Estação Meteorológica: Condições e standards de instalação



4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Esta aqui uma grande confusão, os anemometros costumam estar montados para norte, pois se tiverem para qualquer lado, como é que a estação sabe a sua direção.

MUITO OBRIGADO!:uau:

E mais uma coisa (desculpem se estou a desviar o tópico):
Alguém sabe se há maneira de conseguir outro manual de instruções (não sei onde o meu está:sad:)?
Trata-se de uma Oregon WMR88.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Neste caso dos anemómetros da Oregon, o suporte do anemómetro é que orienta. O encaixe do suporte fica normalmente orientado para Sul; com o suporte no local o anemómetro em si fica orientado para o Norte.
Então deverá ficar assim:

xhzhX.jpg


sD1CZ.jpg


O suporte do anemómetro é que orienta. O encaixe do suporte fica normalmente orientado para Sul; com o suporte no local o anemómetro em si fica orientado para o Norte.
Reparem que o painel solar fica também ele directamente virado para sul.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga

mborgespires

Cirrus
Registo
26 Nov 2012
Mensagens
56
Local
Mirandela (248 m de altitude)/ Coimbra (alguns fin
Bom dia e bom ano novo!
Ontem instalei a minha - Lacrosse WS1501 - e gostaria de ter uma opinião acerca do local onde instalei o termo-higro.
Anteriormente tinha na varanda um instrumento termómetro-humidade, o sensor estava colocado à chuva e ao sol... agora temos que o colocar num local reservado. Isto causa uma discrepância nas temperaturas. Neste momento, no Lacrosse estão 15,8º e no outro 6,4º e acho que o segundo é que poderá estar correcto.
Acho que a o local onde pus o termo-higro não é o melhor, coloquei-o no canto superior da varanda, virado a Norte. (Queria colocar fotos mas não estou a conseguir!) Será que o terei que mudar para um sítio mais exposto? Ou mais para a beira da varanda?
Agradecia umas dicas.
Obrigada.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Bom dia e bom ano novo!
Ontem instalei a minha - Lacrosse WS1501 - e gostaria de ter uma opinião acerca do local onde instalei o termo-higro.
Anteriormente tinha na varanda um instrumento termómetro-humidade, o sensor estava colocado à chuva e ao sol... agora temos que o colocar num local reservado. Isto causa uma discrepância nas temperaturas. Neste momento, no Lacrosse estão 15,8º e no outro 6,4º e acho que o segundo é que poderá estar correcto.
Acho que a o local onde pus o termo-higro não é o melhor, coloquei-o no canto superior da varanda, virado a Norte. (Queria colocar fotos mas não estou a conseguir!) Será que o terei que mudar para um sítio mais exposto? Ou mais para a beira da varanda?
Agradecia umas dicas.
Obrigada.

O ideal é o sensor estar numa sombra e com boa circulação de ar, daí se ter que proteger muitas vezes com um radiation shield, para que se possa colocar o sensor em qualquer sitio sem ter influência do sol. Virado a norte é o ideal, mas estando "dentro da varanda" fica limitado à circulação do ar. Mas tenta colocar as fotos aqui.

http://www.meteopt.com/forum/instru...iation-shield-abrigo-faca-voce-mesmo-729.html

Como inserir imagens no forum.
http://www.meteopt.com/forum/portugal/como-inserir-imagens-no-forum-256.html
 

mborgespires

Cirrus
Registo
26 Nov 2012
Mensagens
56
Local
Mirandela (248 m de altitude)/ Coimbra (alguns fin
iP2h5.jpg
[/IMG]

Foi assim que coloquei o Termo-Higro. Se calhar não ficaria mal situado em cima dos fios de electricidade?!?!
Agradeço as dicas.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Esse tipo de montagem não é nada boa.
Primeiro, o nível de ventilação é muito baixo;
Segundo, o sensor está a ser directamente influenciado pela temperatura da parede.

O melhor mesmo seria colocar pendurado para fora da varanda, de modo a estar bem exposto à ventilação.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
iP2h5.jpg
[/IMG]

Foi assim que coloquei o Termo-Higro. Se calhar não ficaria mal situado em cima dos fios de electricidade?!?!
Agradeço as dicas.

Boa tarde, mborgespires.

