Estrelas em movimento e a piscarem.

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vou partilhar com vocês um gráfico recente do nº de acessos a este tópico (a maior parte do tráfego chega via pesquisas no google) e como podem ver, os picos são sempre nos períodos compreendidos entre as 6ªfs e 2ªfs seguintes, ou seja, os fins de semana, que é quando há mais festas com balões.

qaueikI.png


Para os membros habituais do fórum e desta discussão em particular, não se esqueçam que este tópico no Verão chega a ser pesquisado e lido por muitas centenas de pessoas ao fim de semana que vem aqui parar à procura de explicações sobre o que viram. E que ficam satisfeitas com essas mesmas explicações dadas nas páginas anteriores, indo depois à sua vida. É apenas uma muita pequena minoria (e tem todo o direito disso) que parece não gostar da explicação dos balões. Daqui a poucas semanas o assunto morre, para recomeçar para o ano a partir da Primavera :)
 


Profetaa

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
329
Local
Febres -Cantanhede(altitude 57m)
Sim, eu não falava da parte ambiental que já tinhas referido e muito bem anteriormente, obviamente que é um bocado incompreensível estarem a lançar-se aos milhares de cada vez estas porcarias por aí.

Falava de outro potencial problema que ainda não tinha sido referido, da eventual confusão que isto possa causar numa aproximação ou descolagem de um aeroporto. Quando referi inofensivo era para as turbinas que tem uma capacidade de ingerirem coisas até certa dimensão e densidade sem que isso afecte as pás, e estes leds devem ser muito pequenos para trazerem problemas. Mas já a desorientação que isto possa causar num piloto que está por exemplo a aterrar ou a descolar pode ser perigosa, manobras de emergência são sempre situações de risco e stress adicional. Mesmo um treinado piloto não consegue em poucos segundos ter a certeza absoluta do que está a ver, e um motor ingerir um drone por ex. já deve fazer estragos.

Ponham-se no lugar de pilotos em plena descolagem super-concentrados nos parâmetros de voo e de repente pela frente vêm um enxame de estranhas luzes? Pode ser assustador e em poucos segundos tem que tomar uma decisão de uma manobra evasiva pois não sabem ou tem a certeza do que se trata.

já existe regulamentação para isso, provavelmente ninguém a respeita , mas há...
em relação aos balões com led, a questão das pilhas poderá ser considerada uma largada de pilhas na natureza e como tal crime ambiental, fiscalizada pelas brigadas do ambiente da GNR e PSP

vejam na pagina 11:
http://www.anac.pt/vPT/Generico/Inf...formacaoAeronautica/Documents/CIA_29_2013.pdf
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não fazia ideia que já havia regulação sobre isso, ainda bem então. Resta saber (independentemente do respeito pela legislação) se o regulador ou o regulado fazem ideia do vento que faz na altura da largada e aonde podem ir parar os balões.

A parte que referes do documento vem ao encontro do que tinha referido, a fase critica da descolagem ou aterragem:

is465ZB.png
 
Registo
24 Set 2016
Mensagens
1
Local
Porto
Olá. O título pode não ser o mais correcto, mas hoje vi uma coisa que nunca tinha visto.
Estava em Vila Verde por volta da meia noite, com os meus Pais e um casal amigo, quando reparamos que ao fundo vinham centenas de estrelas em movimento considerado lento, e a piscarem abundantemente. Foi-se aproximando, até que passou mesmo por cima de nós. Eram centenas de pontos (ao que eu chamo estrelas), que se foram separando e cada vez mais lentas. O mais estranho foi que depois, as estrelas voltaram-se a juntar e foram desaparecendo, mas sempre em constante festival luminoso. Tentamos filmar de todas as maneiras, mas só tínhamos os telemóveis e não conseguimos registar o momento. Tudo isto demorou cerca de 5 minutos, e ficamos todos fascinados pelo fenómeno.
Vieram-me logo dizer que estava tolinho ou que eram balões como se usam agora nas festas. Mas não sou ignorante e também já vi desses balões e sei perfeitamente que isto foi um fenómeno da natureza.
Além disso, não estava sozinho. Perguntei a vários amigos meus de Braga se viram algo, mas nada feito.

Alguém sabe do que se poderá tratar?

Obrigado.


Boa noite, sei que este post há tem algum tempo, mas há coisa de 10 minutos atrás, tive uma experiência parecida com a sua..Estou no parque de campismo de Mirandela. Ligamos de imediato para o ipma, que diz que este verão há vários relatos de avistamentos como este.. Seja lá o que for foi no mínimo estranho. Vinham devagar, primeiro estavam juntas e depois começaram a separar-se e uns minutos depois deixamos de às ver, tendo ficado apenas uma para trás e até demos uma de brincadeira dizendo que era uma festa e um dos aliens ficou perdido ahahah.
 
