Diversidade climática

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Dublin está com 1ºC e chuva neste momento.

Valores de mínima e máxima em Dublin nestes últimos dias.

DUBLIN AIRPORT:
dia 03:-7.1ºC / 2.2ºC
dia 02:-1.5ºC / 1.2ºC
dia 01:-1.6ºC / 0.8ºC
dia 30:-1.6ºC / 3.3ºC
dia 29:-8.4ºC / 3.0ºC
dia 28:-6.4ºC / -1.7ºC

Valores de máxima, mínima y media en Valladolid aeropuerto, estos últimos días.

04/12: 2.1 -7.5 -2.7
03/12: 3.6 -6.8 -1.6
02/12: 5.1 -4.6 0.2
01/12: 4.4 0.2 2.3
30/11: 2.5 -1.2 0.7
29/11: 4.4 -4.6 -0.1
28/11: 4.8 -4.0 0.4
27/11: 4.8 -4.2 0.3
26/11: 7.5 -4.0 1.8

No veo tan grandes diferencias,
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Valores de máxima, mínima y media en Valladolid aeropuerto, estos últimos días.

04/12: 2.1 -7.5 -2.7
03/12: 3.6 -6.8 -1.6
02/12: 5.1 -4.6 0.2
01/12: 4.4 0.2 2.3
30/11: 2.5 -1.2 0.7
29/11: 4.4 -4.6 -0.1
28/11: 4.8 -4.0 0.4
27/11: 4.8 -4.2 0.3
26/11: 7.5 -4.0 1.8

No veo tan grandes diferencias,

A grande diferença entre o clima Mediterrânico e o clima Temperado Oceânico é o Verão, no Inverno têm comportamentos muito semelhantes.
 

Golden Fields

Cirrus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
74
Local
Coimbra, Capital do Amor Eterno
El verano irlandes si es bien fresco, con temperatura media de 15 o 16 grados, pero el invierno es ameno.

Las temperaturas invernales de MADRID son mas frias que las de DUBLIN, tanto las mínimas absolutas, como las medias de las mínimas y la media de invierno.

MADRID es clima mediterraneo. Por no hablar de ciudades como LEÓN, BURGOS o SORIA, todas ellas de clima mediterraneo y con temperaturas medias invernales como las de EDIMBURGO, AMSTERDAM o BRUSELAS.

O Verão é fresco e o Inverno idem na Irlanda.
Madrid ou as outras cidades espanholas mencionadas não são o mediterrânico clássico, são mediterrânico com influência continental com grandes amplitudes. O Estio nessas regiões é implacável também. Inverno gelado, Verão abrasador. Prefiro o clássico como Lisboa ou Barcelona, Verão quente, Inverno fresco.

E Montevideu não é clima mediterrânico.


Sem querer ofender susceptibilidades mas a tua argumentação não me traz nada de novo, sem querer dar uma de CR10 ou José Mourinho mas ficas-te sem argumentos... é o que eu penso... julgo que o Mapa apresentado pelo Stormmy e corrigido pelo Pek ilustra bem até onde a influencia atlantica chega no territorio português se tu queres ignora-la ou fingir que ela não existe isso é contigo é opção tua....
Outra coisa nem queiras comparar Troia com Espinho,Figueira da Foz ou Nazaré... Lol alias as diferenças entre Troia/Arrabida e Sesimbra( estas zonas beneficiam do recorte da costa que não as expões ao Atlantico como acontece com a Linha do Estoril) e por exemplo já as praias da Linha de Sintra Ericeira/Magoito ou Praia Grande são enormes... e mesmo assim o empreendimento turistico de Troia é um autetinco Fiasco está as moscas... é mais um Freeport, é tudo assim centros comerciais ao Ar Livre empreendimentos Megalomanos sem as condições de Sardenhas ou Corsegas ou Ibizas devem pensar que os turistas são totos LOL são so assim 2 exemplos assim de repente de uma má planificação de grandes investimentos e o seu enquadramento climatologico mas é a ilusão e o Mito do " Melhor clima do Mundo" a arrebentar com Milhões de Euros LOL
Turismo de praia em Portugal??? só no Algarve e costa alentejana... o resto so para os espanhois do interior que muitos deles estão mais proximos da nossa costa para irem á praia ponto final...
Já não vendemos essa Banha da Cobra... do turismo português as coisas mudaram... Chipre,Malta,Costa turca sei lá estão ai... com mais sol noites melhores, aguas mais quentes e menos perigosas que nos... e verões mais prolongados... neste momento ha gente a banhos em Chipre...e a tendencia é para piorar...mas o turismo não é so praia temos outras coisas para oferecer deveriamos era repensar a nossa estrategia e deixar essa ideia louca que so faz sol e so existem praias em Portugal....
P.S LOL mas onde é que na Figueira Foz ou em Espinho tem 23º 24º graus de temperatura da agua??? LOL não me diga que vai convencer do que não existe...


