Diversidade climática

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Uma de cal e outra de areia.

Ao sobreiro indicam-se valores óptimos de temperatura média anual entre 15 e 19 ºC e de precipitação anual entre 600 e 800 mm. É de excluir a arborização com sobreiro em regiões com precipitação média anual inferior a 400 mm ou onde as temperaturas invernais desçam abaixo de -5 ºC.

O sobreiro é pouco exigente em solos, com grande tolerância quanto à sua composição química e evidencia grande capacidade para tirar partido de quase todos os tipos de solo, desde graníticos a xistosos ou arenáceos. No entanto, evita os solos calcários (com calcário activo) e os solos excessivamente argilosos, compactos, salinos e hidromórficos, assim como os que apresentam impermes (susceptíveis de encharcamento).

O pH dos solos pode situar-se entre 4,5 e 7,5 sendo o pH ideal entre 5,5 e 7,0. As situações de encosta são mais favoráveis do que as situações de baixa devido principalmente à estrutura e drenagem do solo. De facto, as maiores desfolhas e mortalidade das árvores são detectadas em zonas onde se verifica má drenagem.

Também o pisoteio excessivo do gado (principalmente bovino) contribui para a degradação das condições de vegetação das árvores, pois promove a compactação do solo e diminui o arejamento e a capacidade de infiltração da água. Para a maior parte dos montados de sobro recomendam-se encabeçamentos de 0,6-1 ovinos por hectare ou 0,1-0,2 bovinos por hectare.

O sobreiro é uma espécie de meia-luz, e nos primeiros anos de vida a sombra é importante para esta espécie. As exposições Norte e Este favorecem, em geral, o estado vegetativo das árvores.

https://www.google.pt/url?sa=t&rct=...4IGYDg&usg=AFQjCNFciN_FjMJ0naNSO9YQUFIAIP1UMA
 


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Podes tratar me por tu, tambem o fiz contigo!
Não, naturalmente sabes que não vi, mas supoe-se que naquela situação...ok? Entendes?Boa:thumbsup:

Claro que nao acho que algum alpinista plantou um sobreiro no Geres e tambem penso que tu sabes que embora existam sobreiros no Minho nao e nenhuma especie dominante .

Mas ja chega de falar disto , quem me ouvir falar ate parece que eu tenho alguma coisa contra os sobreiros e e uma arvore lindissima !
 
  • Gosto
Reactions: belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Existem aqui algumas imprecisões.

O castanheiro já está presente na P. Ibérica há dezenas de milhares de anos assim como o zambujeiro (antepassado selvagem da oliveira) que está presente no Centro do país, pelo menos desde a última Idade do Gelo (e desde provavelmente bem antes deste período até).
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sobre o Sobreiro:
YaypaIl.jpg

Bom post.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Existem aqui algumas imprecisões.

O castanheiro já está presente na P. Ibérica há dezenas de milhares de anos assim como o zambujeiro (antepassado selvagem da oliveira) que está presente no Centro do país, pelo menos desde a última Idade do Gelo (e desde provavelmente bem antes deste período até).

Sim, mas o castanheiro não deixa de ser uma especie introduzida. ..quanto aoo post do Fi e do Aurélio,confirmam o que escrevi. ..
Claro que preferia mais betulas, ter faias, era bom sinal para as minhas preferências meteo, mas infelizmente não é bem assim...
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Desculpem, era Agreste e nao Aurélio...as minhas desculpas asos dois. ..
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
O castanheiro foi reintroduzido, pois como espécie já existia no nosso país.

Não sei qual o estatuto da variedade nativa da P. Ibérica, mas vou verificar (se existir, deverá ser rara).

A faia também já fez parte da flora Portuguesa. Foi reintroduzida com sucesso no Gerês.

Em Sintra também existe um pequeno (diminuto) faial. Certamente já deve ter sido plantada em mais alguns locais.

