Estrelas em movimento e a piscarem.

Tópico em 'Astronomia' iniciado por Andre Barbosa 7 Jun 2015 às 03:53.

  1. Ruipedroo

    Ruipedroo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Out 2010
    Mensagens:
    3,130
    Local:
    Braga, Merelim (60m)
    Estive a ler alguns posts neste tópico e por um lado até compreendo quem defende que não se trata de balões. A verdade é que eu e mais um primo meu acabamos de ver há minutos algo mesmo muito distante, a piscar e em movimento. Não se tratava de nenhum grupo de luzes, era apenas uma unidade. Dirigia-se de de este para oeste. A primeira foi assim. Passados minutos do nada aparece uma segunda, ainda mais distante e mal se conseguia ver, apenas se via sem olhar directamente. É óbvio que se pode tratar de balões mas a forma como se movia nada fazia parecer-lo. Parecia algo com movimento próprio. Há a hipótese de avião mas se fosse não era um avião qualquer. Como amante de aviação nunca na vida iria confundir um avião com outra coisa qualquer. A maioria ou mesmo todos aviões comerciais possuem mais de uma luz a piscar ou então uma luz vermelha ou verde. Nada que se confunda ou asemelhe a estrelas como aconteceu com estas. Mas nada me garante que não eram aviões pois nem todos eles aparecem no flight, mas a ser é algum avião em missão militar ou algo do género, mesmo muito alto.

    Também se pode especular em algo já mesmo em órbita com a terra, como satélites. Esses vejo às dezenas todas as noites mas nunca vi a piscar. Uma pessoa fica sempre com esta sensação estranha pois nunca chega a saber o que era realmente. Já mandei uma mensagem a um tio meu perito em astronomia. Estou para ver o que me diz.

    Quanto ao resto, noite com um belo céu hoje, deu para ver uns vinte meteoros já, com o aproximar das Perseidas.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Um avião se estiver bastante longe muitas vezes já não consegues ver a luz vermelha e verde, só com binocolos. Um avião que passa por ex. à vertical de Bragança dificilmente consegues ver de Braga o vermelho e verde a olho nu. Já os strobes brancos vêm-se melhor porque são mais potentes.

    E olha que mesmo os satélites podem cintilar com flashes regulares (mesmo sem ser os mais conhecidos Iridium). Tal deve-se à rotação dos mesmos reflectindo o sol de forma diferente, sobretudo o lixo espacial (satélites em fim de vida, estágios de foguetões, etc) que geralmente tem uma rotação descontrolada. Podes ler sobre o assunto aqui: http://www.satobs.org/tumble/tumbleintro.html

    O que um observador atento como tu deveria ter feito era apontar a hora utc exacta (dum relógio devidamente sincronizado) e depois tentar descobrir o que viste.
    Por ex. satélites podes consultar bases de dados como estas: http://www.heavens-above.com/AllSats.aspx?lat=41.5454&lng=-8.4265&loc=Braga&alt=175&tz=PWT
    Outros sites úteis são estes que listam previsões de reentrada de lixo espacial: http://www.aerospace.org/cords/reentry-predictions/upcoming-reentries-2-2/ ou http://www.satview.org/

    Para validar a hipótese de balões também seria útil ver o vento previsto na zona de observação a essa hora (ou aproximada), poder gerar uma sondagem do GFS por ex. neste site: https://www.ready.noaa.gov/READYcmet.php Se por ventura o vento abaixo dos 2/3 mil metros de altitude for radicalmente diferente do trajecto observado, aí pode pôr-se logo de parte serem este tipo de balões.

    Nas noites quentes de Verão é um óptimo passatempo "caçar" satélites, seguir a ISS ou apanhar um flash iridium que são os mais espectaculares de todos e exigem algum planeamento antecipado na escolha do melhor local para o ver.
    Como bónus tem-se meteoros, como referiste.

    Se tens um familiar que observa regularmente o céu provavelmente já ouviu falar desta história dos balões, nos sites da especialidade também acham isto uma desagradável praga. Admira-me que ninguém se preocupe com o assunto, até pode ser um problema de segurança aérea. Os balões são inofensivos devido ao tamanho reduzido da pilha e led, mas um enxame destes a passar perto da aproximação dum aeroporto pode ser suficiente para desorientar e assustar pilotos, que poderão pensar que são drones ou outro objecto voador perigoso para o avião obrigando a uma manobra de emergência.
     
    CptRena gostou disto.
  3. ecobcg

    ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Abr 2008
    Mensagens:
    4,783
    Local:
    Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
    Não sei se é bem assim @Vince . Um LED desses pode até nem fazer grande mal... mas imagina só a quantidade de balões com LED que são lançados diariamente em todo o mundo e que uma boa parte deles vão parar ao mar, por exemplo... os efeitos cumulativos se calhar já não será tão inofensivos... estou a reunir alguma informação sobre isso, e colocarei aqui assim que a tiver. Até para esclarecer essa questão.