Não é por tu estares sempre a bater na mesma tecla a dizer que Bordéus e o Norte de Espanha tem meses secos quando não os têm querendo por o Norte e Centro de Portugal no mesmo saco que os outros vão ficar sem argumentação.
Peritos dizem que Portugal é em tudo o país de génese mediterrânico – clima, povo, gastronomia. Há mapas para tudo e mais alguma coisa.
Sabes qual é o teu problema? É que quando se fala em mediterrânico tu deves ter logo na ideia o país o ano inteiro debaixo de um calor abrasador e sempre seco quando este clima não tem nada a ver com isso, se não seríamos deserto. O clima mediterrânico apresenta uma época estival quente e muito soalheira e uma época fria e chuvosa. É isso que acontece em Portugal inteiro. E é isso exactamente porque gosto do clima do meu país.
Quanto ao mar, Tróia está virada à costa ocidental, a Arrábida e Linha de Cascais é que está virada a sul. Assim como a Figueira da Foz vê lá bem um mapa de Portugal, não sei se já ouviste falar em Cabo Mondego ou Serra da Boa Viagem.
Tu até pareces rejubilar com empreendimentos que possivelmente não estarão dentro das expectativas, que infelicidade. Os países que nos enviam turistas do Norte da Europa estão em crise, principalmente Reino Unido.
Segundo estudos da União Europeia, em 2020, Portugal estará no TOP10 de países mais visitados no mundo, estando hoje no 20. Portanto o teu agoiro não passará disso se tudo correr dentro do previsto.
Tu és mesmo sem noção, Ibiza nevou por lá, em Coimbra estou à espera que isso aconteça há quase trinta anos.
Se a tua razão para espantar os turistas de Portugal que vêm à procura das nossas praias espectaculares é haver ilhas do Mediterrâneo com ainda melhores condições em certos pontos então vamos pô-los a andar para as Caraíbas ou Maldivas.
A costa ocidental de Portugal tem os mesmos valores de temperatura do mar que o Sul de França no Mediterrâneo, ninguém falou em 24º.

E pára de vir com fenómenos isolados, os Balcãs estão com uma vaga de colar em proveito da vaga de frio que em Portugal desde o fim de Novembro está a por as temperaturas mais baixas que o mês mais frio do ano. O Inverno em Portugal é bem mais ameno que na Grécia. Em Tessalónica, o mar junto à cidade congela em zonas. Isto é um cenário irreal em qualquer parte do litoral de Portugal.

O que eu acho mais piada é este tipo de argumentação vir dos belos subúrbios lisboetas do Seixal. :lmao:


Penso que SM pretendeu dizer que há estâncias balneares no Mediterrâneo com melhores condições climáticas que a nossa costa para o turismo de sol e mar: Estios mais prolongados, águas mais quentes, noites estivais mais quentes, Invernos mais amenos... E nisso tem razão.

PS: por exemplo, Larnaca, no Sul do Chipre, tem seis meses de Verão climatológico.

http://wmo.meteo.pt/cityForecast.jsp?cityID=202

Apesar da matriz cultural europeia, o Chipre fica geográficamente no Médio Oriente, Ásia. Não se deve comparar alhos com bugalhos. Tenha-se em atenção o Sul da Europa - Portugal, Espanha, Itália, Grécia. Daqui a um bocado até vão chamar a costa do Mar Vermelho, no Egipto onde eu quero passar umas férias :lol:
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Sólo un apunte, para Dublín y toda Irlanda en general lo de estos días ha sido una ola de frío absolutamente EXCEPCIONAL por la dureza, duración y época en que se ha producido; para Valladolid no lo ha sido ni mucho menos. La diferencia en invierno entre ambas ciudades es notable (más frío Valladolid, claro) ;)

"At most stations it was the coldest November since 1985, due largely to exceptionally low temperatures between the 28th and 30th. Air temperatures fell below -6°C in many places on the 28th and 29th, while both Dublin Airport and Casement Aerodrome recorded their lowest November values on record on the 28th; this was also the coldest November day on record at the same stations, with maximum values not rising above -1°C. In total, between 10 and 14 days with air frost were recorded at eastern and midland stations during the month, around twice the normal number for November."...

