Diversidade climática

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Assunto encerrado eu tenho as minhas ideias e vou mante-las baseada nos meus factos e naquilo que acredito até poderiam estar 1000 milhões de Users a dizer para pensar contrariamente que não o faço...

Sabe meu caro, a isso chama-se teimosia, a arma dos fracos.
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
O Algarve é uma região onde existe muitas loiras de olhos azuis, :calor: eu até digo mais se sairem uma noite em Albufeira na zona dos bares da Oura, deve ser o local onde existe mais loiras por quilómetro quadrado em Portugal, aí a percentagem deve rondar uns 70 a 80%. Mas são só inglesas, suecas, dinamarquesas e alemãs maioritariamente.:lol: :D
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Sabe meu caro, a isso chama-se teimosia, a arma dos fracos.

Sr.Costa eu chamo persistencia e pensar pela minha cabeça sinonimo do pensamento livre.... atenção e fundamento-as com factos e dados objectivos ou seja,de forma construtiva não acho só por achar!!!
Cada um fica com a sua opinião.Este assunto fica encerrado uma vitoria que eu aqui tive é a prova que este assunto mexe com o comum português são ideias que vão contra aquilo que é socialmente aceite aquilo que se chama pensamento unico que muitas vezes está errado ou menos certo, na Alemanha Nazi ai daqueles que disse-se que o Rei ia Nu....

cumps
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
O Algarve é uma região onde existe muitas loiras de olhos azuis, :calor: eu até digo mais se sairem uma noite em Albufeira na zona dos bares da Oura, deve ser o local onde existe mais loiras por quilómetro quadrado em Portugal, aí a percentagem deve rondar uns 70 a 80%. Mas são só inglesas, suecas, dinamarquesas e alemãs maioritariamente.:lol: :D

esteriotipos secalhar em Agosto passas por muitos portugueses no supermercado de olhos claros e cabelo Louro e nem te dás conta...a tua mente só está programada cognitivamente para veres Gente clara de Olhos azuis de determinadas nacionalidades e não da nossa e aqui entra outros dados... o proprio vestuario a forma de vestir,a forma de estar,a altura os portugueses são menos altos,etc!!!

Mas atenção não estou a dizer que obviamente que os Ingleses e suecos e dinamarqueses são muito mais Louros e de olhos claros que nós isso é evidente.....Agora já os Irlandeses já não é bem assim!!!!
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Eu tenho um texto de Raul Leal onde as mulheres algarvias são descritas como as mais morenas de Portugal, com cabelos e olhos muito escuros, já a lembrar a mulher magrebina. No Algarve há muitas mulheres com um fenótipo que não se encontra em mais nenhum lado do país, destaco o tom natural da pele, muito morena, os cabelos escuros ondulados, os olhos escuros... e são muito belas as algarvias morenas ;)
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Eu tenho um texto de Raul Leal onde as mulheres algarvias são descritas como as mais morenas de Portugal, com cabelos e olhos muito escuros, já a lembrar a mulher magrebina. No Algarve há muitas mulheres com um fenótipo que não se encontra em mais nenhum lado do país, destaco o tom natural da pele, muito morena, os cabelos escuros ondulados, os olhos escuros... e são muito belas as algarvias morenas ;)

sim é mesmo verdade o que estas me a dizer eu aqui na Margem Sul tenho uma sorte que o resto do pais não tem, é que isto aqui é uma Mix total de todo o Portugal á gente aqui de raizes do Alentejo, do Rbatejo,do Algarve,muita gente de origens das Beiras, do Norte de Portugal são imensos especialmente do Minho até gente de origem Galega e Asturiana, mas por acaso tive uma namorda na escola secundaria de pais e avós algarvios e ela era de facto bem Morena e mediterranica ao contrario das namoradas que depois fui tendo de pele mais branquinha e algumas bem loirinhas ehehe mas confirmo o que dizes sem duvida,mas atenção tambem existe muita gente Algarvia e alentejana de pele mais clara ao contrario da vizinha Espanha na Andaluzia onde a influencia arabe durou muito mais tempo cultural como populacionalmente a cultura Galaico-portuguesa solidifcou-se em todo Portugal!!!

