Diversidade climática

Tópico em 'Climatologia' iniciado por Mário Barros 5 Jul 2010 às 18:50.

  1. duero

    duero
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    23 Dez 2009
    Mensagens:
    1,038
    Local:
    valladolid
    Valores de máxima, mínima y media en Valladolid aeropuerto, estos últimos días.

    04/12: 2.1 -7.5 -2.7
    03/12: 3.6 -6.8 -1.6
    02/12: 5.1 -4.6 0.2
    01/12: 4.4 0.2 2.3
    30/11: 2.5 -1.2 0.7
    29/11: 4.4 -4.6 -0.1
    28/11: 4.8 -4.0 0.4
    27/11: 4.8 -4.2 0.3
    26/11: 7.5 -4.0 1.8

    No veo tan grandes diferencias,
     
  2. Dan

    Dan
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    26 Ago 2005
    Mensagens:
    9,669
    Local:
    Bragança (675m)
    A grande diferença entre o clima Mediterrânico e o clima Temperado Oceânico é o Verão, no Inverno têm comportamentos muito semelhantes.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Golden Fields

    Golden Fields
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    8 Ago 2010
    Mensagens:
    74
    Local:
    Coimbra, Capital do Amor Eterno
    O Verão é fresco e o Inverno idem na Irlanda.
    Madrid ou as outras cidades espanholas mencionadas não são o mediterrânico clássico, são mediterrânico com influência continental com grandes amplitudes. O Estio nessas regiões é implacável também. Inverno gelado, Verão abrasador. Prefiro o clássico como Lisboa ou Barcelona, Verão quente, Inverno fresco.

    E Montevideu não é clima mediterrânico.



    Não é por tu estares sempre a bater na mesma tecla a dizer que Bordéus e o Norte de Espanha tem meses secos quando não os têm querendo por o Norte e Centro de Portugal no mesmo saco que os outros vão ficar sem argumentação.
    Peritos dizem que Portugal é em tudo o país de génese mediterrânico – clima, povo, gastronomia. Há mapas para tudo e mais alguma coisa.
    Sabes qual é o teu problema? É que quando se fala em mediterrânico tu deves ter logo na ideia o país o ano inteiro debaixo de um calor abrasador e sempre seco quando este clima não tem nada a ver com isso, se não seríamos deserto. O clima mediterrânico apresenta uma época estival quente e muito soalheira e uma época fria e chuvosa. É isso que acontece em Portugal inteiro. E é isso exactamente porque gosto do clima do meu país.
    Quanto ao mar, Tróia está virada à costa ocidental, a Arrábida e Linha de Cascais é que está virada a sul. Assim como a Figueira da Foz vê lá bem um mapa de Portugal, não sei se já ouviste falar em Cabo Mondego ou Serra da Boa Viagem.
    Tu até pareces rejubilar com empreendimentos que possivelmente não estarão dentro das expectativas, que infelicidade. Os países que nos enviam turistas do Norte da Europa estão em crise, principalmente Reino Unido.
    Segundo estudos da União Europeia, em 2020, Portugal estará no TOP10 de países mais visitados no mundo, estando hoje no 20. Portanto o teu agoiro não passará disso se tudo correr dentro do previsto.
    Tu és mesmo sem noção, Ibiza nevou por lá, em Coimbra estou à espera que isso aconteça há quase trinta anos.
    Se a tua razão para espantar os turistas de Portugal que vêm à procura das nossas praias espectaculares é haver ilhas do Mediterrâneo com ainda melhores condições em certos pontos então vamos pô-los a andar para as Caraíbas ou Maldivas.
    A costa ocidental de Portugal tem os mesmos valores de temperatura do mar que o Sul de França no Mediterrâneo, ninguém falou em 24º.

    E pára de vir com fenómenos isolados, os Balcãs estão com uma vaga de colar em proveito da vaga de frio que em Portugal desde o fim de Novembro está a por as temperaturas mais baixas que o mês mais frio do ano. O Inverno em Portugal é bem mais ameno que na Grécia. Em Tessalónica, o mar junto à cidade congela em zonas. Isto é um cenário irreal em qualquer parte do litoral de Portugal.

