Estações do LIDL - Opiniões, dúvidas e comentários

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Se tudo correr como o previsto, quinta vou ao lidl adquirir a minha primeira estação. Acham que a estação que vai estar no lidl é fiável?

Ao nível das temperaturas as estações "low cost" têm por hábito ser fiáveis, mas apenas se:

- O sensor de temperatura estiver em local colocado à sombra, que seja representativo.

ou

- ou se o sensor de temperatura estiver devidamente protegido, preferencialmente com um radiation shield, ou em alternativa um abrigo caseiro.

Sugiro-te antes da aquisição de qualquer estação, seja semi profissional, seja low cost, a leitura dos tópicos aqui presentes. :) Boas compras e bons registos :)
 


RucaSkipper

Cirrus
Registo
9 Mar 2009
Mensagens
1
Local
Almada
Boas sou novo por aqui. Comprei a estação do LIDL com anemometro e pluviometro. Pareçe-me estar tudo a funcionar bem, mas tenho um problema em termos de alcançe, pois o anunciado é de 25 metros em espaço livre. Com uma parede pelo meio deve ter uma atenuação de prai 10 metros. a minha pergunta é: Já alguem amplificou o sinal emitido ou alguma outra maneira de aumentar o alcançe?

TKZZZ
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boas sou novo por aqui. Comprei a estação do LIDL com anemometro e pluviometro. Pareçe-me estar tudo a funcionar bem, mas tenho um problema em termos de alcançe, pois o anunciado é de 25 metros em espaço livre. Com uma parede pelo meio deve ter uma atenuação de prai 10 metros. a minha pergunta é: Já alguem amplificou o sinal emitido ou alguma outra maneira de aumentar o alcançe?

TKZZZ

Em primeiro lugar, bem-vindo ao MeteoPT.

Penso que para estações tão básicas quanto essa não é possível aumentar o sinal.
 

Loureso

Cumulus
Registo
29 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Loures e Sacavém(job)
Sou um dos muitos clientes do LIDL e ainda está para vir o dia em que encontre artigos deste género à venda na loja onde faço compras (Loures), ou então, quando disponíveis, só on-line!? :unsure:
De qualquer forma, acho que ficaria sempre na dúvida quanto à veracidade dos seus dados! O que acham?
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Sou um dos muitos clientes do LIDL e ainda está para vir o dia em que encontre artigos deste género à venda na loja onde faço compras (Loures), ou então, quando disponíveis, só on-line!? :unsure:
De qualquer forma, acho que ficaria sempre na dúvida quanto à veracidade dos seus dados! O que acham?

A questão não é, a meu ver, a veracidade dos dados, mas sim as funcionalidades incluídas. Por exemplo, um sensor de temperatura é um sensor de temperatura. Não costuma variar de marca para marca e, em princípio, a sua fiabilidade é a mesma. A questão é sempre a mesma. O local onde se coloca, o tipo de montagem, a existência ou não de um radiation shield. O mesmo se passa com os restantes instrumentos. Depois existem as questões das resoluções possíveis, a possibilidade de ter os dados online que só é possível directamente com outros modelos, os dados em termos de previsão e acompanhamento disponíveis nas consolas centrais, etc.

A escolha de uma estação meteorológica depende sempre dos parâmetros que queiras obter e os fins para os quais pretendes a tua estação! Obviamente que uma Davis ou Oregon são marcas que apresentam bastante mais funcionalidades e facilidades que uma marca branca como o LIDL, que em termos de estações mais completas (havia um modelo qualquer já com anenómetro e pluviómetro), apresenta ainda algumas limitações, sobretudo ao nível de facilidade de instalação.

E claro, a escolha de uma estação, por mais chato que seja, depende também do factor "carcanhol" ;)
 

ct5iul

Nimbostratus
Registo
27 Mar 2008
Mensagens
782
Local
Lisboa Ajuda (110m)
Boas sou novo por aqui. Comprei a estação do LIDL com anemometro e pluviometro. Pareçe-me estar tudo a funcionar bem, mas tenho um problema em termos de alcançe, pois o anunciado é de 25 metros em espaço livre. Com uma parede pelo meio deve ter uma atenuação de prai 10 metros. a minha pergunta é: Já alguem amplificou o sinal emitido ou alguma outra maneira de aumentar o alcançe?