Agora que estamos a falar de forma mais amigavel, á uma coisa que constatei pelos meus olhos sem dados objetivos por exemplo relativo ás ilhas Canarias e da Madeira, já visitei a Madeira algumas vezes e há pouco tempo estive pela 1ª vez na Ilha de Tenerife e como já estive em Marrocos em Agadir e Casablanca notei uma coisa interessantissima é que os Madeirenses são muito mais de cabelo claro ou olhos claros ou melhor portugueses comuns que por exemplo em Tenerife ou seja o que quero dizer é que quando vou á Madeira não noto em nada que mudei de continente agora quando estive em Tenerife os 5 dias que lá estive notei que os Locais de lá habitantes locais de lá são muito mais parecidos com as marroquinas a nivel de fisionomia pele morena cabelos muito mais escuros que na Madeira notei isso a sério ali tive mesmo a sensação que estava numa latitude diferente na Madeira não tive essa sensação,atenção posso estar totalmente equivocado esta foi a sensação com que fiquei o pouco tempo que lá estive.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O povo algarvio autócne tem pele morena, é o povo mais moreno do país, cabelo escuro e olhos escuros. E não é baixo. O meu pai, por exemplo, acha as mulheres minhotas giras mas muito baixinhas :lol:

O Algarve neste momento tem muita mistura. Mais de 50 000 dos residentes são de fora, ingleses, alemães ou holandeses que têm residência fixa no Algarve, isto numa população total de pouco mais de 400 000 residentes. Depois, actualmente, nas cidades há muitas pessoas de outras regiões do país. Isso é notório nalgumas profissões, muitos dos médicos, enfermeiros e professores que trabalham no Algarve vieram de Lisboa, Coimbra, Norte, etc. Mais, no Algarve antigo havia tipicamente dois grupos bem descritos pelo Athaide de Oliveira no século XIX, que não se misturavam, de um lado tínhamos as comunidades piscatórias de Monte Gordo, Lota, Olhão ou Meia Praia, onde havia influências externas: a população de Monte Gordo tem origem catalã e andaluza, e muitos pescadores traziam mulheres de outras regiões do país, eu por exemplo tenho uma vizinha de Leça da Palmeira que casou com um pescador algarvio muitas décadas atrás. Do outro a população rural, que tinha propriedades agrícolas. A população algarvia nativa pode ser encontrada sim nas aldeias e vilas do barrocal e da serra, mas na minha opinião onde está melhor representada é nas aldeias do barrocal.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
O povo algarvio autócne tem pele morena, é o povo mais moreno do país, cabelo escuro e olhos escuros. E não é baixo. O meu pai, por exemplo, acha as mulheres minhotas giras mas muito baixinhas :lol:

O Algarve neste momento tem muita mistura. Mais de 50 000 dos residentes são de fora, ingleses, alemães ou holandeses que têm residência fixa no Algarve, isto numa população total de pouco mais de 400 000 residentes. Depois, actualmente, nas cidades há muitas pessoas de outras regiões do país. Isso é notório nalgumas profissões, muitos dos médicos, enfermeiros e professores que trabalham no Algarve vieram de Lisboa, Coimbra, Norte, etc. Mais, no Algarve antigo havia tipicamente dois grupos bem descritos pelo Athaide de Oliveira no século XIX, que não se misturavam, de um lado tínhamos as comunidades piscatórias de Monte Gordo, Lota, Olhão ou Meia Praia, onde havia influências externas: a população de Monte Gordo tem origem catalã e andaluza, e muitos pescadores traziam mulheres de outras regiões do país, eu por exemplo tenho uma vizinha de Leça da Palmeira que casou com um pescador algarvio muitas décadas atrás. Do outro a população rural, que tinha propriedades agrícolas. A população algarvia nativa pode ser encontrada sim nas aldeias e vilas do barrocal e da serra, mas na minha opinião onde está melhor representada é nas aldeias do barrocal.

Sim não é só o Algarve isso é um sinal dos tempos mas é geral, em Portugal temos de já considerar a influencia africana principalmente aqui na região de Lisboa o que não falta são casais de miudas bem braquinhas casadas com portugueses de origem dos Palopes..Temos essa influência actual dos fenomenos de migração nas grandes cidades estas questões já começam a não fazer sentido, mas é curioso que em Portugal os Arabes não escolhem o nosso pais como Imigração a Imigração Norte africana é muito forte em França(razões coloniais) e em Espanha e Italia por estarem geograficamente muito mais proximas do Norte de Africa que propriamente Portugal, alias essa distancia maior do Norte de Africa de Portugal face a outros paises do sul da Europa pode tambem explicar muita coisa relativa a menor presença do ponto de vista cultural das culturas mais Mouriscas e a unidade nacional que Portugal consegue ter que no meu ponto de vista é quase unica em toda a Europa!!

