Estações do LIDL - Opiniões, dúvidas e comentários

Tópico em 'Instrumentos Meteorológicos' iniciado por vitamos 15 Abr 2008 às 15:16.

1. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Ao nível das temperaturas as estações "low cost" têm por hábito ser fiáveis, mas apenas se:

- O sensor de temperatura estiver em local colocado à sombra, que seja representativo.

ou

- ou se o sensor de temperatura estiver devidamente protegido, preferencialmente com um radiation shield, ou em alternativa um abrigo caseiro.

Sugiro-te antes da aquisição de qualquer estação, seja semi profissional, seja low cost, a leitura dos tópicos aqui presentes. :) Boas compras e bons registos :)

2. RucaSkipper

RucaSkipper
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    9 Mar 2009
    Local:
    Almada
    Boas sou novo por aqui. Comprei a estação do LIDL com anemometro e pluviometro. Pareçe-me estar tudo a funcionar bem, mas tenho um problema em termos de alcançe, pois o anunciado é de 25 metros em espaço livre. Com uma parede pelo meio deve ter uma atenuação de prai 10 metros. a minha pergunta é: Já alguem amplificou o sinal emitido ou alguma outra maneira de aumentar o alcançe?

TKZZZ

3. Daniel Vilão

Daniel Vilão
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Mar 2007
    Local:
    Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
    Em primeiro lugar, bem-vindo ao MeteoPT.

Penso que para estações tão básicas quanto essa não é possível aumentar o sinal.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. trepkos

trepkos
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    10 Out 2008
    Local:
    Eborae
    Porque será que o Lidl daqui nunca vende nada disso? :huh:

5. vinc7e

vinc7e
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    30 Nov 2008
    Local:
    Vila Verde
    Pois, por aqui acontece o mesmo...lembro-me que há uns anos tinham regularmente estações....

...agora só uns termómetros muito de longe a longe...:disgust:

6. vinc7e

vinc7e
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    30 Nov 2008
    Local:
    Vila Verde
  7. Loureso

Loureso
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    29 Jan 2009
    Local:
    Loures e Sacavém(job)
    Sou um dos muitos clientes do LIDL e ainda está para vir o dia em que encontre artigos deste género à venda na loja onde faço compras (Loures), ou então, quando disponíveis, só on-line!? :unsure:
    De qualquer forma, acho que ficaria sempre na dúvida quanto à veracidade dos seus dados! O que acham?

8. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    A questão não é, a meu ver, a veracidade dos dados, mas sim as funcionalidades incluídas. Por exemplo, um sensor de temperatura é um sensor de temperatura. Não costuma variar de marca para marca e, em princípio, a sua fiabilidade é a mesma. A questão é sempre a mesma. O local onde se coloca, o tipo de montagem, a existência ou não de um radiation shield. O mesmo se passa com os restantes instrumentos. Depois existem as questões das resoluções possíveis, a possibilidade de ter os dados online que só é possível directamente com outros modelos, os dados em termos de previsão e acompanhamento disponíveis nas consolas centrais, etc.

A escolha de uma estação meteorológica depende sempre dos parâmetros que queiras obter e os fins para os quais pretendes a tua estação! Obviamente que uma Davis ou Oregon são marcas que apresentam bastante mais funcionalidades e facilidades que uma marca branca como o LIDL, que em termos de estações mais completas (havia um modelo qualquer já com anenómetro e pluviómetro), apresenta ainda algumas limitações, sobretudo ao nível de facilidade de instalação.

E claro, a escolha de uma estação, por mais chato que seja, depende também do factor "carcanhol" ;)

9. ct5iul

ct5iul
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Mar 2008
    Local:
    Lisboa Ajuda (110m)
    Bem vindo ao fórum:) para amplificar o sinal só vejo uma maneira e abrir a base e os sensores ir ao local onde se encontra a antena interior e adaptar uma antena exterior de UHF de preferência uma direccional calibrada para 433mhz mas para isto deve-se ter conhecimentos mínimos de electrónica para não correr riscos ate porque a base deve ter 2 antenas uma para acerto do relógio DCF e outra para emissão e recepção dos censores.
    nuns post atrás eu tinha dito que um dos mal da estação era o alcance:(
    já agora como foi referido atrás o LIDL vai lançar um relógio com termómetro aqui fica a foto do mesmo

10. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    As estações do LIDL continuam a ganhar muitos fans.

Alguém na minha rua, deve ter adquirido uma, e não a colocou no melhor sitio.

Agora a minha consola está constantemente a receber sinais do meu sensor e do sensor da estação do vizinho. O que faz com que a temperatura ande aos saltos. Principalmente quando está sol (o sensor deve estar exposto ao sol). :angry:

Desta forma tenho vindo a perder os extremos do dia. :(

Estou farto de olhar em volta e não encontro a porcaria do sensor vizinho. :disgust:

11. Veterano

Veterano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Fev 2009
    Local:
    Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
    Foi precisamente o relógio que ontem adquiri!:) E posso já adiantar que estou satisfeito, por 39€, fiquei com uma pequena estação ambulante, para além do termómetro, possui barómetro, altímetro e bússula.:thumbsup:

Aferi todos eles com facilidade e estou convencido que os dados são fiáveis. A grande vantagem vai ser em deslocações conseguir consultar todas estas variáveis:D

12. mr. phillip

mr. phillip
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Dez 2006
    Local:
    Quinta do Conde, Sesimbra (20m)
    Veterano, atenção aos dados da temperatura, pois estes serão influenciados pela temperatura do corpo, e apenas após algum tempo fora do pulso e sem contacto com o corpo é que te poderá dar um valor correcto.
    Eu tenho um T-Touch, e preciso que o relógio saia do pulso cerca de 20 minutos para me dar uma temperatura correcta....

13. Loureso

Loureso
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    29 Jan 2009
    Local:
    Loures e Sacavém(job)
    Olá AnDré
    Confesso que a situação da temperatura aos saltos tem o seu quê de cómico; já no que diz respeito às Estações do Lidl, ainda não vi nenhuma à venda na loja que frequento. :(

14. Veterano

Veterano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Fev 2009
    Local:
    Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
    Obrigado, mr. phillip pelo conselho. Por acaso já tinha reparado nisso, pois neste momento ele marca 26,6º, o que convenhamos está bastante fora da realidade. Mas já experimentei tirá-lo, esperei e depois aferi com outro termómetro e estava O.K.;)

Por último, este modelo do LIDL é extremamente leve, o que o torna mais cómodo de usar.:)

15. Garoupa

Garoupa
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    4 Mai 2009
    Local:
    Amadora
    Antes de mais , quero vos dizer que sou novato nestas coisas da meteorologia. Para me iniciar nestas andanças , Comprei uma estação digital do Lidl.
    Segui todas as instrucções do manual , sendo que não explica como calibrar a pressão atmosferica.
    Ora bem , ela me dá um valor de 1004mb, sendo que na Amadora estão por volta dos 1020mb.
    Não sei como resolver esta situação , já que o valor da pressão não se altera , mantendo-se nos 1004mb.
    O que posso dizer sobre a estação é que foi comprada no Lidl, não tem qualquer marca , so a referencia H13716A ou nº do artigo do Lidl 23881.
    Já procurei na net artigos sobre o assunto, mas não encontrei nada sobre este modelo:
    Espero que me possam ajudar.

Abraços

Partilhar esta Página