Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Boas, mais uma vez por aqui a pedir dicas!

Desta vez trata-se de medir neve com o pluviómetro. Alguma ideia para manter o pluviómetro aquecido e assim a neve derreter ao cair lá?

Obrigado!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Boas, mais uma vez por aqui a pedir dicas!

Desta vez trata-se de medir neve com o pluviómetro. Alguma ideia para manter o pluviómetro aquecido e assim a neve derreter ao cair lá?

Obrigado!
Se for Davis tens este acessório
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,976
Local
Alcobaca (160 m)
Boas, mais uma vez por aqui a pedir dicas!

Desta vez trata-se de medir neve com o pluviómetro. Alguma ideia para manter o pluviómetro aquecido e assim a neve derreter ao cair lá?

Obrigado!
Boa noite,

Numa estação de uma só peça como a sua, é impossível montar um elemento de aquecimento mesmo com o sistema mais engenhoso: o seu sensor de temperatura é 5 cm mais baixo!
A única solução sem afectar o t° seria fazer um cone receptor em 3D PETG pelo menos 10 cm mais alto e cobri-lo do exterior com uma manta de aquecimento
(como as utilizadas para aumentar a pressão de um tanque de gás refrigerante ou as utilizadas em astrofotografia para combater a condensação).
Com uma estimativa aproximada: +/- 150 euros no mínimo sem termóstato e precisa de 12v ou 24v, pelo que precisa de adicionar um transformador.
Mas é o seu anemómetro que estará errado por causa da altura do cone... ;)
Em suma, nenhuma solução correcta.

O sistema Davis é para o VP2 com o cone antigo, nos novos (aerocone) é impossível.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

XtraNO

Cirrus
Registo
12 Fev 2011
Mensagens
73
Local
Vila Real


O que acham deste brinquedo?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Muito honestamente: é apenas extraordinariamente bonita e original.
Não mede directamente o vento nem a chuva... Para mim já não dava.
Boas Festas.
 

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Boas, mais uma vez aqui.
O que acham da localização deste sensor? Está alto demais? Está bom?
IMG_20220119_115952.jpg

IMG_20220119_120147.jpg

Obrigado!
 

XtraNO

Cirrus
Registo
12 Fev 2011
Mensagens
73
Local
Vila Real
Boa tarde.
Os standards para instalação de anemómetros apontam para os 10m de altura o que seria quase impraticável para esse tipo de estação. Eu diria apenas que teria ficado melhor no ponto mais alto do telhado, haveria um pouco menos de turbulência...
Boas medições!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Toby

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,976
Local
Alcobaca (160 m)
Boa tarde.
Os standards para instalação de anemómetros apontam para os 10m de altura o que seria quase impraticável para esse tipo de estação. Eu diria apenas que teria ficado melhor no ponto mais alto do telhado, haveria um pouco menos de turbulência...
Boas medições!
Boas, mais uma vez aqui.do!

Boa tarde,

Sim @XtraNO e na segunda fotografia pode ver-se que o edifício está numa calha.
Boa sorte e não caiam da escada. ;)
Saúdo a sua determinação em tentar fazer o melhor que puder.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Boa tarde.
Os standards para instalação de anemómetros apontam para os 10m de altura o que seria quase impraticável para esse tipo de estação. Eu diria apenas que teria ficado melhor no ponto mais alto do telhado, haveria um pouco menos de turbulência...
Boas medições!
Boa noite.
Antes de mais obrigado pela resposta.

De facto é verdade que esta instalação causa alguma turbulência. Aliás, era exatamente ali que tive o sensor da minha Bresser, e notava que em dias de vento forte e com chuva, por causa do balancear do sensor, haviam erros de medição. Acho que ainda não aconteceu com este novo sensor. Quanto ao colocar no ponto mais alto, é mesmo impraticável.
Escrevi isto justamente por causa das recomendações de que um sensor deve estar a 1,5 metros (no máximo 2) do chão. E como podem ver pelas fotos, o sensor deve estar aí uns 4 metros acima do chão, se bem que deve estar a pelo menos 1,5 m do telhado. E tudo isto por causa das mínimas de inverno. Não percebo muito da coisa mas admira-me o facto de no fundo das escadas, por exemplo, estar 1/2ºC mais frio. Hoje pus um sensor num terraço mais abaixo. Vamos ver a diferença de temperaturas. O sensor do telhado mede agora 5,9ºC e o do terraço (uns 20 metros em linha reta e 5 metros abaixo (altitude)) mede 3,2ºC. Desilude-me o facto de ainda não ter apanhado uma madrugada com temperatura mínima abaixo de -1 lá no sensor do telhado.
 

XtraNO

Cirrus
Registo
12 Fev 2011
Mensagens
73
Local
Vila Real
Boa noite.
Antes de mais obrigado pela resposta.