    Quanto aos balões em si, o facto de serem de "latex" não os torna tão inofensivos quanto se quer fazer passar...


    http://greensavers.sapo.pt/2015/09/07/por-que-nao-devemos-largar-baloes-nas-festas/


    Mas se não for pelos LED's, estas razões são mais que suficientes para não fazer largadas do género:

    http://oceancrusaders.org/latex-balloons-are-not-biodegradable/

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]


    [​IMG]

    http://balloonsblow.org/photo-gallery/
     
    CptRena, AnDré, james e 2 outras pessoas gostaram disto.
  4. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Sim, eu não falava da parte ambiental que já tinhas referido e muito bem anteriormente, obviamente que é um bocado incompreensível estarem a lançar-se aos milhares de cada vez estas porcarias por aí.

    Falava de outro potencial problema que ainda não tinha sido referido, da eventual confusão que isto possa causar numa aproximação ou descolagem de um aeroporto. Quando referi inofensivo era para as turbinas que tem uma capacidade de ingerirem coisas até certa dimensão e densidade sem que isso afecte as pás, e estes leds devem ser muito pequenos para trazerem problemas. Mas já a desorientação que isto possa causar num piloto que está por exemplo a aterrar ou a descolar pode ser perigosa, manobras de emergência são sempre situações de risco e stress adicional. Mesmo um treinado piloto não consegue em poucos segundos ter a certeza absoluta do que está a ver, e um motor ingerir um drone por ex. já deve fazer estragos.

    Ponham-se no lugar de pilotos em plena descolagem super-concentrados nos parâmetros de voo e de repente pela frente vêm um enxame de estranhas luzes? Pode ser assustador e em poucos segundos tem que tomar uma decisão de uma manobra evasiva pois não sabem ou tem a certeza do que se trata.
     
    CptRena, Dan e ecobcg gostaram disto.
  5. ecobcg

    ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Abr 2008
    Mensagens:
    4,783
    Local:
    Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)

    Pois, tens aqui um exemplo disso que referes:



    http://www.viralforest.com/never-release-1-million-balloons/

    [​IMG]

    [​IMG]


     
    Thomar, CptRena e Dan gostaram disto.
  6. ManuelP

    ManuelP
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    25 Jul 2016
    Mensagens:
    2
    Local:
    Porto
    Bom dia,

    Obrigado pelos comentários, esclarecedores:)
    Sabia que existiam este tipo de balões mas não da "praga" que isto se tornou.
     
    Thomar e ecobcg gostaram disto.
  7. camrov8

    camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Set 2008
    Mensagens:
    3,091
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    A malta dos casamentos tem sempre uma na manga, no inicio era a típica almoçarada, alguém se lembrou e passou a jantarada. vieram dj´s, grupos musicais e outro que mais , fogo de artificio e agora os balões e mais tarde ou mais cedo uma nova aparece, muitas vezes sem se perceberem o mal que fazem, fugindo ao assunto os famosos laser que foram um praga pois era giro apontar a tudo pessoas e e aviões agora os drones
     
    Thomar gostou disto.
  8. james

    james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Set 2011
    Mensagens:
    4,541
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)

    São uma Praga realmente e uma moda de muito mau gosto.
    Penso que já era altura para se regulamentar essa matéria ( desconheco se já está regulamentado) e começar a aplicar coimas.
    E as autoridades até podem começar pelos casamentos, que é muito fácil saber onde se realizam.
     
  9. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    @Ruipedroo Tens mesmo a certeza que foi de Este para Oeste?
    É que descobri uma coisa muito interessante que poderia explicar um avistamente de algo realmente fora do vulgar, mas a direcção não era essa. Já agora, não se arranja mesmo a hora certa?
     
  10. Ruipedroo

    Ruipedroo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Out 2010
    Mensagens:
    3,130
    Local:
    Braga, Merelim (60m)
    Dirigia-se mais ou menos nessa direcção e foi por volta das 1:50. A segunda já ia mais em direcção a SW.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Ok, então foi outra coisa.

    É que esta madrugada reentrou na atmosfera desfazendo-se com grande espalhafato sobre o oeste dos EUA um dos estágios de um foguetão chinês lançado há um mês.
    E por coincidência a antepenúltima e penúltima órbita passaram sobre Portugal, a penúltima ligeiramente a sul aonde ainda seria visível.
    Só que as horas também não coincidem, as passagens foram por volta das 01h24 (00:24utc) e às 2h57 (01:57utc), além de ser de oeste para leste. Viria a desfazer-se pelas 05h39 (04:39utc) sobre o Utah, EUA.


