Com jeito fazes um que não te dê mais problemas... Para a minha fiz um em tubo, com cuidados para não prejudicar a recepção do DCF, com ventilação 24h/dia... Já vi algures um pdf sobre boas construções e fiabilidade de RSs em tubos
Mas e isso resulta mesmo? Eu li aqui um tópico a respeito disso. Por acaso dava-me jeito um para pôr os transmissores. Eu posso colocar dois transmissores dentro de um RS? Já agora são estes os materiais? (retirado do tópico construção de um RS) - Uma (boa) meia dúzia de pratos, brancos de preferência, - Um X-Acto para dar cabo do material - Cola - Parafusos, anilhas, porcas, etc... - Varão de rosca M4 ou M6 - Tubo PVC Será que os pratos dos vasos são melhores?
Resulta se for bem feito. Fiz o meu e está impecável. Dura há 3 anos e só tive de lhe dar uns retoques na pintura. Na fotografia de perfil que está ao lado, dá para ver o RS. Quanto à lista, depende... eu irei comprar uns 11, terei de comprar tinta e não compro o tubo PVC.
Geiras, depois pode-me dizer os materiais que utiliza, e modo de montagem do radiation shield? Para que seria o tubo pvc?
Não convém colocar mais do que necessário. Portanto por cada RS é melhor colocar apenas "um" sensor/termohigrómetro (que na realidade são dois sensores). Só se for um abrigo clássico aí pode-se abusar um bocadinho, há muito mais espaço para desprezar interferências entre instrumentos. O tubo, neste caso, penso que será para fazer os espaçadores dos pratos.
Exactamente, o tubo PVC seria para espaçar os pratos. Quando o construí para a Auriol não gostei, optei então por mudar para as porcas uma vez que o RS fica mais seguro e estável e os pratos não andam ali a dançar... é verdade que assim me sai menos em conta mas as porcas e anilhas nem são assim tão caras. Já falei com o MeteoAlentejo sobre o RS, quando o fizer eu tiro fotografias para veres. Basicamente, uso cerca de 11 a 12 pratos de plástico o mais opacos possível e dou-lhe umas quantas de mão até aumentar significativamente a opacidades dos pratos. Com 3 varões enroscados, alinho os pratos todos com um espaçamento de cerca de 1cm, usando 2 porcas entre cada prato, em cada varão.
Bom, já comprei o material, os pratos são iguais aos que usei no meu RS, no entanto pelo que percebi, estão a ser substituídos nas lojas por outra qualidade, pois no Continente já só havia da nova marca e no AKI ainda consegui arranjar dos outros, que são muito mais flexíveis. Ainda assim, já haviam muito poucos, sendo a maioria da nova marca (iguais aos que estão a ser vendidos no Continente) e que não prestam para nada, tive de devolver 10, dos 12 que comprei (2 foram para o lixo porque ficaram partidos e inutilizáveis). Agora é por mãos à obra
Ficam aqui mais umas fotos, já do estado terminal do RS, ainda que tenha de lhe dar ali um jeito para os pratos ficarem mais direitos. Friso ainda que o RS está ao contrário. O prato superior que se vê na fotografia será aquele que ficará em baixo, com o suporte.
Boas. O que acham do spot, será bom para a estação? Está a 40m de minha casa, que é o obstáculo mais próximo, de resto, é campo aberto num raio de 50m, com algumas árvores, todas mais baixas que a cabana.
A mim prece-me óptimo! As fine-offset em teoria têm um alcance de 100m sem obstáculos, mas confesso que nunca testei e por isso não sei. Vais ter de experimentar e ver se o sinal é estável e suficiente. Depois também depende de onde localizes a consola dentro da tua casa, se tem muitas ou poucas paredes e a sua espessura. Mas o local em si é o que eu e qualquer um gostaria de ter! Pelas fotos tens ai musgo a dar com um pau! Isso para o presépio de Natal é um sonho! Abraço e boa instalação.