Estação Meteorológica: Condições e standards de instalação

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Olá boa tarde

De forma alguma quero pôr em causa a qualidade do tripé da Davis, mas julgo que se conseguem tripés desse tipo bastante mais baratos, idênticos aos que se utilizam nos aspersores para a rega.
Obviamente que Davis é....Davis !!!!
 


c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Olá boa tarde

De forma alguma quero pôr em causa a qualidade do tripé da Davis, mas julgo que se conseguem tripés desse tipo bastante mais baratos, idênticos aos que se utilizam nos aspersores para a rega.
Obviamente que Davis é....Davis !!!!

Não nos vamos esquecer que ainda existem, por este pais fora, bons serralheiros, capazes de fazer este tipo de estruturas à medida e segundo os gostos do freguês, dimensão do espaço disponivel, etc.
Eu estou a aproveitar um, que me está afzer uma estrutura bem sólida por um orçamento que é metade do material que cheguei a pensar comprar no AKI. (pensei numa estrurura baseada em suportes de parabólicas que se compram modularmente.

Davis é Davis, "um escudo é um escudo, o benfica é o benfica" este género de frases... A Davis é excelente, mas nada é a prova de falha. Não há que ter medo de fazer criticas (desde que elas existam).
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Aqui ficam umas fotos, coloco mais amanhã, devido a limitações de espaço e de ordem fotográfica não puder executar por completo a montagem do dito :D

Bem, com um ligeiro atraso aqui ficam as fotos, a montagem fica algo deste género.

dscf0622m.jpg


dscf0623r.jpg


dscf0626pr.jpg
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Tive a instalar ao fim da tarde, um segundo sensor e ISS da Davis com o objectivo de fazer alguns testes.

Nesta última hora, até porque já não temos sol, estive a comparar os 2 sensores (mesmo modelo) para ver se têm valores semelhantes. Está tudo OK, como se pode ver na imagem.

Quero com estes 2 sensores testar diferentes cenários.

O sensor principal é o dos dados públicos e para quem conhece a estação, está dentro do FARS (Fan Aspirated Radiation Shield ) da Davis a 1,7m do solo.

O sensor secundário está dentro do RS standart da Davis VP2. Este RS não tem ventilação forçada. Está também a 1,7m do solo.

O objectivo é comparar o desempenho dos 2 RS's e saber se realmente vale a pena apostar do FARS (substancialmente mais caro).

Vou tentar testar em diversos cenários, céu limpo, céu parcialmente nublado, céu muito nublado.

Terminado este teste, vou colocar o sensor de testes a 10 metros do solo. O objectivo vai ser comparar a temperatura nas 2 altitudes. Imagino que o sensor a 10 metros não tenha máximas tão altas nem mínimas tão baixas. Vamos saber então qual é a diferença.

Assim que tiver resultados, coloco no fórum. :thumbsup:

unledb.png
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Boa tarde Hotspot

Fico na expectativa de saber os resultados do teste, pois na verdade a altura a que deve ser colocado o sensor de temperatura não é consensual.
Fala-se em 1,9 mts, em 1,5 mts e curiosamente no Atlas Climático Ibérico agora editado pelo IM, fala-se em 1,25 mts.
Acredito que estas diferenças não sejam significativas mas gostava de auscultar a sua opinião.

Cumpts
Zejorge
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
zejorge,

Sem me querer intrometer, mas o forum é aberto (e ainda bem).

Se seguir os links colocados recentemente pelo Hotspot, poderemos ler que não existe unanimidade. Fiquei foi com a idia que deveria ser cerca de 1,5m acima do solo ou mais, sem ultrapassar os 2 metros.
Existe uma tolerância para "baixo" de 1,5m em cerca de 1 pé o que poderá dar esse 1,25 m mas acho isso estranho.

Será que esses dados 1,25m são mesmo dados ou sofreram algum ajuste?

A ideia que tenho era que nas estações clássicas os termometros estavam a uma altura simpática para o nivel do observador. 1,25m parece um pouco baixo.

alguem se pronuncie.

bernardino
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Boa tarde Hotspot

...
Fala-se em 1,9 mts, em 1,5 mts e curiosamente no Atlas Climático Ibérico agora editado pelo IM, fala-se em 1,25 mts.
...