"27th to 30th: As the anticyclone shifted to the far northwest of Ireland, a bitterly cold northeasterly airstream brought a sharp drop in temperatures across the country. Wintry showers, initially in coastal areas of the east and northwest, became more widespread during the period, resulting in accumulations of snow over most of the country. Showers were thundery at times in eastern areas. Exceptionally low air and ground temperatures were measured in Leinster on the 28th and 29th, but severe frost was widespread, with freezing fog in places."

Fonte: MET éireann; http://www.met.ie/news/display.asp?ID=94
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Atenção que os meses secos no NO de Portugal não são regra geral.

Sim, costumamos ter meses quentes e secos mas não é incomum ter uma semana de chuva em Agosto ou ter um mês chuvoso em Junho ou Setembro.

A própria vegetação do Norte de Portugal é marcadamente de origem Europeia - Atlântica Vs a predominância Mediterrânica a partir de certo ponto no centro e sul.

No Noroeste, a árvore rainha é por ex. o Carvalho Alvarinho. Espécie que não gosta de longos períodos secos e que, por isso, existe no Norte de Portugal:

160px-Tree_types_of_Portugal.svg.png

http://pt.wikipedia.org/wiki/Floresta_portuguesa


Observando além dos dados estatísticos, a vegetação de Portugal diz-nos algo que temos de considerar por serem FACTOS vivos e materiais de uma realidade territorial:

"A posição de Portugal entre os climas atlânticos e mediterrâneos explica a presença de duas áreas vegetais. A metade setentrional do país, é caracterizada por um belo e intenso verde, e a fachada marítima ocidental é domínio da vegetação atlântica. Em alguns bosques de montanhas do nordeste dominam o carvalho albar ou carvalho, avelã e abedul, assim como brezos, arbustos e pedras. Há também algumas variedades de pinheiros, entre os que predomina o marítimo, que atinge grande difusão entre as planícies arenosas do litoral.

A vegetação mediterrânea, pouco frequente no norte, adquire predomínio quase absoluto ao sul do Tejo. As manifestações mais características são a azinheira, o sobreiro, o pinheiro manso e uma grande variedade de arbustos e diversas plantas aromáticas (alecrim, tomillo etc.). Esta vegetação densa e de baixo tamanho se dá, sobre tudo, nas serras da região
."

Não se pode negar a influência do Atlântico do Noroeste do país.

pimf.jpg


in: http://www.prof2000.pt/users/elisabethm/geo7/clima/cportugal.htm

De qualquer forma, pelo menos entre o Noroeste e a metade Sul do país há diferenças absolutamente gritantes em todos os aspectos. Negar isso é negar evidências e verdades absolutas.

Nunca se poderá rotular o país sob um único tipo de clima.

Apesar de no Alentejo ou no extremo do Alto Minho existir influência Mediterrânica, nestes são completamente diferentes e, na verdade, poucas semelhanças climáticas e físicas conseguimos encontrar.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
MONTEVIDEO tiene mas de 1000 mm, las temperaturas de LISBOA y las precipitaciones de PORTO, aunque la distribución es un poco diferente.

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Klimadiagramm-metrisch-deutsch-Montevideo-Uruguay.png

Lisboa é umas decimas mais quente e 300mm mais seca, com estação seca e humida bem defenida.
Montevideo tem um clima subtropical humido e lisboa subtropical seco, já que ao clima subtropical seco se costuma associar o clima mediterraneo, talvez mais as zonas Termomediterraneas ou o patamar superior;)

Bom....na minha opinião Lisboa tem verões parecidos com Barcelona e invernos parecidos aos de Valencia...havendo mais cidades do mundo com clima similar ao da capital Portuguesa ;)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Atenção que os meses secos no NO de Portugal não são regra geral.

Sim, costumamos ter meses quentes e secos mas não é incomum ter uma semana de chuva em Agosto ou ter um mês chuvoso em Junho ou Setembro.

A própria vegetação do Norte de Portugal é marcadamente de origem Europeia - Atlântica Vs a predominância Mediterrânica a partir de certo ponto no centro e sul.