    O que eu acho mais piada é este tipo de argumentação vir dos belos subúrbios lisboetas do Seixal. :lmao:


    Apesar da matriz cultural europeia, o Chipre fica geográficamente no Médio Oriente, Ásia. Não se deve comparar alhos com bugalhos. Tenha-se em atenção o Sul da Europa - Portugal, Espanha, Itália, Grécia. Daqui a um bocado até vão chamar a costa do Mar Vermelho, no Egipto onde eu quero passar umas férias :lol:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Pek

    Pek
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    24 Nov 2005
    Mensagens:
    3,672
    Local:
    Menorca
    Sólo un apunte, para Dublín y toda Irlanda en general lo de estos días ha sido una ola de frío absolutamente EXCEPCIONAL por la dureza, duración y época en que se ha producido; para Valladolid no lo ha sido ni mucho menos. La diferencia en invierno entre ambas ciudades es notable (más frío Valladolid, claro) ;)

    "At most stations it was the coldest November since 1985, due largely to exceptionally low temperatures between the 28th and 30th. Air temperatures fell below -6°C in many places on the 28th and 29th, while both Dublin Airport and Casement Aerodrome recorded their lowest November values on record on the 28th; this was also the coldest November day on record at the same stations, with maximum values not rising above -1°C. In total, between 10 and 14 days with air frost were recorded at eastern and midland stations during the month, around twice the normal number for November."...

    "27th to 30th: As the anticyclone shifted to the far northwest of Ireland, a bitterly cold northeasterly airstream brought a sharp drop in temperatures across the country. Wintry showers, initially in coastal areas of the east and northwest, became more widespread during the period, resulting in accumulations of snow over most of the country. Showers were thundery at times in eastern areas. Exceptionally low air and ground temperatures were measured in Leinster on the 28th and 29th, but severe frost was widespread, with freezing fog in places."

    Fonte: MET éireann; http://www.met.ie/news/display.asp?ID=94
     
  5. Golden Fields

    Golden Fields
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    8 Ago 2010
    Mensagens:
    74
    Local:
    Coimbra, Capital do Amor Eterno
    ^A diferença no Verão também é notável (mais quente Valhadolide claro).
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. Pek

    Pek
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    24 Nov 2005
    Mensagens:
    3,672
    Local:
    Menorca
    Correcto ;)
     
  7. GabKoost

    GabKoost
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    19 Jan 2009
    Mensagens:
    855
    Local:
    Longos, Caldas das Taipas (Entre Brg e Gmr) Altit
    Atenção que os meses secos no NO de Portugal não são regra geral.

    Sim, costumamos ter meses quentes e secos mas não é incomum ter uma semana de chuva em Agosto ou ter um mês chuvoso em Junho ou Setembro.

    A própria vegetação do Norte de Portugal é marcadamente de origem Europeia - Atlântica Vs a predominância Mediterrânica a partir de certo ponto no centro e sul.

    No Noroeste, a árvore rainha é por ex. o Carvalho Alvarinho. Espécie que não gosta de longos períodos secos e que, por isso, existe no Norte de Portugal:

    [​IMG]
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Floresta_portuguesa


    Observando além dos dados estatísticos, a vegetação de Portugal diz-nos algo que temos de considerar por serem FACTOS vivos e materiais de uma realidade territorial:

    "A posição de Portugal entre os climas atlânticos e mediterrâneos explica a presença de duas áreas vegetais. A metade setentrional do país, é caracterizada por um belo e intenso verde, e a fachada marítima ocidental é domínio da vegetação atlântica. Em alguns bosques de montanhas do nordeste dominam o carvalho albar ou carvalho, avelã e abedul, assim como brezos, arbustos e pedras. Há também algumas variedades de pinheiros, entre os que predomina o marítimo, que atinge grande difusão entre as planícies arenosas do litoral.

    A vegetação mediterrânea, pouco frequente no norte, adquire predomínio quase absoluto ao sul do Tejo. As manifestações mais características são a azinheira, o sobreiro, o pinheiro manso e uma grande variedade de arbustos e diversas plantas aromáticas (alecrim, tomillo etc.). Esta vegetação densa e de baixo tamanho se dá, sobre tudo, nas serras da região
    ."

    Não se pode negar a influência do Atlântico do Noroeste do país.

    [​IMG]

    in: http://www.prof2000.pt/users/elisabethm/geo7/clima/cportugal.htm

    De qualquer forma, pelo menos entre o Noroeste e a metade Sul do país há diferenças absolutamente gritantes em todos os aspectos. Negar isso é negar evidências e verdades absolutas.

    Nunca se poderá rotular o país sob um único tipo de clima.

    Apesar de no Alentejo ou no extremo do Alto Minho existir influência Mediterrânica, nestes são completamente diferentes e, na verdade, poucas semelhanças climáticas e físicas conseguimos encontrar.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Klimadiagramm-metrisch-deutsch-Montevideo-Uruguay.png

    Lisboa é umas decimas mais quente e 300mm mais seca, com estação seca e humida bem defenida.
    Montevideo tem um clima subtropical humido e lisboa subtropical seco, já que ao clima subtropical seco se costuma associar o clima mediterraneo, talvez mais as zonas Termomediterraneas ou o patamar superior;)

    Bom....na minha opinião Lisboa tem verões parecidos com Barcelona e invernos parecidos aos de Valencia...havendo mais cidades do mundo com clima similar ao da capital Portuguesa ;)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. belem

    belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Out 2007
    Mensagens:
    4,264
    Local:
    Sintra/Carcavelos/Óbidos
    Exacto, em Portugal continental, a influência atlântica é maior que a influência mediterrânica a partir de Aveiro para cima e sobretudo no sector Noroeste, sem esquecer claro, o caso das montanhas mais altas, húmidas do interior e até do Centro.
    Daí que por vezes, biologicamente, se denominam de «ilhas atlânticas».
    Normalmente são habitats de interessante importância ecológica, com elevados índices de vulnerabilidade e raridade, onde estão isoladas espécies que apenas existem nesses lugares ou onde atingem o extremo meridional da sua distribuição geográfica, graças à altitude, clima e ao isolamento dessas montanhas.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. duero

    duero
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    23 Dez 2009
    Mensagens:
    1,038
    Local:
    valladolid
    "Inverno gelado, Verão abrasador. Prefiro o clássico como Lisboa ou Barcelona, Verão quente, Inverno fresco."

    No es un verano tan abrasador, VALLADOLID tiene de media de julio 22ºC, practicamente la misma temperatura que LISBOA, y LEÓN, BURGOS y SORIA tienen una media de Julio de 20ºC, que es mas o menos la de PORTO.
     
  11. duero

    duero
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    23 Dez 2009
    Mensagens:
    1,038
    Local:
    valladolid
    BURGOS, 1970-2000, CLIMA MEDITERRANEO.

    En.......2.7......46
    Fe.......4.1......42
    Ma......6.3.......31
    Ab.......7.8......65
    Ma.....11.4......69
    Ju......15.2......46
    Jul.....18.7......30
    Ag.....18.9......27
    Se.....15.7......36
    Oc.....10.9......50
    No.......6.2......56
    Di........3.9......57

    Año.....10.1.....555


    PARÍS, 1960-1990, CLIMA ATLÁNTICO

    [​IMG]
     
  12. Pek

    Pek
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    24 Nov 2005
    Mensagens:
    3,672
    Local:
    Menorca
    Por si os sirve:

    Paris-Montsouris 1971-2000:

    En....4,7 ºC...54 mm
    Fb....5,5 ºC...44 mm
    Mr....8,5 ºC...49 mm
    Ab...10,8 ºC..53 mm
    My...14,8 ºC..65 mm
    Jn... 17,6 ºC..55 mm
    Jl.... 20,0 ºC..63 mm
    Ag...20,0 ºC..43 mm
    Sp...16,7 ºC..55 mm
    Oc...12,5 ºC..60 mm
    Nv... 7,9 ºC...52 mm
    Dc... 5,7 ºC...59 mm
    An...12,1 ºC..652 mm

    Fonte: MeteoFrance
     
  13. GabKoost

    GabKoost
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    19 Jan 2009
    Mensagens:
    855
    Local:
    Longos, Caldas das Taipas (Entre Brg e Gmr) Altit

    Concordo totalmente.

    Aliás, não é por nada que, por ex. o PNPG no Minho e Montesinho no Extremo Nordeste Transmontano tem espécies únicas.

    Proporcionalmente, é compreensível que o Parque Natural da Arrábida em Setubal seja o ultímo reduto da vegetação mediterrânica pré-histórica.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. duero

    duero
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    23 Dez 2009
    Mensagens:
    1,038
    Local:
    valladolid
    Al final la máxima del sabado 4 de Diciembre no fue de 2'1ºC (esa era la máxima del día 3) ni la mínima -7'5 grados.

    Los datos del día sábado 4 en Valladolid aeropuerto, fueron de:

    Máxima: -1ºC
    Mínima: -8'4ºC

    Media: -4'2ºC

    Misma mínima que Dublin en este episodio frio.
     
  15. duero

    duero
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    23 Dez 2009
    Mensagens:
    1,038
    Local:
    valladolid
    En cuanto a la vegetación portuguesa, considero que el hecho de haber plantaciones de EUCALIPTOS GLOBULUS, indicaría un clima similar al del lugar de origen (TASMANIA Y SURESTE DE AUSTRALIA), QUE ES UN CLIMA BASTANTE OCEANICO.
     

Partilhar esta Página