Cumpts
Zejorge

Zejorge,

estive a ler o documento que refere e eles são claros: temperatura medida com o reservatório a 1,5m.

cps

bernardino
 

FranciscoAlex

Cumulus
Registo
30 Mai 2011
Mensagens
106
Local
Torres Vedras / Sobral da Abelheira(Mafra)
Boas ;)
Já recebi a minha estação PCE FWS 20, estou muito contente com ela, mas não contente com a instalação que tive que fazer :(, infelizmente não a posso colocar no telhado do prédio :angry: ( vivo no 1ºandar de um prédio com 5).
Instalei a estação na varanda, tem uma parede a Norte e outra a Sul e varanda fica de caras para Oeste. Tentei colocar a estação o melhor possível de modo a que o anemómetro consiga registar a melhor velocidade e bem como todos os outros componentes da estação mas num 1º andar é complicado, sei que não é a devida instalação mas por agora serve para testar a máquina :D:lol:
Tentarei instalá-la na casa do meu avô no telhado quando lá for para umas férias e aí sei que consigo ter dados fiáveis.
Embora esta instalação não ser a melhor estou contente porque a meteorologia corre-me no sangue :) :)
Estou disposto a sugestões e conselhos :thumbsup::thumbsup:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Boas ;)
Já recebi a minha estação PCE FWS 20, estou muito contente com ela, mas não contente com a instalação que tive que fazer :(, infelizmente não a posso colocar no telhado do prédio :angry: ( vivo no 1ºandar de um prédio com 5).

A não ser que a estação fosse através de cabos, não irias conseguir o sinal cá abaixo devido há quantidade de obstáculos e cimento que o sinal encontraria até à consola.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,424
Local
Ponta Delgada - Açores
A não ser que a estação fosse através de cabos, não irias conseguir o sinal cá abaixo devido há quantidade de obstáculos e cimento que o sinal encontraria até à consola.

Com a consola perto da janela era capaz de funcionar, isto se a estação estivesse junto da mesma parede. Se não funcionasse tentava fazer outra antena na consola/estação.. as ondas em LOS funcionam de forma esperada, mas com obstáculos por vezes reflectem e podem ajudar a recepção..é preciso é ter paciência para encontrar o melhor local.

@FranciscoAlex

O condomínio não permitiu a estação no telhado ? Se és estudante, inventa a desculpa que é para um trabalho/projecto, quando era estudante universitário fazia antenas caseiras (como hobby), tanto o condomínio como a Vodafone atrofiaram no inicio por fazer testes no terraço, mas lá arranjei a desculpa que eram projectos universitários e funcionou sempre..No meio das antenas da Vodafone de 2000€, estava a minha antena caseira com o PCB todo enferrujado:lol:
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Boas ;)
Já recebi a minha estação PCE FWS 20, estou muito contente com ela, mas não contente com a instalação que tive que fazer :(, infelizmente não a posso colocar no telhado do prédio :angry: ( vivo no 1ºandar de um prédio com 5).
Instalei a estação na varanda, tem uma parede a Norte e outra a Sul e varanda fica de caras para Oeste. Tentei colocar a estação o melhor possível de modo a que o anemómetro consiga registar a melhor velocidade e bem como todos os outros componentes da estação mas num 1º andar é complicado, sei que não é a devida instalação mas por agora serve para testar a máquina :D:lol:
Tentarei instalá-la na casa do meu avô no telhado quando lá for para umas férias e aí sei que consigo ter dados fiáveis.
Embora esta instalação não ser a melhor estou contente porque a meteorologia corre-me no sangue :) :)
Estou disposto a sugestões e conselhos :thumbsup::thumbsup:

Isso de enviar dados do 5º andar para o 1º, já vi casos bem piores mas parecido com esse, aí em Torres Vedras e estão a bulir;)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Porque raio as rajadas da estação de Queluz são tão elevadas. Aqui fica uma tentativa de reposta :D



(Vermelho limitações do vale, a azul Rio Jamor)

Vista pra NW a partir do telhado (aquilo que qualquer pássaro que passe por cima da estação vê :D).



Rajadas dos últimos dias.

12 de Julho - 76 km/h
13 de Julho - 72 km/h
14 de Julho - 74 km/h

Conclusão, as rajadas são tão elevadas quando o vento vem de NW/N porque a estação se encontra num vale, por onde o vento circula e se fortalece devido ao efeito dos montes que a rodeiam. Não esquecer também, que a estação se encontra ao nível de um 9º andar, logo os valores também sofrem influência de estarem a ser recolhidos a tão elevada altitude em relação ao solo.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
:shocking::eek:

:lmao: