Estações Climatológicas em Portugal

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Quais são para vós as datas que marcam o início e o fim das estações do ano do ponto de vista climatológicos nas várias regiões de Portugal?
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
tanto em lisboa como em santo andré:
verao: junho, julho, agosto, setembro
outono: outubro e novembro
inverno: dezembro, janeiro e fevereiro
primavera: março, abril e maio

de um modo mais simplista diria que, desde meados de maio até inicios de outubro é verao, desde outubro a inicios de dezembro, outono, desde meados de dezembro a meados de março, inverno, e primavera entre março e eados de maio...

isto tendo em conta os parametros:
verao: Tmed mensal maior ou igual a 20º, Tmed das minimas igual ou superior a 14º, Tmed das maximas igual ou superior a 24º.
precipitaçao inferior a duas vezes a temperatura media mensal.
outono e primavera:
Tmed mensal igual ou maior que 14º, Tmed das minimas igual ou superior a 10º, Tmed das maximas acima de 16º.
precipitação proxima a duas vezes a temperatura media.
inverno:
Tmed mensal acima de 9º, Tmed das minimas acima de 5º, Tmed das maximas acima de 14º
precipitação superior a duas vezes a temperatura media
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
No litoral do sotavento algarvio:

- Verão: final de Maio até início de Outubro

- Outono: início de Outubro até Novembro

- Inverno: Dezembro até meados de Fevereiro

- Primavera: final de Fevereiro até meados de Maio
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
A aplicação de uma divisão em quatro estações do ano, tal como existe nas regiões temperadas, não me parece que resulte muito bem numa boa parte do território nacional.
Enquanto o nosso Verão é quente e seco, no que resulta uma situação muito desfavorável para as plantas, nas regiões temperadas acontece o inverso. Nestas áreas o Verão corresponde à estação mais favorável ao crescimento da vegetação. Também as outras estações não têm por cá o mesmo significado que nas regiões de clima temperado.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A aplicação de uma divisão em quatro estações do ano, tal como existe nas regiões temperadas, não me parece que resulte muito bem numa boa parte do território nacional.
Enquanto o nosso Verão é quente e seco, no que resulta uma situação muito desfavorável para as plantas, nas regiões temperadas acontece o inverso. Nestas áreas o Verão corresponde à estação mais favorável ao crescimento da vegetação. Também as outras estações não têm por cá o mesmo significado que nas regiões de clima temperado.

claramente:thumbsup:
tendo em conta paises temperados temos duas estaçoes..um verão quase desertico entre maio e inicios de outubro e o resto é primavera/outono...pelo menos nas regioes a sul do tejo:lol:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
A aplicação de uma divisão em quatro estações do ano, tal como existe nas regiões temperadas, não me parece que resulte muito bem numa boa parte do território nacional.
Enquanto o nosso Verão é quente e seco, no que resulta uma situação muito desfavorável para as plantas, nas regiões temperadas acontece o inverso. Nestas áreas o Verão corresponde à estação mais favorável ao crescimento da vegetação. Também as outras estações não têm por cá o mesmo significado que nas regiões de clima temperado.

Com excepção do Norte e Centro Norte, ou não? Por exemplo, o Noroeste tem apenas dois meses secos, as máximas médias não ultrapassam os 24/26ºC durante Julho e Agosto e nas montanhas não há estação seca.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Com excepção do Norte e Centro Norte, ou não? Por exemplo, o Noroeste tem apenas dois meses secos, as máximas médias não ultrapassam os 24/26ºC durante Julho e Agosto e nas montanhas não há estação seca.

Aqui a temperatura varia entre os 9ºC em Janeiro e os 19ºC em Julho e Agosto. 3 meses secos (Junho, Julho e Agosto). Eu cá acho bastante temperado.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Aqui a temperatura varia entre os 9ºC em Janeiro e os 19ºC em Julho e Agosto. 3 meses secos (Junho, Julho e Agosto). Eu cá acho bastante temperado.

Essa região tem um clima parecido ao de Aveiro, Nazaré e Peniche, contudo é apenas uma variação do clima mediterrânico para menores amplitudes térmicas.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Aqui a temperatura varia entre os 9ºC em Janeiro e os 19ºC em Julho e Agosto. 3 meses secos (Junho, Julho e Agosto). Eu cá acho bastante temperado.

mas o frederico tava a falar em medias mensais, ora, ai em agosto deve ser uns 14/25º o q dá media mensal de 19 a 20º e janeiro deve ser uns 4/13º o q dá medias de 8.5-9º
é algo similar á louriceira...mais grau menos grau:p
aqui em lisboa (encarnação), tens 8/14º em janeiro, com medias de 11º, em agosto é de uns 18º/29º com medias de 23-24º.
em santo andré é uns 9/16º, em janeiro/fevereiro com medias de 11-12º e 17/26º em agosto/setembro, com medias de 21-22º nesses meses.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
As montanhas do Norte e Centro e os planaltos da Beira Transmontana e da Terra Fria têm as 4 estações muito bem definidas.
 

pedrofreak

Cirrus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
31
Local
gaia
isto esta cada vez pior :( temos tido tanta chuva e mau tempo,desde novembro que nao pára,ja estou cheio de chuva :rain: o inverno tem sido muito violento este ano,bom tempo para quando?Acham que o mau tempo vai continuar até na primavera,e possibilidades de chuva no verao?Eu ca acredito que sim :sad:
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Todos os antigos, sem qualquer excepção dizem o mesmo acerca do tempo normal na região do Minho (pelo menos nos vales e montanhas baixas).

