Exemplares de plantas tropicais em Portugal que se dão bem e frutificam

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Para propagar as estacas de goji penso que é melhor no início da primavera mal comecem a rebentar...
Obrigado! :thumbsup:

Pois foi o que pensei, é também nessa altura que eu faço a maioria de propagação através de estacaria, mas pelo sim, pelo não perguntei-te como a goji, para mim é uma planta ainda nova, e com pouco conhecimento sobre ela.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3


camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Pois foi o que pensei, é também nessa altura que eu faço a maioria de propagação através de estacaria, mas pelo sim, pelo não perguntei-te como a goji, para mim é uma planta ainda nova, e com pouco conhecimento sobre ela.
é muito robusta plantei um pé e esta forte e propagasse em força acho que deve ser por rizoma tipo as framboesas pois rebentam novas plantas perto da primeira
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Mais um vegetal fabuloso para a saúde...

ec7d8398089e0080a1d4beb4fd4d7266.jpg


Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)


Este jardim, ou bosque de alimentos, porque comida é coisa que nunca costuma faltar ao longo do ano, é o sonho de qualquer pessoa, o meu era mesmo, quando já fosse "velhote" e mostrar todas as árvores que o pai e o avo tinha plantado ao longo da vida, é daquelas coisas extremamente gratificantes, pelo menos 1 coisa já posso dizer, que já se observa algumas boas transformação no meu terreno, em cerca de 6 anos de trabalho, assim de forma mais séria, onde antes poucas árvores existiam, hoje, são já algumas centenas delas, e terei todo o gosto em continuar este trabalho.
Eu costumo ver muitos destes vídeos, do Brasil, e o clima tropical de lá é uma coisa extraordinária, agora nós estivémos estas últimas semanas mais ou menos tropicais, e via-se que as plantas e todo o tipo de fungos assim numa explosão de vida, isto já para não falar que em termos de conhecimentos nesta área, nós estamos mais de 40 anos atrasados em relação a eles.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Este jardim, ou bosque de alimentos, porque comida é coisa que nunca costuma faltar ao longo do ano, é o sonho de qualquer pessoa, o meu era mesmo, quando já fosse "velhote" e mostrar todas as árvores que o pai e o avo tinha plantado ao longo da vida, é daquelas coisas extremamente gratificantes, pelo menos 1 coisa já posso dizer, que já se observa algumas boas transformação no meu terreno, em cerca de 6 anos de trabalho, assim de forma mais séria, onde antes poucas árvores existiam, hoje, são já algumas centenas delas, e terei todo o gosto em continuar este trabalho.
Eu costumo ver muitos destes vídeos, do Brasil, e o clima tropical de lá é uma coisa extraordinária, agora nós estivémos estas últimas semanas mais ou menos tropicais, e via-se que as plantas e todo o tipo de fungos assim numa explosão de vida, isto já para não falar que em termos de conhecimentos nesta área, nós estamos mais de 40 anos atrasados em relação a eles.
Pois este também é o meu sonho. No terreno onde temos a casa não existia nada para além de pinhal e 5 sobreiros. Comecei por cortar os pinheiros, plantar árvores de fruto na parte superior e na parte inferior mais fria e exposta plantámos vinha e oliveiras.
Depois comecei a interessar-me pelas árvores de fruto sub-tropicais. A zona menos exposta debaixo dos grandes sobreiros continuava livre... uma coisa levou a outra... fui estudando, vendo o que se dava por cá, fazendo muitos erros... mas começo agora a ver o fruto das minhas tentativas.
O nosso país tem muitas potencialidades. Podemos produzir uma variedade muito maior do que produzimos quer em fruta quer em vegetais.
:D
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Pois este também é o meu sonho. No terreno onde temos a casa não existia nada para além de pinhal e 5 sobreiros. Comecei por cortar os pinheiros, plantar árvores de fruto na parte superior e na parte inferior mais fria e exposta plantámos vinha e oliveiras.
Depois comecei a interessar-me pelas árvores de fruto sub-tropicais. A zona menos exposta debaixo dos grandes sobreiros continuava livre... uma coisa levou a outra... fui estudando, vendo o que se dava por cá, fazendo muitos erros... mas começo agora a ver o fruto das minhas tentativas.
O nosso país tem muitas potencialidades. Podemos produzir uma variedade muito maior do que produzimos quer em fruta quer em vegetais.
:D

É bem verdade, no Algarve já se está a começar a apostar em algumas culturas tropicais, também o micro-clima de lá com temperaturas amenas, dá uma valente ajuda.
Está como eu desde que começei a interessar-me serimente pela agricultura biológica, permacultura, sistemas agroflorestais, microbiologia, já não consigo passar um dia que sem aprender mais e mais, e depois conjugando com algumas formações que vou fazendo, para complementar conhecimentos, mas depois assim que chego a casa, tento logo colocá-los em prática, porque só assim é que aprendes melhor, é fazer mesmo, não interessa se corre bem ou mal, até porque depois terás hipótese de repetir o que falhou.
Uma árvore como um sobreiro, pode abrigar muitas plantas por debaixo da sua copa, até porque apesar de ser de folha perene, vai sempre renovando a folhagem, e cria assim muita matéria organica.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3