No Noroeste, a árvore rainha é por ex. o Carvalho Alvarinho. Espécie que não gosta de longos períodos secos e que, por isso, existe no Norte de Portugal:

160px-Tree_types_of_Portugal.svg.png

http://pt.wikipedia.org/wiki/Floresta_portuguesa


Observando além dos dados estatísticos, a vegetação de Portugal diz-nos algo que temos de considerar por serem FACTOS vivos e materiais de uma realidade territorial:

"A posição de Portugal entre os climas atlânticos e mediterrâneos explica a presença de duas áreas vegetais. A metade setentrional do país, é caracterizada por um belo e intenso verde, e a fachada marítima ocidental é domínio da vegetação atlântica. Em alguns bosques de montanhas do nordeste dominam o carvalho albar ou carvalho, avelã e abedul, assim como brezos, arbustos e pedras. Há também algumas variedades de pinheiros, entre os que predomina o marítimo, que atinge grande difusão entre as planícies arenosas do litoral.

A vegetação mediterrânea, pouco frequente no norte, adquire predomínio quase absoluto ao sul do Tejo. As manifestações mais características são a azinheira, o sobreiro, o pinheiro manso e uma grande variedade de arbustos e diversas plantas aromáticas (alecrim, tomillo etc.). Esta vegetação densa e de baixo tamanho se dá, sobre tudo, nas serras da região
."

Não se pode negar a influência do Atlântico do Noroeste do país.

pimf.jpg


in: http://www.prof2000.pt/users/elisabethm/geo7/clima/cportugal.htm

De qualquer forma, pelo menos entre o Noroeste e a metade Sul do país há diferenças absolutamente gritantes em todos os aspectos. Negar isso é negar evidências e verdades absolutas.

Nunca se poderá rotular o país sob um único tipo de clima.

Apesar de no Alentejo ou no extremo do Alto Minho existir influência Mediterrânica, nestes são completamente diferentes e, na verdade, poucas semelhanças climáticas e físicas conseguimos encontrar.

Exacto, em Portugal continental, a influência atlântica é maior que a influência mediterrânica a partir de Aveiro para cima e sobretudo no sector Noroeste, sem esquecer claro, o caso das montanhas mais altas, húmidas do interior e até do Centro.
Daí que por vezes, biologicamente, se denominam de «ilhas atlânticas».
Normalmente são habitats de interessante importância ecológica, com elevados índices de vulnerabilidade e raridade, onde estão isoladas espécies que apenas existem nesses lugares ou onde atingem o extremo meridional da sua distribuição geográfica, graças à altitude, clima e ao isolamento dessas montanhas.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
O Verão é fresco e o Inverno idem na Irlanda.
Madrid ou as outras cidades espanholas mencionadas não são o mediterrânico clássico, são mediterrânico com influência continental com grandes amplitudes. O Estio nessas regiões é implacável também. Inverno gelado, Verão abrasador. Prefiro o clássico como Lisboa ou Barcelona, Verão quente, Inverno fresco.

E Montevideu não é clima mediterrânico.





Não é por tu estares sempre a bater na mesma tecla a dizer que Bordéus e o Norte de Espanha tem meses secos quando não os têm querendo por o Norte e Centro de Portugal no mesmo saco que os outros vão ficar sem argumentação.
Peritos dizem que Portugal é em tudo o país de génese mediterrânico – clima, povo, gastronomia. Há mapas para tudo e mais alguma coisa.
Sabes qual é o teu problema? É que quando se fala em mediterrânico tu deves ter logo na ideia o país o ano inteiro debaixo de um calor abrasador e sempre seco quando este clima não tem nada a ver com isso, se não seríamos deserto. O clima mediterrânico apresenta uma época estival quente e muito soalheira e uma época fria e chuvosa. É isso que acontece em Portugal inteiro. E é isso exactamente porque gosto do clima do meu país.
Quanto ao mar, Tróia está virada à costa ocidental, a Arrábida e Linha de Cascais é que está virada a sul. Assim como a Figueira da Foz vê lá bem um mapa de Portugal, não sei se já ouviste falar em Cabo Mondego ou Serra da Boa Viagem.
Tu até pareces rejubilar com empreendimentos que possivelmente não estarão dentro das expectativas, que infelicidade. Os países que nos enviam turistas do Norte da Europa estão em crise, principalmente Reino Unido.
Segundo estudos da União Europeia, em 2020, Portugal estará no TOP10 de países mais visitados no mundo, estando hoje no 20. Portanto o teu agoiro não passará disso se tudo correr dentro do previsto.
Tu és mesmo sem noção, Ibiza nevou por lá, em Coimbra estou à espera que isso aconteça há quase trinta anos.
Se a tua razão para espantar os turistas de Portugal que vêm à procura das nossas praias espectaculares é haver ilhas do Mediterrâneo com ainda melhores condições em certos pontos então vamos pô-los a andar para as Caraíbas ou Maldivas.
A costa ocidental de Portugal tem os mesmos valores de temperatura do mar que o Sul de França no Mediterrâneo, ninguém falou em 24º.

