Detector de Trovoada - blitzortung

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Boas pessoal,
ja tenho a minha estação a bombar, mas até agora ainda não consegui apanhar nada.

O Salvador tem estado a ajudar e tem sido uma preciosa ajuda, o meu publico agradecimento.
Mas até agora ainda não apanhei nada. :( :(

Abc

Tenta dar ao Salvador acesso remoto à web interface do teu controller, talvez assim lhe seja mais fácil ver o que se está a passar.

Ou então coloca aqui algumas imagens do que vez na web interface do teu controller.

De momento não está a enviar nada para o server, pelo que não se consegue ver qualquer sinal.

Seguiste bem todas as instruções de montagem do sistema aí em casa?
Procura compreender como funciona o sistema, para que possas formular de forma mais especifica as tuas questões. E vai com calma...
 


Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Sem duvida era uma bela aquisição também para as zonas do Couço, mas é um pouco caro, e também não percebo nada de eletrónica, mas já agora se mais tarde tiver posses onde o posso encomendar?
 

mt007

Cirrus
Registo
7 Jan 2012
Mensagens
63
Local
Oeiras
Tenta dar ao Salvador acesso remoto à web interface do teu controller, talvez assim lhe seja mais fácil ver o que se está a passar.

Ou então coloca aqui algumas imagens do que vez na web interface do teu controller.

De momento não está a enviar nada para o server, pelo que não se consegue ver qualquer sinal.

Seguiste bem todas as instruções de montagem do sistema aí em casa?
Procura compreender como funciona o sistema, para que possas formular de forma mais especifica as tuas questões. E vai com calma...

Werk o Salvador já tem acesso.
As ferretes tem 4 fios, dois para cada barra, e acho que algum deles é fio de terra mas não sei qual porque sem querer destruí o nó que identificava esses mesmos fios :( e agora não sei como saber isso.
Se calhar é esse o problema não sei.
Abc
 

mt007

Cirrus
Registo
7 Jan 2012
Mensagens
63
Local
Oeiras

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
As ferretes tem 4 fios, dois para cada barra, e acho que algum deles é fio de terra mas não sei qual porque sem querer destruí o nó que identificava esses mesmos fios e agora não sei como saber isso.
Se calhar é esse o problema não sei.

Isso não será muito dificil de resolver...
Os fios que deveriam ter os nós, são para ligar um no pino 1 e outro no pino 3 do amplificador. Mas como não sabes qual deles deveria ter o nó, começa por ligar apenas uma das ferrites com um dos fios no pino 1 e outro no pino 2 e vai ver na web interface que sinal obtens no canal A, depois experimenta trocar os fios e vai de novo ver o sinal que obtens. Deves conseguir tirar alguma conclusão disso.
A seguir procede da mesma forma para a outra antena (ou seja canal B).
Com apenas dois fios só existem duas hipoteses...

Boa sorte.
 

mt007

Cirrus
Registo
7 Jan 2012
Mensagens
63
Local
Oeiras
Isso não será muito dificil de resolver...
Os fios que deveriam ter os nós, são para ligar um no pino 1 e outro no pino 3 do amplificador. Mas como não sabes qual deles deveria ter o nó, começa por ligar apenas uma das ferrites com um dos fios no pino 1 e outro no pino 2 e vai ver na web interface que sinal obtens no canal A, depois experimenta trocar os fios e vai de novo ver o sinal que obtens. Deves conseguir tirar alguma conclusão disso.
A seguir procede da mesma forma para a outra antena (ou seja canal B).
Com apenas dois fios só existem duas hipoteses...

Boa sorte.

Werk,
neste momento sem fazer esses testes que mencionaste tenho estas info:

Amplifier 1 - PCB 12.3 - FW 1.7
CommunicationRx: 5m, 9s ago / Tx: 18h, 39m ago

Channel A
Trigger-100mV/100mV, reached 12 times in last 5h, 4m
Gains10 * 10 * 40 = Total Gain 4000 | Relative Gain 4000
Noise18mVpp

Channel B
Trigger-99mV/101mV, reached 1 times in last 5h, 4m
Gains10 * 10 * 40 = Total Gain 4000 | Relative Gain 4000
Noise19mVpp

Ve se esta correcto sff.

