Dúvidas

Aspvl

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
505
Local
Lisboa, Arronches
Como não encontrei um tópico adequado para escrever a minha dúvida criei um tópico novo.

Não acham um pouco estranho esta temperatura nesta altura do ano
t.jpg
, eu sei que é uma previsão a longa distância mas mesmo assim...
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Nada do outro mundo, o ano passado apanhei 8 graus em Sernancelhe no início de Setembro, e de dia estiveram quase 30. Se não houver vento e as isos não forem muito altas é totalmente possível.
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Como vi que este tópico foi criado com a designação "Dúvidas", espero que a minha questão também se enquadre aqui:

Porque ao calibrar a pressão atmosférica na consola, ao aumentar a altitude a pressão sobe em vez de descer??
E vice-versa?
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Como vi que este tópico foi criado com a designação "Dúvidas", espero que a minha questão também se enquadre aqui:

Porque ao calibrar a pressão atmosférica na consola, ao aumentar a altitude a pressão sobe em vez de descer??
E vice-versa?

Sem conhecer os detalhes da estação. Se se trata da pressão relativa ao nível do mar, ela deve fazer um ajuste ao valor real a determinada altitude corrigindo-o.
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Não acham um pouco estranho esta temperatura nesta altura do ano,(...) eu sei que é uma previsão a longa distância mas mesmo assim...


Numa rápida análise aos gráficos do mês de Agosto para a RUEMA de Vinhais (Temperatura do ar), verificamos que dos 31 dias deste mês que normalmente é o mais quente do ano, em 4 deles a mínima ficou inferior a 7ºC





 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Como vi que este tópico foi criado com a designação "Dúvidas", espero que a minha questão também se enquadre aqui:

Porque ao calibrar a pressão atmosférica na consola, ao aumentar a altitude a pressão sobe em vez de descer??
E vice-versa?

Com já referiu o Vitamos, ao fazer o ajuste de altitude, a estação transforma a pressão atmosférica na correspondente ao nível do mar. O que é que isto significa? O barómetro que vem incluído na tua estação mede a Pressão Atmosférica do local onde se encontra. Ora como tu sabes, e por isso a tua dúvida, quanto maior for a altitude menos ar temos em cima das nossas cabeças e por isso menor a pressão atmosférica. O problema é que para que todos possamos analisar os mesmos dados (utilizando os mesmos referenciais) teve-se que estipular que quando se fala de Pressão Atmosférica se deve falar na Pressão relativa ao nível do mar. Se assim não fosse, eu aqui em Bragança estaria sempre a relatar pressões de 930mb (mais coisa, menos coisa!)
Portanto, assim que introduzes a tua altitude, o que a estação faz é dizer "se neste local a pressão é de 970mb, então ao nível do mar estará 1010mb" (ou seja, mais alta!)

Espero ter ajudado! ;)
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas pessoal, tenho uma duvida sobre as inversões térmicas. Esta imagem retrata um modelo digital de terreno (feito no Arcgis ( Software Sig)) da zona onde resido. A minha duvida é basicamente, saber se o ar frio depois de descer as encostas e acumular-se nos fundos de vale, se movimenta atraves daquela especie de fluxo representadas pelas setas vermelhas?

Obrigado.



Uploaded with ImageShack.us
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boas pessoal, tenho uma duvida sobre as inversões térmicas. Esta imagem retrata um modelo digital de terreno (feito no Arcgis ( Software Sig)) da zona onde resido. A minha duvida é basicamente, saber se o ar frio depois de descer as encostas e acumular-se nos fundos de vale, se movimenta atraves daquela especie de fluxo representadas pelas setas vermelhas?

Obrigado.

Se admitirmos que o mapa está numa orientação Norte - Sul e é nesse sentido que se desce em altitude ao longo do vale, dado que o ar frio se vai acumulando nas áreas mais profundas do mesmo, faz sentido que ele escoe ao longo desse canal. Para além disso, depende muito também da pressão atmosférica, sendo o ideal para esse tipo de fenómenos uma pressão atmosférica mais alta e vento nulo, para além de céu completamente limpo. Vão haver maiores perdas de energia por parte do solo se as condições forem o mais próximas possíveis a estas. O ideal é também que a inversão térmica se inicie com ar o mais seco possível, pois ao longo do seu arrefecimento, mesmo com a manutenção da humidade absoluta, a relativa irá subir ao longo da descida da temperatura, pois a coluna de ar fica cada vez mais próxima de reter o máximo de humidade que consegue suportar. O arrefecimento é tanto maior até ao pico da inversão quanto maior for essa margem até ser atingido o ponto de orvalho, mas pode nem sempre ser atingido. Se isso ocorrer, nos fundos de vale será visível uma camada de nevoeiro, que normalmente se distingue por ser a camada de inversão.
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Uma coisa que não me sai da cabeça:rolleyes::

Como é que um pluviómetro mede a queda de neve? Será que a regista normalmente em mm como a chuva, ou é necessário um instrumento específico.

É que não me parece possível que toda a neve que cai, entre no pluviómetro imediatamente. E mesmo se isso acontece-se iria registar-se uma quantidade abismal de precipitação:lol:

Meteoloucos transmontanos e beirenses:D, alguma coisa a dizer?

Alguém que me esclareça esta dúvida?:)
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Uma coisa que não me sai da cabeça:rolleyes::

Como é que um pluviómetro mede a queda de neve? Será que a regista normalmente em mm como a chuva, ou é necessário um instrumento específico.

É que não me parece possível que toda a neve que cai, entre no pluviómetro imediatamente. E mesmo se isso acontece-se iria registar-se uma quantidade abismal de precipitação:lol:

Meteoloucos transmontanos e beirenses:D, alguma coisa a dizer?

Alguém que me esclareça esta dúvida?:)

Eu já ouvi dizer que certos pluviometros possuem um sistema de aquecimento para fazer derreter as neve/granizo, e aí acumular a água no estado líquido.

Alguém que seja mais entendido, que complete:)
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
É exactamente isso, estações em climas mais frios e com neve têm um tipo de aquecedores nos pluviómetros para derreter a neve e contar como precipitação. Estações amadoras, apenas as Davis têm um kit desses.