Exemplares de plantas tropicais em Portugal que se dão bem e frutificam



Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
  • Gosto
Reactions: ct1gnd e luismeteo3

ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia
Há fruta tropical a nascer na Serra da Estrela

Nem a geada nem as temperaturas negativas impediram João Gomes, agricultor de 70 anos, de começar a produzir frutas vindas do Brasil na Serra da Estrela.

https://rr.sapo.pt/2020/01/15/pais/ha-fruta-tropical-a-nascer-na-serra-da-estrela/noticia/178429/?fbclid=IwAR0NrLLuk0xG4Wzp8SgdIH73EdMIfWkM1jB_lbh3Gtii8gcUtdF_l9itIZA
Este Senhor é meu vizinho. Sim é verdade ultimamente tem-se dedicado a plantas tropicais. O ano passado ofereci-lhe 2 abacateiros pequeninos que eu tinha semeado e segundo me disse já estão com 1 metro.
 
  • Gosto
Reactions: belem e Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Este Senhor é meu vizinho. Sim é verdade ultimamente tem-se dedicado a plantas tropicais. O ano passado ofereci-lhe 2 abacateiros pequeninos que eu tinha semeado e segundo me disse já estão com 1 metro.

Gostei muito de ouvir o senhor a falar, e de ver o seu interesse em redor deste tipos de plantas tropicais, é a prova viva, que podemos ter este tipo de plantas um pouco por todo o nosso país, depois claro que basta ser cuidados no local das suas plantações, de modo a não ficarem totamente expostas ás geadas, mas aí uma árvore de folha perene, resolve facilmente o assunto, pois pode-se plantar bem junto desta.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Frutos excelentes e que deviam ser mais cultivados são os frutos dos cactos. Existem muitas espécies que se podem cultivar por cá. As pitayas são bastante vulneráveis ao frio mas o exemplo que aqui deixo é bem rústico, o Cereus peruvianus.



 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

MadEd

Cirrus
Registo
17 Jan 2020
Mensagens
4
Local
Seixal
Olá a todos. A googlar acabei por encontrar este excelente tópico. Sou Madeirense e acabei de herdar um terreno q eram dos meu pais. Visto as condições serem excelentes, queria plantar algumas árvores de fruto tropicais. Irei começar por plantar algumas q se encontram facilmente por aqui, como abacates, mangas, goiabas, bananas, anonas, pitanga, papaias, pitayas e maracujás. Mas gostaria de plantar algumas mais exoticas e gostaria de saber se alguém estaria disponível para trocar algumas mudas ou sementes. Alguém disponível ou interessado?
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Olá a todos. A googlar acabei por encontrar este excelente tópico. Sou Madeirense e acabei de herdar um terreno q eram dos meu pais. Visto as condições serem excelentes, queria plantar algumas árvores de fruto tropicais. Irei começar por plantar algumas q se encontram facilmente por aqui, como abacates, mangas, goiabas, bananas, anonas, pitanga, papaias, pitayas e maracujás. Mas gostaria de plantar algumas mais exoticas e gostaria de saber se alguém estaria disponível para trocar algumas mudas ou sementes. Alguém disponível ou interessado?

Bem vindo, aqui ao fórum, aí na Madeira, tens as condições ideias, para cultivar praticamente todas as plantas tropicais, entretanto fica a aguardar, alguma resposta pot parte do @luismeteo3, ele está muito mais por dentro deste tema do que eu.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Olá a todos. A googlar acabei por encontrar este excelente tópico. Sou Madeirense e acabei de herdar um terreno q eram dos meu pais. Visto as condições serem excelentes, queria plantar algumas árvores de fruto tropicais. Irei começar por plantar algumas q se encontram facilmente por aqui, como abacates, mangas, goiabas, bananas, anonas, pitanga, papaias, pitayas e maracujás. Mas gostaria de plantar algumas mais exoticas e gostaria de saber se alguém estaria disponível para trocar algumas mudas ou sementes. Alguém disponível ou interessado?
Olá amigo tudo bem? Eu conheço pessoas na Madeira que te podem ajudar...
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Seja como for e dependendo da localização do terreno, podes investir um pouco em variedades mais tropicais como os sapotes principalmente o preto, e o mamey, a jaca, o caimito, a guanabana, entre outras.