TKZZZ

Bem vindo ao fórum:) para amplificar o sinal só vejo uma maneira e abrir a base e os sensores ir ao local onde se encontra a antena interior e adaptar uma antena exterior de UHF de preferência uma direccional calibrada para 433mhz mas para isto deve-se ter conhecimentos mínimos de electrónica para não correr riscos ate porque a base deve ter 2 antenas uma para acerto do relógio DCF e outra para emissão e recepção dos censores.
nuns post atrás eu tinha dito que um dos mal da estação era o alcance:(
já agora como foi referido atrás o LIDL vai lançar um relógio com termómetro aqui fica a foto do mesmo
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
As estações do LIDL continuam a ganhar muitos fans.

Alguém na minha rua, deve ter adquirido uma, e não a colocou no melhor sitio.

Agora a minha consola está constantemente a receber sinais do meu sensor e do sensor da estação do vizinho. O que faz com que a temperatura ande aos saltos. Principalmente quando está sol (o sensor deve estar exposto ao sol). :angry:

Desta forma tenho vindo a perder os extremos do dia. :(

Estou farto de olhar em volta e não encontro a porcaria do sensor vizinho. :disgust:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
já agora como foi referido atrás o LIDL vai lançar um relógio com termómetro aqui fica a foto do mesmo

Foi precisamente o relógio que ontem adquiri!:) E posso já adiantar que estou satisfeito, por 39€, fiquei com uma pequena estação ambulante, para além do termómetro, possui barómetro, altímetro e bússula.:thumbsup:

Aferi todos eles com facilidade e estou convencido que os dados são fiáveis. A grande vantagem vai ser em deslocações conseguir consultar todas estas variáveis:D
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Foi precisamente o relógio que ontem adquiri!:) E posso já adiantar que estou satisfeito, por 39€, fiquei com uma pequena estação ambulante, para além do termómetro, possui barómetro, altímetro e bússula.:thumbsup:

Aferi todos eles com facilidade e estou convencido que os dados são fiáveis. A grande vantagem vai ser em deslocações conseguir consultar todas estas variáveis:D

Veterano, atenção aos dados da temperatura, pois estes serão influenciados pela temperatura do corpo, e apenas após algum tempo fora do pulso e sem contacto com o corpo é que te poderá dar um valor correcto.
Eu tenho um T-Touch, e preciso que o relógio saia do pulso cerca de 20 minutos para me dar uma temperatura correcta....
 

Loureso

Cumulus
Registo
29 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Loures e Sacavém(job)
As estações do LIDL continuam a ganhar muitos fans.

Alguém na minha rua, deve ter adquirido uma, e não a colocou no melhor sitio.

Agora a minha consola está constantemente a receber sinais do meu sensor e do sensor da estação do vizinho. O que faz com que a temperatura ande aos saltos. Principalmente quando está sol (o sensor deve estar exposto ao sol). :angry:

Desta forma tenho vindo a perder os extremos do dia. :(

Estou farto de olhar em volta e não encontro a porcaria do sensor vizinho. :disgust:

Olá AnDré
Confesso que a situação da temperatura aos saltos tem o seu quê de cómico; já no que diz respeito às Estações do Lidl, ainda não vi nenhuma à venda na loja que frequento. :(
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Veterano, atenção aos dados da temperatura, pois estes serão influenciados pela temperatura do corpo, e apenas após algum tempo fora do pulso e sem contacto com o corpo é que te poderá dar um valor correcto.
Eu tenho um T-Touch, e preciso que o relógio saia do pulso cerca de 20 minutos para me dar uma temperatura correcta....

Obrigado, mr. phillip pelo conselho. Por acaso já tinha reparado nisso, pois neste momento ele marca 26,6º, o que convenhamos está bastante fora da realidade. Mas já experimentei tirá-lo, esperei e depois aferi com outro termómetro e estava O.K.;)

Por último, este modelo do LIDL é extremamente leve, o que o torna mais cómodo de usar.:)
 

Garoupa

Cirrus
Registo
4 Mai 2009
Mensagens
5
Local
Amadora
Antes de mais , quero vos dizer que sou novato nestas coisas da meteorologia. Para me iniciar nestas andanças , Comprei uma estação digital do Lidl.
Segui todas as instrucções do manual , sendo que não explica como calibrar a pressão atmosferica.
Ora bem , ela me dá um valor de 1004mb, sendo que na Amadora estão por volta dos 1020mb.
Não sei como resolver esta situação , já que o valor da pressão não se altera , mantendo-se nos 1004mb.
O que posso dizer sobre a estação é que foi comprada no Lidl, não tem qualquer marca , so a referencia H13716A ou nº do artigo do Lidl 23881.
Já procurei na net artigos sobre o assunto, mas não encontrei nada sobre este modelo:
Espero que me possam ajudar.

Abraços