Claro que por razões climáticas, deverá ter uma distribuição algo restrita em Portugal.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Re: Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

é pá fica lá no que te parece, não vamos maçar os colegas com argumentações que não interessam para o seguimento!
Lê o post anterior que coloquei e tenta perceber o que escrevo!
Quanto aos sobreiros...aos colegas dete seguimento da zona do Minho e do Douro Litoral, POR FAVOR esclareçam aqui o nosso colega GabKoost se ha ou não sobreiros no vosso concelho e/ou freguesia...em porte adulto ou jovem (ha! e sem ser plantados, refiro me a autoctones)!:confused:

É completamente inútil para mim fala disso. O Sobreiro não é representativo em nada do clima do Noroeste. Não duvido nada, como já disse, que existam casos de Sobreiros autóctones. Florestas deles onde são a espécie principal é que nunca vi. Vejo sobreiros, bastantes, junto a santuários por ser uma espécie, como a Oliveira, plantadas pelas ordens religiosas junto a eles. Posto isso aparecem isoladamente no meio de Carvalhais e até mesmo Eucaliptais.

Este mapa retirado da Quercus mostra facilmente que a Norte esta é uma espécie sem representatividade. Existe? Sim. Como existirão Alvarinhos no Sul do país.

images.jpg


Sobreiros devem existir em vários lados. Aqui está um monumental em plena Galiza, terra de clima Atlântico muito mais acentuado que o NO:

http://www.monumentaltrees.com/en/esp-quercussuber/galicia/

Até mesmo na França Oceânica, onde não há absolutamente nada de mediterrânico, aparecem Sobreiros de forma autóctone:

Quercus_suber.jpg


Isso tudo para reforçar que o meu problema com esta temática é usar uma árvore pouco representativa (ou nada) como sendo prova de um clima qualquer.

É a mesma coisa que eu dizer que a Zona da Arrábida em Setúbal tem o clima mediterrânico da pré-história porque parte da sua vegetação é o último reduto daquela que o seria nesta época.

Agora quanto ao clima, reforço que também já disse (não sou louco para dizer o contrário) haverem influências Mediterrânicas no clima do Noroeste. Influências que são bem inferiores no meu ver às Atlânticas.

Portanto, referir-se a esta região ou até colá-la à propaganda nacional via media de que somos um país com cultura, clima, gastronomia, geografia e fauna e flora exclusivamente Mediterrânicas é para mim tempo perdido e de certa forma uma descaracterização das mais peculiaridades mais significativas da região em causa.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Só para que fique como apontamento, o utilizador PortugalWeather já foi várias vezes banido deste fórum devido à sua má educação e falta de abertura para discussões saudáveis e promotoras do tema da meteorologia. Qualquer citação ou menção aos posts dele julgo não trazerem nada de interessante e novo à conversa.

Durante esta conversa não houve qualquer tipo de problema. Escusado é trazer para a discussão (até ver saudável) roupa suja de outros tempos.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Re: Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

Desculpa lá...então a zona do lindoso é Santuario?
Olha, faz a estrada Guimarães Felgueiras e olha com olhos de ver para a parte arbustiva dos espaços florestais...
vai a Cerveira, Valença...não, não vamos visitar Santuarios, vamos ver espaços florestais...faz a estrada Braga Chaves e vês os andares climaticos perfeitamente...e não precisas olhar para o termometro do carro, basta teres atenção a vegetação!
Ainda ha pouco estive num site que devem conhecer "Um par de botas"...é pá e não é que no meio da serra do gerês (andar basal suponho, ou ate sub-montano) lá aparece um raio de um sobreiro???
Numa escarpa ainda por cima...qual seria o alpinista que lá o foi plantar!!!!!

Por favor aplica o meu comentário à mensagem para o qual serviu de resposta. Foi posto uma foto de um bosque de Sobreiros. Mas o monte em causa é um local Religioso e, pela minha experiência, os únicos bosques de Sobreiros que vi estão junto a estes locais.

Fora isso encontro-os de forma isolada e ocasional por entre outro tipo de vegetação.
 
  • Gosto
Reactions: PortugalWeather

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Sim, mas o castanheiro não deixa de ser uma especie introduzida. ..quanto aoo post do Fi e do Aurélio,confirmam o que escrevi. ..
Claro que preferia mais betulas, ter faias, era bom sinal para as minhas preferências meteo, mas infelizmente não é bem assim...

Falso.

"Le châtaignier est une espèce spontanée autour de la Méditerranée. On le trouve en Afrique du Nord (Algérie, Maroc, Tunisie), dans l'Europe méridionale, de la péninsule Ibérique à la Grèce ainsi qu'en Suisse, Hongrie, Bulgarie, Croatie, Albanie et aussi en Roumanie. Il s'étend aussi en Asie Mineure (Turquie) et dans la région du Caucase (Arménie, Géorgie, Azerbaïdjan…).