Antigamente havia 2 estações.

6 meses de chuva e 6 meses de sol.

Começava a chover em Outubro e só parava definitivamente em Abril.

Essa é a impressão mais fortes que os mais velhos tem e este ano quando lhes perguntamos acerca do inverno dizem que é á MODA ANTIGA por isso mesmo.

Portanto, para os que se queixam da chuva em excesso, pelo menos no Entre Douro-e-Minho este é apenas um ano normal.

Também relatam episódios de neve muito mais frequentes que os das ultimas décadas assim como geadas muito mais intensas ao ponto das poças e tanques ficarem completamente congelados vários dias seguidos.

Este último apontamento é absolutamente inimaginável hoje em dia.

O máximo que vi este ano foi uma mínima de -5º que congelou a superfície dos pequenos charcos mas nunca as poças em terra!!

Os registos da década de 60 de neve na zona de Guimarães comprovam isso mesmo. Eram quedas quase anuais.

Assim, tínhamos dois períodos muito bem definidos por chuva e sol onde o frio aparecia de forma intensa durante episódios relativamente curtos nunca com a duração e frequência que se pudesse considerar um Inverno por assim dizer pois a norma seria mais os dias como hoje.

Chuva e temperaturas amenas.
 

pedrofreak

Cirrus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
31
Local
gaia
Todos os antigos, sem qualquer excepção dizem o mesmo acerca do tempo normal na região do Minho (pelo menos nos vales e montanhas baixas).

Antigamente havia 2 estações.

6 meses de chuva e 6 meses de sol.

Começava a chover em Outubro e só parava definitivamente em Abril.

Essa é a impressão mais fortes que os mais velhos tem e este ano quando lhes perguntamos acerca do inverno dizem que é á MODA ANTIGA por isso mesmo.

Portanto, para os que se queixam da chuva em excesso, pelo menos no Entre Douro-e-Minho este é apenas um ano normal.

Também relatam episódios de neve muito mais frequentes que os das ultimas décadas assim como geadas muito mais intensas ao ponto das poças e tanques ficarem completamente congelados vários dias seguidos.

Este último apontamento é absolutamente inimaginável hoje em dia.

O máximo que vi este ano foi uma mínima de -5º que congelou a superfície dos pequenos charcos mas nunca as poças em terra!!

Os registos da década de 60 de neve na zona de Guimarães comprovam isso mesmo. Eram quedas quase anuais.

Assim, tínhamos dois períodos muito bem definidos por chuva e sol onde o frio aparecia de forma intensa durante episódios relativamente curtos nunca com a duração e frequência que se pudesse considerar um Inverno por assim dizer pois a norma seria mais os dias como hoje.

Chuva e temperaturas amenas.
entao quer dizer que vamos ter chuva até ao fim de março :rain: pois é aí que acaba o inverno,pois no site da metereologia,ja vai e dia 5 de março,desde novembro do ano passado que temos tido :rain: quase todos os dias :( é inverno temos de aguentar :rain: :cold:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
resumindo eu acho que portugal tem as 4 estações muito peculiares um verão, com a sinoptica tipica muito estavel, entre finais de maio e inicios de outubro, epocas instaveis de transição entre outubro e dezembro e entre finais de fevereiro e inicios ou meados de maio e um inverno, com sinoptica estavel, entre meados de dezembro e meados de fevereiro.
as unicas alturas com sinoptica estavel, ou seja com um padrão de circulação defenido, são o pequeno inverno e o grande verão...o resto tende a ser muito instavel dada a nossa meridional latitude:)
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Bem mas o clima português na sua generalidade com a excepção do arquipélago da Madeira não é considerado um clima TEMPERADO mediterrâneo???? clima caracterizado entre 35º e 40º?????
É que a determinada altura parece que estamos a falar daqueles clima subtropicais húmidos da região da Florida ou do Sul do Brasil onde as temperaturas medias anuais são superiores a 18-19º graus e onde de facto ai sim não existem estações do ano definidas podendo por vezes registar-se dias e semanas com temperaturas mais baixas( no meses menos quentes) que a registamos aqui por exemplo a cidade de Porto Alegre no sul do Brasil regista por vezes temperaturas de 0º graus ou cidade de Jacksonville no Norte da florida pode atingir temperaturas de -5 graus mas de repente as temperaturas sobem de um dia para o outro para valores acima dos 27º 28º graus, ora sejamos um pouco coerentes isso em território nacional continental digamos que é quase impossível de acontecer, mesmo que durante os meses de Dezembro – Janeiro – Fevereiro possa surgir um ou outro dia mais ameno, a sua norma o seu padrão é de que a temperatura mantenha-se mais baixa e estável a isso chama-se no meu entender 3 meses mais frios logo os 3 meses de inverno, o chover no nosso Inverno não detemina que não exista estações do ano em Portugal ou que o clima de Portugal não seja um clima temperado… é uma característica das nossas latitudes o mesmo acontece nas restantes regiões mediterrâneas, agora dizermos que em Roma ou em Lisboa não existem estações do ano ou que os climas destas cidades não são temperados por essas razões é no mínimo no meu entender muito discutível….

