Estreia do Documentário "No Caminho dos Tornados"

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
VmX0oup.jpg




Este fim-de-semana anunciaremos a data do 4.º Episódio!
Um episódio mais dedicado ao National Weather Center, com entrevistas muito interessantes! A não perder! :D Mas também teremos um bom dia de caçada.... ;)
 


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Excelente! Que experiência fantástica a visita ao NWC... Obrigado pela partilha!
;) Obrigado pelo comentário! o NWC é de facto uma experiência fantástica!
 
  • Gosto
Reactions: actioman

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Qualquer meteorologista do IPMA, que tenha realmente amor à camisola, ao ver este episódio ficará no mínimo frustrado.
Incrível como o nosso instituto está a anos luz do NWC.

É certo a nossa pequena escala, assim como o número reduzido de ocorrências de fenómenos extremos, podem ser um justificativo de muito atraso.
A verba anual (falta dela) também pode explicar muita coisa, mas... Não deixa de ser frustrante.

Parabéns por mais um episódio, e por terem aberto as portas do NWC a todos! ;)
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Excelente!
Realmente outro mundo o NWC! Tecnologia de ponta, protótipos, enfim desbravar caminho em todos os sentidos!

E um funnel cloud! :thumbsup:

Uma pergunta, naquele momento em que todos resolveram voltar para trás e vocês também, depois viram o que meteorológicamente se passou lá mais para a frente? Ou seja, se tivessem continuado (e acho que fizeram muito bem, nunca arriscar à maluca!) o que iria acontecer?

Abraço e muito obrigado por esta aventura tão incrível!

E já reparei que a cada episódio a duração dos mesmos vai aumentando, o que é excelente!! :viva:
 
  • Gosto
Reactions: miguel e jonas_87

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Qualquer meteorologista do IPMA, que tenha realmente amor à camisola, ao ver este episódio ficará no mínimo frustrado.
Incrível como o nosso instituto está a anos luz do NWC.

É certo a nossa pequena escala, assim como o número reduzido de ocorrências de fenómenos extremos, podem ser um justificativo de muito atraso.
A verba anual (falta dela) também pode explicar muita coisa, mas... Não deixa de ser frustrante.

Parabéns por mais um episódio, e por terem aberto as portas do NWC a todos!

Obrigado André! O NWC é de facto uma "instituição" à parte! De portas abertas para o público, completamente cooperantes e com um nível de integração, interacção, investigação, etc... imenso! Obviamente que as condições meteorológica spor lá obrigam-nos a estar o mais possível preparados...mas é outra visão.... todos aqueles radares que aparecem no episódio (pelo menos na parte com o Jim Kurdzo), foram construídos pelos alunos da faculdade, em trabalhos de investigação ou em alguma tese de doutoramento... é muito à frente!

Excelente!
Realmente outro mundo o NWC! Tecnologia de ponta, protótipos, enfim desbravar caminho em todos os sentidos!

E um funnel cloud! :thumbsup:

Uma pergunta, naquele momento em que todos resolveram voltar para trás e vocês também, depois viram o que meteorológicamente se passou lá mais para a frente? Ou seja, se tivessem continuado (e acho que fizeram muito bem, nunca arriscar à maluca!) o que iria acontecer?

Abraço e muito obrigado por esta aventura tão incrível!

E já reparei que a cada episódio a duração dos mesmos vai aumentando, o que é excelente!! :viva:

obrigado também actionman! :thumbsup:

Bem, quanto à questão que colocas, se tivéssemos avançado e conseguido passar aquela parte Norte da supercélula, possivelmente ficaríamos posicionados no que eles chamam de "Bear's cage" :D ou seja, mesmo entre o nucleo da supercélula e a zona do gancho. Aquela supercélula ganhou Aviso de Tornado pouco depois com um bom "Hook Echo"! Uns dias antes tínhamos tentado passar uma situação similar numa outra supercélula, mas as rajadas violentes e a chuva intensa, fizeram-nos recuar. Aqui nem tentamos entrar, visto também os outros caçadores nem terem pensado 2 vezes para voltar atrás, e fizemos o mesmo... Nunca saberemos se conseguíamos passar ali ou não... mas são decisões que temos que tomar na hora...;)

Podemos entretanto ir dizendo que a parte mais pedagógica e com pivots mais técnicos já terá sido, na quase totalidade, coberta nestes 4 primeiros episódios. Estes próximos 2 que aí vêm, posso já adiantar que serão as imagens mais "power" :D

Fica aqui entretanto o 4.º episódio!
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Excelente episódio, não tenho comentado, mas tenho seguido com muito agrado e admiração, pois isto está realmente profissional!!
Entretanto, segunda contas parece que vem aí o "molho", venha lá isso. :trovao::trovao::trovao:

Cumprimentos

Também não tenho comentado, mas vocês estão de parabéns! Não perdi um único episódio! Dá para encher bem a barriga, já que não temos nada disto por bandas portuguesas. Mal posso esperar pelo próximo episódio! :thumbsup:

Obrigado mais uma vez pelos comentários!:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e TiagoLC