Esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris)

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Hoje vi um no Parque Aquilino Ribeiro em Viseu, mas nunca no Fontelo, que acho ser um local perfeito para esta espécie... Era de tom alaranjado
 


Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Interessante, vendo no google earth (não conheço muito bem Viseu), o parque Aquilino Ribeiro situa-se bem no centro da cidade e sem nenhum corredor ecológico (ou pelo menos uma boa fileira de árvores) a ligar ao exterior ou a outros parques. Para lá terem chegado os animais andaram uns bons quarteirões pelos passeios ou telhados de Viseu.

É muito positivo ver os esquilos a ocuparem muitos parques e jardins no meio das nossas cidades, pelo que sei no norte já é bastante comum. É sem dúvida uma mais valia para esses espaços. Dá uma vida diferente e atrai mais visitantes (nomeadamente crianças).


Só em Lisboa é que não há maneira dos esquilos saírem do parque de Monsanto para outras zonas da cidade... :(
Já sugeri à Câmara de Lisboa que façam transferências de alguns animais para os vários jardins que a cidade tem (Estrela, Parque Eduardo VII, Bela Vista,...), mas responderam-me que os animais são selvagens por isso só o ICNB poderia fazer alguma coisa do género. :mad:
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Uma pergunta para quem visita o parque de Monsanto em Lisboa. Têm visto esquilos?

Há cerca de 6 meses que não vejo nenhum, quando anteriormente via quase sempre que ia ao parque.

Será que aconteceu alguma coisa? Uma epidemia ou coisa do género?
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Encontrei este video no youtube postado em Setembro de 2011.
Retrata o aparecimento de um esquilo (bem gordinho de passagem) na zona de Tomar

[ame="http://youtu.be/p53xRgoNgvM"]http://youtu.be/p53xRgoNgvM[/ame]
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Interessante, vendo no google earth (não conheço muito bem Viseu), o parque Aquilino Ribeiro situa-se bem no centro da cidade e sem nenhum corredor ecológico (ou pelo menos uma boa fileira de árvores) a ligar ao exterior ou a outros parques. Para lá terem chegado os animais andaram uns bons quarteirões pelos passeios ou telhados de Viseu.

É muito positivo ver os esquilos a ocuparem muitos parques e jardins no meio das nossas cidades, pelo que sei no norte já é bastante comum. É sem dúvida uma mais valia para esses espaços. Dá uma vida diferente e atrai mais visitantes (nomeadamente crianças).


Só em Lisboa é que não há maneira dos esquilos saírem do parque de Monsanto para outras zonas da cidade... :(
Já sugeri à Câmara de Lisboa que façam transferências de alguns animais para os vários jardins que a cidade tem (Estrela, Parque Eduardo VII, Bela Vista,...), mas responderam-me que os animais são selvagens por isso só o ICNB poderia fazer alguma coisa do género. :mad:

Poderá ser uma situação normal, não sei ... sei sim que nos países a norte no Inverno tendem a ficar mais tempo nas "tocas" onde se conservam "mais" quentes.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Poderá ser uma situação normal, não sei ... sei sim que nos países a norte no Inverno tendem a ficar mais tempo nas "tocas" onde se conservam "mais" quentes.

Suponho que estejas a responder à questão dos esquilos de Monsanto (fizeste quote de outro post).

Nos outros Invernos sempre os tenho visto por lá, por isso não me parece que seja por aí. Hoje então com 20º C à tarde...
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Bem, tentei investigar um pouco a situação, a ver se havia alguma referência a isto na net e dei de caras com uma óptima novidade :)

Esquilo no Parque José Gomes Ferreira, Lisboa

esquilo-1.jpg

http://jumento.blogspot.com/2010/01/umas-no-cravo-e-outras-tantas-na_25.html
http://jumento.blogspot.com/2009/08/umas-no-cravo-e-outras-na-ferradura_26.html


Este post é de Janeiro de 2010, mas no mesmo blog há outro post de Agosto de 2009 com outra foto de um esquilo no parque José Gomes Ferreira (também conhecido por Matinha de Alvalade).

Não fazia ideia que existiam esquilos fora do parque de Monsanto e as imediações mais próximas (Ajuda, Restelo,...).

Como é que foi lá parar?

Há um ano mandei um email à CML com sugestão de transferência de alguns animais para os diversos parques de Lisboa e responderam-me que não podiam fazer isso, que era responsabilidade do ICNB.
Não deram nenhuma dica que já existiam neste parque, é possível que nem tenham conhecimento.

O que significa que terá sido alguém a fazer esta brincadeira (coisa que diga-se de passagem já tive vontade várias vezes ;)).

A ver como a coisa progride. Se são suficientes para criar uma população estável, ou pelo contrário é apenas um animal ou dois que ali foram soltos por alguém e que estarão condenados a desaparecer com o tempo...


PS: As duas fotos parecem ser do mesmo animal (tem uma marca junto à boca).

PS2: Afinal as duas fotos foram tiradas exactamente no mesmo tronco e ao mesmo animal. O dono do blog simplesmente decidiu fazer post de uma delas uns meses depois :lol:
 

Aled

Cirrus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
2
Local
Lisboa
Muito interessante. Moro perto de Monsanto, Lisboa, faço os meus treinos de corrida lá, onde frequentemente avistava esquilos vermelhos, alguns atropelados nas estradas. De há dois anos para cá, desapareceram. O que estará a acontecer?
Álvaro (Aled)
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Afinal não sou o único.

Há cerca de um ano que não vejo nenhum. Já há uns 2 ou 3 meses que não ando por lá, mas antes disso ia quase todos os fins de semana (durante o verão e outono) e não vi nenhum.

Antes disso via um esquilo ou mais em cerca de 70% das visitas a Monsanto.


Será que foi uma epidemia que "limpou" a população completa? :(
Quando se tem uma população assim tão isolada e geneticamente idêntica (todos descendiam de um grupo fundador de 14 animais) corre-se esse risco.

Se for verdade, espero que não fiquem a lamentar-se e façam uma nova reintrodução.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
No site biodiversity4all.org apareceram registos de observações no parque de Monsanto, pode ser que ainda andem por lá.

Seja como for tenho quase a certeza que alguma epidemia terá dizimado grande parte da população. Continuo a não ver nenhum nas visitas que faço ao parque e mesmo os seus vestígios (pinhas roídas de uma forma muito característica, buracos escavados no chão para guardar os pinhões) diminuíram imenso.