Discussão e classificação de nuvens



*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Deixo esta imagem, que embora não sirva de muito fica aqui para "arquivo"....


Image472.jpg



Abraço
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Que nuvens são?

Olá a todos.

Abaixo poderam ver uma foto que tirei no Inverno passado, que apresenta umas nuvens...

Se alguém me puder dizer que tipo de nuvens são, agradecia:thumbsup: ( se clicarem na foto poderão ver num tamanho maior :D).



Esta foto era para ser vista pelo "lado artístico", a iluminação natural vs a iluminação artificial, daí aparecer o poste no enquadramento. O avermelhado que se vê é provocado pelo Sol que deveria de se estar a pôr.


Abraço
 

Ike

Cirrus
Registo
6 Set 2008
Mensagens
66
Local
Terreiro - Tomar
Lembrei-me de uma nuvem que vi no outro dia e que me intrigou bastante e penso que este é o tópico mais apropriado para descrever aquilo que vi.

Era +- 12:40 hora a que habitualmente vou tomar café depois de almoçar, e eu e uma colega minha ficámos espantados com uma nuvem. Nunca tinha visto nada assim... Uma nuvem pequena um pouco dispersa (desculpem não saber classificá-la) mas toda às cores...parecia que tinha reflectida nela as cores do arco íris. :surprise:

Lembrei-me de comentar aqui, pois em 31 anos nuca tinha visto tal coisa...

Confesso que foi a única vez que lamentei não ter um telemóvel com máquina fotográfica incorporada.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
É um pouco difícil dizer qual será mas provavelmente só nuvens altas da família dos Cirrus poderiam produzir fenómeno semelhante... :huh:

Procura aqui, aqui e aqui, a ver se vês alguma coisa do género... :D
 

Ike

Cirrus
Registo
6 Set 2008
Mensagens
66
Local
Terreiro - Tomar
Estive a ver as fotos e não havia nada parecido. Fiz uma busca no google por "color clouds" e encontrei este vídeo no youtube:

http://digg.com/environment/Bizarre_Glowing_Color_Clouds_Seen_30_Min_Before_China_Quake

http://www.toxicjunction.com/get.asp?i=V4388

http://video.aol.com/video-detail/g...min-before-2008-sichuan-china-quake/712238900

Foi uma nuvem parecida com a que estão a filmar que eu vi. :) O título do vídeo é "nuvens a cores 30 minutos antes do terramoto de Sichuan" mas 30 minutos e muito depois de ter visto a tal nuvem...nada de especial aconteceu. :D

EDIT: Parece que há bastantes referências a essas nuvens...adicionei mais alguns links...a que eu vi era apenas 1 nuvem...pequena...e ao vivo as cores ainda eram mais vivas do que a que aparece no vídeo.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Bem para dizer a verdade nunca tinha ouvido falar de tais nuvens. :(

Mesmo assim é um pouco discutível associar o aparecimento de nuvens aos tremores de terra. Como digo nunca tinha visto e não conhecia... :shocking:
 

Ike

Cirrus
Registo
6 Set 2008
Mensagens
66
Local
Terreiro - Tomar
Sinceramente a descrição faz-me lembrar que se tratou de um Sun Dog:

A 3.ª imagem a partir de cima é o que se parece mais com o que vi. Mesmo assim o vídeo que mostrei é o que anda mais perto.

Bem para dizer a verdade nunca tinha ouvido falar de tais nuvens.

Mesmo assim é um pouco discutível associar o aparecimento de nuvens aos tremores de terra. Como digo nunca tinha visto e não conhecia...

Como referi não aconteceu nada de mais naquele dia ou nos seguintes. Acredito também que o aparecimento daquelas nuvens na China pouco antes do tremor de terra pode ter sido pura coincidência.

Quanto à nuvem que eu vi, como nunca tinha visto nada igual (e ao longo da nossa vida olhamos muitas vezes para o céu) desconfiei que estaria a assistir a um fenómeno raro. Muita pena em não ter tirado uma foto. :)
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Re: Observação ISS - Estação Espacial Internacional

Será uma "super" bigorna?

ISS016-E-27426.JPG

Fotografia muito interessante:
Numa atmosfera instável no espraiamento de bigornas de Cumulonimbos, na fase madura, notam-se "overshooting tops" a emergir.
A bigorna espraia-se na tropopausa - Massa de Cirros cumulonimbogénitus.
Quando os movimentos ascendentes são suficientemente intensos, ar troposférico é "injectado" na estratosfera.
Notam-se várias fases do desenvolvimento das células convectivas que podem originar (ou não) cumulonimbos.