E pára de vir com fenómenos isolados, os Balcãs estão com uma vaga de colar em proveito da vaga de frio que em Portugal desde o fim de Novembro está a por as temperaturas mais baixas que o mês mais frio do ano. O Inverno em Portugal é bem mais ameno que na Grécia. Em Tessalónica, o mar junto à cidade congela em zonas. Isto é um cenário irreal em qualquer parte do litoral de Portugal.

O que eu acho mais piada é este tipo de argumentação vir dos belos subúrbios lisboetas do Seixal. :lmao:




Apesar da matriz cultural europeia, o Chipre fica geográficamente no Médio Oriente, Ásia. Não se deve comparar alhos com bugalhos. Tenha-se em atenção o Sul da Europa - Portugal, Espanha, Itália, Grécia. Daqui a um bocado até vão chamar a costa do Mar Vermelho, no Egipto onde eu quero passar umas férias :lol:

"Inverno gelado, Verão abrasador. Prefiro o clássico como Lisboa ou Barcelona, Verão quente, Inverno fresco."

No es un verano tan abrasador, VALLADOLID tiene de media de julio 22ºC, practicamente la misma temperatura que LISBOA, y LEÓN, BURGOS y SORIA tienen una media de Julio de 20ºC, que es mas o menos la de PORTO.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
O Verão é fresco e o Inverno idem na Irlanda.
Madrid ou as outras cidades espanholas mencionadas não são o mediterrânico clássico, são mediterrânico com influência continental com grandes amplitudes. O Estio nessas regiões é implacável também. Inverno gelado, Verão abrasador. Prefiro o clássico como Lisboa ou Barcelona, Verão quente, Inverno fresco.

E Montevideu não é clima mediterrânico.





Não é por tu estares sempre a bater na mesma tecla a dizer que Bordéus e o Norte de Espanha tem meses secos quando não os têm querendo por o Norte e Centro de Portugal no mesmo saco que os outros vão ficar sem argumentação.
Peritos dizem que Portugal é em tudo o país de génese mediterrânico – clima, povo, gastronomia. Há mapas para tudo e mais alguma coisa.
Sabes qual é o teu problema? É que quando se fala em mediterrânico tu deves ter logo na ideia o país o ano inteiro debaixo de um calor abrasador e sempre seco quando este clima não tem nada a ver com isso, se não seríamos deserto. O clima mediterrânico apresenta uma época estival quente e muito soalheira e uma época fria e chuvosa. É isso que acontece em Portugal inteiro. E é isso exactamente porque gosto do clima do meu país.
Quanto ao mar, Tróia está virada à costa ocidental, a Arrábida e Linha de Cascais é que está virada a sul. Assim como a Figueira da Foz vê lá bem um mapa de Portugal, não sei se já ouviste falar em Cabo Mondego ou Serra da Boa Viagem.
Tu até pareces rejubilar com empreendimentos que possivelmente não estarão dentro das expectativas, que infelicidade. Os países que nos enviam turistas do Norte da Europa estão em crise, principalmente Reino Unido.
Segundo estudos da União Europeia, em 2020, Portugal estará no TOP10 de países mais visitados no mundo, estando hoje no 20. Portanto o teu agoiro não passará disso se tudo correr dentro do previsto.
Tu és mesmo sem noção, Ibiza nevou por lá, em Coimbra estou à espera que isso aconteça há quase trinta anos.
Se a tua razão para espantar os turistas de Portugal que vêm à procura das nossas praias espectaculares é haver ilhas do Mediterrâneo com ainda melhores condições em certos pontos então vamos pô-los a andar para as Caraíbas ou Maldivas.
A costa ocidental de Portugal tem os mesmos valores de temperatura do mar que o Sul de França no Mediterrâneo, ninguém falou em 24º.