e esse teu testemunho das zonas piscatórias tambem é muito interessante e concordo totalmente com ele as populações das zonas piscatorias sempre tiveram um grande contacto umas com as outras e as mini-migrações sempre foram comuns em Portugal e mesmo fora de Portugal... isso é um facto sem duvida.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Os povos do Norte de África e do Médio Oriente não escolhem Portugal porque somos um país pobre. Os poucos islâmicos que eu conheço vieram de Moçambique ou da Índia Portuguesa e são de classa alta. Já estive na mesquita de Lisboa e conheço parte da comunidade :thumbsup:
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Os povos do Norte de África e do Médio Oriente não escolhem Portugal porque somos um país pobre. Os poucos islâmicos que eu conheço vieram de Moçambique ou da Índia Portuguesa e são de classa alta. Já estive na mesquita de Lisboa e conheço parte da comunidade :thumbsup:

sim é uma verdade, mas tambem pela dificuldade geografica de Portugal se encontrar mais longe que Espanha ou Italia do Magreb porque não tenha duvidas que tivesse mais proximo eles vinham todos para cá porque eles querem é vir para a Europa seja de que jeito for, na praia da Agadir constatei isso e bem.
sim esse tipo de imigração proveniente de Moçambique e de Indianos não Goeses(nome dado aos Indianos de Goa com praticas religiosas catolicas e nomes portugueses) é uma realidade, a comunidade Indiana não Goeses foi muito forte em Moçambique mais a nivel de comercio muito presente em Lourenço Marques e na Beira ou em Nampula mas não eram propriamente a Elite atenção Longe mas muito longe disso, muitos vieram depois para Portugal e devido ao seu caracter comunitario e fechado e empreendedor deram-se muito bem alias existe um exemplo desses num quadro administrador de uma grande empresa portuguesa, eu acrescentaria a essa Migração mulçumana vinda da Guiné Bissau.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Pois claro, você sabia que esses irlandeses de que fala têm origem na P. Ibérica?

e?afinal sempre existe uma Connection entre A Irlanda e a PI???!!!!

acho graça você queixar-se dos meus graficos e mapas, e depois por aqui outros que até acabam por reforçar aquilo que defendo alias a nivel de cõr dos olhos o mapa que postou demonstra que o nosso territorio tem uma incidência grande de olhos claros tão grande como em França e superior a quase toda a Italia LOl acaba por me dar razão!!!!
Mas acho graça queixar-se dos meus mapas, e das minhas conclusões mas depois andar a achar que pode fazer 50º graus em Portugal mesmo sem dados oficiais já está tudo bem....
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
e?afinal sempre existe uma Connection entre A Irlanda e a PI???!!!!

acho graça você queixar-se dos meus graficos e mapas, e depois por aqui outros que até acabam por reforçar aquilo que defendo alias a nivel de cõr dos olhos o mapa que postou demonstra que o nosso territorio tem uma incidência grande de olhos claros tão grande como em França e superior a quase toda a Italia LOl acaba por me dar razão!!!!

A continuação desse debate é aqui:

http://www.meteopt.com/forum/biosfera-atmosfera/povos-da-iberia-5775.html#post284124
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Normais de precipitaçao no periodo 1971-2000. Todos sao dado oficiais (ponho os links).

Corunha
http://www.aemet.es/es/elclima/datosclimatologicos/valoresclimatologicos?l=1387&k=gal


Porto



Napoles (oeste de Italia)
http://clima.meteoam.it/AtlanteClim2/pdf/(289)Napoli Capodichino.pdf


Ioannina (oeste de Grecia)
http://www.hnms.gr/hnms/english/climatology/climatology_region_diagrams_html?dr_city=Ioannina




Ja vedes que a precipitaçao é quase identica em todas esas cidades. Incluso a seca estival é mais marcada em Porto que em Napoles e Ionnina. O que diferença Corunha e Porto de Napoles/Ionnina é a temperatura do verao, mais fresca na Corunha e Porto que nas outras. Somente pela temperatura de verao é que Napoles e Ioannina sao Csa (clima mediterraneo, mais de 22ºC) e Corunha e Porto Csb (clima submediterraneo ou suboceanico, menos de 22ºC).