  • Gosto
Reactions: Osaka

Osaka

Cirrus
Registo
25 Set 2016
Mensagens
3
Local
Costa de Caparica
Olá, venho no seguimento das descrições feitas e sobretudo da descrição da Sofia devido à concordância temporal. Avistei o enxame a passar por cima de mim às 00:00h. Estou na costa da Caparica. Agora vamos considerar que possa ter sido o mesmo acostamento, a serem os tais balões, poderiam eles ter viajado tantos kms em tão pouco tempo e à rapidez a que iam. Reforço o que descrevem, imensos, a voar como um bando de pássaros a migrar em enxorradas, a piscar, organicamente como se pertencessem ao mesmo conjunto, baixo para estrelas, alto para o resto. Um fenómeno fabuloso.
 

Nuno Almeida

Cirrus
Registo
25 Set 2016
Mensagens
1
Local
Lisboa
Acabei de assistir a fenômeno igual nos céus de Lisboa por volta da meia noite, agora o céu está meio nebulado mas ainda há pouco vi mais 2 ou 3. São agora 1.15 horas da madrugada, não sei o que é, vi eu a minha mulher e as minhas filhas..
 

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
Basta lerem os posts anteriores! Tem as respostas esparramadas nas outras 7 paginas do topico! Deram-se sequer ao trabalho de ler as paginas anteriores ?!
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boa noite, sei que este post há tem algum tempo, mas há coisa de 10 minutos atrás, tive uma experiência parecida com a sua..Estou no parque de campismo de Mirandela. Ligamos de imediato para o ipma, que diz que este verão há vários relatos de avistamentos como este.. Seja lá o que for foi no mínimo estranho. Vinham devagar, primeiro estavam juntas e depois começaram a separar-se e uns minutos depois deixamos de às ver, tendo ficado apenas uma para trás e até demos uma de brincadeira dizendo que era uma festa e um dos aliens ficou perdido ahahah.

Olá, venho no seguimento das descrições feitas e sobretudo da descrição da Sofia devido à concordância temporal. Avistei o enxame a passar por cima de mim às 00:00h. Estou na costa da Caparica. Agora vamos considerar que possa ter sido o mesmo acostamento, a serem os tais balões, poderiam eles ter viajado tantos kms em tão pouco tempo e à rapidez a que iam. Reforço o que descrevem, imensos, a voar como um bando de pássaros a migrar em enxorradas, a piscar, organicamente como se pertencessem ao mesmo conjunto, baixo para estrelas, alto para o resto. Um fenómeno fabuloso.

Acabei de assistir a fenômeno igual nos céus de Lisboa por volta da meia noite, agora o céu está meio nebulado mas ainda há pouco vi mais 2 ou 3. São agora 1.15 horas da madrugada, não sei o que é, vi eu a minha mulher e as minhas filhas..

Mais uma vez... trata-se simplesmente de lançamento de balões com led's...


(Basta pensar um pouco... se houvesse um "enxame" desses de naves extraterrestres, a visitar centenas de locais do nosso planeta vários dias por semana (quase sempre aos fins-de-semana:D), certamente que já teriam aterrado e dialogado connosco (ou exterminado)! :D Eu até sou daqueles que gostava muito que os senhores extraterrestres viessem até cá e nos contactassem....seria um evento histórico e marcante para a história da humanidade... mas até lá... são apenas balões....:nicephoto:

Ora vejam lá se não foi isto que viram? A resposta mais simples é sempre a mais correcta! ;)





Basta pesquisar no youtube que há centenas de vídeos...
 

Osaka

Cirrus
Registo
25 Set 2016
Mensagens
3
Local
Costa de Caparica
Mas quem é que falou em ovnis? A questão que estava a pôr aos mesmos que avistaram ontem é sobre a velocidade das luzes, claro que todos já lemos isto e claro que estas luzes são o mais provável (obrigada pelo vídeo, que ainda não tinha visto e ajuda a esclarecer). O que eu queria mesmo era entender de todos vimos os mesmos balões/luzes ontem e por onde andaram, visto que percorreram milhares de kms todos unidos e acho curioso e gostava de confirmar essa rota. Já agora, acrescento só que estes envios de balões em casamentos são uma fantochada, mas pensando bem é um pleonasmo. Por outro lado, a ideia das poucas pessoas que avistam o fenómeno, sem saber do que se trata, (eu pensei pirilampos e depois algum engenho de guerra) é assim um bocado mágico pq naquele momento assistimos a um fenómeno que nunca vimos ou ouvimos falar e podemos sentir temor ou maravilhamento ou curiosidade..
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Mas quem é que falou em ovnis? A questão que estava a pôr aos mesmos que avistaram ontem é sobre a velocidade das luzes, claro que todos já lemos isto e claro que estas luzes são o mais provável (obrigada pelo vídeo, que ainda não tinha visto e ajuda a esclarecer). O que eu queria mesmo era entender de todos vimos os mesmos balões/luzes ontem e por onde andaram, visto que percorreram milhares de kms todos unidos e acho curioso e gostava de confirmar essa rota. Já agora, acrescento só que estes envios de balões em casamentos são uma fantochada, mas pensando bem é um pleonasmo. Por outro lado, a ideia das poucas pessoas que avistam o fenómeno, sem saber do que se trata, (eu pensei pirilampos e depois algum engenho de guerra) é assim um bocado mágico pq naquele momento assistimos a um fenómeno que nunca vimos ou ouvimos falar e podemos sentir temor ou maravilhamento ou curiosidade..
podes é ter visto uma largada diferente uma vez que os lançamentos são sempre à mesma hora
 