Video da minha instalação: https://www.youtube.com/watch?v=fSJLjije3Jk
(os nós que estao nos fios das ferrites fui eu que os fiz ao calhas, para tentar ver se funcionava)
Obrigado
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Vejo aí vários problemas, que tambem já sabes que tens.

O sistema não está a comunicar com o server e parece que tambem não está a detectar nenhuns sinais, o que certamente releva algum problema com as antenas.

Do video ficam estas questões:

Como estão posicionadas as antenas? Elas devem estar num plano horizontal!
Por agora não importa mais mais tarde deves afastá-las o mais possivel do controller.


Os fios que vão das antenas normalmente são fios de bobinagem e estão revestidos de um verniz isolante. Por acaso raspaste a ponta dos fios por forma a eliminar o verniz na zona de contacto com os ligadores na placa do amplificador?

Bom, não quero estar a interferir, até porque o Salvador já deverá ter-te falado nestas mesmas coisas.
 

mt007

Cirrus
Registo
7 Jan 2012
Mensagens
63
Local
Oeiras
Vejo aí vários problemas, que tambem já sabes que tens.

O sistema não está a comunicar com o server e parece que tambem não está a detectar nenhuns sinais, o que certamente releva algum problema com as antenas.

Do video ficam estas questões:

Como estão posicionadas as antenas? Elas devem estar num plano horizontal!
Por agora não importa mais mais tarde deves afastá-las o mais possivel do controller.


Os fios que vão das antenas normalmente são fios de bobinagem e estão revestidos de um verniz isolante. Por acaso raspaste a ponta dos fios por forma a eliminar o verniz na zona de contacto com os ligadores na placa do amplificador?

Bom, não quero estar a interferir, até porque o Salvador já deverá ter-te falado nestas mesmas coisas.

As antenas estão em 90º e na horizonal. Não raspei a ponta dos fios até porque não sabia.

Dizes que não esta ligado ao server, mas como pode ser possível se no site Blitzortung eu vejo a estação ligada?
Está running e depois passado algum tempo passa para Idle.

Uma duvida, terei sempre de apanhar alguma coisa mesmo que seja longe?

Obrigado.
Abc
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
As antenas estão em 90º e na horizonal. Não raspei a ponta dos fios até porque não sabia.

Pois então raspa, porque se não o fizeres os fios não farão contacto com os ligadores. Mesmo raspando por vezes o contacto não é o melhor, porque os fios são demasiado finos para os ligadores que são utilizados. Assegura-te que tens um bom contacto!

E depois faz a experiência com os fios que te indiquei a trás.

Como estás em fase de testes, podes exagerar um pouco nos ganhos apenas para te dar mais hipoteses de receberes sinais distantes, pois por agora não há nenhuma trovoada perto. Mais tarde quando tudo estiver bem, baixas os ganhos.

Sim, no server dá como ligada, mas tambem diz que está sem comunicação!

Boa sorte.
 

mt007

Cirrus
Registo
7 Jan 2012
Mensagens
63
Local
Oeiras
Pois então raspa, porque se não o fizeres os fios não farão contacto com os ligadores. Mesmo raspando por vezes o contacto não é o melhor, porque os fios são demasiado finos para os ligadores que são utilizados. Assegura-te que tens um bom contacto!

E depois faz a experiência com os fios que te indiquei a trás.

Como estás em fase de testes, podes exagerar um pouco nos ganhos apenas para te dar mais hipoteses de receberes sinais distantes, pois por agora não há nenhuma trovoada perto. Mais tarde quando tudo estiver bem, baixas os ganhos.

Sim, no server dá como ligada, mas tambem diz que está sem comunicação!

Boa sorte.

Obrigado werk,
ja agora alguma ideia de raspar com o que?
Outra coisa, onde vejo no web control essa parte dos fios? Porque ja desliguei uma antena ferrite e dava sinal de ligada na mesma?????
É no amplifier ou ADC?? Onde?
Abc
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Raspar com uma faca por exemplo!!! Mas apenas por forma a remover a fina camada de verniz que envolve os fios, com cuidado e sem os ir cortando.

onde vejo no web control essa parte dos fios?