De facto é verdade que esta instalação causa alguma turbulência. Aliás, era exatamente ali que tive o sensor da minha Bresser, e notava que em dias de vento forte e com chuva, por causa do balancear do sensor, haviam erros de medição. Acho que ainda não aconteceu com este novo sensor. Quanto ao colocar no ponto mais alto, é mesmo impraticável.
Escrevi isto justamente por causa das recomendações de que um sensor deve estar a 1,5 metros (no máximo 2) do chão. E como podem ver pelas fotos, o sensor deve estar aí uns 4 metros acima do chão, se bem que deve estar a pelo menos 1,5 m do telhado. E tudo isto por causa das mínimas de inverno. Não percebo muito da coisa mas admira-me o facto de no fundo das escadas, por exemplo, estar 1/2ºC mais frio. Hoje pus um sensor num terraço mais abaixo. Vamos ver a diferença de temperaturas. O sensor do telhado mede agora 5,9ºC e o do terraço (uns 20 metros em linha reta e 5 metros abaixo (altitude)) mede 3,2ºC. Desilude-me o facto de ainda não ter apanhado uma madrugada com temperatura mínima abaixo de -1 lá no sensor do telhado.
Bom dia.
Pois, esse tipo de estações "tudo-em-1" não facilita nada a colocação dos sensores, se não é possível fixa-la mesmo no cume do telhado então já encontraste o melhor compromisso. :-)
Cumprimentos.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Thomar

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Boa noite a todos!
Atualmente tenho a minha estação (Sainlogic WS3500) a debitar dados para o Ecowitt, Weathercloud, Wunderground e Awekas. Conhecem outras plataformas para onde se possam debitar dados?
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boa noite,

Alguém que tenha este brinquedo?


Não consigo perceber se dá para partilhar no WU e outras redes meteorológicas

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Bom dia!
Não sei o que se está a passar, mas já é a segunda vez que acontece. Está a chover e a minha Sainlogic WS3500 não regista a precipitação ocorrida, está nos 0! Enquanto que mesmo ao lado está outro medidor de chuva que já vai nos 2,7 mm.
Isto aconteceu a primeira vez no dia 29 de março, quando ocorreu uma trovoada com chuva e durante toda a tarde a Sainlogic esteve a zeros, enquanto que o outro sensor marcou 3,1 mm. A Sainlogic só marcou á noite, quando ocorreu um pequeno aguaceiro que acumulou 0,2 mm.
Entretanto, vi se havia alguma teia dentro do pluviometro ou assim, e não encontrei nada, tanto que dois dias depois choveu e dessa vez já marcou bem.

O que se poderá estar a passar?

Aguardo resposta,

Leofe
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

XtraNO

Cirrus
Registo
12 Fev 2011
Mensagens
73
Local
Vila Real
Bom dia!
Não sei o que se está a passar, mas já é a segunda vez que acontece. Está a chover e a minha Sainlogic WS3500 não regista a precipitação ocorrida, está nos 0! Enquanto que mesmo ao lado está outro medidor de chuva que já vai nos 2,7 mm.
Isto aconteceu a primeira vez no dia 29 de março, quando ocorreu uma trovoada com chuva e durante toda a tarde a Sainlogic esteve a zeros, enquanto que o outro sensor marcou 3,1 mm. A Sainlogic só marcou á noite, quando ocorreu um pequeno aguaceiro que acumulou 0,2 mm.
Entretanto, vi se havia alguma teia dentro do pluviometro ou assim, e não encontrei nada, tanto que dois dias depois choveu e dessa vez já marcou bem.

O que se poderá estar a passar?

Aguardo resposta,

Leofe
Boa tarde.
Eu não conheço o funcionamento do pluviómetro dessa estação mas parto do princípio que é baseado naquele sistema de baloiço com um iman que faz actuar um reed switch.
Se ao actuar o sistema com a mão não ouvir os pequenos cliques do reed switch, o problema está aí mesmo.
Cumprimentos
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e joselamego

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Boa tarde.
Eu não conheço o funcionamento do pluviómetro dessa estação mas parto do princípio que é baseado naquele sistema de baloiço com um iman que faz actuar um reed switch.
Se ao actuar o sistema com a mão não ouvir os pequenos cliques do reed switch, o problema está aí mesmo.
Cumprimentos
Boa noite,

O pluviometro consiste numa espécie de colherzinha que ao ficar cheia tomba e origina assim um sinal. Ontem fui lá ver, tirei a tampa e com o dedo abaixei a colher, e a partir daí o problema ficou resolvido e ainda acumulou bem! Fiz o mesmo na primeira vez que aconteceu.
Estou desconfiado que aquilo deve precisar de óleo. Pode estar a acontecer haver ali qualquer coisa que possa estar a impedir a colher de descer...
A ver se tiro o sensor para baixo