Claro que em Portugal existem estações do ano obviamente claro que o nosso Inverno não é o mesmo que o inverno de Copenhaga Londres ou Paris mas é um Inverno na mesma porquê? Porque existe uma normalização do tempo mais frio que se estende durante os meses de Inverno, claro que por exemplo o tempo que estamos a sentir aqui nos meses de Abril e Maio correspondem ao tempo que possivelmente um Holandês ou um Inglês irão sentir no pico do verão, mas o facto de um inverno ser mais ou menos rigoroso ou um verão ser mais ou menos prologando isso não determina em nada no meu ponto de vista a inexistência de estações do ano.
O nosso pais o nosso território tem um clima predominantemente mediterrâneo mas com muitas especificidades eu por exemplo através da minha intuição meteorológica divido o pais ao meio a nível de clima da serra de Montejunto para cima e da serra de Montejunto para baixo, desculpem mas por exemplo entre Leiria-Alcobaça-Nazaré essa região é tudo menos subtropical ou mesmo mediterrânica toda a paisagem toda a flora é respeitante na sua larga maioria por uma forte influencia atlântica e dessa região para norte a influencia atlântica cada vez mais se torna mais marcante e já disse aqui e volto a dizer que no meu entender a influencia atlântica no nosso clima é bastante ignorada e esquecida
Julgo que em Portugal existem as 4 estações definidas e todas as actividade agrícolas mais ancestrais são marcadas pelas 4 estações do ano obviamente que o Verão Santarém comece mais cedo que o verão em Viana do Castelo ou o Inverno algarvio é mais ameno e agradável que o inverno trasmontano ou beirão, mas no meu entender Portugal tem as estações do ano bem definidas pelo menos eu sempre senti isso na pele e sei muito bem que em Janeiro esta frio em Abril/Maio pode chover e fazer pró vezes um pouco de frio mas a tendência é para o tempo ir melhorando e sei que em Agosto e Julho sei que terei tempo quente e seco e que de finais de Setembro a finais de Novembro a tendência para o tempo instável e abaixamento da temperatura ira se registar uns anos mais tarde outros anos mais cedo …..e obviamente que a nossa actividade agrícola é o melhor demonstrativo de que o nosso clima obedece as 4 estações metereologicas…
Se vamos por em causa as estações meteorológicas em Portugal pois bem deveremos questionar também se em Marselha,Roma,Barcelona não existem 2 estações pois a temperatura media anual é muito idêntica por exemplo a cidade do Porto ou de Coimbra também deveremos questionar se a cidade de Cagliari na ilha de Corsega tem as 4 estações pois tem os índices de precipitação e de temperatura anual muito idênticos a cidade de Lisboa enfim e Atenas que tem uma temperatura media anual superior as verificadas na costa algarvia??? E Bucareste que regista temperaturas no verão superiores a cidade de Beja??? Enfim vamos dizer que todas estas regiões entre os 35º 40,41,42º N, não tem um clima temperado e não tem as 4 estações do ano???????
Enfim eu no meu entender e pelo que leio vejo e sinto julgo que todo o território nacional continental tem as 4 estações do ano definidas e bem definidas e julgo q é isso que nos distingue dos climas subtropicais húmidos em latitudes um pouco mais inferiores a nossa como é o caso do sul do Brasil ou da região da Florida…. Por isso é que em Portugal se produz e cultiva-se trigo,centeio,a vinha, fruta de época(cerejas,maças,peras ou mesmo laranjas) e não se cultivam outras culturas mais exóticas ou digamos mais subtropicais, porquê??? Porque temos as 4 estações do ano bem definidas…

So uma outra opinião eu ao contrario do que li aqui neste tópico considero que o nosso Inverno começa e acaba mais cedo e a prova está que o mês de Dezembro é dos meses mais frios em Portugal, para mim o Inverno em Portugal comece no inicio de Dezembro e não nos finais de Dezembro acabando nos inícios de Março e não nos finais de Março.
:)
Cumps