Mesmo estando à sombra, os sensores sofrem sempre a incidência de radiação difusa, embora, muitas vezes, esta não seja perceptível.
Isso provoca inflações até bem perto dos 3 ºC, em determinados dias ou alturas do dia, dependendo isso da intensidade solar, resultante do mês em questão, e da quantidade e tipo de nebulosidade no céu.
Quanto maiores forem os níveis de radiação solar UV e maior percentagem de céu estiver coberto de nebulosidade, maiores serão as inflações sofridas.
Deste modo, nenhum sensor escapa à incidência desta radiação, que, em alguns casos, nomeadamente quando os sensores se encontram bem abrigados e arejados e o céu se encontra limpo não se manifesta, ou manifesta-se de forma muito ligeira, em cerca de 0,5 ºC, e, quando os sensores estão instalados com uma maior exposição à radiação solar, este é o principal problema, essa inflação pode chegar aos 3 ºC enunciados, principalmente quando o céu está muito nublado, pois as nuvens reflectem quase toda a radiação que nelas incide.
Muitas vezes, grande parte do problema nem está na exposição dos sensores à radiação solar difusa, mas sim nos objectos que o envolvem, como paredes brancas, ou outro tipo de material susceptível a reflectir radiação para a sua envolvência e a provocar um possível aquecimento dessa envolvência e dos objectos que o rodeiam com essa radiação.
Ainda assim, testa esse local onde colocaste hoje o sensor e vai vigiando as leituras que ele te permitir recolher.
Se se justificar, deves mesmo construir ou comprar um radiation shield para acabar com esse problema.

O termo-higro não deve apanhar calor artificial vindo chaminés ou algo do género. Se não tiveres nenhuma parede voltada a Norte ou uma parede permanentemente à sombra, deves colocar o termo-higro no telhado, protegido por um radiation shield, onde o sol poderá incidir sem que isso tenha influência nas temperaturas observadas e onde corra vento de todos os quadrantes. A altura mínima recomendada para a instalação do radiation shield num telhado é de 1,20 metros e de 1,50 metros se o instalares ao nível do solo, pois a concentração de calor junto ao solo é muito superior.

Portanto, a solução é proteger sempre o sensor com um abrigo, mesmo não tendo a possibilidade de o colocar no melhor local, pois ele é imprescindível para minimizar os efeitos da radiação solar.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa noite. Não sei se me conseguem ajudar, mas estou indeciso na temperatura que hei de considerar para colocar no seguimento aqui do fórum.

Bom, agora pelo Natal decidi comprar mais uma pequena estação meteorológica, a La Crosse Technology WS 9251, não sei se foi a melhor escolha, mas pareceu-me uma boa estação e para além disso tem uma função que eu desejava já algum tempo, que são os registos das décimas de grau nos registos de mínima e máxima, coisa que a minha outra estação mais simples, a La Crosse Technology WS 9135 não possui.

A minha estação mais velha (La Crosse Technology WS 9135) que vai fazer agora dois anos neste fim de semana, e que inclusivamente já apanhou com alguma chuva no seu transmissor, tem vindo a marcar sempre uma temperatura mais baixa em -0.2ºc que a minha estação meteorológica nova (La Crosse Technology WS 9251).

É também de referir que não sei se este meu post é um pouco precipitado, porque ainda só fiz a instalação da nova estação acerca de 7 horas (ao início desta noite), a temperatura interior é geralmente igual mas por vezes tem variação de -0.1ºc a estação velha para a nova (as consolas estão juntas), e em relação ao local onde se encontram os transmissores coloquei-os no mesmo sítio, num parapeito de uma janela de baixo de uma varanda, como ilustra a fotografia:


(desculpem a inclinação, mas o espaço não é o melhor para fotografar. O transmissor da esquerda é o da estação velha e o da direita é o da estação nova)

Neste momento por exemplo a estação nova marca 12.7ºc e a estação velha marca 12.5ºc, não sei o que hei de considerar, e não sei com vou resolver o problema, se calhar só à sorte:(
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Qualquer termómetro colocado lado a lado irá ter essas diferenças. 0,2ºC não é praticamente nada, é considerar as duas e usar a estação favorita :D

Só se eu fizer a média das temperaturas e colocar no seguimento. Mas apesar de poder haver sempre diferenças, talvez a estação velha tenha já alguns problemas, como já apanhou chuva e tem praticamente 2 anos...:unsure:
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
:( À pouco bati um novo recorde de diferença de temperaturas entre as duas estações. A ''La Crosse Technology WS 9135'' marcava 4.0 e a ''La Crosse Technology WS 9251'' (nova estação) marcava 4.5ºc.

Entretanto a diferença de temperatura voltou a 0.2ºc.

Talvez 0.5 já seja um valor um bocadinho expressivo a meu ver, não sei o que se passou.:(
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Agora já tem diferença de temperatura de 0.4 há mais de 10min:angry:

La Crosse Technology WS 9135: 1.9ºc
La Crosse Technology WS 9251(nova estação): 2.3ºC

É que eu gostava de ter uma forma de saber qual das duas é a mais correta...

Mas talvez a minha estação velha (transmissor) esteja já debilitada em algum aspeto. Ainda à pouco marcava ora 2.4ºc ora 2.6ºc e isto acontece até com alguma frequência ou então marcar um determinado grau e voltar logo de imediato para trás e retornar ao grau inicial como no seguinte exemplo (12.8ºc/12.9ºc/12.8ºc/12.9ºc...)