zigaortiz

Cirrus
Registo
10 Out 2016
Mensagens
1
Local
Olhao
Boa noite,
Sou do Algarve e ontem por volta da meia noite pude ter o prazer de assistir a esse fenómeno por si descrito.
Tinha acabado de de chegar ao trabalho quando um colega me chamou a atenção para tal espectáculo, que assumo, ter sido ate arrepiante.
Parecia um manto de estrelas cintilantes que apagavam e acendiam fazendo ate lembrar as luzes de uma árvore de natal.
Tal e qual como foi descrito, em cerca de 10 minutos foram lentamente desaparecendo.
Curioso não haver resposta para tal acontecimento, e o que mais me admira é mais ninguém ter visto, ou relatado.
 
  • Gosto
Reactions: Sara.sofia.velhote

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boa noite,
Sou do Algarve e ontem por volta da meia noite pude ter o prazer de assistir a esse fenómeno por si descrito.
Tinha acabado de de chegar ao trabalho quando um colega me chamou a atenção para tal espectáculo, que assumo, ter sido ate arrepiante.
Parecia um manto de estrelas cintilantes que apagavam e acendiam fazendo ate lembrar as luzes de uma árvore de natal.
Tal e qual como foi descrito, em cerca de 10 minutos foram lentamente desaparecendo.
Curioso não haver resposta para tal acontecimento, e o que mais me admira é mais ninguém ter visto, ou relatado.

Antes de mais bom dia e muito bem vindo ao Fórum :)

Mais uma vez... trata-se simplesmente de lançamento de balões com led's...

É pratica comum nestes tempos em que vivemos a largada destes balões principalmente em casamentos pelo que será esta a explicação mais plausível do que viu ontem à noite.
 
  • Gosto
Reactions: Gilmet
Registo
6 Mai 2017
Mensagens
8
Local
Porto
Olá. O título pode não ser o mais correcto, mas hoje vi uma coisa que nunca tinha visto.
Estava em Vila Verde por volta da meia noite, com os meus Pais e um casal amigo, quando reparamos que ao fundo vinham centenas de estrelas em movimento considerado lento, e a piscarem abundantemente. Foi-se aproximando, até que passou mesmo por cima de nós. Eram centenas de pontos (ao que eu chamo estrelas), que se foram separando e cada vez mais lentas. O mais estranho foi que depois, as estrelas voltaram-se a juntar e foram desaparecendo, mas sempre em constante festival luminoso. Tentamos filmar de todas as maneiras, mas só tínhamos os telemóveis e não conseguimos registar o momento. Tudo isto demorou cerca de 5 minutos, e ficamos todos fascinados pelo fenómeno.
Vieram-me logo dizer que estava tolinho ou que eram balões como se usam agora nas festas. Mas não sou ignorante e também já vi desses balões e sei perfeitamente que isto foi um fenómeno da natureza.
Além disso, não estava sozinho. Perguntei a vários amigos meus de Braga se viram algo, mas nada feito.

Alguém sabe do que se poderá tratar?

Obrigado.
O meu deus nem sabes o k me aconteceu!!!!!!!!A MESMA COISA ACABEI DE VER AGORA ISSO MESMO ERAM IMENSAS MOSTREI A MINHA MAE ELA FICOU TIPO..OMG!!! To memo a dizer a verdade foi memo estranho.
Tipo fui a net ver se aparecia alguma cena e vi este site fiquei tipo on!!!! omg k excito
Agora aserio alguem sabe do k s trata?????
 
Registo
6 Mai 2017
Mensagens
8
Local
Porto
Boa noite,
Sou do Algarve e ontem por volta da meia noite pude ter o prazer de assistir a esse fenómeno por si descrito.
Tinha acabado de de chegar ao trabalho quando um colega me chamou a atenção para tal espectáculo, que assumo, ter sido ate arrepiante.
Parecia um manto de estrelas cintilantes que apagavam e acendiam fazendo ate lembrar as luzes de uma árvore de natal.
Tal e qual como foi descrito, em cerca de 10 minutos foram lentamente desaparecendo.
Curioso não haver resposta para tal acontecimento, e o que mais me admira é mais ninguém ter visto, ou relatado.
Vi eu hoje mesmo foi mesmo estranho..serao aliens??? vo perguntar ao meu stor de fisica e quimica omg k descobrimento