Bem mas o clima português na sua generalidade com a excepção do arquipélago da Madeira não é considerado um clima TEMPERADO mediterrâneo???? clima caracterizado entre 35º e 40º?????
É que a determinada altura parece que estamos a falar daqueles clima subtropicais húmidos da região da Florida ou do Sul do Brasil onde as temperaturas medias anuais são superiores a 18-19º graus e onde de facto ai sim não existem estações do ano definidas podendo por vezes registar-se dias e semanas com temperaturas mais baixas( no meses menos quentes) que a registamos aqui por exemplo a cidade de Porto Alegre no sul do Brasil regista por vezes temperaturas de 0º graus ou cidade de Jacksonville no Norte da florida pode atingir temperaturas de -5 graus mas de repente as temperaturas sobem de um dia para o outro para valores acima dos 27º 28º graus, ora sejamos um pouco coerentes isso em território nacional continental digamos que é quase impossível de acontecer, mesmo que durante os meses de Dezembro – Janeiro – Fevereiro possa surgir um ou outro dia mais ameno, a sua norma o seu padrão é de que a temperatura mantenha-se mais baixa e estável a isso chama-se no meu entender 3 meses mais frios logo os 3 meses de inverno, o chover no nosso Inverno não detemina que não exista estações do ano em Portugal ou que o clima de Portugal não seja um clima temperado… é uma característica das nossas latitudes o mesmo acontece nas restantes regiões mediterrâneas, agora dizermos que em Roma ou em Lisboa não existem estações do ano ou que os climas destas cidades não são temperados por essas razões é no mínimo no meu entender muito discutível….
Claro que em Portugal existem estações do ano obviamente claro que o nosso Inverno não é o mesmo que o inverno de Copenhaga Londres ou Paris mas é um Inverno na mesma porquê? Porque existe uma normalização do tempo mais frio que se estende durante os meses de Inverno, claro que por exemplo o tempo que estamos a sentir aqui nos meses de Abril e Maio correspondem ao tempo que possivelmente um Holandês ou um Inglês irão sentir no pico do verão, mas o facto de um inverno ser mais ou menos rigoroso ou um verão ser mais ou menos prologando isso não determina em nada no meu ponto de vista a inexistência de estações do ano.
O nosso pais o nosso território tem um clima predominantemente mediterrâneo mas com muitas especificidades eu por exemplo através da minha intuição meteorológica divido o pais ao meio a nível de clima da serra de Montejunto para cima e da serra de Montejunto para baixo, desculpem mas por exemplo entre Leiria-Alcobaça-Nazaré essa região é tudo menos subtropical ou mesmo mediterrânica toda a paisagem toda a flora é respeitante na sua larga maioria por uma forte influencia atlântica e dessa região para norte a influencia atlântica cada vez mais se torna mais marcante e já disse aqui e volto a dizer que no meu entender a influencia atlântica no nosso clima é bastante ignorada e esquecida
Julgo que em Portugal existem as 4 estações definidas e todas as actividade agrícolas mais ancestrais são marcadas pelas 4 estações do ano obviamente que o Verão Santarém comece mais cedo que o verão em Viana do Castelo ou o Inverno algarvio é mais ameno e agradável que o inverno trasmontano ou beirão, mas no meu entender Portugal tem as estações do ano bem definidas pelo menos eu sempre senti isso na pele e sei muito bem que em Janeiro esta frio em Abril/Maio pode chover e fazer pró vezes um pouco de frio mas a tendência é para o tempo ir melhorando e sei que em Agosto e Julho sei que terei tempo quente e seco e que de finais de Setembro a finais de Novembro a tendência para o tempo instável e abaixamento da temperatura ira se registar uns anos mais tarde outros anos mais cedo …..e obviamente que a nossa actividade agrícola é o melhor demonstrativo de que o nosso clima obedece as 4 estações metereologicas…
Se vamos por em causa as estações meteorológicas em Portugal pois bem deveremos questionar também se em Marselha,Roma,Barcelona não existem 2 estações pois a temperatura media anual é muito idêntica por exemplo a cidade do Porto ou de Coimbra também deveremos questionar se a cidade de Cagliari na ilha de Corsega tem as 4 estações pois tem os índices de precipitação e de temperatura anual muito idênticos a cidade de Lisboa enfim e Atenas que tem uma temperatura media anual superior as verificadas na costa algarvia??? E Bucareste que regista temperaturas no verão superiores a cidade de Beja??? Enfim vamos dizer que todas estas regiões entre os 35º 40,41,42º N, não tem um clima temperado e não tem as 4 estações do ano???????
Enfim eu no meu entender e pelo que leio vejo e sinto julgo que todo o território nacional continental tem as 4 estações do ano definidas e bem definidas e julgo q é isso que nos distingue dos climas subtropicais húmidos em latitudes um pouco mais inferiores a nossa como é o caso do sul do Brasil ou da região da Florida…. Por isso é que em Portugal se produz e cultiva-se trigo,centeio,a vinha, fruta de época(cerejas,maças,peras ou mesmo laranjas) e não se cultivam outras culturas mais exóticas ou digamos mais subtropicais, porquê??? Porque temos as 4 estações do ano bem definidas…
So uma outra opinião eu ao contrario do que li aqui neste tópico considero que o nosso Inverno começa e acaba mais cedo e a prova está que o mês de Dezembro é dos meses mais frios em Portugal, para mim o Inverno em Portugal comece no inicio de Dezembro e não nos finais de Dezembro acabando nos inícios de Março e não nos finais de Março.
Cumps