Exemplares de plantas tropicais em Portugal que se dão bem e frutificam

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A fruta que apanhei hoje... :D

60ea2c54e836f4c392cbb84a0942dea4.jpg


Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk

Uma rica cesta de fruta, ainda para mais nesta época.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Pois é... as variedades são:
feijoa, araçá amarelo, araçá vermelho, sete capotes, lima caviar, lima thai, laranja da bahia, laranja moro e satsuma miyagawa... :D

Ainda consegui identificar, quase tudo o que estava na cesta.:D
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Aqui está mais uma fruta que se podia cultivar com mais frequência por cá... o sapote branco!





Um dos entraves, ou que pode ser pelo menos para a maioria das pessoas, pode ser devido aos preços de mercado, que ainda são elevados no que toca a árvores tropicais, não estou a falar desta planta em concreto mas já vi algumas agora á venda entre os 25 a 30 euros, e algumas mais raras podem superar os 50 euros.
Outra árvore que apesar de não ser topical, que é bem cara, são as nogueiras enxertadas, ou os castanheiros, que são já resistentes á doença da tinta, ambos quase chegam aos 20 euros por planta.
Por isso é que nos novos nogueirais, que vão surgindo agora muito pelo ribatejo, e na zona do Alqueva, deve ser igual, é que normalmente plantam juglans regia, e depois no ano seguinte enxertam com a variedade pretendida.
 
  • Gosto
Reactions: AnDré e luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Um dos entraves, ou que pode ser pelo menos para a maioria das pessoas, pode ser devido aos preços de mercado, que ainda são elevados no que toca a árvores tropicais, não estou a falar desta planta em concreto mas já vi algumas agora á venda entre os 25 a 30 euros, e algumas mais raras podem superar os 50 euros.
Outra árvore que apesar de não ser topical, que é bem cara, são as nogueiras enxertadas, ou os castanheiros, que são já resistentes á doença da tinta, ambos quase chegam aos 20 euros por planta.
Por isso é que nos novos nogueirais, que vão surgindo agora muito pelo ribatejo, e na zona do Alqueva, deve ser igual, é que normalmente plantam juglans regia, e depois no ano seguinte enxertam com a variedade pretendida.
Na feira consegues comprar por 15 euros a 20 euros no máximo
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Mas já comeste? Eu gosto muito. E é um fruto muito rico, até iodo tem!
Claro que sim, se não como estaria viciado? ;)
Bom, não diria "agarrado" mas aprendi a gostar delas desde as primeiras que comi. É verdadeiramente um fruto muito interessante. Já dei a conhecer a mais algumas pessoas que ficaram com a mesma opinião. :)
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Descobri aqui umas no Porto... ali à mão de semear para quem as reconhecer... :D
Epá, faz lá o mapa para quando eu lá for almoçar comer algumas.

Este ano a produção de feijoas foi excepcional. Mesmo não tendo grandes dias de geada, uma condição para melhorar a produção deste fruto...maravilhoso!

Já tenho mais uma planta que nasceu no pé da principal, tenho de a levar para o terreno do meu irmão para produzir ainda mais. Lá as condições deverão ser ainda melhores.