En France, le châtaignier est présent à l'état naturel en Midi-Pyrénées, en Corse, en Ardèche (Cévennes), dans les Alpes méridionales, le massif des Maures, les Pyrénées-Orientales, le Limousin (dont il est un emblème, étant représenté sur le logotype du conseil régional), en Auvergne, en Basse-Normandie et en Bretagne. Il est rare dans le Nord et le Nord-Est mais relativement abondant dans les Vosges du Nord."


Os Romanos introduziram-no na Grã-Bretanha.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O sobreiro viu a sua área aumentar em força no século XX por causa da cortiça.

Pelo que conheço do país diria que no passado a espécie dominaria nos seguintes locais:

Algarve: serra do Caldeirão nos concelhos de Loulé, São Brás de Alportel a áreas mais altas e húmidas do concelho de Tavira; serra de Monchique; no litoral surgiria ocasionalmente associado ao pinheiro-manso.

Baixo Alentejo: na vertente litoral, especialmente no concelho de Odemira.

Península de Setúbal: por toda a região.

Alto Alentejo: nas serras e nas zonas mais ocidentais e setentrionais.

Ribatejo: excepto nos vales e solos calcários.

Beira Baixa: nas serras da Malcata e Penha Garcia, e também na peneplanície de Idanha, mas menos frequente.

Estremadura: em toda a região, excepto em zonas de solos calcários.


O sobreiro é sim espontâneo no Minho mas seria pouco frequente. Um dos melhores sobreirais do país fica no Gerês. No Douro Litoral o sobreiro já me parece mais comum que no Minho, especialmente em zonas com solos mais degradados e perto do litoral.
 
  • Gosto
Reactions: GabKoost

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Re: Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

Por favor aplica o meu comentário à mensagem para o qual serviu de resposta. Foi posto uma foto de um bosque de Sobreiros. Mas o monte em causa é um local Religioso e, pela minha experiência, os únicos bosques de Sobreiros que vi estão junto a estes locais.

Fora isso encontro-os de forma isolada e ocasional por entre outro tipo de vegetação.

O sobreiro no Noroeste não forma grandes bosques, pelo que se pode observar no solo em terrenos baldios a árvore com mais potencial é sem dúvida o c*****-alvarinho. O sobreiro forma pequenos núcleos em zonas com solos mais degradados, mais rochosos, e normalmente surgem indíviduos isolados que se misturam com os alvarinhos.

Estes sobreiros do Entre Douro e Minho devem ser geneticamente diferentes, são notoriamente marcescentes, e no início da Primavera perdem boa parte da folhagem, e as novas folhas surgem já no final da Primavera. E são mais altos, e as folhas parecem-me maiores e menos «duras».
 
  • Gosto
Reactions: GabKoost

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Existem aqui algumas imprecisões.

O castanheiro já está presente na P. Ibérica há dezenas de milhares de anos assim como o zambujeiro (antepassado selvagem da oliveira) que está presente no Centro do país, pelo menos desde a última Idade do Gelo (e desde provavelmente bem antes deste período até).

E na serra de Tavira houve soutos. Não é de admirar, existem castanheiros na serra de Huelva.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
O sobreiro viu a sua área aumentar em força no século XX por causa da cortiça.

Pelo que conheço do país diria que no passado a espécie dominaria nos seguintes locais:

Algarve: serra do Caldeirão nos concelhos de Loulé, São Brás de Alportel a áreas mais altas e húmidas do concelho de Tavira; serra de Monchique; no litoral surgiria ocasionalmente associado ao pinheiro-manso.

Baixo Alentejo: na vertente litoral, especialmente no concelho de Odemira.

Península de Setúbal: por toda a região.

Alto Alentejo: nas serras e nas zonas mais ocidentais e setentrionais.

Ribatejo: excepto nos vales e solos calcários.

Beira Baixa: nas serras da Malcata e Penha Garcia, e também na peneplanície de Idanha, mas menos frequente.

Estremadura: em toda a região, excepto em zonas de solos calcários.


O sobreiro é sim espontâneo no Minho mas seria pouco frequente. Um dos melhores sobreirais do país fica no Gerês. No Douro Litoral o sobreiro já me parece mais comum que no Minho, especialmente em zonas com solos mais degradados e perto do litoral.

Não esquecer que o monopolio e o proprio fabrico e industria da cortiça, passou do sul do pais para o norte do pais, esse factor pode ter impulsionado o surgimento do sobreiro nas regiões mais a Norte.