Em nenhum lugar te vai dizer se os fios estão bem ligados ou não. O que acontece é que quando estiverem bem, no analizador de sinal (Signals na web interface) deves começar a ver aparecer alguma coisa (sinais) para além do ruido de fundo.

Miguel, acho que sabes desde o inicio que isto está longe se ser um sistema plug and play. Tenta ajudar-te um pouco mais a ti mesmo procurando compreender como funciona o sistema. É muito importante.
Desculpa a franqueza e frontalidade.

Uma outra dica: Vai ao link que publiquei atrás e vê por exemplo os sinais da Estação da Moita. Quanto tiveres pelo menos uma das antenas bem ligada deve aprecer-te num dos canais (A ou B) uma forma de onda semelhante no analizador de sinal que podes aceder na tua web interface.
 

mt007

Cirrus
Registo
7 Jan 2012
Mensagens
63
Local
Oeiras
Raspar com uma faca por exemplo!!! Mas apenas por forma a remover a fina camada de verniz que envolve os fios, com cuidado e sem os ir cortando.



Em nenhum lugar te vai dizer se os fios estão bem ligados ou não. O que acontece é que quando estiverem bem, no analizador de sinal (Signals na web interface) deves começar a ver aparecer alguma coisa (sinais) para além do ruido de fundo.

Miguel, acho que sabes desde o inicio que isto está longe se ser um sistema plug and play. Tenta ajudar-te um pouco mais a ti mesmo procurando compreender como funciona o sistema. É muito importante.
Desculpa a franqueza e frontalidade.

Uma outra dica: Vai ao link que publiquei atrás e vê por exemplo os sinais da Estação da Moita. Quanto tiveres pelo menos uma das antenas bem ligada deve aprecer-te num dos canais (A ou B) uma forma de onda semelhante no analizador de sinal que podes aceder na tua web interface.

Esse tipo de ondas eu ja vejo no separador de sinais.
Mas penso que seja ruído, digo eu (anda entre -0.02 e 0.02, voltage).
Agora com salpicos grandes como se estivesse a receber um sinal grande, nao tenho.

ok ja raspei os fios mas mesmo assim nao sei se funciona.
Obrigado na mesma.
Abc.
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Vamos com calma...

Esses "ondas" que estás ver, com os valores que referes, são realmente ruído de fundo. Não te preocupes com isso por agora...

Se já raspaste os fios, liga apenas uma antena ao pino 1 e 2, não te importes como... vai ao analisador se sinais e espera a ver se te surge algum desses picos grandes, se não acontecer durante algum tempo, desliga tudo e troca a posição dos dois fios que ligaste anteriormente. Vai de novo ao analisador de sinais e vê se te aparecem esses picos maiores...
depois diz alguma coisa... ainda vou ficar aqui mais um pouco.
 

mt007

Cirrus
Registo
7 Jan 2012
Mensagens
63
Local
Oeiras
Vamos com calma...

Esses "ondas" que estás ver, com os valores que referes, são realmente ruído de fundo. Não te preocupes com isso por agora...

Se já raspaste os fios, liga apenas uma antena ao pino 1 e 2, não te importes como... vai ao analisador se sinais e espera a ver se te surge algum desses picos grandes, se não acontecer durante algum tempo, desliga tudo e troca a posição dos dois fios que ligaste anteriormente. Vai de novo ao analisador de sinais e vê se te aparecem esses picos maiores...
depois diz alguma coisa... ainda vou ficar aqui mais um pouco.

Ja fiz isso e o mais engraçado é que so tinha uma antena ligada e no mostrador de sinais apareciam as duas na mesma nao entendo.
Bem logo se vê.
Obrigado e desculpa o tempo que tens gastado na resolução do meu problema.

http://meteomelin.be/staticfiles/station-signals/?region=1&station=1129

E depois a antena B esta com mais ruído não sei porque também.
Abc