Estação Meteorológica: Condições e standards de instalação

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Preciso de comprar um RS para a minha PCE
O que me aconselham?
Alguém tem para vender?


Com jeito fazes um que não te dê mais problemas...
Para a minha fiz um em tubo, com cuidados para não prejudicar a recepção do DCF, com ventilação 24h/dia...;)
Já vi algures um pdf sobre boas construções e fiabilidade de RSs em tubos
 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Se quiseres eu faço-te o RS artesanal de pratos.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Se quiseres eu faço-te o RS artesanal de pratos.

Mas e isso resulta mesmo? Eu li aqui um tópico a respeito disso. Por acaso dava-me jeito um para pôr os transmissores. Eu posso colocar dois transmissores dentro de um RS?

Já agora são estes os materiais? (retirado do tópico construção de um RS)

- Uma (boa) meia dúzia de pratos, brancos de preferência,

- Um X-Acto para dar cabo do material

- Cola

- Parafusos, anilhas, porcas, etc...

- Varão de rosca M4 ou M6

- Tubo PVC

Será que os pratos dos vasos são melhores?
 
Última edição:

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Mas e isso resulta mesmo? Eu li aqui um tópico a respeito disso. Por acaso dava-me jeito um para pôr os transmissores. Eu posso colocar dois transmissores dentro de um RS?

Já agora são estes os materiais? (retirado do tópico construção de um RS)

- Uma (boa) meia dúzia de pratos, brancos de preferência,

- Um X-Acto para dar cabo do material

- Cola

- Parafusos, anilhas, porcas, etc...

- Varão de rosca M4 ou M6

- Tubo PVC

Será que os pratos dos vasos são melhores?

Resulta se for bem feito. Fiz o meu e está impecável. Dura há 3 anos e só tive de lhe dar uns retoques na pintura. Na fotografia de perfil que está ao lado, dá para ver o RS.

Quanto à lista, depende... eu irei comprar uns 11, terei de comprar tinta e não compro o tubo PVC.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Resulta se for bem feito. Fiz o meu e está impecável. Dura há 3 anos e só tive de lhe dar uns retoques na pintura. Na fotografia de perfil que está ao lado, dá para ver o RS.

Quanto à lista, depende... eu irei comprar uns 11, terei de comprar tinta e não compro o tubo PVC.

Geiras, depois pode-me dizer os materiais que utiliza, e modo de montagem do radiation shield? Para que seria o tubo pvc?
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Mas e isso resulta mesmo? Eu li aqui um tópico a respeito disso. Por acaso dava-me jeito um para pôr os transmissores. Eu posso colocar dois transmissores dentro de um RS?

Já agora são estes os materiais? (retirado do tópico construção de um RS)

- Uma (boa) meia dúzia de pratos, brancos de preferência,

- Um X-Acto para dar cabo do material

- Cola

- Parafusos, anilhas, porcas, etc...

- Varão de rosca M4 ou M6

- Tubo PVC

Será que os pratos dos vasos são melhores?

Não convém colocar mais do que necessário. Portanto por cada RS é melhor colocar apenas "um" sensor/termohigrómetro (que na realidade são dois sensores). Só se for um abrigo clássico aí pode-se abusar um bocadinho, há muito mais espaço para desprezar interferências entre instrumentos.


Geiras, depois pode-me dizer os materiais que utiliza, e modo de montagem do radiation shield? Para que seria o tubo pvc?

O tubo, neste caso, penso que será para fazer os espaçadores dos pratos.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Exactamente, o tubo PVC seria para espaçar os pratos. Quando o construí para a Auriol não gostei, optei então por mudar para as porcas uma vez que o RS fica mais seguro e estável e os pratos não andam ali a dançar... é verdade que assim me sai menos em conta mas as porcas e anilhas nem são assim tão caras.

Já falei com o MeteoAlentejo sobre o RS, quando o fizer eu tiro fotografias para veres.

Basicamente, uso cerca de 11 a 12 pratos de plástico o mais opacos possível e dou-lhe umas quantas de mão até aumentar significativamente a opacidades dos pratos. Com 3 varões enroscados, alinho os pratos todos com um espaçamento de cerca de 1cm, usando 2 porcas entre cada prato, em cada varão.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Bom, já comprei o material, os pratos são iguais aos que usei no meu RS, no entanto pelo que percebi, estão a ser substituídos nas lojas por outra qualidade, pois no Continente já só havia da nova marca e no AKI ainda consegui arranjar dos outros, que são muito mais flexíveis. Ainda assim, já haviam muito poucos, sendo a maioria da nova marca (iguais aos que estão a ser vendidos no Continente) e que não prestam para nada, tive de devolver 10, dos 12 que comprei (2 foram para o lixo porque ficaram partidos e inutilizáveis).
Agora é por mãos à obra :)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
1Ra86wP.jpg


VmDyfRf.jpg


Ficam aqui mais umas fotos, já do estado terminal do RS, ainda que tenha de lhe dar ali um jeito para os pratos ficarem mais direitos.

Friso ainda que o RS está ao contrário. O prato superior que se vê na fotografia será aquele que ficará em baixo, com o suporte.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Boas.

O que acham do spot, será bom para a estação?

Está a 40m de minha casa, que é o obstáculo mais próximo, de resto, é campo aberto num raio de 50m, com algumas árvores, todas mais baixas que a cabana.




 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Boas.

O que acham do spot, será bom para a estação?

Está a 40m de minha casa, que é o obstáculo mais próximo, de resto, é campo aberto num raio de 50m, com algumas árvores, todas mais baixas que a cabana.

A mim prece-me óptimo!

As fine-offset em teoria têm um alcance de 100m sem obstáculos, mas confesso que nunca testei e por isso não sei. Vais ter de experimentar e ver se o sinal é estável e suficiente. Depois também depende de onde localizes a consola dentro da tua casa, se tem muitas ou poucas paredes e a sua espessura. Mas o local em si é o que eu e qualquer um gostaria de ter! :thumbsup:

Pelas fotos tens ai musgo a dar com um pau! Isso para o presépio de Natal é um sonho! :D

Abraço e boa instalação.