média que deverá ocorrer na 2ª quinzena do mês.

Temperaturas: anomalia entre -0.5ºC e os 0.6ºC

Precipitação: 20 mm (Alentejo) e os 60 mm (Norte de Portugal)

De salientar, não prevejo que ocorra precipitação extrema no Algarve como aconteceu em Agosto do ano passado.

Algo extensa, agora critiquem, debatem, mostrem a vossa revolta:D:D:D
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Se ter um verão fresco como o de 2007 significa apanhar um inverno como o passado, então venham os verões quentes (mas sem incêndios)! :hehe:

Eu sei que não tem muita relação entre um e outro, na verdade queria era um verão fresco ou dentro da média pois o meu trabalho torna-se complicado quando faz muito calor. Acima de tudo quero é trovoadas, daquelas que aparecem ao fim da tarde!