E pára de vir com fenómenos isolados, os Balcãs estão com uma vaga de colar em proveito da vaga de frio que em Portugal desde o fim de Novembro está a por as temperaturas mais baixas que o mês mais frio do ano. O Inverno em Portugal é bem mais ameno que na Grécia. Em Tessalónica, o mar junto à cidade congela em zonas. Isto é um cenário irreal em qualquer parte do litoral de Portugal.

O que eu acho mais piada é este tipo de argumentação vir dos belos subúrbios lisboetas do Seixal. :lmao:




Apesar da matriz cultural europeia, o Chipre fica geográficamente no Médio Oriente, Ásia. Não se deve comparar alhos com bugalhos. Tenha-se em atenção o Sul da Europa - Portugal, Espanha, Itália, Grécia. Daqui a um bocado até vão chamar a costa do Mar Vermelho, no Egipto onde eu quero passar umas férias :lol:

BURGOS, 1970-2000, CLIMA MEDITERRANEO.

En.......2.7......46
Fe.......4.1......42
Ma......6.3.......31
Ab.......7.8......65
Ma.....11.4......69
Ju......15.2......46
Jul.....18.7......30
Ag.....18.9......27
Se.....15.7......36
Oc.....10.9......50
No.......6.2......56
Di........3.9......57

Año.....10.1.....555


PARÍS, 1960-1990, CLIMA ATLÁNTICO

800pxklimadiagrammmetri.png
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Por si os sirve:

Paris-Montsouris 1971-2000:

En....4,7 ºC...54 mm
Fb....5,5 ºC...44 mm
Mr....8,5 ºC...49 mm
Ab...10,8 ºC..53 mm
My...14,8 ºC..65 mm
Jn... 17,6 ºC..55 mm
Jl.... 20,0 ºC..63 mm
Ag...20,0 ºC..43 mm
Sp...16,7 ºC..55 mm
Oc...12,5 ºC..60 mm
Nv... 7,9 ºC...52 mm
Dc... 5,7 ºC...59 mm
An...12,1 ºC..652 mm

Fonte: MeteoFrance
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Exacto, em Portugal continental, a influência atlântica é maior que a influência mediterrânica a partir de Aveiro para cima e sobretudo no sector Noroeste, sem esquecer claro, o caso das montanhas mais altas, húmidas do interior e até do Centro.
Daí que por vezes, biologicamente, se denominam de «ilhas atlânticas».
Normalmente são habitats de interessante importância ecológica, com elevados índices de vulnerabilidade e raridade, onde estão isoladas espécies que apenas existem nesses lugares ou onde atingem o extremo meridional da sua distribuição geográfica, graças à altitude, clima e ao isolamento dessas montanhas.


Concordo totalmente.

Aliás, não é por nada que, por ex. o PNPG no Minho e Montesinho no Extremo Nordeste Transmontano tem espécies únicas.

Proporcionalmente, é compreensível que o Parque Natural da Arrábida em Setubal seja o ultímo reduto da vegetação mediterrânica pré-histórica.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
A grande diferença entre o clima Mediterrânico e o clima Temperado Oceânico é o Verão, no Inverno têm comportamentos muito semelhantes.

Al final la máxima del sabado 4 de Diciembre no fue de 2'1ºC (esa era la máxima del día 3) ni la mínima -7'5 grados.

Los datos del día sábado 4 en Valladolid aeropuerto, fueron de:

Máxima: -1ºC
Mínima: -8'4ºC

Media: -4'2ºC

Misma mínima que Dublin en este episodio frio.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Exacto, em Portugal continental, a influência atlântica é maior que a influência mediterrânica a partir de Aveiro para cima e sobretudo no sector Noroeste, sem esquecer claro, o caso das montanhas mais altas, húmidas do interior e até do Centro.
Daí que por vezes, biologicamente, se denominam de «ilhas atlânticas».
Normalmente são habitats de interessante importância ecológica, com elevados índices de vulnerabilidade e raridade, onde estão isoladas espécies que apenas existem nesses lugares ou onde atingem o extremo meridional da sua distribuição geográfica, graças à altitude, clima e ao isolamento dessas montanhas.

En cuanto a la vegetación portuguesa, considero que el hecho de haber plantaciones de EUCALIPTOS GLOBULUS, indicaría un clima similar al del lugar de origen (TASMANIA Y SURESTE DE AUSTRALIA), QUE ES UN CLIMA BASTANTE OCEANICO.