Exemplares de plantas tropicais em Portugal que se dão bem e frutificam



belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Comprei uma mangueira com cerca de 150 cms de altura num viveiro em Sintra (era mantida ao ar livre), com a ideia de plantá-la aqui em Carcavelos (a cerca de 30 metros de altitude).
Algum conselho em especial? Pretendo plantá-la num local abrigado dos ventos de Norte..
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Comprei uma mangueira com cerca de 150 cms de altura num viveiro em Sintra (era mantida ao ar livre), com a ideia de plantá-la aqui em Carcavelos (a cerca de 30 metros de altitude).
Algum conselho em especial? Pretendo plantá-la num local abrigado dos ventos de Norte..
Cai geada aí ou a temperatura costuma descer muito?
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Nunca vi aqui geada (mas também só estou aqui desde Agosto de 2019) e a temperatura não costuma de descer muito.
Eu acredito que é possível a mangueira conseguir vingar, baseado no que vi no Restelo (onde chegam a frutificar).
Mas também vai ser preciso ter sorte e vai depender um bom bocado da variedade da mangueira (a que tenho aqui é Osteen).
 
Última edição:

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Nunca vi aqui geada (mas também só estou aqui desde Agosto de 2019) e a temperatura não costuma de descer muito.
Eu acredito que é possível a mangueira conseguir vingar, baseado no que vi no Restelo (onde chegam a frutificar).
Mas também vai ser preciso ter sorte e vai depender um bom bocado da variedade da mangeira (a que tenho aqui é Osteen).
Então o único problema é o vento norte. Por isso se estiver num sitio protegido vais ter sucesso!
 
  • Gosto
Reactions: belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Como eu sei o local exato onde vi uma mangueira, no Restelo, decidi fazer uma visita com o google maps e colocar duas imagens aqui:

unnamed.png



unnamed-1.png


Como eu morava a poucos metros deste local, constatei que as mangas ficavam boas para colher, lá para Outubro/Novembro.
Nesta foto, ainda só estamos no verão.
A dona tem o hábito de colocar uma rede em cima dos ramos que estão virados para rua, quando as mangas se tornam grandes, para que estas não sejam arrancadas pelas pessoas.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Como eu sei o local exato onde vi uma mangueira, no Restelo, decidi fazer uma visita com o google maps e colocar duas imagens aqui:

unnamed.png



unnamed-1.png


Como eu morava a poucos metros deste local, constatei que as mangas ficavam boas para colher, lá para Outubro/Novembro.
Nesta foto, ainda só estamos no verão.
A dona tem o hábito de colocar uma rede em cima dos ramos que estão virados para rua, quando as mangas se tornam grandes, para que estas não sejam arrancadas pelas pessoas.
WOW!!! :surprise: Incrível árvore. É muito bom ver que cada vez mais pessoas plantam árvores de fruto exóticas.
 
  • Gosto
Reactions: belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Uns 50 metros ao lado, havia uma casa que tinha uma papaeira enorme que entretanto foi cortada.

Estive a pesquisar e o mais parecido que encontro é isto:

8184437639_c0fb972545_b.jpg


Só que tinha um tronco ainda mais imponente.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Não é uma árvore de fruto tropical, mas aqui perto junto ao mar, existe um enorme e antigo dragoeiro, a crescer no meio da vegetação espontânea.
Presumo no entanto, que seja originário da Ilha da Madeira e que tenha sido semeado ou plantado (provavelmente ainda jovem) por alguém.
No ano passado, consegui uns pequenos ramos e consegui que um dos ramos, conseguisse ganhar raízes (plantei-o em Óbidos).
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3