    01h24 (00:24utc):

    [​IMG]


    2h57 (01:57utc)

    [​IMG]


    Track:
    http://www.meteopt.com/forum/data/CZ-7.mp4



    Monos metálicos destes com dezenas de metros comprimento e muitas toneladas já numa órbita baixíssima sobre Portugal prestes a reentrar é bem capaz de ser uma visão rara não se percebendo bem se é um satélite ou um avião.
    Mas não coincide com a tua observação, seria uma feliz coincidência :) Fica como exemplo de coisas que se podem observar (e seguir).


    (Os vídeos da reentrada falam de asteróides ou meteoros, mas até pela velocidade se vê bem que são detritos espaciais)





     
    Ruipedroo, ecobcg e Tiagolco gostaram disto.
  12. Ruipedroo

    Ruipedroo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Out 2010
    Mensagens:
    3,130
    Local:
    Braga, Merelim (60m)
    Se por acaso tivesse visto uma coisa dessas também fazia grande espalhafato que até acordava os vizinhos. Obrigado pela partilha. Não soube deste acontecimento.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. guimeixen

    guimeixen
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    5 Jun 2013
    Mensagens:
    1,595
    Local:
    Real, Braga 105m
    Eu e alguns familiares vimos no dia 23 de julho no Bom Jesus, várias luzes azuis não sei se a piscar ou se era o efeito provocado por estarem longe como as luzes à distância que parece que piscam. Depois fomos ao Sameiro para fotografar a Via Láctea e voltamos a ver outras luzes mas desta vez eram brancas e moviam-se na direção oposta às do Bom Jesus.

    Amanhã colocarei aqui fotos.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #88 guimeixen, 4 Ago 2016 às 00:33
    Última edição: 4 Ago 2016 às 10:58
  14. ariana

    ariana
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    4 Ago 2016
    Mensagens:
    1
    Local:
    braga
    olá boa noite, só gostava de dizer que desde à 2 meses para cá, que assistimos todos os dias praticamente à mesma hora (00:30) e quase na mesa rota mas, sim na mesma direcção norte/sul ou em algumas vezes sobem até certas constelações tais como, ursa maior, leão ou lua e desaparecem. vivemos em vila verde/braga e o céu é lindo de se ver. as luzes quando piscam não agem como drones, nem aviões, nem pirilampos (seriam pirilampos gigantes), nem são lanternas chinesas ou balões com leds. o céu tem estado sem nuvens, nem trovões, existem festas ou casamentos mas nem sempre há casamentos ou festas populares... temos imensos registos de Objectos Voadores Não Identificados, durante a noite, de dia, que voam sozinhos ou em grupo, que mandam flashes, que piscam, que vão na sua rota e desaparecem, tais como outros que vimos e não tínhamos a maquina... às 00:00 de agosto 2013, um Objecto cheio de luzes que piscavam, tão grande, que se aterrasse em braga não cabia. ia numa velocidade e numa altura, tal como um avião de passageiros, sem fazer barulho tudo aquilo era monstruoso. haviam várias luzes brancas isoladas que pareciam estar de sentinela e ainda havia uma outra maior mas de cor vermelha. por debaixo desse Objecto, conseguimos ver o que parecia a entrada e a saída daquele Objecto, com 4 luzes de cor azul néon, que piscavam entre si. tiramos fotos mas, como foi de telemóvel, o que se vê é um pouco bizarro. enviei o depoimento para a MUFON e depois houve uma troca de mails e o vídeo que tinha visto no youtube, como sendo a mesma nave ou outra mas idêntica, foi retirado e nunca chegaram a corrigir a gramagem da foto que tinha tirado. temos fotos, vídeos e testemunhas. agora a pergunta :) será que estão a fugir em massa do seu planeta? será que estão a preparar uma guerra? sei que em princípio estarão do nosso lado e os "mauzinhos" estarão a governar a terra juntamente com os nosso presidentes.
     
    Thomar gostou disto.
  15. guimeixen

    guimeixen
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    5 Jun 2013
    Mensagens:
    1,595
    Local:
    Real, Braga 105m
    Aqui estão as fotos. Afinal sempre piscavam pois na foto não está uma linha contínua mas sim com intervalos.

    As duas primeiras foram tiradas no Bom Jesus e a última no Sameiro.

    [​IMG]Mysterious Lights by Guilherme Silva, no Flickr

    [​IMG]Mysterious Lights by Guilherme Silva, no Flickr

    [​IMG]Mysterious Lights by Guilherme Silva, no Flickr
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página